Comparativo: FZ11S vs FZ11Z

Mensagens especificas sobre portáteis Sony

Moderadores: Administradores, Moderadores

Comparativo: FZ11S vs FZ11Z

Mensagempor Seismic » Quarta Jul 11, 2007 16:03

Sony Vaio FZ11S
Processador : Intel Core 2 Duo T7100 - Cache 2Mb - 1.8GHz - FSB 800MHz
Disco rígido: 160Gb – Série ATA – 5400rpm
Processador Gráfico: NVIDIA GeForce 8400M GT – 128Mb (dedicados) + 767 Mb(partilhados) – sistema hypermemory
SO: Windows Vista Home Premium
Preço: 1499€

Sony Vaio FZ11Z
Processador : Intel Core 2 Duo T7300 - Cache 4Mb – 2.0GHz - FSB 800MHz
Disco rígido: 200 Gb – Série ATA – 4200rpm
Processador Gráfico: NVIDIA GeForce 8400M GT – 256Mb (dedicados) + 767Mb (partilhados) – sistema hypermemory
SO: Windows Vista Home Premium
Preço: 1999€

Na vossa opinião a diferença de desempenho é relevante?
Se sim, em que aspectos é mais notório essas características?
Tenho que perceber os cem contos de diferença...(em tudo o resto não referido é exactamente igual)

Obrigado.
Seismic
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Jun 30, 2007 19:08

Mensagempor 6600LIVE! » Quarta Jul 11, 2007 17:39

Uma drive de blu-ray para desktop custa 600€. Uma mini-drive tem de ser mais cara. Logo aí é muito dinheiro, isto acopulado ao melhor cpu...ao melhor disco... Acho que 200GB e o maximo conseguido ate hoje em computadores portateis (de disco unico).. Penso eu de que!!!!

No MTL pus la a conclusao de um teste que vi numa revista! Vai la ver.. xD
AMD Atlhon 64 3800+ X2 - DFI LP UT Sli DR Expert - X800GTO 256mb - LC SuperSilent 550w - Twinmos 1024mb Dual Channel - Theater 550PRO TV ---- Sony Vaio FZ11Z
6600LIVE!
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Segunda Fev 28, 2005 20:00

Mensagempor U7ilizador » Quarta Jul 11, 2007 20:25

6600LIVE! Escreveu:... Acho que 200GB e o maximo conseguido ate hoje em computadores portateis (de disco unico).. Penso eu de que!!!! ...

Western Digital 250GB Scorpio SATA 8MB

Caracteristicas:

Disco Rígido 2.5’ Serial ATA 150 com Capacidade de 250GB ¦ Tempo de Acesso 12 ms ¦ Velocidade de Rotação 5400 rpm ¦ Buffer 8 MB

Especificações Tecnicas:

Capacidade: 250 GB
• Velocidade de Rotação: 5400 RPM
• Memória Buffer: 8 MB
• Interface: Serial ATA 150
• Tempo de Acesso: 12 ms
• Dimensões: 100 x 70 x 9,5 mm
• Peso: 112gr

Preço: Entre os 185€ e os 200€

Dei este como exemplo, mas já existe da Seagate também :)
U7ilizador
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jul 19, 2005 7:35

Mensagempor Destrado » Quinta Jul 12, 2007 4:25

Desculpa intrometer-me assim no vosso lado do fórum (estava aborrecido e a passear pelo HCP)...

Ora bem, por mais cem euros tens um incremento moderado no processador, uma melhoria na gráfica, um disco mais rápido (mas também mais pequeno).

E claro, a Drive de Blu-Ray. E acho que é nisto que se faz a diferença de 500 euros... Se compensa ou não? Bem, pelos "upgrades" se calhar até estaria disposto a dar mais um tanto, mas daí a serem 100 contos por ter um gravador (se é que é gravador, mas provavelmente é) que não sei até que ponto verá muito uso este ano... não te esqueças que podes sempre trocar a drive mais tarde.

Pessoalmente, eu se vou comprar um portátil tento fazer com que seja o melhor possível, já que o que vou gastar nele implica que não lhe vou poder mexer em rigorosamente nada, e provavelmente vou usá-lo o máximo de tempo possível.

Só não sei quanto à gráfica: alguém sabe dizer se tem suporte para DX10 ?
Proud Owner Of:
LG P222P [ T7200 (2ghz Dual), 2GB RAM (667), 100GB HDD (5400), X1600, 15.4" (1280x800) ]
Sony Vaio TX5XN [ U1500 (1.3ghz Solo), 2GB RAM (533), 100GB HDD (4200), GMA950, 11.1" (1366x768) ]
Destrado
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Nov 05, 2006 18:28

Mensagempor Seismic » Quinta Jul 12, 2007 12:26

Obrigado pela tua resposta :)

Atenção que o disco do computador mais barato...é mais rápido!! (parece um contra-senso). A versão "S" perde um pouco em processador, perde um pouco em memória dedicada da gráfica, não tem o LEITOR Blu-Ray, mas tem um disco mais rápido e é mais barato 500€.

O leitor Blu-Ray a mim não me diz nada, pelo menos por enquanto. Não é por aí a minha escolha. A minha preocupação é o desempenho da máquina, visto a estética estar garantida, não fosse o "S" gémeo do "Z"" ehehhe.

A minha única dúvida ainda por esclarecer é se se nota o computador mais lento por ter um disco a 4200 rpm (e em que situações...arrancar/encerrar? abrir programas? abrir ficheiros?)...porque o que se perde em processador e gráfica quase que aposto que não se nota. (ou nota...?? :roll: )
Seismic
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor 6600LIVE! » Quinta Jul 12, 2007 13:02

O pc mais caro tem um disco mais lento mas com mais capacidade. Não é LEITOR de blu-ray, mas sim GRAVADOR de blu-ray :wink:
AMD Atlhon 64 3800+ X2 - DFI LP UT Sli DR Expert - X800GTO 256mb - LC SuperSilent 550w - Twinmos 1024mb Dual Channel - Theater 550PRO TV ---- Sony Vaio FZ11Z
6600LIVE!
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Segunda Fev 28, 2005 20:00

Mensagempor Destrado » Quinta Jul 12, 2007 15:44

6600LIVE! Escreveu:O pc mais caro tem um disco mais lento mas com mais capacidade. Não é LEITOR de blu-ray, mas sim GRAVADOR de blu-ray :wink:

É o que dá fazer posts às tantas da matina 8)

Bem, eu já ouvi dizer que em termos de velocidade não notas grande diferença, mas aconselho-te a perguntar a alguém que saiba mesmo - verifica a secção de discos aqui do fórum.

Também já pensei como tu - queria tudo do melhor. Mas um disco a 5400 rpm vais aquecer muito mais que um a 4200 - o que leva a um menor tempo de vida dos componentes. Em teoria, pelo menos :)
E um disco podes sempre trocar... ou comprar um disco externo.
Ou então, compras um sata de 5200 rpm, trocas pelo que tens no portátil, e metes o outro numa caixa 2,5 para usares como externo ;)

Se fosse eu hoje a comprar um portátil... comprava um barato e pequeno. E depois comprava um desktop ; acabei por descubrir que tenho um portátil razoável (T7200, Ati X1600) que só uso praticamente para Warcraft 3 em rede, Colonization, Ultima VII, e futuramente UFO:Enemy Unknown (3 jogos de.. meados de 90).

Se queres mesmo um destes portáteis, eu iria para a versão mais barata. Dúvido que o incremento de desempenho que tens te vá compensar.

P.S. tive a ver um site de reviews a portáteis - o dono sugere sempre 2 gb de ram (aumenta a bateria - menos acessos ao disco, segundo ele). E perde-se também alguma bateria, mas podes meter um disco de 7200 rpm - se bem que acho que neste caso podias pensar em investir numa daquelas bases para prevenir o aquecimento excessivo :)

Espero ter ajudado em alguma coisa...

P.S. lembra-te que só não vais poder mudar o processador e a gráfica - e nesta altura, já sairam duas coisas importantes: os Santa Rosa e o DX10, e se puderes esperar algum meses, vais ver que maior parte dos fabricantes de portáteis vão mudar completamente as suas plataformas... e mesmo que este pormenor em si não te interesse, lembra-te que faz cair drásticamente os preços... basta prestar atenção a alguns sites de grandes superfícies para os ver a despachar o stock ;)
Destrado
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Nov 05, 2006 18:28

Mensagempor Defunto » Quinta Jul 12, 2007 15:53

Opta pelo S, as diferenças entre um e o outro não valem (de longe!) a diferença de preço.
P4 3.0GHz w/ Zalman7000B AlCu
Asus P4P800S-SE / 1GB DDR 400 / WD 250GB SATAII / Asus N6600GT
Levicom Visible Power 450W / Vista Business

Clasus Dynamic SR-512 Compal IFL90
T7500 / 2GB RAM / 8600M GT / 160GB HDD / 1GB ITM / Vista Business
Defunto
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Mai 09, 2005 21:10

Mensagempor dozy » Sexta Jul 13, 2007 10:14

O problema nisto tudo, é que por 1999€ compras um portátil de outra marca com características bem melhores. Se o FZ11Z trouxesse uma gráfica 8600M GT, disco 5400rpm (pelo menos), ecrã com LED's ao invés de lâmpada e suporte para a norma 802.11n... aí sim, valia o dinheiro. Mas ok, o gravador de Blu-Ray neste momento é um luxo, e por isso, custa muito dinheiro.
Pralém disso, falham nas simples coisas como ter uma placa de rede com suporte para Gbit e auto cross-over.
O problema da Sony sempre foi e será o preço elevado dos seus produtos.
Alguns produtos deles não valem o preço que custam, se considerar-mos as alternativas de mercado que há.
Uma coisa é certa, os produtos Sony têm muita qualidade, disso não tenho dúvidas. Para não falar da assistência, que na minha opinião é das melhores.
Laptop:
Macbook White C2D 2.2GHz
dozy
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Fev 23, 2006 19:13

Mensagempor Seismic » Sexta Jul 13, 2007 10:41

dozy Escreveu:Se o FZ11Z trouxesse uma gráfica 8600M GT, disco 5400rpm (pelo menos

Na tua opinião achas que o disco sendo de 4200rpm vai prejudicar de modo significativo o desempenho do portátil? (Essa é uma das minhas grandes dúvidas...)

Achas que esta placa gráfica GeForce 8400M GT – 256Mb (dedicados) + 767Mb (partilhados) fica muito atrás da 8600 GT? (caso fique...a do "S" só com 128 Mb nem se fala...)
Seismic
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor dozy » Sexta Jul 13, 2007 11:21

Seismic Escreveu:Na tua opinião achas que o disco sendo de 4200rpm vai prejudicar de modo significativo o desempenho do portátil? (Essa é uma das minhas grandes dúvidas...)

Se for pra jogar, ou para usar aplicações que recorram frequentemente a dados em disco, acho. Lembro-te que tenho um FE11S que tem exactamente um disco de 160GB 4200rpm, e noto de quando em vez alguma lentidão.
Só comprarei um portátil novo quando os discos SSD já andarem praí aos pontapés, com mais capacidade e baixo custo. Espero que seja daqui a 2 ou 3 anitos. Porque aí sim, vai valer a pena.

Seismic Escreveu:Achas que esta placa gráfica GeForce 8400M GT – 256Mb (dedicados) + 767Mb (partilhados) fica muito atrás da 8600 GT? (caso fique...a do "S" só com 128 Mb nem se fala...)

Acho. Basta veres as reviews que praí andam :) Google it.
Não é por ter 128MB ou 256MB que vai ter grande diferença.
Podes ver aqui no fundo da página a 8600M GT: http://www.nvidia.com/object/geforce_8600M.html

e aqui no fundo da página também a 8400M GT: http://www.nvidia.com/object/geforce_8400M.html

Podemos comparar a 8400M GT, com a GeForce Go 7600, apesar da 8400M GT ficar um bocadinho atrás.

Mas claro, se queres mesmo esse Vaio e se jogar não é uma prioridade, não tens sequer opção, pois só tem a 8400M GT. Pois, para ver filmes, jogar jogos mais antigos, tipo CS 1.6, e fazer algumas coisas com aplicações de animação 3D, dá perfeitamente.
Por outro lado, se quiseres jogar jogos mais recentes, eu ia para um portátil com melhor gráfica.
Falando da minha experiência na altura que comprei o meu FE11S, a minha opção era semelhante à tua. Só havia o FE11S com a GF Go7400, e eu queria mesmo a 7600. Mas como eu até nem jogava muito, e o portátil era lindo, optei por comprá-lo. Mas logo passado 1 mês, saiu o FE21M que já tinha a 7600. Se eu soubesse tinha esperado, até porque apesar de eu não jogar muito, gosto de ter uma boa máquina para jogar quando quero. Mas com esta gráfica, nem CS:Source consigo jogar decentemente.
Num portátil não podemos mudar a gráfica (pelo menos nestes), logo convém pensar em comprar uma coisa que dure muito tempo e que nos preencha todas as necessidades.
Laptop:
Macbook White C2D 2.2GHz
dozy
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Fev 23, 2006 19:13

Mensagempor SATOSHI » Quarta Jul 25, 2007 21:57

Encontrei esta review sobre o Sony VAIO VGN-FZ11L que poderá ser em algo semelhante ao S... N sei s ajuda...

De qualquer mordo partilho algumas opiniões lançadas...

A drive de Blu Ray por si só penso que não compensa... No futuro poderá ser importante, mas uma drive externa pode muito bem resolver o problema e na verdade daqui a 9 meses devem ser bem mais baratas...

A gráfica não convence num pelos 128 MB e Noutro (Z) pelo preço global da máquina...

Depois penso que nenhum dos dois suporta "Intel Turbo Memory" que deverá ser bem mais importante daqui a uns meses... N devias descurar isso...

Na minha opinião um passeio pelo fórum pode-te levar a descobrir outros "portos" (portáteis) bem mais interessantes.

Cumps

Mas a escolha final é tua...
SATOSHI
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Mar 18, 2006 14:05

Mensagempor SATOSHI » Sexta Jul 27, 2007 11:15

Sony rejects Turbo Memory

Neste texto encontramos as razões do não da Sony à Turbo Memory... Percebo a razão por agora, mas e depois do lançamento do Service Pack 1 do Vista... Ficamos de novo com um pc "obsoleto" desta vez por teimosia... Enfim...!

Sony admitted that Turbo Memory's need for an additional Mini PCI slot posed a challenge to its engineers because they would have to redesign the main board layout, work which may take place once Vista becomes capable of supporting Turbo Memory

Ok... dava muito trabalho redesenhar a motherboard... Mas mais tarde vão ter que o fazer... Isto já parece a rábula do Gato Fedorento... "Agora não porque dá trabalho, mas mais tarde vão ter de fazer..." ... Já dizia o variações... "É para amanha..."

Penso que a existencia e o suporte à tecnologia Robson é bem mais importante do que drives a 5400 rpm/4200 rpm,Blue ray... ou outros... esses podem ser adicionados mais tarde... Esta não...

Cartão vermelho para a SONY x| rotflol x|

Já a toshiba tem Novidades Interessantes nessa àrea....

Novos modelos com drive HD DVD, que permitem alta definição (720p ou 1080i) e integram ainda a tecnologia Turbo Memory da Intel.

Os preços devem estar na casa dos 1600 €...

E as características parecem muito melhores que esse sony FZ11S... e eventualmente... o Z (talvez não)...

Façam google para ver... "Toshiba Satellite A200-1JS"
SATOSHI
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Mar 18, 2006 14:05

Voltar para Portáteis Sony

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes