[ajuda] trabalhar nas ferias

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

[ajuda] trabalhar nas ferias

Mensagempor kariokinha » Sexta Jul 13, 2007 1:59

tou a pensar arranjar um trabalho nas ferias para ver se levanto algum mas tenho uma duvida respeitante aos descontos que devo (ou nao fazer) para a segurança social.

Como estou quase a acabar um curso universitario disseram-me que para arranjar um primeiro emprego era preferivel (ou ganhava mais) se nunca tivesse descontado. no caso de arranjar algum trabalho "oficial" tinha que descontar né?!
outra coisa, alguem me sabe dizer como funciona o sistema dos recibos verdes?!

sou mesmo leigo nesta materia e gostava de me informar.

já agora alguem sabe kt e k se ganha num macdonals?! ja me disseram que se trabalhava à brava... mas desde que paguem o correspondente estou disposto...

obrigado pelas opinioes e esclarecimentos desde ja
kariokinha
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Nov 26, 2005 18:38

Mensagempor nunoemanuel » Sexta Jul 13, 2007 8:06

McDonalds é relativo...

É um trabalho um pouco pesado....e não tão bem pago...

Mas dá para desenrascar....Se não me engano são 2,60€ por hora...mas logo à tarde jà te confirmo...

Cumps
nunoemanuel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Mar 24, 2006 21:38

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Sexta Jul 13, 2007 8:12

Se estás a terminar o curso, o ideal mesmo era ires enviando cv's para a tua área. Isso de nunca teres descontado não me parece muito relevante, pelo menos nunca conheci ninguém que tivesse tido dificuldades por já ter descontos em seu nome.

O sistema de recibos verdes, basicamente tens que te colectar nas finanças como entidade n-sei-mt-bem-qual, ou seja, és uma espécie de one-man-company. Isto não te dá grandes garantias a nível de carreira, e pode até ser puxado em termos de impostos inicialmente, mas podes jogar mt com isto e tens uma liberdade acima do normal.

Trabalhar no mac (ou outro grande fast food) deve ser o que de mais se parece com escravatura hoje em dia. Trabalhas bastante e ganhas muito mal. Aconselhava-te mais trabalho em hipermercados ou fábricas de alguma dimensão, que mesmo que recebas pouco, normalmente dão-te condições de trabalho adequadas.

Cumprimentos e boa sorte,

KrIaX.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
P IV 1.7 | 1 GB | 120 GB | GF4000 | SB5.1 | TFT Merd*so
TEL: voipcheap
Send Pr0n to:kria@iol.pt
Urls Inuteis: blog
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38

Mensagempor kreed » Sexta Jul 13, 2007 8:17

em relação aos recibos verdes nunca te metas nisso, é bue chato e da-te a volta a cabeça, não sei bem explicar como funcinoa mas fala com um contabilista qualquer caso conheças algum...

e no Mc tenho um colega de turma a trabalhar lá e ele disse que eram 3€ á hora, não se é se não...

cumps :wink:
kreed
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jul 02, 2007 15:20

Mensagempor pagc » Sexta Jul 13, 2007 8:40

Para trabalhar nas férias, não te metas nos recibos verdes, porque além de levares com a colecta mínima ao fim do ano, ainda tens de descontar por tua conta para a Segurança Social. O regime varia, mas tens sempre de pagar os 11% normais mais a parte da entidade empregadora 21,5%

Existe a possibilidade, que penso ser mais apropriada no teu caso, de fazeres uma Declaração de acto isolado . Basicamente é para quem faz um trabalho de vez em quando e declara-o dessa maneira.

Tens a explicação das diversas formas neste link.
http://www.jornaldenegocios.pt/default. ... 24&Print=1

Dependendo da área onde estás e da maior ou menor dificuldade em arranjar emprego, consideraria com muita atenção fazer descontos nesta altura, porque existem diversas programas para apoio ao primeiro emprego . Caso faças descontos, estás fora deles. Como, com esses apoios o custo para a empresa é muito baixo (um engenheiro civil custa-nos tanto como um servente), quem estiver nessa situação têm prioridade. Caso existam poucos empregos disponíveis na tua área podes ficar de fora.

Cumps
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor Cr@sh_Ov3rride » Sexta Jul 13, 2007 9:22

KrIaXPaTaLa Escreveu:Se estás a terminar o curso, o ideal mesmo era ires enviando cv's para a tua área. Isso de nunca teres descontado não me parece muito relevante, pelo menos nunca conheci ninguém que tivesse tido dificuldades por já ter descontos em seu nome.

O sistema de recibos verdes, basicamente tens que te colectar nas finanças como entidade n-sei-mt-bem-qual, ou seja, és uma espécie de one-man-company. Isto não te dá grandes garantias a nível de carreira, e pode até ser puxado em termos de impostos inicialmente, mas podes jogar mt com isto e tens uma liberdade acima do normal.

Trabalhar no mac (ou outro grande fast food) deve ser o que de mais se parece com escravatura hoje em dia. Trabalhas bastante e ganhas muito mal. Aconselhava-te mais trabalho em hipermercados ou fábricas de alguma dimensão, que mesmo que recebas pouco, normalmente dão-te condições de trabalho adequadas.

Cumprimentos e boa sorte,

KrIaX.

COncordo com tudo que o o KrIaX disse mas quero acrescentar algo... Envia os CVs e quando fores a uma entrevista lembra a empresa de 2 regalias que pode ter, a primeira é contratar-te para um estágio profissional, em que é o estado que paga 50% e a empresa tem mais umas benéces (não sei de que tipo mas sei que tem) e como primeiro emprego nunca tendo havido descontos, o estado comparticipa também 50%... ou seja, durante dois anos a empresa não vai ter "grandes" custos contigo e ainda por cima vai receber por te ter! Informa-te bem sobre isto, o que é preciso e o que não é.
Imagem
Imagem
Imagem
Cr@sh_Ov3rride
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Jan 23, 2005 11:08

Mensagempor Red_Beret » Sexta Jul 13, 2007 10:32

Mas os descontos que voces tão a falar é do IRS ou da segurança social?
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Set 17, 2004 11:13

Mensagempor Cr@sh_Ov3rride » Sexta Jul 13, 2007 10:46

Red_Beret Escreveu:Mas os descontos que voces tão a falar é do IRS ou da segurança social?

Eu estou a referir-me ao IRS... os da segurança social tu podes não fazer porque preferes, por exemplo, um PPR num banco... Enquanto o IRS tens sempre que os fazer... Por recibo verde de 3 em 3 meses tens que pagar o IVA...

Por exemplo, recebes 500€ por mês, ao final de 3 meses são 1500€. Recebeste de IVA por cada mês 105€ (21%) ou seja 315€ ao final dos três, logo ao final de 3 meses vais ficar com 1185€ (fora despesas e afins) sem esquecer que também pagas o IRS!!! Mas depois aqui já vai mexer com escalões por causa do rendimento anual e assim... mas o recibo verde ou ganhas muito bem ou então poderá ser complicado.
Imagem
Imagem
Imagem
Cr@sh_Ov3rride
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor jim-lamego » Sexta Jul 13, 2007 10:55

Recibos verdes não és obrigado e descontar nem pagar nada se o montante em causa for ( acho) que inferior ao salario minimo nacional e se for durante um ano !
TEns de te colectar nas finanças e ir á segurança social dizer que inicias te a actividade.

Passa nas finanças e pergunta , eles dão te umas luzes!

Bem , Macdonalds .... ganhar 2,40 ou 2,60 €€€ á hora? fdx.... eu já lá estive e digo te é durinho...
só o raio dos apitos da fritadeira , do grelhador , da tostadeira , da máqina de lavar as mão , o gajo do atendimento a pedir te um hamburger kk , o patrão a dar te na cabeça.... e os putos a Berrar do outro lado... Bem 1 MÊs dei quase em maluco

A trabalhar na Worten aos fins de semana das 19h ás 23h ganhava o mesmo que no mac .... lol
Se não os consegues vencer , [(não te juntes a eles)] ....nem sequer tentes.
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 14, 2005 14:01

Mensagempor Red_Beret » Sexta Jul 13, 2007 11:08

Cr@sh_Ov3rride Escreveu:
Red_Beret Escreveu:Mas os descontos que voces tão a falar é do IRS ou da segurança social?

Eu estou a referir-me ao IRS... os da segurança social tu podes não fazer porque preferes, por exemplo, um PPR num banco... Enquanto o IRS tens sempre que os fazer...

Nem sempre. Só se recebes mais que o ordenado minimo é que descontas IRS.
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Set 17, 2004 11:13

Mensagempor Cr@sh_Ov3rride » Sexta Jul 13, 2007 11:12

Não descontas sempre mediante um escalão?? Estava convencido que sim... pagavas muit pouco mas pagavas..

Se assim for (e não tenho motivos para duvidar) peço desculpa pelo lapso...
Imagem
Imagem
Imagem
Cr@sh_Ov3rride
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor pagc » Sexta Jul 13, 2007 11:21

Cr@sh_Ov3rride Escreveu:Eu estou a referir-me ao IRS... os da segurança social tu podes não fazer porque preferes, por exemplo, um PPR num banco... Enquanto o IRS tens sempre que os fazer... Por recibo verde de 3 em 3 meses tens que pagar o IVA...

No caso da Segurança Social a única maneira de não pagar quando se têm recibos verdes, é trabalhares por conta de outrem, já fazendo dessa forma descontos e nesse caso pedes a isenção. Era o que se passava comigo. Mas tens sempre de pagar, não podes fazer drop-out ao sistema.

No caso do IRS fazes contas com o fisco no final do ano e logos vês se pagas ou não, consoante os montantes que recebes e as despesas que apresentas. Caso optes pelo regime simplificado as despesas que podes apresentar são mesmo muito poucas, porque o fisco desconta logo à matéria colectável 35% para as despesas

No caso do IVA só se aplica se passares recibos anualmente acima de um determinado valor (julgo que 10 ou 11 mil Euros). Senão metes a cruzinha no campo que diz ISENTO.

EDIT
Link para a tabela de retenções IRS 2007 no Continente
http://www.apracas.pt/home/menu/abonos/ ... te_pdf.ZIP
Imagem
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor kariokinha » Sexta Jul 13, 2007 13:39

bem antes de mais obrigado pelas respostas

Como ja referi, quero mesmo um trabalho de 2 meses, durante as ferias, ate porque depois dessa altura vou estudar para fora do pais.

ligaram-me agora de uma cadeia de supermercados, marquei uma "entrevista" para daqui a pouco. vou pedir informação sobre essas questões mas gostava de saber mais opiniões, acerca do meu caso em particular. o que fariam voces?! é k deixar de ter a tal regalia de ajuda ao primeiro emprego é mt mau para mim, apesar de nao haver falta de emprego na minha área nao quero deixar de arranjar um bom estagio profissional à conta dessa burocracia.

por favor continuem a opinar, obrigado
kariokinha
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Nov 26, 2005 18:38

Mensagempor SkylineGTR » Sexta Jul 13, 2007 13:45

Há muitas empresas que propõem estágios profissionais, especialmente na área da informática, e apenas funcionam em regime de primeiro emprego. E como tu dizes que estás a acabar o curso...
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Mensagempor pagc » Sexta Jul 13, 2007 13:47

Podes sempre utilizar um truque "pouco" legal. Tenta ser pago em recibos verdes e pedes a alguém que os tenha que tos passe. Terás é de pagar os respectivos impostos.
Só não podes é ter acidentes, se for um trabalho com algum risco, pode não valer a pena.

Cumps

EDIT
Estive a falar com o departamento de pessoal e a questão dos apoios ao primeiro emprego por parte da Segurança Social não se põe no caso de estágios para recém licenciados. Nas outras situações os apoios são concedidos em caso de primeiro emprego e com contrato sem termo
Cumps
Imagem
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Próximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante