Problema com a Motherboard

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problema com a Motherboard

Mensagempor Todo_Trocado » Quinta Jul 26, 2007 18:31

Boas.

Isto dava uma novela!! :evil: :evil: :evil:

Eis a minha saga...
Comprei o Pc em 2002 a uns amigos do meu pai que tinam uma loja de informatica, nao keria mas fiz o favor, que até agora me saiu bem caro.
Nas primeiras semanas avaria-se o disco (bad sectors), troco o disco e passado uns meses lá vem outro identico.

Qual nao é o meu espanto quando passado 2 semanas acontece o mesmo, já nao mandei de volta (devido ás bocas que disseram ao meu pai, está cá daqui a 1 mes novamente... mandei-os badamer... mentalmente).

Lá fico com a porcaria do disco, passado uns meses (8) vai-se uma memoria, verifiquei com o memtest. Continuo a trabalhar mais uns meses e vai-se a outra.... dassseee... :evil:

Tive o PC desligado até este mes (2007). 5 anos parado sem paciencia para arranjar as peças e de o arranjar.

Acabo de comprar tudo novo excepto (Board e CPU), tive que comprar leitor de DVDs (tinha um de CD's que foi para outro pc + antigo).

Para minha surpresa o gravador de CD's tava lixado, aquilo li os CD's aos saltos (quando digo saltos é o proprio CD e nao as faixas). Utilizei o dito 3x. Novo gravador de DVD's....

Tive que comprar memoria 333, novo disco da Western, em vez da Seagate.... e nova fonte BQuiet 450W (+12v - 22Amp).

Aproveitei e comprei uma grafica AGP 1650 Pro.

Eis o novo filme...

Instalo tudo, reparo que a fan da Caixa esta na ligaçao da do CPU... :roll: , nao reparei nao ligaçoes standard da board se estavam bem ligadas...

Liguei tudo bem, instalo o XP, actualizaçoes e outros programas. No dia a seguir queria instalar os drivers varios e o resto. Reparei que o speedfan estava a dar 41/42 de temp.

Nao me ralei mto porque a caixa tens pouco ventilaçao e ia abri-lhe uns buracos.

No dia a seguir ligo e nao me passa do boot, nem me aparece nada no ecra, começa a piscar as luzes do disco e leitores e fica a ler, faço reset varias vezes até ir para a BIos a dizer-me que tenho OC no PC.... tinha a bios em DEFAULT.... Nao dá apitos...

Passados 5 minutos desliga-se o PC e nao liga +. Condensadores estao optimos. Tenho uma APC.

Ou seja tenho a porcaria de uma board ASUS P4S8X, CPU northwood 2,53ghz.

Ajudem aki o je, CaRvAlHo!

Ps.: Desculpem estou com PMS (NoT) :P
Todo_Trocado
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 28, 2004 22:52

Mensagempor JCAP » Sexta Jul 27, 2007 1:37

Bem com tantas avarias que tiveste só falta avariar a board e o CPU. Agora por partes, consegues aceder à BIOS? Se sim coloca osparametros em DEFAULT e tenta ver se ele arranca assim. Como essa board já tem uns anitos verifica a pilha da mesma pois poderá estar gasta. Verifica também o interior se contêm pó e limpa todos os componentes. Referiste que tinhas uma fan ligada ao local onde deveria estar ligada a fan do CPU ou fui eu que interpetei mal? Verifica também todas as ligações internas na board.
JCAP
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Fev 25, 2007 0:48

Mensagempor Eclipse » Sexta Jul 27, 2007 11:20

Uma actualização da Bios talvez fosse capaz de resolver a coisa, essa motherboards quando sairam tinham um ratio de falhas na ordem dos 80% !!!
Eclipse
Novato
Novato

Registado: Sexta Mar 03, 2006 14:03

Mensagempor Todo_Trocado » Sexta Jul 27, 2007 13:45

Se eu soubesse.... 80%!! :evil: :evil:

Poix, foi o k fiz mal instalei tudo de novo, tenho a ultima actualizaçao da Bios em Default.

Quando apareceu o aviso que o CPU estava em OC, o que nao deveria acontecer, voltei a gravar novamente tudo em Default, mas nao adiantou de nada....

Tambem pensei nisso da pilha, mas agora nao o consigo ligar deve ser a fonte que pifou.... :evil: :evil: . Tenho a pilha nova para lhe pôr.

Nao tenho pó, tá limpinho que nem um espelho, até brilha. Em relaçao á ligaçao da Fan, os abeculas profissionais :lol: :lol: , ligaram a fan da caixa á conexao da do CPU, já pus come deveria estar....

Tenho a impressao que quando testar a fonte fora da motherboard, akilo vai estourar... vamos ver.... :|

- Em principio é fazer a ligaçao entre o fio verde (power ON) e a terra, vamos ver se a fonte que comprei entre 2002 e 2007 (isto para dizer que já nao temgarantia) ,se foi, caso afirmativo.... Finito!
Todo_Trocado
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor PsicoPete » Sexta Jul 27, 2007 13:50

Todo_Trocado Escreveu:- Em principio é fazer a ligaçao entre o fio verde (power ON) e a terra, vamos ver se a fonte que comprei entre 2002 e 2007 (isto para dizer que já nao temgarantia) ,se foi, caso afirmativo.... Finito!

Não te esqueças que para testares a fonte tens de ter sempre alguma coisa lá ligada, nem que seja uma fan, senão pode dar o estoiro.

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor alr_tech » Sexta Jul 27, 2007 15:06

boas

por aquilo que entendi...
compraste tudo de novo menos a caixa, board e CPU...
certo..?
penso que com tanta coisa a ir ao ar.. o problema estava na fonte original..
que te lixou.. isso tudo... :evil:

desliga o disco, opticos e tudo não necessário...
valida as ligações à board, atx20 e 2x12v (quadrado, não o que está agarrado à atx24)
troca a pilha...
fica só board, memórias, CPU, gráfica...
liga e reporta...
reset à bios, load defaults...

se puderes, valida/reporta as tensões reportadas pela bios...
faz novo flash à bios

se as coisas estabilizarem...
memtest86.. validamos assim as memórias...
só depois (um de cada vez) o disco,
opticos, etc..

em relação à fonte:
Não te esqueças que para testares a fonte tens de ter sempre alguma coisa lá ligada, nem que seja uma fan, senão pode dar o estoiro.
se a fonte não tiver problemas, não queima... está protegida contra isso..
mas, podes ligar uma fanzita a isso....
mas só te interessa fazer isso se souberes usar um multimetro... e tiveres os conhecimentos minimos de electrecidade...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Todo_Trocado » Sexta Jul 27, 2007 18:01

Poix, vou fazer como dizem, mas estava mais inclinado a fazer o teste da seguinte forma á fonte:

ligar só a fonte á electricidade e fazer curto no pin do On e no da terra. Não me estava a apetecer ligara fonte ligada á board, pk se me estraga as memorias, motherboard (se já nao está) e a grafica é lixado. Com TODA a certeza k nao gasto mais € nisto.

Pelo k vejo pode ser a board a lixar-me tudo depois da 1ª fonte ter feito o favor de lixar a board... penso eu de k...

Já agora escrevi para a ASUS e eles recomendaram-me a P4P800 E Deluxe, haverá melhor? Mas nao estou nada inclinado para uma nova... €...

Thanks pela ajuda prestada pessoal
Todo_Trocado
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor PsicoPete » Sexta Jul 27, 2007 20:58

Todo_Trocado Escreveu:ligar só a fonte á electricidade e fazer curto no pin do On e no da terra.

Dude, lê o que escrevi... não ligues a fonte sem teres nada lá ligado porque se não está avariada vai ficar.
Liga-lhe nem que seja uma fan ou uma porra qualquer numa das fichas para ela não queimar.

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor Todo_Trocado » Sexta Jul 27, 2007 21:37

Certo Pete, é o k vou fazer! 8)

O que quis dizer foi que preferia n ligar a nada excepto a fan, para n estragar mais coisas.
Todo_Trocado
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor alr_tech » Sábado Jul 28, 2007 17:09

boas
Todo_Trocado Escreveu:Certo Pete, é o k vou fazer! 8)

O que quis dizer foi que preferia n ligar a nada excepto a fan, para n estragar mais coisas.

mas, vais usar um multímetro?
é que não estou a ver outra utilidade para esse teste sem ser esse...
que as fan funcionam já tu disseste...
:?

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor Todo_Trocado » Quarta Ago 01, 2007 15:46

alr_tech o objectivo é:

Há uns tempos atras uma amiga minha tava a mexer no PC e akilo desligou-se, disse-lhe que poderia ser do Pó (altas emperaturas). Fui á casa dla e limpei-lhe o PC. Quando ia a ligar no interruptor da fonte akilo deu 1 estouro e lá foi a fonte. Fui buscar outra boa e tb me lixou essa.

Dai eu ter um pouco de receio de ligar akilo com as fichas ligadas á board, podendo me danificar as memorias, leitores, grafica.

Dai ligava a fonte e o interruptor (sempre com a fan ligada).Se nao desse o estouro, fazia 1 short com um clip e com uma fan ligada.

Eu de electricidade só sei consertar o basico em casa sefor preciso.[/quote]
Todo_Trocado
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor alr_tech » Quarta Ago 01, 2007 16:19

boas

hum...
tou a ver...
ela/tu deves ter colocado algum cabo mal e isso está a provocar curto...
(ou mesmo algum fio descarnado)
tens de desmontar tudo e validar fora da caixa...
seguindo o esquema normal
pega no manual e monta só...
mobo, gráfica, cpu, memória

valida todos os cabos... (não troques o de 4 fios da ATX24 com o de 4 com 2x12V dois p, dois amarelos)
troca dos cabos USB pelo socket da de série ou IV
detecta possiveis anomalias..
inclusivé, valida a mobo, condensadores inchados, etc...
zonas mais escuras, masi claras, nas boards

valida inclusivé componentes externos, discos, impressoras... etc..

conforme for funcionando vai acrescentando...

em relação á fontes queres testá-la.. aquela que fez puf...?
se fôr uma nova....
não resolves o problema, apenas verificas que funciona... e apenas o canal de 12 V

mas, se não te sentires à vontade tens de levar a uma loja e pedes para eles testarem os componentes...
vais gastar é uns €

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes