Estou a "preparar" um Live CD de Linux, baseado em Arch Linux, por duas razões simples: sempre quis experimentar criar um Live CD e se há distro por aí que merece ser aproveitada para isso é Arch; e depois porque há muita gente que acaba por desistir de experimentar Arch porque a instalação não é tão simples como noutras distros.
O Live CD utiliza a base de Arch Linux (Kernel 2.6.22.3), e vem pré-configurado com Fluxbox (com Idesk para alguns ícones no desktop) e com os seguintes programas instalados:
--> Browsers - Opera e Dillo
--> Cliente de email - Claws Mail
--> File manager - PCManFM
--> Terminal - xterm
--> Editor de texto (simples, sem markup) - Leafpad
--> Editores de texto (com markup) - Beaver e Geany (IDE)
--> Feed Reader - Liferea (Linux Feed Reader)
--> Cliente BitTorrent - Transmission-GTK
--> Monitor de sistema - Conky no desktop, htop no terminal
--> Editor de imagem - GIMP
--> Messenger multi-protocolo (MSN, Jabber, GTalk, AIM, ICQ, IRC, etc) - Pidgin
--> Produtividade - AbiWord (compatível com ficheiros MS Word) e Gnumeric (Excel), Xpad (stickies), ePDFViewer (ver PDF)
--> Cliente de FTP - gFTP
--> Leitor Multimedia - VLC (com codecs para tudo e mais alguma coisa)
--> Leitor Audio - XMMS (com skin e equalizador pré-definidos, codecs MP3, OGG, FLAC, whatever)
--> Visualização de imagens - Imagemagick e Feh
Ou seja, tem praticamente tudo o que é necessário para as tarefas básicas de um computador com ligação à net, com ênfase em programas relativamente leves e, acima de tudo, funcionais.
O Live CD em ISO tem, neste momento, 372MB de RAM... porque inclui a base completa de Arch Linux, e sem retirar nada que as dependências do Pacman puxem com ele, para ser um sistema 100% Arch.
Após o boot, tem um script de selecção manual da placa gráfica, da definição do ecrã e profundidade de cor, para evitar problemas com a auto-detecção.
Ao "bootar" para o ambiente Fluxbox, fica com um total "estúpido" de 22MB de RAM ocupada. Ou seja, é um sistema perfeito para quem tem sistemas mais antigos, ou para quem quer aproveitar ao máximo os recursos do computador que tem.
Requisitos mínimos:
Pentium i686 (a partir do Pentium Pro)
64MB de RAM (se bem que eu recomende 128MB de RAM)
HDD - Não é necessário, pode correr a partir do CD, com sistema de multi-sessões no CD para guardar os dados ou alterações efectuadas ao sistema. Recomendo um disco de, pelo menos, 2GB para instalar o sistema contido no LiveCD.
Gráfica - corre em qualquer coisa.
Há alguém interessado em experimentar isto? Entretanto eu coloco aí umas imagens, e se houver gente interessada eu faço o upload da imagem ISO do sistema para quem quiser dar uma voltinha.
DISCLAIMER: está em alpha, ainda nem sequer em beta, ok? Work in progress!
Só como nota final, a única coisa que falta para personalizar mais um bocado esta "versão" de Live CD é... design. Ícones, wallpapers, bootsplash, etc. Quem quiser colaborar, é só avisar