Onyric Linux v0.2 - Ovelha Ranhosa

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Onyric Linux v0.2 - Ovelha Ranhosa

Mensagempor Onyros » Segunda Ago 20, 2007 21:18

Pois, pelo título já deve dar para perceber do que se trata...

Estou a "preparar" um Live CD de Linux, baseado em Arch Linux, por duas razões simples: sempre quis experimentar criar um Live CD e se há distro por aí que merece ser aproveitada para isso é Arch; e depois porque há muita gente que acaba por desistir de experimentar Arch porque a instalação não é tão simples como noutras distros.

O Live CD utiliza a base de Arch Linux (Kernel 2.6.22.3), e vem pré-configurado com Fluxbox (com Idesk para alguns ícones no desktop) e com os seguintes programas instalados:

--> Browsers - Opera e Dillo
--> Cliente de email - Claws Mail
--> File manager - PCManFM
--> Terminal - xterm
--> Editor de texto (simples, sem markup) - Leafpad
--> Editores de texto (com markup) - Beaver e Geany (IDE)
--> Feed Reader - Liferea (Linux Feed Reader)
--> Cliente BitTorrent - Transmission-GTK
--> Monitor de sistema - Conky no desktop, htop no terminal
--> Editor de imagem - GIMP
--> Messenger multi-protocolo (MSN, Jabber, GTalk, AIM, ICQ, IRC, etc) - Pidgin
--> Produtividade - AbiWord (compatível com ficheiros MS Word) e Gnumeric (Excel), Xpad (stickies), ePDFViewer (ver PDF)
--> Cliente de FTP - gFTP
--> Leitor Multimedia - VLC (com codecs para tudo e mais alguma coisa)
--> Leitor Audio - XMMS (com skin e equalizador pré-definidos, codecs MP3, OGG, FLAC, whatever)
--> Visualização de imagens - Imagemagick e Feh

Ou seja, tem praticamente tudo o que é necessário para as tarefas básicas de um computador com ligação à net, com ênfase em programas relativamente leves e, acima de tudo, funcionais.

O Live CD em ISO tem, neste momento, 372MB de RAM... porque inclui a base completa de Arch Linux, e sem retirar nada que as dependências do Pacman puxem com ele, para ser um sistema 100% Arch.

Após o boot, tem um script de selecção manual da placa gráfica, da definição do ecrã e profundidade de cor, para evitar problemas com a auto-detecção.

Ao "bootar" para o ambiente Fluxbox, fica com um total "estúpido" de 22MB de RAM ocupada. Ou seja, é um sistema perfeito para quem tem sistemas mais antigos, ou para quem quer aproveitar ao máximo os recursos do computador que tem.

Requisitos mínimos:
Pentium i686 (a partir do Pentium Pro)
64MB de RAM (se bem que eu recomende 128MB de RAM)
HDD - Não é necessário, pode correr a partir do CD, com sistema de multi-sessões no CD para guardar os dados ou alterações efectuadas ao sistema. Recomendo um disco de, pelo menos, 2GB para instalar o sistema contido no LiveCD.
Gráfica - corre em qualquer coisa.

Há alguém interessado em experimentar isto? Entretanto eu coloco aí umas imagens, e se houver gente interessada eu faço o upload da imagem ISO do sistema para quem quiser dar uma voltinha.
DISCLAIMER: está em alpha, ainda nem sequer em beta, ok? Work in progress! ;)

Só como nota final, a única coisa que falta para personalizar mais um bocado esta "versão" de Live CD é... design. Ícones, wallpapers, bootsplash, etc. Quem quiser colaborar, é só avisar ;)
Editado pela última vez por Onyros em Segunda Set 03, 2007 14:03, num total de 1 vez.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor [PT]CableGuy » Segunda Ago 20, 2007 21:26

manda vir.gostava de experimentar isso. :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor l2k » Segunda Ago 20, 2007 21:38

Força nisso :wink:

Andava para instalar o Arch numa VM em Ubuntu mas ao ver isto vou esperar pela release do Onyric.

Cumps. :wink:
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Abr 08, 2006 12:48

Mensagempor Posturas » Segunda Ago 20, 2007 21:50

Excelente!

Se planeas distribuir, julgo que vais ter de retirar o Opera. Agora se é só para os "amigos" está mesmo muito bem.

Bom trabalho.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor PsicoPete » Segunda Ago 20, 2007 22:07

Venha ele que eu não me importo nada de ser "beta tester".
É finalmente a minha porta de entrada no Linux depois de umas leves incursões no Ubuntu.
Boa Onyros. :yap:

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor skorzen » Segunda Ago 20, 2007 22:18

Excelente iniciativa, Onyros. Sempre te achei um utilizador respeitado e com conhecimentos cimentados no mundo do Linux. Espero vir a acompanhar este teu novo projecto.

Boa sorte! :wink:
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Fev 06, 2006 17:02

Mensagempor Onyros » Terça Ago 21, 2007 0:06

Cool, vítimas! :P

Estou a acabar de configurar umas coisas e amanhã, ou hoje à noite ainda (aí pelas 4/5 da manhã) meto aqui o link para o ISO.

@ Posturas - obrigado por me lembrares disso, é proprietário e non-GPL, pena não permitirem distribuição. Apesar de ser, pelo menos por agora, só aqui para o pessoal e para uns amigos, vou substituir (com muita pena) o Opera pelo Kazehakase.

Tem o mesmo motor de renderização do Firefox (Gecko), é mais leve que o Firefox ou mesmo que o Epiphany (que também tem umas dependências de GNOME associadas), com uma série de features engraçadas, e é extremamente rápido. Não é tão bom como o Opera, mas qual é que é, afinal?

Por falar nisso, alguém tem sugestões para um bom feed reader além do Liferea? É que o Liferea está a parecer-me meio lento e com um memory footprint danado neste ambiente, enquanto que o resto está bastante rápido e maneirinho.

Gracias pelo incentivo, pessoal! :D

E Pete... se vais experimentar isto, vai-te preparando... é para sujar as mãozinhas ( = mexer no terminal; não indispensável... mas necessário).

edit: Esqueci-me de mencionar, isto vai ter duas versões distintas: uma para bootar de CD... e outra para pendrive USB. Eventualmente, também vou configurar um CD/imagem USB para ambiente Enlightenment17, em vez de Fluxbox. --> para ficar mais ou menos com este aspecto:

Imagem

Este foi um desktop configurado para Ubuntu, que eu vou replicar para o Onyric LiveCD. É mais bonito do que Fluxbox... mas um bocadinho mais pesado (pouco mais).
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Primeiros screenies de Onyric Linux

Mensagempor Onyros » Terça Ago 21, 2007 1:26

OK, aqui vão os primeiros screenshots de Onyric Linux (versão Fluxbox e ainda com o Opera).

1. Opções de boot (ISOLinux)
Imagem

2. Desktop!
Imagem

3. Menu transparente catita (right-click menu)
Imagem

4. Terminal, com o pacman a pregar partidas (não fez update do repo Community)
Imagem

5. PCManFM (File Manager), em modo super-user (SU), porque está em auto-login de root (está na todo-list, criar perfil de user sem ser root)
Imagem

6. Editor de texto Beaver com uma mensagem p'ró ppl
Imagem

Enjoy ;)

Código: Seleccionar todos
TO-DO

--> Criar perfil de utilizador, sem privilégios de root (mais seguro)
--> Completar script para criar xorg.conf à prova de bala (fglrx e nvidia drivers?);
--> Pré-instalar o Kazehakase para substituir o Opera;
--> Modificar o tema GTK;
--> Auto-login: to startx or not to startx...
--> Easter Eggs :P
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor skorzen » Terça Ago 21, 2007 3:49

Fantástico! Adoro o aspecto gráfico. Venha daí isso. :wink:
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor HidEaL » Terça Ago 21, 2007 10:15

Way to go! Precisava duma coisa assim, para me forçar a orientar-me via terminal... Todas as incursões de linux que tento acabam sempre por fracassar porque não me digno a tentar aprender os comandos :oops: Oh well... Way to go mais uma vez :)

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor PsicoPete » Terça Ago 21, 2007 11:24

Onyros Escreveu:E Pete... se vais experimentar isto, vai-te preparando... é para sujar as mãozinhas ( = mexer no terminal; não indispensável... mas necessário).

Amigo, "eu ainda sou do tempo" do MS-DOS, por isso sei bem o que é uma linha de comandos para fazer tudo o que queremos. :lol:
Mas já estou como o Hideal, o que não sei é mesmo os comandos do Linux por isso se esta Onyric version me vai obrigar a aprendelos, óptimo!

Cumps

PS - Olha lá pá, não é um contrasenso um "Onirista" fazer umas coisas tão bem pensadas? :mrgreen: Abraço.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor Onyros » Terça Ago 21, 2007 12:19

PsicoPete Escreveu:
Onyros Escreveu:E Pete... se vais experimentar isto, vai-te preparando... é para sujar as mãozinhas ( = mexer no terminal; não indispensável... mas necessário).

Amigo, "eu ainda sou do tempo" do MS-DOS, por isso sei bem o que é uma linha de comandos para fazer tudo o que queremos. :lol:
Mas já estou como o Hideal, o que não sei é mesmo os comandos do Linux por isso se esta Onyric version me vai obrigar a aprendelos, óptimo!

Cumps

PS - Olha lá pá, não é um contrasenso um "Onirista" fazer umas coisas tão bem pensadas? :mrgreen: Abraço.
Não, pá! É muito impulso, e muito sonhar acordado! Sempre a sonhar acordado ;)

Hoje à tarde já cá coloco o link para o 1º ISO de teste. Só estou à espera que o pessoal dos mirrors de Arch abra a pestana e veja que ainda não actualizou a lista de packages, porque caso contrário tenho que fazer o upload disto sem o VLC, ou compilar o VLC de propósito e incluí-lo por omissão.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor skorzen » Terça Ago 21, 2007 12:53

HidEaL Escreveu:Way to go! Precisava duma coisa assim, para me forçar a orientar-me via terminal... Todas as incursões de linux que tento acabam sempre por fracassar porque não me digno a tentar aprender os comandos :oops: Oh well... Way to go mais uma vez :)

Cumps.

:x2:
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor [PT]CableGuy » Terça Ago 21, 2007 12:56

E que tal esse LIVE-CD vir com o Beryl instalado ?
Apesar de não ser o propósito dessa distro, acho que seria bastante apelativo para qualquer utilizador.
Bem sei que ficaria um pouco mais "pesado" mas seria uma boa "jogada de marketing". :wink:
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor Onyros » Terça Ago 21, 2007 13:14

[PT]CableGuy Escreveu:E que tal esse LIVE-CD vir com o Beryl instalado ?
Apesar de não ser o propósito dessa distro, acho que seria bastante apelativo para qualquer utilizador.
Bem sei que ficaria um pouco mais "pesado" mas seria uma boa "jogada de marketing". :wink:
Beryl ou, aliás, Compiz Fusion (voltaram à "mãe" e reuniram esforços - Beryl era um fork de Compiz) só corre em ambientes GNOME, KDE ou XFCE4.

Além disso, o suporte nativo (AIGLX) ainda não existe para as ATi, só para as nVidia. Eventualmente, se os drivers proprietários da ATi (fglrx) vierem a ter suporte nativo para compositing, talvez venha a fazer uma versão XFCE4 de Onyric, mas não vai ser a prioridade.

Para já, a ideia é mesmo ter uma distro rápida, light, com um programa escolhido a dedo para cada tarefa e baseada nos ambientes Fluxbox e Enlightenment17, e para "fornecer" uma instalação base de Arch (126MB do ISO são dedicados ao pacote base de Arch) ou mesmo para usar como LiveCD apenas ;)

Em Flux ou E17, talvez implemente, por omissão, mais algum eye-candy com xcompmgr, vou dar uma olhada no código do Skippy (efeito tipo Exposé de Mac) ou achar uma alternativa mais rápida. Mais para a frente, não é para já. Flux é bastante minimalista (como se pode ver nas imagens), mas Enlightenment tem um ambiente espectacular e bastante diferente do normal, com uma série de efeitos bem engraçados.

BTW, Skorzen, o LiveCD vem com um Easter Egg dedicado aí ao homem do Metal :P (escrevendo no terminal "xmms Skorzen"). Depois logo vês ;)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Próximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes