Onyric Linux v0.2 - Ovelha Ranhosa

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor [PT]CableGuy » Terça Ago 21, 2007 13:31

Obrigado pela explicação.Fiquei elucidado. :wink:
Parabêns pela iniciativa.Se puder ajudar em alguma coisa, terei todo o gosto.
Abraços.
[PT]CableGuy
Gurus
Gurus

Registado: Domingo Mai 30, 2004 16:26

Mensagempor skorzen » Terça Ago 21, 2007 13:44

Onyros Escreveu:BTW, Skorzen, o LiveCD vem com um Easter Egg dedicado aí ao homem do Metal :P (escrevendo no terminal "xmms Skorzen"). Depois logo vês ;)

Ui, conseguiste-me pôr mais ansioso ainda! :P
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Fev 06, 2006 17:02

Mensagempor Onyros » Quarta Ago 22, 2007 1:36

OK, estou a fazer o upload do 1º ISO de teste de Onyric.

Notas:

1.
O LiveCD ainda não tem um user pré-definido e faz login pré-autenticado de root. No biggie, é só para teste.

2.
No script de definição de parâmetros da gráfica/monitor, aconselho neste momento a utilizarem os drivers por omissão (VESA), que correm em praticamente qualquer gráfica do planeta.

Os mais aventureiros podem experimentar os drivers radeon, para gráficas ATi, ou os drivers nv para nVidia. Em caso de falha ---> VESA, é à prova de bala. Pode, no entanto, ter alguns problemas com resoluções wide.

Está na TODO List. ;)

Neste 1º ISO ainda não estão incluídos os drivers proprietários da ATi (fglrx) nem os da nVidia, pelo que escolhê-los não vai servir de muito, por enquanto.

3.
No fim do script, para dar início às "hostilidades" basta escrever

Código: Seleccionar todos
startx

Mais tarde vou considerar a inclusão de um login manager gráfico (provavelmente o SLiM - Simple Login Manager), que está pensado para quando incluir um user default sem privilégios de root.

4.
Um pormenor: o VLC (leitor multimédia) não vai incluido neste 1º ISO, porque houve uns problemas nos repos de Arch e eu não tive paciência para o compilar.

Para quem quiser experimentar, basta escrever no terminal

pacman -S vlc

e pode ser que os repos do Darkstar já tenham o problema resolvido.

Em relação aos ícones no desktop, basta clicar uma vez com o botão esquerdo do rato para lançar os programas. Para aceder aos restantes programas e ao Menu de Fluxbox, cliquem no desktop com o botão direito do rato ;)

5.
Apesar de ser, infelizmente, temporário, vai o Opera incluído nesta versão, com o plugin de Flash pré-instalado. Em princípio vou substituí-lo pelo Kazehakase (um excelente browser GTK2), que só peca por deixar "rasto" a mais (falta-lhe uma função para apagar os cookies, os temporários e afins). Isso resolve-se com um scriptzinho que eu estou a afinar também.

6.
Skorzen, como prometido... "xmms Skorzen" no terminal.

Na próxima versão, o Pete da Psyche é o visado.

7. Quando se fartarem de "brincar" com o LiveCD --> right click algures no Desktop --> Exit. Ao sair de ambiente Fluxbox, escrevam

shutdown -h now

para desligar o computador.

shutdown -r now

para fazer um reboot.

---------

Daqui a uma hora e meia, coloco aí o link para as "vítimas" darem umas voltinhas.

DISCLAIMER: não se esqueçam... ainda nem sequer é BETA, está em ALPHA. É a 1ª versão e só foi minimamente testado em 3 portáteis e um desktop. Hardware "exótico" pode trazer problemas, ainda não há suporte out-of-the-box para wireless (eventualmente utilizará o Kismet para isso), PCMCIA e Firewire podem ser um problema.

Como é um LiveCD pode ser experimentado sem interferir com qualquer sistema instalado... exceptuando se decidirem experimentar instalar, que não aconselho, nem digo neste momento como (apesar do script já estar instalado por omissão). CAVEAT EMPTOR ;)

BRB ;)
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor Onyros » Quarta Ago 22, 2007 6:27

Onyric Linux Live CD_20070822_Alpha --> (download retirado) <--

ATENÇÃO: têm que mudar a extensão do ficheiro de .zip para .iso. Limites do pseudo-alojamento rançoso, uma pequena maravilha, mas pelo menos é tráfego nacional.

Não se esqueçam de ler primeiro o post anterior!

Have fun! :D
Editado pela última vez por Onyros em Terça Ago 28, 2007 3:34, num total de 1 vez.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor Onyros » Sexta Ago 24, 2007 1:48

Bug-squashing time! para o LiveCD Arch (config Onyric).

Ou seja, Onyric v2.0_alpha a caminho, com uma série de alterações (ver changelog num dos posts seguintes).

Imagem do SLiM em testes numa instalação no disco:

Imagem

Está com o fundo em default do SLiM (Simple Login Manager), alguém quer contribuir com uma imagem catita? PM me ;)

O ISO do LiveCD ainda vai ficar com menos de 400MB, e já deve haver mais gente a conseguir bootá-lo, porque houve aí gente com problemas a fazê-lo (100% delas por causa dos módulos de Firewire, PCMCIA ou da placa de som).

Só uma nota adicional: isto NÃO é uma distro. Não me arrogo disso, nem quero enganar ninguém, nem inventar a roda outra vez: é uma config, com programas escolhidos a dedo por omissão, por serem eficientes e adequados, em formato de LiveCD de Arch Linux, e uma forma mais fácil de instalar um sistema Arch completo.

Arch Linux, essa sim, é a distro. E rula que se farta. É a mai'melhó'boa que anda por aí.

ETA: Segunda-Feira.
Editado pela última vez por Onyros em Terça Ago 28, 2007 4:04, num total de 1 vez.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor Onyros » Sexta Ago 24, 2007 22:32

Ainda em testes na v1.0, já com alguns tweaks (resolução wide, por exemplo) mas ainda sem programas novos da lista.

Imagem

Com todos os programas instalados a correr ao mesmo tempo, mesmo assim menos de 128MB de RAM ocupada. ;)

O que mais memória está a comer é o Liferea, alguém sugere uma boa alternativa para RSS Reader, de preferência GTK2?
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Onyric LiveCD_v0.2

Mensagempor Onyros » Terça Ago 28, 2007 4:03

Aí está ele...

Onyric LiveCD (based on Arch Linux)_v0.2_beta1

Nome de código --> Ovelha Ranhosa!

--> DOWNLOAD <-- (413 MB, tráfego internacional, afinal - thanks _BELGA_ pelo aviso!)

--> MD5 Sum <-- (verifiquem para garantir que têm o ISO completo e original)

Nota: Para gravar em CD ou utilizar em VMWare/VirtualBox/Parallels, é preciso alterar a extensão de .zip para .ISO (limites do alojamento da treta).

NOTAS:

1.
User pré-definido do LiveCD

User: live
Password: onyric

2.
Password de root: toor.

3.
O instalador está incluído e vem no menu de Fluxbox, mas é um dos aspectos mais em BETA. Só aconselhado a quem souber o que está a fazer.

Changelog detalhado:

--> User "live" criado, user root com password (descartada opção sudo + sudoers) + gksu (para privilégios de root em programas com GUI);
--> Resolvidos alguns problemas com o boot (AUFS to the rescue);
--> Problema com VLC resolvido;
--> Transmission (bittorrent client) removido por conflitos com outros pacotes essenciais;
--> Instalador completo com alguns tweaks, que permite a instalação completa do conteúdo do LiveCD + GRUB;
--> Mime-types actualizados (PCManFM não os tinha por defeito, não associava tipos de ficheiro aos programas instalados);
--> Pacote de codecs extra + gstreamer_bad (equalizador Exaile);
--> ePDFViewer para ver PDF's;
--> Novo pacote de jogos;
--> Mirage (excelente) como visualizador de imagem;
--> Correcção dos repos utilizados pelo Pacman (estava a bloquear os repos community);
--> Drivers fglrx com auto-instalador (ainda sem full 3D support, apenas para permitir resolução wide), auto-configurador X.org com mais opções (por exemplo, resolução wide 1440x900 incluída);
--> Xorg-input-drivers e xorg-video-drivers incluídos;
--> Opera ainda vai ficar por agora, e até resposta da Opera ASA sobre a possibilidade de inclusão na config Onyric de Arch Linux (Kazehakase ainda não incluído, portanto);
--> Substituída a versão do Dillo pela 0.8.6_i18n (com tabs e outras features cool);
--> Inclusão do lynx, como browser de texto;
--> Exaile: leitor audio rival do Amarok, mas para GTK2 (para complementar o XMMS, tem uma série de features cool - lyrics, covers, tabs, playlists em tab, sync com iPod, etc);
--> Correcção das regras Xkb no xorg.conf (Alt e AltGR a funcionar correctamente);
--> Opções de shutdown e reboot adicionadas ao menu Fluxbox, com gksu para confirmação;
--> Mais uniformização de estilos e de tipos de letra;
--> 1º teste do SLiM, com auto-start do X, depois do script de config de X.

Divirtam-se ;)
Editado pela última vez por Onyros em Quarta Ago 29, 2007 21:35, num total de 1 vez.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor skorzen » Quarta Ago 29, 2007 15:34

Downloading (ainda testo isto hoje). :wink:
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Fev 06, 2006 17:02

Mensagempor Onyros » Quarta Ago 29, 2007 20:33

Skorzen Escreveu:Downloading (ainda testo isto hoje). :wink:
Cool, mate ;)

Esqueci-me de uma coisa nesta build... Como fiz um rebuild completo do LiveCD para esta 2ª versão, escapou-me o easter egg (era o Stengah, dos Meshuggah, a bombar, assim que escrevesses "xmms Skorzen" no terminal :P).

Além disso, esqueci-me de meter a skin certa no XMMS por omissão, mas está instalada na pasta de skins (com mais uma ou outra alternativa).

Depois diz o que é que te deu problemas, e o hardware em que correste isso. Se correres em Virtualbox ou VMWare em princípio tudo funca (menos os drivers 3D, mas isso é uma limitação dos programas; funca com VESA na perfeição).

Se tiveres 512MB de RAM, ou dedicares 512MB à máquina virtual vais ver isso a voar, completamente, fica ultra-rápido (e podes ejectar o CD, também, se o fizeres). A correr de CD fica mais limitado à velocidade de leitura da drive.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor _BELGA_ » Quarta Ago 29, 2007 20:48

boas Onyros só ainda nao experimentei pois ja passei o limite de trafego internacional, lá pra sabado já devo experimentar... :wink:

Tu no teu tópico indicas que o download contabiliza trafego nacional, mas na página de verificação da sapo não é bem assim... :(

Imagem
Imagem
_BELGA_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Nov 29, 2005 20:16

Mensagempor Onyros » Quarta Ago 29, 2007 21:33

_BELGA_ Escreveu:boas Onyros só ainda nao experimentei pois ja passei o limite de trafego internacional, lá pra sabado já devo experimentar... :wink:

Tu no teu tópico indicas que o download contabiliza trafego nacional, mas na página de verificação da sapo não é bem assim... :(

Imagem
Eh pá... mil desculpas, então.

Podia jurar que o tráfego da bosta da AMEN era contabilizado como nacional, devido ao acordo de peering com a Netcabo. Isto para mim é uma perfeita novidade... E só usei esta porcaria de alojamento da AMEN porque foi de borla, porque de resto, sinceramente...

Vou ver se consigo hospedar isto num server nacional, então. Sorry ;)

edit: Segundo info da assistência da AMEN, o tráfego continua a ser nacional, ainda ao abrigo do TAL acordo de peering. LOL... cambada de palhaços, aqueles gajos.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor _BELGA_ » Quarta Ago 29, 2007 22:01

pois se calhar é só contabilizado de nacional para alguns isp's. :roll:

mas não é preciso tares a pedir desculpas...lol e se nao encontrares alojamento nacional nao te importes, sábado logo se saca isso...! :D
Imagem
_BELGA_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Nov 29, 2005 20:16

Mensagempor Onyros » Quarta Ago 29, 2007 23:06

_BELGA_ Escreveu:pois se calhar é só contabilizado de nacional para alguns isp's. :roll:

mas não é preciso tares a pedir desculpas...lol e se nao encontrares alojamento nacional nao te importes, sábado logo se saca isso...! :D
Hehe, eh pá... um gajo a dizer que é tráfego nacional e sair ao contrário é sempre chato, imagina que com o tráfego no limite alguém se pôs a sacar, confiando que era nacional? ;)

Depois fico à espera do feedback! Também estou a dar uns toques num mini-site para o "projecto", que em princípio terá um forum para as sugestões, bugs, etc até porque isto ainda está em fase (muito!) BETA.
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

Mensagempor l2k » Quinta Ago 30, 2007 18:29

Bem, já tive a dar uma vista de olhos. Basta leve (o consumo de memória do Windows ao lado deste parece monstruoso 8O ) e rápido. Está também muito simples e "vonito".

Até agora só tenho dois "problemas" a apontar:

:arrow: Quanto tento aceder ao "Desktop" no explorador dá-me o seguinte erro:

Imagem

:arrow: Quando quero reiniciar/desligar tenho de introduzir a password de root em vez da do utilizar. É suposto ser assim?

Cumps e continua o bom trabalho :wink:
Imagem
l2k
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Abr 08, 2006 12:48

Mensagempor Onyros » Quinta Ago 30, 2007 19:34

l2k Escreveu:Bem, já tive a dar uma vista de olhos. Basta leve (o consumo de memória do Windows ao lado deste parece monstruoso 8O ) e rápido. Está também muito simples e "vonito".

Até agora só tenho dois "problemas" a apontar:

:arrow: Quanto tento aceder ao "Desktop" no explorador dá-me o seguinte erro:

Imagem

:arrow: Quando quero reiniciar/desligar tenho de introduzir a password de root em vez da do utilizar. É suposto ser assim?

Cumps e continua o bom trabalho :wink:
Aaah, boa! Bem me parecia que me tinha esquecido de um piqueno pormenor: esqueci-me de fazer a pasta "Desktop"... é só esse o problema no PCManFM (explorer).

Se fizeres uma pasta chamada "Desktop" esse erro deixa de aparecer; fica já apontado para a próxima versão. Gracias!

Em relação ao 2º pormenor, os scripts de shutdown e reboot precisam de privilégios de administração, por isso é normal ser necessária a password de root. É caso para investigar, no entanto, porque tanto GNOME, KDE e XFCE conseguem encerrar o computador ou fazer reboot sem ser necessários privilégios de root.

Em VMWare deve correr relativamente bem (como o hardware é na maior parte emulado, são setups previsíveis), mas confesso que só testei em Virtualbox, em host Linux e corria bastante bem.

Obrigado pelo feedback! ;)[/code]
Imagem
Onyros
Gurus
Gurus

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes