cyberj Escreveu:net_shark Escreveu:cyberj Escreveu:Estou a ver que o HCP está a tornar-se uma comunidade Anarquica... Onde não existe Rei nem Roque...
E pensar que se não fosse pelo dinheiro do seu trabalho, não iriamos ter computadores nem software...
Ou pensam que empresas como a Ms, a Novell, Oracle, etc etc etc iriam continuar a produzir software se fosse de borla????
Acordem meus senhores, vivemos num mundo em que ninguem dá nada a ninguem e se quere-mos um produto temos de o pagar, é simples...
Claro que não é assim tao linear.
O segredo está em rever o modelo de negocio todo.
Por exemplo, a redhat ganha dinheiro no suporte, manutenção e customização do seu software...que é gratuito no fundo.
A Novell e a Oracle estão a dar os primeiros passos nesse campo. Há dias tive reunião com o Comercial da Oracle. Eles estao progressivamente a tornar a base gratuita e a subir para niveis de negocio muito mais avançados e complexos, onde ai sim, pagas e pagas bem.
E em Portugal ha uma quantidade de exemplos em PMEs que desenvolvem software customizado a partir de componentes de software livre, com bons resultados.
Quanto a microsoft? Não sabe, não quer saber e tem raiva de quem sabe, pq parafraseando o Steve Ballmer "Software livre é comunismo". E mais nada. Isto vai-lhes custar daqui a uns anos muito mais do que está a custar actualmente.

Obviamente que concordo contigo a 100%
Já à dois anos no Brainshare Novell em Barcelona se falava nisso, a venda quase gratuita dos produtos novell, e o pagamento de licensas de Suporte...
No entanto isso é valido para empresas e o seu software....
Vais fazer um contrato de suporte para o CD do Quim barreiros que adquiriste legalmente por 1€????

Só aqui lembrar (não sei porque preciso) que existe muito e bom software 100% livre, com comunidades de suporte 100% gratuito, e que só não é muito usado em empresas (de pequena/média dimensão) porque existe precisamente o conceito de que não se pode confiar num produto que não é pago.
Sei que isto não é assim tão linear, e que um bom serviço custa sempre dinheiro (ou tempo, e tempo é dinheiro), mas a posição de que ninguém dá nada a ninguém no mercado de software é incorrecta e até injusta. Até no HCP tu tens suporte (e tens profissionais de topo a dá-lo) de borla...
Em relação ao Quim Barreiros, ninguém afirma que os cds devem ser quase dados, simplesmente há quem defenda que deveriam ter preços mais moderados. E diga-se que esta sociedade do 'mamanço' continua a apoiar dignamente o mundo artístico, porque cada vez mais gente vai ao cinema, os concertos continuam sempre a esgotar, e lá está, essa vida cada vez dá mais dinheiro.
E ainda nem falei do facto de cada vez assistirmos a uma maior digitalização da informação (e lembrem-se, o som dos discos de vinil era melhor), o que obviamente, contribui para uma propagação mais rápida da mesma. Ora, se as produtoras não tivessem a ganhar cada vez mais dinheiro, se calhar voltavam ao vinil (custo de produção muito superior, lucros muito menores, mas ao menos ninguém sacava né?)
Cumprimentos,
KrIaX.