nelugo Escreveu:Boa Pessoal!
Sobre o sono li o seguinte, não que o pessoal não saiba, mas aqui vai:
O relógio solar é importante: optimamente devemos deitar-nos ao anoitecer e despertar ao nascer do sol.
A quantidade de luz do dia (e não só) influencia a qualidade do sono. Devemos evitar fazer exercício perto da hora de dormir (embora haja exercícios dos quais não devemos prescindir). A temperatura do corpo à hora de dormir deve ser ligeiramente mais baixa do que no resto do dia.
O sono tem várias fazes de "profundidade". Da 1(a mais superficial) à REM. Ao longo da noite o sono atravessa as várias fazes várias vezes:
1, 2, 3, 4, 3, 2, REM, 2, 3, 4, 3, 2 REM 2, 3, 4, 3, 2, REM, 2, 3, 4, 3, 2 REM......
Na faze REM é quando costumamos ter os sonhos, quando as ondas cerebrais revelam tanta actividade quando de dia. Quando acordarem a meio do sonho quer dizer que estavam a faze REM.
Deve evitar-se acordar nessa fase, e tentar acordar na fase 1. Experimentando acordar 20 min mais tarde, ou mais cedo chegamos lá.
Escusado será dizer que se deve ter horas mais ou menos certas pra deitar, evitar tabaco e álcool!
Os efeitos nefastos de uma directa levam meses a recuperar!
Porém um estudo recente mostra que a capacidade de raciocínio dos indivíduos que passem a noite numa directa, (mesmo que na copo-fonia) tem mais capacidade de raciocínios do que os que dormem 8 horas.
Se a memória não me falhar é isto...
Bem hajam
Interessante amigo.
Eu só me questiono porque é que estes horários que um gajo faz nas férias, provocam que desregule tudo, isto é:
Se tens sono de dia e se não dormes nesse mesmo dia, porque quando chega a noite ele pode desaparecer um bocado?
Porque é que parece um trauma, quando te deitas, ficares nervoso?