pagc Escreveu:vasco fernandes Escreveu::| se alguém que eu lide diariamente tiver uma depressão mando-a para dentro do poço e fecho a tampa.

Espero que tenhas um poço grande ou uma boa tampa, porque o número de pessoas que sofrem de depressão é enorme e geralmente ninguém se apercebe até ser tarde.
jpraposo Escreveu:Há muita gente em Portugal que sofre de depressões e que ninguém liga nenhuma. Espero que este acontecimento (que não me cabe na cabeça sinceramente..

) abra os olhos a todas as pessoas que lidam com familiares ou amigos com este tipo de problema. Sinceramente o mundo anda cada vez mais podre.
Infelizmente, ir ao médico, às vezes, ainda contribui mais para o problema porque eles estão pouco sensibilizados para o problema e não é invulgar uma pessoa ficar envergonhada com a reacção deles. Ou então encharcam-te em medicamentes até andares como um zombie.
Vi uma vez uma reportagem australiana sobre a depressão e mesmo num pais daqueles, só se trata quem tiver muito dinheiro, porque são tratamentos a longo prazo com profissionais bem pagos
(O que vale é que o Psicopete deve estar a mudar a fralda)
Já tem algum tempo que no canal 2 (sim é o único canal de antena aberta que vejo) vi uma reportagem que fizeram a um inglês que vive no Alentejo. No decorrer da reportagem perguntaram a ele porque gostava assim tanto de cá viver. A resposta (por outras palavras que só me lembro vagamente) foi que Portugal por ter vivido uns tempos de opressão, as pessoas, como ainda não estão habituadas ao stress de uma vida mais desenvolvida (ir para o trabalho, transportes, tudo o que diz respeito à típica vida citadina), s
ão pessoas calmas, levam a vida com calma. Mas devido a este facto ele alertou que por não estarmos habituados a esse mesmo stress cada vez mais há um uso de anti-depressivos crescente porque este modo de vida para quem não está habituado - neste caso os portugueses - causa depressão.
Na minha opinião penso que o problema é mesmo esse, a nossa sociedade é quase obrigada a fazer uma coisa que não gosta (ou que não está minimamente habituada). Espero que com este caso (realmente sério) quanto mais não seja alerte familiares para cuidarem realmente dos problemas que interessam.