F1: McLaren-Mercedes banida por dois anos

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

F1: McLaren-Mercedes banida por dois anos

Mensagempor ReDsOuL » Quinta Set 13, 2007 18:18

A McLaren-Mercedes vai ser excluída por dois anos do Mundial de Fórmula 1, a presente temporada e a próxima, avança esta quinta-feira o jornal desportivo espanhol Marca.

A decisão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) surge na sequência do caso de espionagem à Ferrari.

O jornal refere que a escuderia anglo-alemã poderá recorrer num prazo de 24 horas após ser notificada. Caso isso se verifique, existe a possibilidade de que um dos pilotos da McLaren – Fernando Alonso ou Lewis Hamilton – se sagrtem campeões do mundo, desde que a decisão definitva seja tomada já após o final da temporada.

Fonte

Logo este ano que estava a correr tao bem!

:( :( :( :( :( :(

Mas a McLaren está inocente e vai prova-lo! E vamos ser Champions!
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor alfatek » Quinta Set 13, 2007 18:22

McLaren have been stripped of their points in the 2007 Formula One constructors' championship after the outcome of the 'spygate' row.

The team was also fined a record $100m (£49.2m), which includes any prize and television money they would have earned from the constructors' championship.

But drivers Lewis Hamilton and Fernando Alonso can keep their points.

The team must also prove there is no Ferrari 'intellectual property' in their cars next year before racing.

Só ficam de fora do mundial de construtores deste ano. Serem banidos totalmente por 2 anos era da maneira que a F1 acabava... já é dificil haver um campeonato com 2 equipas a lutar entre elas quanto mais sem a Mclaren...
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor ReDsOuL » Quinta Set 13, 2007 18:30

Bem, ainda bem que e assim! Parece que a noticia da Sapo nao refere esse pequeno pormenor!
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor jpraposo » Quinta Set 13, 2007 19:24

Se uma equipa (Ferrari) investi milhões em desenvolvimentos e uma outra equipa (Maclaren) beneficia destes mesmos à custa de espionagem acho muito bem que o castigo seja pesado! A justiça desportiva deve prevalecer sobre tudo. Sendo a F1 a prova máxima do automobilismo acho muito bem que este castigo seja aplicado e cumprido!
LG P1-J332P
jpraposo
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Abr 27, 2006 21:08

Mensagempor shotman » Quinta Set 13, 2007 19:40

nem mais! se a ferrari investe milhões no seu desenvolvimento e vão outros beneficiar com isso, então acho bem que sejam severamente punidos.. qualquer um, nem que fosse ao contrário.. agora esta medida de punirem a marca e os pilotos não, então se se provar que os pilotos estão a usufruir de um desenvolvimento ilegal do seu carro, com base no carro da ferrari, os pilotos tb deveriam ser punidos, mas pronto..
Chaintech ZENITH 7NJS + CBOX2
Athlon XP 2400+
ZALMAN 7000B-AlCu LED
POWERCOLOR ATI Radeon 9500 PRO 128Mb
512DDR 333MHz
DVD-RW NEC 2510
CD-RW LG 48x16x48x
80+160Gb Seagate
shotman
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Jul 03, 2005 23:42

Mensagempor jluisfer » Quinta Set 13, 2007 20:04

Concordo que os pilotos sejam postos à parte no castigo porque eles simplesmente conduzem o carro,nada têm a ver com a parte técnica do carro e aí é que houve a espionagem,custa é a crer como uma equipa com tantos anos de F1 precisa desses truques e usa esses truques para conseguirem ou pelo menos tentarem serem competitivos
Core 2 Duo @ 2.4 / 2GB Ram a 667Mhz / 2 X 320GB Sata / Geforce 8800 320 MB / Audigy 2 / Theater Pro 550

http://www.fotodoze.blogspot.com -o meu foto blog
http://acidentesdodesporto.blogspot.com -videos de acidentes de desportos motorizados e não só
jluisfer
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 10:42

Mensagempor jpraposo » Quinta Set 13, 2007 20:18

jluisfer Escreveu:Concordo que os pilotos sejam postos à parte no castigo porque eles simplesmente conduzem o carro,nada têm a ver com a parte técnica do carro e aí é que houve a espionagem,custa é a crer como uma equipa com tantos anos de F1 precisa desses truques e usa esses truques para conseguirem ou pelo menos tentarem serem competitivos

A espionagem a nível principalmente do automobilismo é das coisas mais velhas que existe. Quer em competição quer no quotidiano (carros de uso doméstico). Eu também concordo que os pilotos fiquem à margem... até agora! Quero saber que carro conduzem eles daqui para a frente pois irá continuar a ser a mesma injustiça face aos outros pois usam investigação de outra equipa.
Eu sempre fui um apaixonado pela F1 e sinceramente acho isto um golpe rude para todas as outras equipas que tentam jogar "limpo" (não ponho as mãos no fogo por nenhuma delas!!!). A bem da saúde desta grande modalidade não deve ficar nenhuma aresta por limar!
LG P1-J332P
jpraposo
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor battlenet » Quinta Set 13, 2007 20:38

Os pilotos fazem parte da equipa logo devem ser banidos.

Quando o Gil Vicente ameaçou levar o caso da descida de divisão aos tribunais publicos, Portugal foi ameaçado de não jogar nas competições europeias e nem a seleção nacional podia jogar, logo neste caso os pilotos deviam ser banidos.
battlenet
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Mar 07, 2006 11:12

Mensagempor ReDsOuL » Quinta Set 13, 2007 23:15

E assim, eu acho que se os pilotos nao sabiam de nada, e nada tiveram a ver com o assunto, nao devem ser castigados! Mas apenas e so se nao soubessem de nada, antes de sair nas noticias claro!

Era a mesma coisa que a Audi espiar a BMW, depois tu compravas um Audi e a BMW espetava-te uma coima em cima porque o componente xpto do teu Audi é fruto da espionagem da Audi sobre a BMW!
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor jpraposo » Quinta Set 13, 2007 23:40

ReDsOuL Escreveu:E assim, eu acho que se os pilotos nao sabiam de nada, e nada tiveram a ver com o assunto, nao devem ser castigados! Mas apenas e so se nao soubessem de nada, antes de sair nas noticias claro!

Era a mesma coisa que a Audi espiar a BMW, depois tu compravas um Audi e a BMW espetava-te uma coima em cima porque o componente xpto do teu Audi é fruto da espionagem da Audi sobre a BMW!

Não tem nada a ver isso que dizes. Aquilo é competição. Os pilotos fazem parte da equipa. Diga-se que isto voltou à baila porque a FIA soube que houve troca de informações (e-mails) entre De La Rosa e Fernando Alonso (acredito que foi este que denunciou o caso pois não está contente com a Maclaren) logo os pilotos sabiam o que se passava. Eu não acho que os pilotos sejam castigados mas não acho justo usarem o carro para competir.
LG P1-J332P
jpraposo
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor ReDsOuL » Quinta Set 13, 2007 23:48

Pensando bem, sabendo os pilotos aquilo da espionagem...que haviam eles de fazer? Dar uma conferencia de imprensa? Era complicada a situação! Bem, nunca fui muito com a cara do Alonso, mas o Hamilton hehe! xD

Para mim, McLaren ever xD
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor madboy » Quinta Set 13, 2007 23:51

Eu acho que este caso ainda está mal explicado... Pelo que me parece, não conseguiram provar que a McLaren fez uso da informação que o engenheiro tinha.

Outra coisa, não é estranho que a Ferrari diga que está satisfeita com esta decisão? Acho que a provar-se mesmo que a McLaren tirou vantagem competitiva através de espionagem à Ferrari, esta não se contentaria tão facilmente com esta decisão. Vejamos que o titulo realmente apetecivel é o de pilotos, não o de construtores (mesmo para as próprias equipas), por isso acho estranho a Ferrari estar satisfeita com a decisão...
CoolerMaster Centurion 534 +Plus / LC Power 550W Silent Giant GP
Intel Core 2 Duo E8200 / Cooler Master Hyper TX
Gigabyte GA-965P-DS3 Rev.3.3 / Team Elite 2x1GB PC5300
ECS 9600GT 512MB / Seagate 250GB SATA2 7200.10
madboy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Nov 05, 2005 1:05

Mensagempor jpraposo » Quinta Set 13, 2007 23:56

madboy Escreveu:Eu acho que este caso ainda está mal explicado... Pelo que me parece, não conseguiram provar que a McLaren fez uso da informação que o engenheiro tinha.

Outra coisa, não é estranho que a Ferrari diga que está satisfeita com esta decisão? Acho que a provar-se mesmo que a McLaren tirou vantagem competitiva através de espionagem à Ferrari, esta não se contentaria tão facilmente com esta decisão. Vejamos que o titulo realmente apetecivel é o de pilotos, não o de construtores (mesmo para as próprias equipas), por isso acho estranho a Ferrari estar satisfeita com a decisão...

Onde leste que a Ferrari ficou satisfeita? O caso ainda não está encerrado. Basta aparecerem novas provas que tudo será analisado.
"Ferrari were outraged by that conclusion but clung to the FIA's promise that they would revisit the case if fresh evidence came to light." em http://www.f1-live.com/f1/en/headlines/news/detail/070913194710.shtml

Penso que o assunto dos pilotos ainda vai voltar à ordem do dia se algo mesmo de pequeno se descubra.
LG P1-J332P
jpraposo
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor madboy » Sexta Set 14, 2007 0:13

jpraposo Escreveu:
madboy Escreveu:Eu acho que este caso ainda está mal explicado... Pelo que me parece, não conseguiram provar que a McLaren fez uso da informação que o engenheiro tinha.

Onde leste que a Ferrari ficou satisfeita?

Comunicado da Ferrari

A Ferrari tomou conhecimento da decisão da FIA em sancionar a Vodafone McLaren Mercedes por violação do artigo 151c do Código Desportivo Internacional.

À luz das novas provas que foram examinadas, foram posteriormente comprovados factos e comportamentos de excepcional gravidade e manifestamente prejudiciais aos interesses do desporto. A Ferrari manifesta a sua satisfação pelo facto da verdade ter vingado em toda esta situação.

In http://autosport.clix.pt
CoolerMaster Centurion 534 +Plus / LC Power 550W Silent Giant GP
Intel Core 2 Duo E8200 / Cooler Master Hyper TX
Gigabyte GA-965P-DS3 Rev.3.3 / Team Elite 2x1GB PC5300
ECS 9600GT 512MB / Seagate 250GB SATA2 7200.10
madboy
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Nov 05, 2005 1:05

Mensagempor alfatek » Sexta Set 14, 2007 1:55

"We have never denied that the information from Ferrari was in the personal possession of one of our employees at his home. The issue is: was this information used by McLaren? This is not the case and has not been proven today."

by Ron Dennis.

Parece-me que isto também é importante analisar. Se realmente a McLaren não se aproveitou da informação obtida então não houve vantagem competitiva obtida de forma ilegal e portanto não me parece que mereça ser penalizada.

Quanto à justiça da decisão. Parece-me estranha. Ou se considera que há espionagem e se castiga a equipa pelo menos para toda esta época ou castigar apenas no campeonato de construtores parece-me estranho. Os pilotos não têm culpa mas alegadamente conduzem um carro com tecnologia roubada, portanto devem ser simplesmente banidos da competição este ano.

A questão para mim é que esta decisão é "dar uma no cravo e outra na ferradura". Pune-se a McLaren um bocadinho mas não muito para não se dar cabo do espectáculo.

Por mim fico triste de qualquer forma: pela McLaren não saber espiar, como todas as outras, sem ser apanhada e por uma época que finalmente tinha um pingo de competividade ser manchada assim.

Como adepto fico contente por não tirarem os pontos aos pilotos, porque a competição está mto interessante a esse nível. Mas não deixo de questionar um pouco a justiça da decisão, para mim era ou 0 ou 100% de castigo.

P.S. - Os pilotos não foram prejudicados por causa disto (declaração oficial f1.com):
"However, due to the exceptional circumstances in which the FIA gave the team's drivers an immunity in return for providing evidence, there is no penalty in regards to drivers' points **.

Incentivo à chibaria e mais uma prova que o Alonso é que falou demais? ;)
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Próximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante