"We have never denied that the information from Ferrari was in the personal possession of one of our employees at his home. The issue is: was this information used by McLaren? This is not the case and has not been proven today."
by Ron Dennis.
Parece-me que isto também é importante analisar. Se realmente a McLaren não se aproveitou da informação obtida então não houve vantagem competitiva obtida de forma ilegal e portanto não me parece que mereça ser penalizada.
Quanto à justiça da decisão. Parece-me estranha. Ou se considera que há espionagem e se castiga a equipa pelo menos para toda esta época ou castigar apenas no campeonato de construtores parece-me estranho. Os pilotos não têm culpa mas alegadamente conduzem um carro com tecnologia roubada, portanto devem ser simplesmente banidos da competição este ano.
A questão para mim é que esta decisão é "dar uma no cravo e outra na ferradura". Pune-se a McLaren um bocadinho mas não muito para não se dar cabo do espectáculo.
Por mim fico triste de qualquer forma: pela McLaren não saber espiar, como todas as outras, sem ser apanhada e por uma época que finalmente tinha um pingo de competividade ser manchada assim.
Como adepto fico contente por não tirarem os pontos aos pilotos, porque a competição está mto interessante a esse nível. Mas não deixo de questionar um pouco a justiça da decisão, para mim era ou 0 ou 100% de castigo.
P.S. - Os pilotos não foram prejudicados por causa disto (declaração oficial f1.com):
"However, due to the exceptional circumstances in which the FIA gave the team's drivers an immunity in return for providing evidence, there is no penalty in regards to drivers' points **.
Incentivo à chibaria e mais uma prova que o Alonso é que falou demais?