Qual o valor que devo pedir para dar apoio informatico?

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor forunista » Segunda Set 17, 2007 14:45

pagc Escreveu:Manter os pc e o servidor a funcionar, instalar aplicações etc. Nada que metade dos habituês do HCP não seja capaz de fazer (excepto o servidor claro)

Instalar aplicações é uma coisa, manter servidores em cima é outra que nem todos têm competência/conhecimento para o fazer.
Por isso é que perguntei que tipo de trabalho seria...

pagc Escreveu:Antes de começares a dizer que é caríssimo lembra-te que aturar certos users merece bom dinheiro. Ou não conheces aquele que diz sempre "Eu não fiz nada"? e telefona a solicitar assistência porque não reparou que a impressora está sem papel? Deslocares-te 30Km para por papel numa impressora? A vontade que um gajo têm de os mandar à fava, enquanto sorri, não merece dinheiro? A última foi um que ligou o cabo telefónico na placa de rede e depois começou a protestar porque a rede não funcionava e têm 25 anos.

Sim, mas há problemas e "problemas"...
Só tenho uma coisa a dizer: utiliza "utilizadores" e não users :roll:
Há termos que têm tradução...
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Fev 01, 2007 14:53

Mensagempor batatafrita » Segunda Set 17, 2007 14:59

Boas,

Vou tentar dar uma visão um pouco melhor do assunto.

Neste momento sou estudante de Engª Informática, e nunca trabalhei. Precisamente por isso quando me propuseram isto eu cobrava valores que eram uma fracção do que uma empresa qualquer pediria... Não sabia o que ia sair dali, e não achava justo estar a cobrar o mesmo que pessoal/empresas com anos de experiência. Cursos, certificações, etc não tenho nada.

Quanto aos clientes, nunca tive problemas com eles. Dou-me bem com todas as pessoas e dão-se todos bem comigo, não é daqueles ambientes "pesados" onde nem apetece estar. É por isso que não quero pedir muito, mas também não quero ser "explorado".

O trabalho que faço é de tudo um pouco: ver porque é que o computador X deixou de aceder à net, arranjar o computador Y que de repente deixou de imprimir, formatar um computador cheio de virus, dar conselhos técnicos sobre o que comprar, etc. Se for preciso também crio pequenos programas para simplificar algumas tarefas. Coisas como criar um programa que tira os dados de N produtos de uma folha de Excel e os mete directamente na base de dados, em vez de estar um empregado a perder um par de dias a fazer copy/paste do Excel para o programa, produto a produto.

De momento a rede do escritório está montada em modo Workgroup, sem servidor central. Dentro em breve vai-se comprar um servidor para colocar uma aplicação a correr (essencialmente será de gestão documental), mas em principio não se implementará um domínio Active Directory até porque a empresa só tem uns 6 empregados.

Quando o servidor aparecer, também fará parte das minhas funções mante-lo a funcionar. Quanto ao hardware haverá suporte da marca, pelo que quanto a isso não tenho que me preocupar - só em relação ao software, e à configuração/montagem do servidor.

Quando pedimos orçamentos para o servidor, o valor médio para a instalação (instalar Windows Server e configurar Active Directory) é de €400-500 + IVA... O que eu acho um abuso para um trabalho que é relativamente simples. (Não será numa grande empresa, mas para 6 pessoas até eu faço isso num par de horas) Foi ao ver esse tipo de valores (bem como os de lojas como a PC-Clinic, que era o que usavam antes de eu aparecer) que achei que se calhar era tempo de renegociar as minhas condições.

Os valores que eu tinha pensado eram cerca de €15-20 limpos por hora. Quanto a um valor fixo mensal não pensei bem nisso... O problema é que não existe um número de eventos fixo por mês, pelo que posso estar dois meses sem ter nenhum ou ali num espaço de 2 meses haver uns 4 ou 5.

Uma outra solução de que entretanto me lembrei seria uma avença mensal para suporte técnico para o escritório, e um valor fixo por cada evento.

Cumprimentos.
batatafrita
Novato
Novato

Registado: Segunda Set 17, 2007 0:52

Mensagempor miguelrsantos » Segunda Set 17, 2007 15:42

Deixa te estar como estás mal vale um passaro na mão que dois a voar e faz serviço voluntario .
miguelrsantos
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Sexta Nov 25, 2005 3:25

Mensagempor pagc » Segunda Set 17, 2007 15:42

batatafrita Escreveu:Os valores que eu tinha pensado eram cerca de €15-20 limpos por hora. Quanto a um valor fixo mensal não pensei bem nisso... O problema é que não existe um número de eventos fixo por mês, pelo que posso estar dois meses sem ter nenhum ou ali num espaço de 2 meses haver uns 4 ou 5.
Cumprimentos.

Irás trabalhar a recibos verdes e terás de ter em atenção os impostos que são pesados. Como não estás a trabalhar para outrem, terás de fazer os descontos para a segurança social (32%) e ficarão retidos 20% para IRS.

Terás de pedir 32€ para receber 15,36€ e 42€ para receberes 20,16€

32€-10,24€-6,4€=15,36€ (Valorhora-SS-IRS)
42€-13,44€-8,4€=20,16€ (Valorhora-SS-IRS)

No final do ano acertas depois as contas no IRS, mas a menos que tenhas despesas de saúde e filhos, ainda deves pagar mais alguma coisa

batatafrita Escreveu:Uma outra solução de que entretanto me lembrei seria uma avença mensal para suporte técnico para o escritório, e um valor fixo por cada evento.
Cumprimentos.

5*
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor forunista » Segunda Set 17, 2007 15:58

pagc Escreveu:Irás trabalhar a recibos verdes e terás de ter em atenção os impostos que são pesados. Como não estás a trabalhar para outrem, terás de fazer os descontos para a segurança social (32%) e ficarão retidos 20% para IRS.

32% para segurança social ?!!! Desculpa?!!!

pagc Escreveu:
batatafrita Escreveu:Uma outra solução de que entretanto me lembrei seria uma avença mensal para suporte técnico para o escritório, e um valor fixo por cada evento.
Cumprimentos.

5*

5* também :)
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor pagc » Segunda Set 17, 2007 16:11

Enganei-me, estava a corrigir isso agora, São 32% sobre 1.5x o ordenado mínimo nacional: 596,79*32%= 190,97€ mensais. Ainda é pior. Pode ser no entanto, que ele se enquadre nos regimes de baixo rendimento. fica aqui a FAQ para profissionais liberais

Mas será sempre melhor confirmar quais os valores exactos que se descontam. Segundo li algures quem têm recibos verdes vai ter de ir para o regime alargado = 32%

http://195.245.197.202/preview_document ... 5271&m=PDF
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor forunista » Segunda Set 17, 2007 16:29

pagc Escreveu:Enganei-me, estava a corrigir isso agora, São 32% sobre 1.5x o ordenado mínimo nacional: 596,79*32%= 190,97€ mensais. Ainda é pior. Pode ser no entanto, que ele se enquadre nos regimes de baixo rendimento. fica aqui a FAQ para profissionais liberais

Mas será sempre melhor confirmar quais os valores exactos que se descontam. Segundo li algures quem têm recibos verdes vai ter de ir para o regime alargado = 32%

http://195.245.197.202/preview_document ... 5271&m=PDF

DASS 8O
Vai lá vai! Não pensei que fosse tanto!
forunista
Aprendiz
Aprendiz

Anterior

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes