por batatafrita » Segunda Set 17, 2007 14:59
Boas,
Vou tentar dar uma visão um pouco melhor do assunto.
Neste momento sou estudante de Engª Informática, e nunca trabalhei. Precisamente por isso quando me propuseram isto eu cobrava valores que eram uma fracção do que uma empresa qualquer pediria... Não sabia o que ia sair dali, e não achava justo estar a cobrar o mesmo que pessoal/empresas com anos de experiência. Cursos, certificações, etc não tenho nada.
Quanto aos clientes, nunca tive problemas com eles. Dou-me bem com todas as pessoas e dão-se todos bem comigo, não é daqueles ambientes "pesados" onde nem apetece estar. É por isso que não quero pedir muito, mas também não quero ser "explorado".
O trabalho que faço é de tudo um pouco: ver porque é que o computador X deixou de aceder à net, arranjar o computador Y que de repente deixou de imprimir, formatar um computador cheio de virus, dar conselhos técnicos sobre o que comprar, etc. Se for preciso também crio pequenos programas para simplificar algumas tarefas. Coisas como criar um programa que tira os dados de N produtos de uma folha de Excel e os mete directamente na base de dados, em vez de estar um empregado a perder um par de dias a fazer copy/paste do Excel para o programa, produto a produto.
De momento a rede do escritório está montada em modo Workgroup, sem servidor central. Dentro em breve vai-se comprar um servidor para colocar uma aplicação a correr (essencialmente será de gestão documental), mas em principio não se implementará um domínio Active Directory até porque a empresa só tem uns 6 empregados.
Quando o servidor aparecer, também fará parte das minhas funções mante-lo a funcionar. Quanto ao hardware haverá suporte da marca, pelo que quanto a isso não tenho que me preocupar - só em relação ao software, e à configuração/montagem do servidor.
Quando pedimos orçamentos para o servidor, o valor médio para a instalação (instalar Windows Server e configurar Active Directory) é de €400-500 + IVA... O que eu acho um abuso para um trabalho que é relativamente simples. (Não será numa grande empresa, mas para 6 pessoas até eu faço isso num par de horas) Foi ao ver esse tipo de valores (bem como os de lojas como a PC-Clinic, que era o que usavam antes de eu aparecer) que achei que se calhar era tempo de renegociar as minhas condições.
Os valores que eu tinha pensado eram cerca de €15-20 limpos por hora. Quanto a um valor fixo mensal não pensei bem nisso... O problema é que não existe um número de eventos fixo por mês, pelo que posso estar dois meses sem ter nenhum ou ali num espaço de 2 meses haver uns 4 ou 5.
Uma outra solução de que entretanto me lembrei seria uma avença mensal para suporte técnico para o escritório, e um valor fixo por cada evento.
Cumprimentos.