pagc Escreveu:jim-lamego Escreveu:olha neste momento tenho 2 créditos de 5000 eur , pago 103 e 107 por cada um . ora bem 107x12 meses =1284x6anos =7704 . Ok não são 8000 €..
Mas ai estás com prazos elevadíssimos, podes não poder fazer melhor mas com prazos desses, não há spread que safe, é a matemática a lixar
O problema é mesmo esse , a grande maioria das pessoas não tem condições para pagar uma prestação tão elevada , logo optam por prazos mais alargados. Optam não são obrigadas senão não tem capacidades de pagar a mensalidade.
pagc Escreveu:jim-lamego Escreveu:Falou se muito sobre os bancos poderem alargar o prazo máximo para consecção de créditos pk ? de certeza que não é por a maioria os pagar em 15 anos , não achas?![]()
Os bancos alargaram os prazos porque o nível de endividamento estava no limite, senão não emprestavam mais dinheiro. Para as pessoas foi a forma de esticar ainda mais um pouco a corda, porque esse alargamento ao fazer baixar a prestação permitiu que eles pedissem ainda mais algum.
Sim , o nível de endividamento estava no limite , mas na minha opinião, o factor ponderante para se alargaram os prazos , foi para se conseguirem prestações mensais mais baixas,isto tb fruto da concorrencia .Repara , a grande maioria das pessoas estava a ficar sem capacidade de pagar prestações tão elevadas, os bancos em vez de receberem dinheiro estava m a começar a receber casas devido ao não pagamento da mensalidade das mesmas.
pagc Escreveu:Sabes onde é que eles usam e abusam? Nem é nos spreads é nas comissões que te cobram por tudo e por nada. Agarra num extracto bancário e soma lá os valores pequenos todos e vais ver quanto é que aquilo dá. Quando pagas a prestação da casa pagas despesas de processamento, cobram a manutenção da conta dos clientes, a emissão de cheques, do cartão de crédito, as transferências bancárias, as despesas com o estudo, avaliação e processamento no crédito à habitação,. Essas comissões já valem 25% do lucro dos bancos.
Foi exactamente por esse motivo que eu mencionei:
E as despesas que tens para alem da prestação ? (seguros por ex.)
Sinceramente sou da opinião que os bancos se estão a aproveitar da crise que se instalou no pais para fazerem dinheiro.
Um pequeno esforço feito pelos mesmos poderia resultar num grande ponto a favor do desenvolvimento do pais.
Quando falo do governo tomar medidas quanto ao lucro dos bancos não estou a falar de ameaças nem de extorsão.
Vou dar um pequeno exemplo , o caso das Operadoras de telemoveis e dos portateis .
È deste tipo de medidas que tem se surgir , mas em relação aos bancos .
Relações de proveito simultaneo quer dos bancos quer dos clientes.
Claro que o lucro para os bancos não é o mesmo , aqui está o tal "esforçozinho" que os bancos tem de fazer.