Em Português

Comente o nosso website no geral, aponte erros, dê sugestões...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Em Português

Mensagempor mmodem » Sábado Out 20, 2007 1:13

Sempre que posso tento sempre enviar sugestões a sítios que contêm estrangeirismos dos quais existe tradução directa em português tais como por exemplo:

site
email
link
home

onde a tradução será:
sítio
endereço electrónico
ligação
principal (pode variar conforme o contexto)

Quero com isto chamar a atenção do sítio www.hardware.com.pt onde se tem visto um esforço para ter tudo em português mas ainda se continuam a ver alguns anglicismos como "Home", "Smileys" onde o correcto seria "Sorrisos", mas claro isto são apenas exemplos pois o que pretendo dar uma chamada de atenção pois comparando este sítio com outros, serve de bom exemplo.

Parabéns pelo vosso trabalho :)
mmodem
Novato
Novato

Registado: Sábado Out 20, 2007 0:24

Mensagempor nunoemanuel » Sábado Out 20, 2007 8:59

Boas,

Concordo com o home, mas nao com o smiles....

Para mim não existe tradução para smile....porque o que lá está nao são sorrisos, mas sim expressões....

É uma palavra originada pelas TIC, e não me parece bem a tradução....

é o mesmo caso que o "LOL"...

Mas quanto ao "home" e afins, parece-me bem....

Cumps
Imagem
nunoemanuel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Mar 24, 2006 21:38

Mensagempor alfatek » Sábado Out 20, 2007 17:59

Vivas,

Obrigado pelos comentários. A minha preocupação com estes assuntos é também alta mas considero que não podemos ser radicais e eliminar os estrangeirismos a 100%.

Acho que há palavras que, dado o seu elevado uso são mais identificáveis na sua versão inglesa que na portuguesa. Ao traduzir estamos essencialmente a piorar a usabilidade (facilidade de utilização) da página.

Por exemplo:
Home / Página Principal - acho que fica melhor em português e as pessoas entendem o que se refere
Link / Ligação - Link é muito mais "entendível" pelas pessoas, é muito mais usado e todos sabemos o que é um link. Hiperligação penso que seria a designação correcta mas também é um palavrão.
Email / correio electronico - é mais fácil escrever email e todos percebemos.
Site / Sítio - Acho que as pessoas percebem melhor site/website que sítio, página web, etc.

password / palavra-passe. Login / entrar. Acho que o equivalente estrangeiro é mais usado e por isso as pessoas identificam melhor.

smileys - no forum está traduzido como emoções e sinceramente acho mal. Smileys é mais perceptivel.

Mas obviamente vou dar uma vista de olhos pelo "site" e forum e corrigir onde achar necessário, obrigado novamente :)

p.s. - sem dúvida uma questão interessante :) e nos artigos tento sempre corrigir os estrangeirismos por palavras portuguesas equivalentes, apesar de ser sempre impossível traduzir tudo.
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor _black_bird » Sábado Out 20, 2007 20:53

Eu só mudava o site por sitio. O resto ficava como está!
Concordo que há termos em inglês que é bastante mais perceptível do que em português.
E quem faz traduções de software para português, como eu, como o ccleaner, bem sabe a dificuldade que é, em explicar em português certas palavras em que não há tradução directa para a nossa lingua.
_black_bird
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Jan 17, 2003 22:06

Mensagempor 5had0w » Domingo Out 21, 2007 12:35

Ingles > portugues...o forum pode ser portgues, mas por mim podia tar em ingles.
Meh
5had0w
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Fev 05, 2006 13:38

Mensagempor mmodem » Domingo Out 21, 2007 22:51

Eu sou tradutor, traduzo uma distribuição e de alguns sítios e tento colocar tudo em português pois se é uma tradução para português não é para aparecerem termos em inglês.

Sabiam que nos restantes países europeus nomeadamente França, Alemanha, Espanha, etc, todos os termos ingleses são traduzidos, aliás em muito sítios franceses até o termo "web" aparece traduzido.

E isto tem muito a haver com o facto de gostarmos de quem somos (da nossa identidade), e pelos vistos muitos portugueses não gostam de ser quem são.

Por exemplo um inglês quando vai a Espanha, este tem que se esforçar por falar em espanhol, pois o espanhol sabe que está em Espanha e é o inglês que tem por obrigação tentar fazer entender-se, já em Portugal acontece precisamente o contrário, somos logos os primeiros a falar em inglês no caso de ser com um inglês, e no caso de ser um espanhol até tentamos falar um "espanholês", ora isto é o cúmulo do ridículo.

Ainda vou mais longe, em Espanha existem ainda outras línguas como o catalão e ainda outra da qual não me recordo mas tenho visto em certos programa televisivos o quanto eles se orgulham da sua língua e de a quererem manter e expandir em vez de irem no "globalizar" como alguns utilizadores o têm referido com muito pena minha, pois sou Português e falo Português.

Agora se uns preferem por exemplo traduzir "link" para "ligação" ou "hiperligação" já é relativo mas o essencial é que já seja Português.

Era bom que existisse um sítio criado pelo ministério da cultura para este efeito, para que começasse a haver unanimidade em relação à tradução de certos termos.

Como disse tento colocar tudo em português, por exemplo já opto por traduzir "hawdware" para "material", mas por exemplo o termo "firewall" ainda opto por a deixar como estrangeirismo mas dentro de plicas ou em itálico.

Agora pessoas que dizem que lá por em certos casos preferem que apareça em inglês por ter mais caracteres ou por qualquer outra razão é "sem comentários"...

O termo "email" pode ser traduzido apenas para "endereço" pois estando dentro do contexto informático já sabemos a que se refere, claro que dentro do próprio contexto informático existem por vezes contextos diferentes mas há sempre solução, agora deixar em inglês é que eu acho que é triste.
mmodem
Novato
Novato

Mensagempor Diltiazem » Segunda Out 22, 2007 15:41

mmodem Escreveu: Por exemplo um inglês quando vai a Espanha, este tem que se esforçar por falar em espanhol, pois o espanhol sabe que está em Espanha e é o inglês que tem por obrigação tentar fazer entender-se, já em Portugal acontece precisamente o contrário, somos logos os primeiros a falar em inglês no caso de ser com um inglês, e no caso de ser um espanhol até tentamos falar um "espanholês", ora isto é o cúmulo do ridículo.

Peço desculpa, mas discordo neste paragrafo. Tenho passado algum tempo em Espanha e posso garantir que até hoje não vi um inglês/americano/escocês/irlandês a tentar falar espanhol. Mais, os espanhóis só não falam inglês com pessoas destas nacionalidades se não souberem. Penso que estás a generalizar uma ideia errada de que, nós nos rebaixamos enquanto que lá fora é diferente... Da mesma forma não falo "portinhol" em Espanha, mas sim inglês por ser mais universal (estou a pensar tirar um curso de castelhano).

Quanto às expressões informáticas, penso que muitas delas ainda não estão enraizadas na maioria das pessoas, ainda para mais quando muitos de nós já as usávamos antes de haver equivalentes em português, e daí a tendência para usarmos o termo anglo-saxónico.

O exemplo que deste de traduzir "hardware" por "material" penso que até poderá ser incorrecto, uma vez que não creio que a tradução satisfaça o termo original. E mesmo lá fora as traduções deixam a desejar, o "logiciel" francês para designar "software" penso que é um excelente exemplo.

Cumps.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Ago 26, 2004 21:06

Mensagempor mmodem » Segunda Out 22, 2007 21:23

Diltiazem Escreveu:E mesmo lá fora as traduções deixam a desejar, o "logiciel" francês para designar "software" penso que é um excelente exemplo.

Mas como vez eles traduzem para francês e é muito raro encontrar anglicismos em sítios franceses, assim como em muitos outros sítios alemães, italianos, polacos, etc, países que se orgulham da sua identidade.
mmodem
Novato
Novato

Mensagempor Diltiazem » Segunda Out 22, 2007 23:13

mmodem Escreveu:
Diltiazem Escreveu:E mesmo lá fora as traduções deixam a desejar, o "logiciel" francês para designar "software" penso que é um excelente exemplo.

Mas como vez eles traduzem para francês e é muito raro encontrar anglicismos em sítios franceses, assim como em muitos outros sítios alemães, italianos, polacos, etc, países que se orgulham da sua identidade.

Como já disse acima não penso que seja por aí que se possa medir o "orgulho" na identidade nacional, acho que estás a fazer uma generalização que acaba por ser perniciosa. Aliás, o "logiciel" foi um exemplo que apresentei, se os franceses usam o termo ou preferem o anglo-saxónico isso já não sei, porque como tu próprio disseste também existem numerosos exemplos de palavras que existem em português, mas em que na maioria das situações se usa o equivalente inglês.

Não me choca a utilização de termos em inglês na informática, até porque é um campo que avança muito mais depressa que a gramática, e portanto só depois de muito tempo a usar os termos originais, quando já estão enraizados é que surgem as traduções.

Eu uso o "e-mail" desde antes de existir correio electrónico, já visitava "sites" quando sítio só significava um local físico. Compreendo o teu ponto de vista, mas são termos que já fazem parte do vocabulário há muito tempo e que vão custar a substituir. Além do mais penso que a tradução de muitos deles deixou muito a desejar.

Cumps.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Ago 26, 2004 21:06

Mensagempor alfatek » Terça Out 23, 2007 18:32

Eu também defendo bastante a língua portuguesa mas não é por isso que não uso abreviações ou continuo a usar palavras inglesas.

Quer se queira ou não, há palavras inglesas que simplesmente não tem "boa" tradução. O inglês é o mais próximo que temos de uma linguagem universal da internet e desde que seja com moderação não vejo nenhum problema em usar termos ingleses.

Por exemplo, faço questão de traduzir CPU para processador, heatsink - dissipador, fan - ventoinha mas há coisas mais complicadas: chipset, motherboard, pcb?
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor mmodem » Terça Out 23, 2007 23:29

alfatek Escreveu:Eu também defendo bastante a língua portuguesa mas não é por isso que não uso abreviações ou continuo a usar palavras inglesas.

Quer se queira ou não, há palavras inglesas que simplesmente não tem "boa" tradução. O inglês é o mais próximo que temos de uma linguagem universal da internet e desde que seja com moderação não vejo nenhum problema em usar termos ingleses.

Por exemplo, faço questão de traduzir CPU para processador, heatsink - dissipador, fan - ventoinha mas há coisas mais complicadas: chipset, motherboard, pcb?

motherboard - placa mãe

e é uma tradução directa e correcta e de uso corrente. Podias também começar por traduzir os termos ingleses que se encontram em www.hardware.com.ptm os quais referi na abertura deste tópico :)

Também costumava usar estrangeirismos na minha linguagem (o tal "mail") mas agora raramente o faço, claro que continuam a existir termos cuja tradução suscita discordância, por exemplo "firewall", os brasileiros traduzem muitas vezes para "paredão de fogo", mas eu como tradutor neste caso opto por colocar este estrangeirismo entre plicas ou em itálico, como também por exemplo acontece com "web".

Mas o cerne da questão é o uso do português, e era bom que existisse um sítio oficial onde se começasse a elaborar um dicionário de termos informáticos para de uma vez por todas deixar de haver traduções muitas vezes imaginativas e claro deixar de se ver estrangeirismos.

Claro que isto é todo um processo que demora o seu tempo mas espero que chegue a bom porto como no caso dos franceses.
mmodem
Novato
Novato

Mensagempor jluisfer » Quarta Out 24, 2007 15:22

Não curto nada a tradução de site para sitio,simplesmente não me soa bem e os restantes termos que se falaram aqui tb não.Não acho que seja obrigatorio traduzir-se tudo para português,o que tem sentido acho bem o restante nem por isso
Core 2 Duo @ 2.4 / 2GB Ram a 667Mhz / 2 X 320GB Sata / Geforce 8800 320 MB / Audigy 2 / Theater Pro 550

http://www.fotodoze.blogspot.com -o meu foto blog
http://acidentesdodesporto.blogspot.com -videos de acidentes de desportos motorizados e não só
jluisfer
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 10:42

Mensagempor Vtech » Quarta Out 24, 2007 15:49

Para quem chega agora ao mundo da informática é bem possível que adoptem termos em português, até porque isso começa logo na escola, agora para quem anda nisto à alguns anos é absolutamente impensável, claro que se vierem falar de sitio, endereço electrónico, placa mãe etc, eu sei do que se trata, mas a falar ou a escrever nunca na vida me ia sair um termo desses, depois não uso um único software (aplicação para os mais novos) em português, é mania pois actualmente já nem há muita razão para isso, mas perguntem a um qualquer técnico de informática (não é daqueles de loja de centro comercial) ou alguém mais entendido, o que preferem o Windows em português ou Inglês, sim é verdade as versões em Inglês são normalmente mais estáveis, e quando sai um update (actualização para quem não sabe) sai sempre primeiro para Inglês (lembram-se do SP2 do XP), bom e com isto já estou a começar a divagar, mas para acabar, não estou de acordo com o sugerido, estamos num fórum de hardware (ou melhor, material) não estamos na escolinha.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor mmodem » Quarta Out 24, 2007 16:15

Precisamente para quem já anda nisto à muitos anos é que já começa a fazer demasiada confusão ouvir tudo em inglês. Faz-me lembrar aqueles "migras" que vêm de França e continuam a falar em francês em Portugal.

Agora para evitar situações precisamente como o penúltimo comentário do "Não curto nada a tradução de site para sitio" que se já tivesse começado a haver traduções as pessoas já não achariam estranho ver escrito na própria língua em vez do inglês, mas isto denota o sentimento de que ser português não é bom.
mmodem
Novato
Novato

Mensagempor SkylineGTR » Quarta Out 24, 2007 16:32

Defendo bastante a nossa língua, mas Informática = Inglês!

Termos como:
email
home
link
site
password
username
upload
download
lag
motherboard
etc

Fazem parte do nosso dia a dia, e a tradução directa para português na maior parte dos casos não é bem conseguida, ou então não soa bem.
i7 920 | ASUS P6T Deluxe V2 | 6GB Corsair Dominator PC3-12800 | BFG GTX285 OC2 | 2x WD 640GB + WD 750GB + Seagate 750GB + Samsung F1 1TB | Corsair HX-620 | HP w2207 | Lian Li PC-V1110B
SkylineGTR
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Dez 28, 2004 22:26

Próximo

Voltar para Comentários e Sugestões

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes