upgrade CPU portátil

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

upgrade CPU portátil

Mensagempor axel » Sábado Out 13, 2007 16:32

Olá,

Tenho um Acer 2012wlmi e surgiu a possibilidade de fazer um upgrade de CPU.

O actual CPU é um Banias 1.5

Como tenho estado afastado das temática do harware e CPUs mobile, não sei quais os critérios que devo seguir para saber o que é compatível com a minha máquina.

Alguma ajuda?
axel
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Fev 26, 2004 14:08

Mensagempor axel » Quarta Out 24, 2007 0:12

Tenho que tomar a decisão hoje se compro um Pentium Mobile 1,6Ghz com 2MB cache. Suponho que seja o 725.

É compatível com a minha máquina? vale a pena?

Alguém?
Saudações, Alexandre Cunha

Crise? Qual crise?
axel
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Semenkhare » Quarta Out 24, 2007 0:37

axel Escreveu:Tenho que tomar a decisão hoje se compro um Pentium Mobile 1,6Ghz com 2MB cache. Suponho que seja o 725.

É compatível com a minha máquina? vale a pena?

Alguém?

É melhor enviares um mail à Acer com essa questão. Á partida, a tua máquina deve suportar esse cpu. Mas estará o cpu actual soldado na board? Em alguns portáteis isto acontece. Se assim fôr, o upgrade revela-se complicado.

Cumps!
.
.
- Asus P5Q / Intel C2D E8400 / 4GB 800MHz / Asus EAH4850 512MB / Asus TFT VW220D (21.6")
- Macbook Pro 15" / C2D T9400 (2.53GHz)/ 4GB 1066MHz / nVidia 9400M + 9600M GT
- Sony Ericsson X10i
- iPod Touch 3G 32GB
Semenkhare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jun 14, 2006 22:11

Mensagempor axel » Quarta Out 24, 2007 10:20

Não, neste maquina o cpu está em socket. Sei porque a maquina já foi desmontada por mim para observação e limpeza.
(nota: operação NÃO recomendada, somente quem tiver experiência o deve fazer)

Não creio que a Acer responda a isso, mas vou tentar ...

Eu esperava mais que o pessoal da comunidade, overclocker, etc tivesse alguém coisa a dizer.

Crise? Qual crise?
axel
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Semenkhare » Quarta Out 24, 2007 17:33

axel Escreveu:Não, neste maquina o cpu está em socket. Sei porque a maquina já foi desmontada por mim para observação e limpeza.
(nota: operação NÃO recomendada, somente quem tiver experiência o deve fazer)

Não creio que a Acer responda a isso, mas vou tentar ...

Eu esperava mais que o pessoal da comunidade, overclocker, etc tivesse alguém coisa a dizer.

Se assim é, então tenta. Aproveita e vê primeiro o modelo e nº de série da motherboard, assim como o chipset que tem. Faz uma pesquisa na net, primeiro, para ver se realmente é compatível, não vá ocorrer um azar e queimares a board. E não te esqueças da pasta térmica (mas de certeza que tu deves saber o que fazer). E não sei se não será necessário um update da bios. Já agora: vale a pena gastares dinheiro para teres um cpu com as mesmas características, apenas com mais 100MHz? O aumento de performance será insignificante, ou pouco mais do que isso...

Quanto à falta de participação, tens que compreender que talvez se deva ao facto de não ser nada usual alguém fazer um upgrade de cpu num portátil (algo normal e corrente no mercado dos desktops). Por isso a falta de conselhos, creio. Que me lembre, só uma vez colocaram essa questão aqui no fórum, antes de ti, em relação a um S1. Mas não sei se o dono desse portátil chegou a fazer o upgrade. Mas antes, ele informou-se na LG se a board suportava o dito upgrade.

Cumps!
.
.
- Asus P5Q / Intel C2D E8400 / 4GB 800MHz / Asus EAH4850 512MB / Asus TFT VW220D (21.6")
- Macbook Pro 15" / C2D T9400 (2.53GHz)/ 4GB 1066MHz / nVidia 9400M + 9600M GT
- Sony Ericsson X10i
- iPod Touch 3G 32GB
Semenkhare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jun 14, 2006 22:11

Mensagempor axel » Terça Out 30, 2007 20:00

Boas,

Não avancei para o negócio do CPU P-M 1.6 e surgiu uma oportunidade com um CPU P-M 775 2ghz.

Contactei a Acer. No primeiro "round" remeteram-me para uma empresa que faz assistências aos Acer fora de garantia. Tive de esclarecer que não queria contactar outra empresa e queria uma resposta da Acer. E a reposta que veio, foi: "informamos que não è possivel fazer um upgrade ao CPU do equipamento. "
Penso que esta seja uma resposta "chapa 5" da Acer, mas...

Quanto a mais dados internos da maquina, teria de reabrir tudo de novo e estava a guardar isso para a ocasião em que tivesse um CPU e aproveitava e fazia uma limpeza do ventilador - pela frequência a que funciona, deve estar a precisar de limpeza e troca de massa térmica.

Crise? Qual crise?
axel
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor axel » Terça Out 30, 2007 20:11

Bem, entretanto descobri um manual técnico da série Aspire 2010 e nas spare parts possíveis para este equipamento, consta:

INTEL PENTIUM -M (BANIAS) 1.4GHZ 1M/400MHZ KC.BS001.14G
FSB
INTEL PENTIUM -M (BANIAS) 1.5GHZ 1M/400MHZ KC.BS001.15G
FSB
INTEL PENTIUM -M (BANIAS) 1.6GHZ 1M/400MHZ KC.BS001.16G
FSB
INTEL PENTIUM -M (BANIAS) 1.7GHZ 1M/400MHZ KC.BS001.17G
FSB
INTEL PENTIUM -M (DOTHAN) 1.7GHZ 2M/ KC.ND001.17G
400MHZ FSB
INTEL PENTIUM -M (DOTHAN) 1.8GHZ 2M/ KC.ND001.18G
400MHZ FSB

À direita tem o part number da Acer.

Daqui se conclui que a maquina permite outros CPUs. Mas os CPUs listados são aqueles que tem apenas FSB 400mhz e provavelmente são os que existiam ou se previa virem a estar disponíveis no mercado.

E daqui se levanta a questão: CPUs mais recentes e com FSB diferente também funcionam? Prevejo que usando CPUs com FSB diferente não seria aproveitado esse FSB mas funcionariam somente com o FSB suportado pela board e chipset que neste caso é 400mhz.

Estou certo?

Crise? Qual crise?
axel
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes