é mais um tipico topico. Tive a ler os mais recentes e nao se encaixam muito bem no que eu quero...
Ando a procura de um portatil e não um transportavel, ou seja:
- levezinho (~2kg, se possivel menos), ou seja, provavelmente nada maior que 13 ou 14'' no ecra. Dimensoes reduzidas. Nao ha a minima preferencia por marca, mas nada com chipsets SIS.
- falando em ecra, quero uma coisa razoavelmente decente. Acho que ja nem ha, mas nao quero nada com ecras tipo baços.
- placa grafica relativamente decente. Com isto quero dizer que nao quero NADA do ranço das intel, mas provavelmente qualquer uma de marca de placa grafica deve servir. Se possivel, nVidia (compatibilidades linux).
- 2Gb de ram ja parece ser relativamente comum, por isso pode ser.
- Disco é irrelevante. qualquer coisa maior que 40gb ta bom.
- Processador, ao nivel actual do mercado, nao me preocupa. É um verdadeiro overkill, qualquer processador hoje em dia é mais que suficiente pra tudo que lhe possa enfiar, desde jogos até qualquer outra aplicacao.
- O resto é cosmetica e é irrelevante. Desde que nao seja rosa (wtf?!), por mim ta bom.
- +/- 1200€ de orçamento
- nunca prestei grande atençao a autonomia da coisa. a maioria da pra 2 ou 3 horas e por mim isso ja ta bom.
- o portatil é pra trabalho e uns jogos. Mais pra trabalho, principalmente com bases de dados e webdesign. O ecra pequeno nao me incomoda.
- o ideal era vir com sistema operativo NENHUM. E podia vir sem "software extra" tambem. Tou-me positivamente nas tintas pra isso. Infelizmente, ja sei que vou ter que mamar com a mer** do vista. Escusado será dizer que vai ser automaticamente formatado mal chegue a casa. Um misto de xp (alguns jogos e programa da empresa, infelizmente) com ubuntu (90% do tempo) é o que vai funcionar nele.
Queria uma opiniao de quem ma quiser dar sobre o assunto, e desde ja aproveito pra agradecer a quem se pronunciar.