Inspecção automóvel - livrete

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor shakkal » Terça Out 16, 2007 18:12

XEDAS não te esqueças que se levares carga esta vai "pesar" é no eixo de trás dai ter um indice maior...

Cumps.
shakkal
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Ago 27, 2006 13:46

Mensagempor Overclocker » Terça Out 16, 2007 20:17

ISto é um pais de caca...

Andei anos com o meu Kadett com pneus 155 :evil:

Um carro de segmento médio, com pneus de bailarina, só pq um idiota iluminado na DGV, pos isso no livrete....

Num pais realmente civilizado, não existem estas paneleirices de medidas de pneus....

Depois querem segurança.. :!:

Malta desculpem lá....

Abraço,
Overclocker
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Fev 08, 2006 0:59

Mensagempor shakkal » Terça Out 16, 2007 20:31

Overclocker permite-me discordar contigo... Quem define as medidas dos pneumático é o fabricante e não a DGV.

Vou-te dar um exemplo, o meu jipe de eleição sempre foi o UMM por ser de fabrico português por ter o aspecto "feio e robusto" por ter uma mecânica muito simples... enfim gosto dele. Há algum tempo atrás soube que poderia homologar várias medidas de pneus junto da marca, assim fiz.
Enviei um mail a pedir as medidas disponiveis e passado algum tempo recebi uma cartinha da UMM completamente gratuita e com cerca de 20 medidas diferentes de pneus, eram tantas que nem couberam no novo livrete. Fique super impressionado pela disponiblidade e pelo preço... Outras marcas chegam a cobrar 100 euros pela cartinha...
Passado alguns meses voltei a pedir a mesma declaração desta feita para um jipe do meu pai... Supresa das surpresas... cobraram-me 25 euro pela declaração e nesta constava apenas 3 ou 4 medidas e nada de interessantes.... Fiquei curioso e liguei para lá e ao fim de alguma conversa passaram-me à pessoa responsável por este sector...
A situação foi que em determinada data houve um acidente com um UMM onde se soltou a roda da frente e atingiu mortalmente uma pessoa, embrulharam-se companhias de seguros e uma das teorias era que este tipo de jipe não podia circular com pneumáticos tão grandes... Já sabem para quem sobrou...

As empresas perferem jogar pelo seguro... para mais tarde não lhes mexerem no bolso....

Desculpem o testamento....

Cumps.
Editado pela última vez por shakkal em Quarta Out 17, 2007 9:31, num total de 1 vez.
shakkal
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Ago 27, 2006 13:46

Mensagempor Overclocker » Terça Out 16, 2007 23:39

Correcto.

No manual do meu Opel, vinha la como medida max. recomendada, até 175 ( perfeitamente razoável para um carro leve com 75cv.).

Mas no livrete, o máximo era 155. :evil:

Resultado: Não podia por mais de 155.

Nas curvas, era uma maravilha ver o carro fugir.......

Para mudar, teria de meter requerimento a DGV, outro a Opel e pagar XXX.

Noutros paises, mudas, e na Inspeção se acharem não comprometer DE FACTO a segurança, e sempre aviar....

Aqui reina a burocracia, dai até este tópico que o user quer esclarecer...
Overclocker
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Fev 08, 2006 0:59

Mensagempor Fresh_fruit » Quarta Out 17, 2007 8:23

No UMM Alter II que tive tinha umas 7 medidas homologadas no livrete ... ia até 33 ...
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor XEDAS » Segunda Out 29, 2007 12:01

Boas,

Continuando a minha saga....

Nao consigo arranjar os pneus em lado nenhum. Mesmo com a Opel nao tá fácil. Na Norauto, ja contactaram com dezenas de revendedores de pneus e nada. A Continental é a unica marca que fabrica este pneu.

Já fui à DGV e à Opel e nao existe mais nenhum tipo de pneu homologado para o meu carro. 8O. Fds, tou começar a passar-me. A Continental portuguesa nao tem previsões de ter os pneus. A Continental espanhola até ja diz que vao deixar de os fabricar. Ca ganda mierda.

Entretanto na Norauto ja tao a entrar em contacto com a Opel Portugal a ver o que se pode fazer. Pois a Opel vai ter q homologar outro pneu, senão tou f*dido.

Tenho inspecção até quarta e ainda ando nisto. Sem saber se vou ter pneus e quando.

No fim de tudo, se eu for à inspecção, reprovo. Depois em quanto tempo posso resolver o problema? Existe algumas condicionantes enquanto nao regularizar a inspecção?

Porra pra isto. Ando numa fase em que tenho tanta coisa para pensar, tou a sair da minha empresa, vou começar a ter entrevistas.... :twisted: e preciso mesmo do carro
AMD 64 3500+ / Zalman 7700 CU
ASUS A8V DELUXE sock 939 / 2x1GB G.SKILL ZX + 2x512 Twinmos dual
Thermaltake Shark Black / X-Alien 500 / XFX 6800 GT 256
MAXTOR 200GB serial ATA / NEC 3500A / Logitech MX-518
XEDAS
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Nov 19, 2004 15:57

Mensagempor pagc » Segunda Out 29, 2007 12:53

Já tentaste as lojas Online?

www.pneucity.com (Tens lá pneus que queres e baratos mas são de inverno) a 48€ cada com custos de transporte, embalagem e IVA incluidos. Eles têm estações de serviço com acordo para montagem e onde os pneus podem ser entregues. Fala com eles a ver qual o prazo de entrega

Pneu: CHAMPIRO WT Plus 165/60 R14 79T

Cumps
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor XEDAS » Segunda Out 29, 2007 13:02

Thanks,

Ja tenho visto em lojas online. Esses que indicastes são pneus de inverno por isso nao dá. Parece mesmo que naquela medida, pneus de verão só mesmo a continental.
:evil:
XEDAS
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor XEDAS » Segunda Out 29, 2007 17:01

Ja me disseram que posso colocar pneus com tamanho cerca de 5% maior. Ms é em qq uma das medidas? Passa na inspecção? A policia vai implicar com isso?
XEDAS
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor pagc » Segunda Out 29, 2007 17:44

XEDAS Escreveu:Ja me disseram que posso colocar pneus com tamanho cerca de 5% maior. Ms é em qq uma das medidas? Passa na inspecção? A policia vai implicar com isso?

Vai a um centro de inspecções antes e pergunta. Se tiveres dificuldades ou falte de tempo, manda-me por mail uma cópia do livrete, que tenho aqui um centro ao lado e vou lá perguntar amanhã de manhã. Se não tiveres scanner manda-me por fax. Mando-te o numero por PM.

Cumps
Imagem
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor XEDAS » Segunda Out 29, 2007 18:17

pagc Escreveu:
XEDAS Escreveu:Ja me disseram que posso colocar pneus com tamanho cerca de 5% maior. Ms é em qq uma das medidas? Passa na inspecção? A policia vai implicar com isso?

Vai a um centro de inspecções antes e pergunta. Se tiveres dificuldades ou falte de tempo, manda-me por mail uma cópia do livrete, que tenho aqui um centro ao lado e vou lá perguntar amanhã de manhã. Se não tiveres scanner manda-me por fax. Mando-te o numero por PM.

Cumps

Boas,

Ja enviei mail com um scan do meu livrete.

Obrigado pela ajuda! É que eu tou mesmo à rasca, pois amanhã e quarta é trabalho e escapadelas para ir às entrevistas. Ainda nao sei mt bem o que isto vai dar....
XEDAS
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor PauloJorge » Segunda Out 29, 2007 21:58

XEDAS Escreveu:
pagc Escreveu:

Cumps

Boas,

Ja enviei mail com um scan do meu livrete.

Obrigado pela ajuda! É que eu tou mesmo à rasca, pois amanhã e quarta é trabalho e escapadelas para ir às entrevistas. Ainda nao sei mt bem o que isto vai dar....

Isso que disseram da continental e treta a michelin tem essa medida inclusive a firestone/bridgestone só que hoje andei a ver essa medida nos fornecedores e e grupo terem em stock mas digo-te já prepara os trocos porque não e nada barato essa medida .
PauloJorge
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 25, 2006 0:41

Mensagempor asturmas » Segunda Out 29, 2007 22:31

Realmente este pais é mesmo um pais de caca..
Ja agora se o prazo da inspecção passar ou se fores reprovado pagas multa de 15€ ou coisa do genero..
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor pagc » Terça Out 30, 2007 9:35

Estive hoje de manhã num centro de inspecções e disseram o seguinte:
O XEDAS pode montar pneus com uma variação de 5% nas medidas (não sei qual é a formula de cálculo) que não chumba na inspecção, embora fique com uma anotação na folha de inspecção, pelo que pode montar pneus 165/65 R14 79T, embora não estejam no livrete e no caso dele homologados na DGV.

Caso a Policia o mande parar, já depende do agente multar ou não, mas sendo um carro não comercial, em principio têm menos probabilidades de ser mandado parar que um comercial. Pode-se é pedir à marca quais são os pneus homologados para um determinado carro e ir à DGV pedir o averbamento dessas medidas no livrete (caso não tenha), de forma a evitar problemas com a policia. Agora, o risco de multa existe.

asturmas Escreveu:Ja agora se o prazo da inspecção passar ou se fores reprovado pagas multa de 15€ ou coisa do genero..

Se o prazo de inspecção passar e lá fores, não pagas multa. Aconteceu-me agora com o carro que tenho da empresa, fui lá e não paguei multa. O problema é a a policia te apanha, são no mínimo 250€ e aqui com um bom decote te safas. Casos sejas reprovado é que pagas a reinspecção.

Um truque barato que se pode fazer (no caso do XEDAS, caso não consiga encontrar pneus dentro do prazo) é ir à inspecção, chumbar e ficar com um mês para ir à reinspecção, evitando desse modo a multa por falta de inspecção.

asturmas Escreveu:Realmente este pais é mesmo um pais de caca..

Porquê? Estamos a falar da segurança do próprio e dos outros. Vais ver quantos acidentes vão acontecer assim que começar a chover, porque quem está a precisar de mudar de penus, muitos estão à espera do inicio das chuvas. mas quando começar a chover a sério, vai andar ai muita gente com pneus fora ou no limite da validade e quando for preciso, vão parar na traseira do carro da frente.

Cumps
Imagem
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor XEDAS » Terça Out 30, 2007 10:10

Boas,

Bem, hoje é que vou saber se tenho os pneus ou nao. De qq maneira, nao tendo os pneus, vou à inspecção e reprovo, pois os pneus ja tão a chegar aos marcadores. E assim fico com um mês para resolver com calma as coisas.

Queria agradecer ao pagc pois foi excelente na ajuda que me deu.

Depois digo qq coisa sobre o que aconteceu.

Obrigado a todos
XEDAS
Membro de Prata
Membro de Prata

Anterior

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado: