Ajuda Firewall

Num mundo de vírus, spyware e bugs nada como estar informado

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ajuda Firewall

Mensagempor sergio.pontes » Quarta Nov 14, 2007 23:34

Olá,

Tenho um amigo que me colocou uma questão que não lhe soube responder, é a seguinte:

Ele tem uma firewall de software (sygate) e tambem tem outra firewall de hardware a do router dele. Isso poderá originar algum conflito?

Ou os conflitos de firewall seriam apenas se tivesse instalado 2 firewalls de software?

O que devo aconselhar ao rapaz? mantêm a firewall de software e a de hardware? ou fica só com a de Hardware?

e a pergunta vêm porque a de software controla o trafego que entra e o que sai, e a de hardware só controla o trafego que entra.

Agradeço pelas vossas atempadas respostas, porque o rapaz precisa de formatar a máquina e quer saber se instala ou não a firewall de software!
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Jun 03, 2007 23:02

Mensagempor sergio.pontes » Quinta Nov 15, 2007 18:46

Boa tarde,

Desculpem lá o desabafo que se segue, mas gostava de ver esclarecida uma questão. De há uns tempos para cá, em todos os tópicos que eu tenho aberto e falamos já em cerca de uns 5 a 10 tópicos iniciados por mim, o que se passa em que ninguem me responde às diversas questões que faço! Porquê? não sei! Sei que tenho de insistir eu com 3, 4 e 5 replay's até que alguem se digne a responder...

Tudo bem, uma vez que a maior parte de vós vem aqui por gosto, não têm qualquer obrigatoriedade de me devolverem qualquer resposta que seja, certo?

Só que da minha parte é desagradavel ser "ignorado" desta forma, pois numa visão mais atenta, vejo tópicos abertos no mesmo dia e a horas semelhantes a serem respondidos, e os meus ficam sempre para trás! Em cerca de uns 5 a 10 tópicos que eu abri ultimamente, porquê?

Da minha parte, se ofendi algum de vocês, acho que todos nós somos adultos o suficiente para sabermos dialogar, e se de facto assim aconteceu, é preferivel que alguem se chegasse à frente e me dissesse: "Olha fizestes isto, errastes!!" - pá e numa de dialogo as coisas resolviam-se!

Agora assim, este tópico sinceramente nem era para me ajudar a mim, mas sim a um amigo que me colocou uma questão, que tal como expliquei é urgente, pois a vossa resposta (que mais uma vez não chegou) tinha implicações sobre os procedimentos que o rapaz deveria adoptar quando formatar a máquina... e continuamos numa de "desprezo"!

Mas tudo bem, eu com este desabafo vos digo que apesar de ter gostado bastante deste forum, pelos motivos que supra citei, me vejo na necessidade de procurar ajuda em hardware em outros foruns da especialidade!

O meu agradecimento a todos!
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Jun 03, 2007 23:02

Mensagempor Fresh_fruit » Sexta Nov 16, 2007 9:36

Acho que ninguém tem nada contra ti deve ser apenas coincidência Sergio ...

De qualquer modo aconselho tb a seres paciente e mais sucinto nos topicos ...

Tens 3 ou 4 perguntas no mesmo topico , tenta fazer uma de cada vez ... porque o pessoal chega a meio da leitura e passa ao proximo ...

Em relação á(s) tua pergunta nao sou grande entendido em segurança informática ...

Pessoalmente dispenso Firewall's por software ... uso a do router e a firewall basica do windows e até hoje nunca tive problemas...
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor wolf » Sexta Nov 16, 2007 10:44

Boas,

Eu penso que não existe qualquer problema em ter as duas, eu pessoalmente tenho as duas mas também devido a ser um portátil e como me ligo a outras redes onde não sei o que lá anda, convém ter a de software só para não facilitar.

cumprs
::--->> Wolf <---::
wolf
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Out 22, 2005 8:34

Mensagempor skorzen » Sexta Nov 16, 2007 10:52

Fresh_fruit Escreveu:Pessoalmente dispenso Firewall's por software ... uso a do router e até hoje nunca tive problemas...

Por aqui o mesmo. Penso que é suficiente.
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Fev 06, 2006 17:02

Re: Ajuda Firewall

Mensagempor alr_tech » Sexta Nov 16, 2007 13:23

boas
sergio.pontes Escreveu:...
Ele tem uma firewall de software (sygate) e tambem tem outra firewall de hardware a do router dele. Isso poderá originar algum conflito?
- Não. os conflitos existem entre o software dentro da máquina que quer usar determinadas portas e a firewall, ou entre os mesmos programas e a firewall externa. Não tem nada a ver com as firewalls em si pois estas geralmente não comunicam entre si (embora haja algumas em que isso é permitido, mas tem de ser configurado..)

Ou os conflitos de firewall seriam apenas se tivesse instalado 2 firewalls de software?
Sim, não se devem usar duas firewall de software no mesmo PC, pois estas iriam entrar em conflito uma com a outra... embora, se possa minimizar qq posivel conflito tal dá muito trabalho e não tem interesse

O que devo aconselhar ao rapaz? mantêm a firewall de software e a de hardware? ou fica só com a de Hardware?
a de hardware deve sempre manter (embora se diga de passagem que é gerida por software, que se dá o nome de "firmware").
a de software se ele quiser deve ser mantida, como mais uma camada de protecção. De qq maneira, ambas, tem de ser configuradas para que determinados serviços possam comunicar com o exterior...

e a pergunta vêm porque a de software controla o trafego que entra e o que sai, e a de hardware só controla o trafego que entra.
Quem te disse isso?
como a firewall dos router tem um firmware baseado em linux/unix, a sua protecção é nos dois sentidos. (embora, as regras mais restritivas sejam do exterior (net) para o interior (rede interna)) As regras é que definem isso, podendo ser mudada.. pelo utilizador desde que saiba o que fazer...

Não sou perito em Segurança, mas, alguma coisa ainda sei...
não tenho tb muito tempo e por acaso é que reparei no teu post...

o mesmo se passa com maioria do pessoal....

isto não é um chat, onde o pessoal está sempre online...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor asturmas » Sábado Nov 17, 2007 0:38

São coisas diferentes uma é software outra hardware (apesar de que integrada no router)
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Mensagempor TheRza » Sábado Nov 17, 2007 1:38

nao vais ter conflitos e convém sempre teres uma firewall (software) pa controlares precisamente o que sai do teu pc!! :wink:

do tipo, por exemplo, podes receber um mail de alguem de "confiança" e ter alguma dakelas imagens especiais (com extensões exe) e como é alguém teu conhecido até deixas "passar" e entra no teu pc; a firewall se for em condições e fizer o trabalho dela vai te avisar kando essa "imagem" tentar aceder a net e podes blokear o acesso!

e normalmente quando existem varias pessoas a usar o pc e em que muitas delas instalam tudo o que parece na net, é fundamental teres uma boa firewall devidamente configurada!

pessoalmente nao gosto da sygate mas é uma boa opção, eu ainda sou fiel a Sunbelt Kerio Firewall pk ja a uso ha bastante tempo e acho a muito facil de configurar!!

fikem bem! 8)
Imagem
TheRza
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Abr 26, 2005 2:51

Mensagempor SuckThis » Domingo Nov 18, 2007 0:24

Só queria acrescentar mais uma coisa.

A firewall de software não deve ser a do windows, pois esta não têm utilidade nenhuma para quem já tem a do router activa. A firewall de software como já disseram e bem, terá que fazer o controlo do tráfego efectuado do teu pc para a Internet.
SuckThis
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 02, 2006 17:10

Voltar para Segurança Informática

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante