Saphire X1950Pro AGP

Novidades, dúvidas, respostas, problemas...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Saphire X1950Pro AGP

Mensagempor xellsyuh » Quinta Jan 03, 2008 15:16

Ora boas a todos. Tenho o sistema da sig e gostaria de saber se uma
Saphire X1950 Pro 512 AGP ficaria lá bem, isto é, se valerá a pena trocar a
EVGA 7800GS que possuo de momento. Não vou gastar muitos euros,
é um negóciozito que arranjei. Desde já obrigado.
MSI K9A2 Platinum 790 FX AM2+
AMD Athlon 64 X2 5000+ Black Edition @ 3.2ghz
Gigabyte HD3870 512Mb GDDR4 @815@1200
2Gb OCZ Reaper HPC Cl3 @ 900mhz @ 4-4-4-15
NZXT Lexa Blackline
Corsair 520HX
Syncmaster 1100DF 21'' CRT
xellsyuh
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Nov 18, 2004 1:57

Mensagempor Francisco1004 » Quinta Jan 03, 2008 16:12

X1950 pro 512 é uma BOa placa grafica mas acho que nao vale apena
Francisco1004
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Nov 04, 2007 19:29

Mensagempor skyruner » Quinta Jan 03, 2008 16:19

Trocar por trocar, não vale a pena.
Ainda tens uma gráfica decente, capaz de jogar muita coisa.

Guardas o dinheiro, e quando surgir, ou avariar algo, compras.
Ainda tens um sistema decente, e com OC ainda melhor!

O melhor que tens a fazer é guardar a nota!
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor Spikleman » Quinta Jan 03, 2008 17:32

Tendo em conta a diferença que vais ter nos jogos(cerca de meia dúzia de frames) não vale apena trocar, a não ser que esteja a 1 preço irrecusável.
Também pelas reviews que tenho lido a placa da muitos problemas em termos de aquecimento.
Na minha opinião não vale apena, se queres diferença de performance espera pelas HD3850 AGP.

Cumps
Spikleman
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Jul 31, 2005 20:30

Mensagempor skyruner » Quinta Jan 03, 2008 23:59

O problema é que a HD3850 vai ficar limitada pelo CPU.
Apesar de ter um bom OC, não chega para acompanhar a HD3850 (caso venha com as mesmas specs da PCI-E).
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Mensagempor Bad_Cop » Sexta Jan 04, 2008 0:06

discordo. com um processador a 3.8ghz ainda consegues jogar bastantes jogos com boas definiçoes. ainda por cima tens 2 gb de ram, uma boa fonte e uma boa board. consegues fazer um bom upgrade com a hd3850. se conseguires expremer um pouco mais isso melhor ainda.

em relaçao a x1950pro acho que nao compensa a troca. ou trocas para algo já dx10 que te permite aguentar uns tempos, ou entao deixa-te tar com essa e no proximo upgrade passas para c2d.

convem teres em atençao é que ao apostar numa hd3850 agp estás a investir num socket e num barramento morto. a margem de upgrade a partir daí é absolutamente nula e esse mesmo upgrade é, muito provavelmente, o ultimo que podes fazer a essa máquina. eu se fosse a ti arriscava, mas tambem acho que se venderes isso bem (e ainda há muita malta a comprar esse material) compravas um dual core amd melhor, uma board melhor com 2 gb de ram ddr2 e uma grafica igual mas pci-e.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor skyruner » Sexta Jan 04, 2008 0:41

3.8GHz, mas não te esqueças que os Pentium 4 socket 478, não têm a mesma performance que os LGA-775 com DDR2.

Aí assemelham-se bastante aos "rivais" da AMD no que toca a jogos, mas com DDR as coisas não são bem assim.
Os charts mais antigos do Toms comprovam isso.
Testes como UT 2004 e Far Cry (se não estou em erro), o 3.4GHz da Intel perdia para um simples Athlon 64 3000+ Newcastle com nForce 3.
Os Venice juntamente com nForce 4 vieram dar um avanço um pouco superior.
O 3500+/3700+, em jogos metiam qualquer CPU Intel no bolso.

E sim, obviamente que tem CPU para jogar seja o que for, mal dele, mas a HD3850 é exigente e duvido que o CPU dele acompanhe uma gráfica com um desempenho cerca de 10% inferior a uma HD2900XT.
Isto para nao falar que esta a investir em algo que morreu há coisa de 2 anos...
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Mensagempor Bad_Cop » Sexta Jan 04, 2008 2:49

o conceito de bottleneck do cpu é usado de forma um pouco banal, quando nao devia. em 3dmark06, que é um benchmark sintético que usa um sistema algo manhoso em que multiplica ou soma resultados de cpu e grafica separadamente, os resultados sao obviamente maus. a verdade é que os dual core nao foram feitos para os jogos terem o os 2 cores em load, foram feitos, acima de tudo, para multitask. mesmo aqueles jogos que hoje aproveitam os 2 cores não o fazem em pleno, nem nunca vão fazer porque simplesmente muitos algoritmos não são divisiveis.

o jogo tem o motor fisico e o motor gráfico. na teoria o processador trata do primeiro e a grafica do segundo, mas na pratica nao é bem assim. quando é que o cpu é o bottleneck? o cpu torna-se o bottleneck do sistema quando não dá fluidez de dados do motor fisico para que o motor grafico gere todos os fps que consegue. na prática isso é visivel quando, por exemplo, se alteram as definições gráficas dum jogo e as fps se mantem. para justificar a minha opinião encontrei uma review da x1950 pro agp feita pelo Elite Bastards e outra review da mesma placa feita pelo madsrimps.

na primeira o sistema usado foi:
AMD Athlon 64 3500+
1GB PC3200 DDR-RAM
EPoX EP-9NDA3+ (Socket 939, AGP)

e na segunda foi:
AMD Athlon 3200+ @ 2Ghz
MSI K8N Neo
2 * 512Mb PC3200 G.Skill

estes sistemas sao equivalentes e são inferiores ao do user porque apenas têm 1gb de ram, embora os processadores sejam ligeiramente superiores. sao 2 athlon, single core, com velocidades proximas (creio que o stock clock do 3500+ é 2.2ghz). e não possuem multi threading, coisas que o do user tem (embora a influencia que isso tem em jogos "optimizados" para dual core seja uma incógnita).

nesta review é visivel que, ao aumentar os settings gráficos, a performance diminui. isso é particularmente visivel quando na mesma resolução se mete 4xAA e hdr (review do Elite Bastards) e no no gráfico abaixo (review do madshrimps).

Imagem

é perfeitamente visivel que ao aumentar os settings gráficos a performance diminui e duma forma coerente com as versoes pci-e. aliás, deixo 4 gráficos abaixo. ambos sao do elit bastards, os da esquerda são da review que citei acima, os da direita são da review da x1950 pro pci-e (a review é da x1950 pro dual, mas tem os resultados da x1950 pro normal pci que sao os que interessam para o caso).

nessa review o sitema usado foi:
Intel Core 2 Duo E6600
2GB Corsair PC6400 DDR2 RAM
MSI 975X Platinum PowerUP Edition

olhem para os 4 graficos:

ImagemImagem
ImagemImagem
(versao agp à esquerda, versao pci-e à direita)

como é obvio há difrenças de performance duma para outra.. mas a que se deve? a placa pcie é melhor? tem clocks difrentes (os sites nesse aspecto não são muito explicitos :roll: ) o processador dual core faz a difrença? os 2 Gb de ram? todos estes factores? isso não sei, pode ser qualquers uma delas, sei que as quedas são identicas duma versão para a outra.

pondo este pequeno comparativo de parte e voltando às duas reviews da versão agp, as unicas excepções em que se vê um bottleneck é no company of heroes (review do elite bastards) mas creio que isso se deve à pouca ram dado que o jogo é muito guloso nesse aspecto e tambem nos jogos mais antigos (review do madshrimps) principalmente o painkiller onde até uma 6600gt tem o cpu como bottleneck nas resoluções mais baixas.

para mim é claro que um amd 3200+ com um ligeiro oc e um amd 3500+ não são um bottleneck para uma x1950pro e daí deduzo que tambem não o são para um prescott a 3.8ghz, mesmo que este seja ligeiramente inferior no head-to-head mas lembrando que no geral é um sistema com o dobro da ram. ora se estes cpu's nao são bottleneck para a gráfica é lógico que o unico modelo mais performance é uma opção viável. isto não quer dizer que a 1024 nao seja visivel um ligeiro bottleneck, pode ou não acontecer, mas de maneira nenhuma vai ser o processador que inviabiliza jogar qualquer jogo decentemente a 1280 ou 1024.

eu acho que, se um user tem um bom sistema agp, seja ele um athlon ou um p4 (se clockarem bem, melhor) e não está para gastar rios de dinheiro num upgrade nem para ter o trabalho de vender o seu material, esta hd é uma boa opção. mesmo que seja um pco limitado pelo processador, sempre dá para carregar ainda mais nos filtros. é obvio que isto é o que eu penso/espero com base no que vi acima e pelo que conheço dos p4 3.0 (tive um). na realidade pode até não dar para jogar um ou outro jogo mais recente, mas à partida acho que a grafica é uma opção viável. quando sairem reviews logo se tira as teimas.

para finalizar, apenas esclarecendo duas coisas. obviamente que se houver possibilidade/disponibilidade/oportunidade o melhor era vender esse sistema e comprar um amd novo, com ddr2 e pci-e, como disse acima. mas para isso é preciso que haja comprado, que o user possa ficar algum tempo para pc e que o user esteja na disposição de vender esse material. se não estiver, os 160€ na grafica agp sao a unica opção. mas, como disse acima, provavelmente esse sistema vai ser o "topo de gama" que é possivel fazer com essa board. qualquer outro upgrade implica a mudança dos 4 componentes base.

a outra coisa que queria esclarecer é que os charts do thg dao para ter uma ideia, mas em muitas situaçoes sao absurdos. no entanto, eu sei perfeitamente que o intel é inferior ao amd. no entanto nao agredito que o intel com 2 gb de ram seja superior ao amd com 1 gb de ram.

sry o testamento.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Spikleman » Sexta Jan 04, 2008 12:33

Bom post, penso que da para tirar a conclusão de quem tiver 1 sistema AGP puxadito consegue tirar partido destas placas sem grandes perdas, quanto mais não seja para jogar em resoluções mais elevadas.

Cumps
Spikleman
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Jul 31, 2005 20:30

Mensagempor skyruner » Sexta Jan 04, 2008 15:19

Sim, tens razão quando dizes que ele tem CPU para correr tudo, eu também o disse acima.

Nessa comparação que mostraste entre o E6600 e o 3500+, a diferença de desempenho (dobro da média de FPS, e quase 60FPS de máximo) não é certamente pela diferença de 1GB de memória. 2GB teriam certamente mais performance, mas a diferença nunca seria tanta na minha opinião.
O que comprova que um 3500+ já não tira o devido proveito da X1950PRO como um Core 2 Duo a 2.4GHz.

Agora a questão prende-se, não à X1950 mas sim à HD3850, que tem um desempenho bastante superior.
Sim, ele tem um sistema superior, mas não vamos exagerar.

Assim sendo, visto que uma HD3850 tem um desempenho cerca de 10% inferior a uma HD2900XT (ver review das HD3870 e HD3870 do AnandTech).
Nessa mesma review tens a comparação entre a HD3850 e a 8600GTS (concorrente "directa" da X1950PRO em desempenho) e nota-se bem a diferença de desempenho.

Por tudo isto, duvido que o CPU dele, mesmo a 3.8GHz taco suficiente para acompanhar a HD3850.

Uma ultima observação, como todos sabemos, as AGP vêm sempre mais caras que o mesmo modelo PCI-E. Quando mais alto é o preço da PCI-E maior será a diferença de preço para a AGP.
No caso da X1950PRO. A PCI-E custa 127€ e a AGP vai de 160€ para cima.
Assim sendo, duvido muito que encontres a HD3850 abaixo dos 200€.

Para finalizar, sei claramente que os charts do THG não são o melhor método de comparação, mas dão para ter uma ideia, principalmente quando falei da diferença de performance por exemplo no caso dos P4 775 + DDR2 vs P4 478 + DDR.

Problema está em investir numa gráfica, mais que preparada para jogar seja o que for, e quando quiser fazer um upgrade fica agarrado à gráfica.

Mesmo que ele queira ir para a HD3850, penso que mais vale investir numa board Socket 478 com PCI-E.
O preço de Board + HD3850 PCI-E deve ficar ela-por-ela com o da HD3850 AGP.
Mantém o OC (caso arranje uma com chipset Intel), e fica com uma gráfica PCI-E.
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Mensagempor Bad_Cop » Sexta Jan 04, 2008 23:30

skyruner Escreveu:Nessa comparação que mostraste entre o E6600 e o 3500+, a diferença de desempenho (dobro da média de FPS, e quase 60FPS de máximo) não é certamente pela diferença de 1GB de memória. 2GB teriam certamente mais performance, mas a diferença nunca seria tanta na minha opinião.
O que comprova que um 3500+ já não tira o devido proveito da X1950PRO como um Core 2 Duo a 2.4GHz.

não te enganas-te a ver os gráficos? de 55-81 nao é o dobro.. é cerca de +50%. e de 43 para 51 (com filtros ligados) a difrença é de 20%.

claro que há difrenças de desempenho, mas pode ser da ram (quer por ser mais, quer por ser mais rápida), do dual core, do barramento pci-e ou talvez um pouco de tudo até.

eu continuo a achar que o sistema dele se safa bem com uma hd3850. é obvio que nunca vai ter a mesma performance dum c2d, mas vai dar para jogar bem durante uns tempos.

é claro que depende do preço da placa, se vier acima de 170€ começa a tornar-se uma má compra.

eu mantenho a minha previsão, tirar teimas só quando sair review :wink:
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor OldNiquel » Sábado Jan 05, 2008 0:04

Como já foi dito noutros posts..

Gastar guita num sistema socket 478 é um mau negócio.
Ainda por cima a tua grafica não é muito antiga.

Poupa o xilim, investe-o em obrigacoes do tesouro.. para mais tarde passares para o 775 em grande. 8)
OldNiquel
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Ago 20, 2007 11:02

Mensagempor skyruner » Sábado Jan 05, 2008 4:06

Sim, olhei para os valores mínimos...

Mas mesmo assim, só quando sair uma review com uma HD3850 e um CPU do "Zé Povinho" é que me volto a pronunciar.

Quanto ao preço duvido muito que venha para esse preço.
Primeiro porque, as X1950PRO não devem baixar de preço. Se baixassem aproximavam-se bastante do peço das 7600GT AGP, o que não era nada viável tendo em conta que no que toca a 7600GT vs X1950PRO, o pessoal paga sempre a diferença porque a diferença de performance é considerável (resumindo, vendem-se bem ao preço e que se encontram actualmente).
Logo a HD3850 deve vir com preço superior a 200€.
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Mensagempor xellsyuh » Domingo Jan 06, 2008 14:50

Obrigado a todos pelas respostas. Realmente, tá difícil sair do 478/AGP :)
Neste momento o meu CPU é o bottleneck do sistema, nem puxa pela 7800GS decentemente e pelas reviews que tenho visto, também não o iria fazer com a x1950, quanto mais com a hd3850. Vou guardar uns trocos e fazer um upgrade um dia destes, com a vossa ajuda, claro. Estou à espera que a AMD se decida a lançar algo.
Fiquem bem
MSI K9A2 Platinum 790 FX AM2+
AMD Athlon 64 X2 5000+ Black Edition @ 3.2ghz
Gigabyte HD3870 512Mb GDDR4 @815@1200
2Gb OCZ Reaper HPC Cl3 @ 900mhz @ 4-4-4-15
NZXT Lexa Blackline
Corsair 520HX
Syncmaster 1100DF 21'' CRT
xellsyuh
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Nov 18, 2004 1:57

Mensagempor Bad_Cop » Domingo Jan 06, 2008 17:55

eu acho que estás a sobre estimar a tua 7800gs. esse cpu nao é bottleneck para a 7800gs, nem para a x1950pro. em que reviews viste isso?

é claro que a difrença entre uma placa agp para uma placa pci com um c2d com ddr2 existe e até pode ser mais ou menos significativa, mesmo assim esse cpu consegue 40+ fps em todos os jogos do mercado desde que a gráfica o consiga ajudar. se não consegues, não culpes o cpu.

se souberes onde vender, não demoras muito tempo a livrar-te disso. talvez a gráfica seja o mais dificil, não há muita gente a comprar agp. ainda assim, se venderes isso num forum facilmente fazes 300€ o que, com mais uns trocos dá para ires para amd e hd3850. principalmente quando estás bem servido no resto (fonte, discos, etc).
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Próximo

Voltar para Placas Gráficas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes