o conceito de bottleneck do cpu é usado de forma um pouco banal, quando nao devia. em 3dmark06, que é um benchmark sintético que usa um sistema algo manhoso em que multiplica ou soma resultados de cpu e grafica separadamente, os resultados sao obviamente maus. a verdade é que os dual core nao foram feitos para os jogos terem o os 2 cores em load, foram feitos, acima de tudo, para multitask. mesmo aqueles jogos que hoje aproveitam os 2 cores não o fazem em pleno, nem nunca vão fazer porque simplesmente muitos algoritmos não são divisiveis.
o jogo tem o motor fisico e o motor gráfico. na teoria o processador trata do primeiro e a grafica do segundo, mas na pratica nao é bem assim. quando é que o cpu é o bottleneck? o cpu torna-se o bottleneck do sistema quando não dá fluidez de dados do motor fisico para que o motor grafico gere todos os fps que consegue. na prática isso é visivel quando, por exemplo, se alteram as definições gráficas dum jogo e as fps se mantem. para justificar a minha opinião encontrei uma
review da x1950 pro agp feita pelo Elite Bastards e outra
review da mesma placa feita pelo madsrimps.
na primeira o sistema usado foi:
AMD Athlon 64 3500+
1GB PC3200 DDR-RAM
EPoX EP-9NDA3+ (Socket 939, AGP)
e na segunda foi:
AMD Athlon 3200+ @ 2Ghz
MSI K8N Neo
2 * 512Mb PC3200 G.Skill
estes sistemas sao equivalentes e são inferiores ao do user porque apenas têm 1gb de ram, embora os processadores sejam ligeiramente superiores. sao 2 athlon, single core, com velocidades proximas (creio que o stock clock do 3500+ é 2.2ghz). e não possuem multi threading, coisas que o do user tem (embora a influencia que isso tem em jogos "optimizados" para dual core seja uma incógnita).
nesta review é visivel que, ao aumentar os settings gráficos, a performance diminui. isso é particularmente visivel quando na mesma resolução se mete 4xAA e hdr (review do Elite Bastards) e no no gráfico abaixo (review do madshrimps).

é perfeitamente visivel que ao aumentar os settings gráficos a performance diminui e duma forma coerente com as versoes pci-e. aliás, deixo 4 gráficos abaixo. ambos sao do elit bastards, os da esquerda são da review que citei acima, os da direita são da review da
x1950 pro pci-e (a review é da x1950 pro dual, mas tem os resultados da x1950 pro normal pci que sao os que interessam para o caso).
nessa review o sitema usado foi:
Intel Core 2 Duo E6600
2GB Corsair PC6400 DDR2 RAM
MSI 975X Platinum PowerUP Edition
olhem para os 4 graficos:

(versao agp à esquerda, versao pci-e à direita)
como é obvio há difrenças de performance duma para outra.. mas a que se deve? a placa pcie é melhor? tem clocks difrentes (os sites nesse aspecto não são muito explicitos

) o processador dual core faz a difrença? os 2 Gb de ram? todos estes factores? isso não sei, pode ser qualquers uma delas, sei que as quedas são identicas duma versão para a outra.
pondo este pequeno comparativo de parte e voltando às duas reviews da versão agp, as unicas excepções em que se vê um bottleneck é no company of heroes (review do elite bastards) mas creio que isso se deve à pouca ram dado que o jogo é muito guloso nesse aspecto e tambem nos jogos mais antigos (review do madshrimps) principalmente o painkiller onde até uma 6600gt tem o cpu como bottleneck nas resoluções mais baixas.
para mim é claro que um amd 3200+ com um ligeiro oc e um amd 3500+ não são um bottleneck para uma x1950pro e daí deduzo que tambem não o são para um prescott a 3.8ghz, mesmo que este seja ligeiramente inferior no head-to-head mas lembrando que no geral é um sistema com o dobro da ram. ora se estes cpu's nao são bottleneck para a gráfica é lógico que o unico modelo mais performance é uma opção viável. isto não quer dizer que a 1024 nao seja visivel um ligeiro bottleneck, pode ou não acontecer, mas de maneira nenhuma vai ser o processador que inviabiliza jogar qualquer jogo decentemente a 1280 ou 1024.
eu acho que, se um user tem um bom sistema agp, seja ele um athlon ou um p4 (se clockarem bem, melhor) e não está para gastar rios de dinheiro num upgrade nem para ter o trabalho de vender o seu material, esta hd é uma boa opção. mesmo que seja um pco limitado pelo processador, sempre dá para carregar ainda mais nos filtros. é obvio que isto é o que eu penso/espero com base no que vi acima e pelo que conheço dos p4 3.0 (tive um). na realidade pode até não dar para jogar um ou outro jogo mais recente, mas à partida acho que a grafica é uma opção viável. quando sairem reviews logo se tira as teimas.
para finalizar, apenas esclarecendo duas coisas. obviamente que se houver possibilidade/disponibilidade/oportunidade o melhor era vender esse sistema e comprar um amd novo, com ddr2 e pci-e, como disse acima. mas para isso é preciso que haja comprado, que o user possa ficar algum tempo para pc e que o user esteja na disposição de vender esse material. se não estiver, os 160€ na grafica agp sao a unica opção. mas, como disse acima, provavelmente esse sistema vai ser o "topo de gama" que é possivel fazer com essa board. qualquer outro upgrade implica a mudança dos 4 componentes base.
a outra coisa que queria esclarecer é que os charts do thg dao para ter uma ideia, mas em muitas situaçoes sao absurdos. no entanto, eu sei perfeitamente que o intel é inferior ao amd. no entanto nao agredito que o intel com 2 gb de ram seja superior ao amd com 1 gb de ram.
sry o testamento.