quem compra hardware não pode pensar no presente e no passado mas no presente e no futuro. toda a gente tem o XP agora, quero ver quando o suporte acabar.. era para ser no fim de 2008, não sei se vai ser estendido ou não.
o vista é o futuro. consome mais recursos que o xp? sim, como do 98 para o 95, como do xp para o 98... isso significa que é pior? não.. há algumas coisas melhores, mas quem não quer usar, pelo menos em dual boot, nunca vai perceber. e atenção que eu não uso vista, nem tão pouco o tenho ainda instalado, mas do pco que usei (
ver o que a 8600gt dx10 dava) vi que há coisas melhores e que a difrença nao é assim tão significativa. as coisas evoluem. e antes que venha a história da compatibilidade, o software é que tem de ser compativel com o SO, não o SO com o software.. dêm uma olhadela às distros de linux que facilmente encontram muito software que não é compativel com novas distros, pelo menos out of the box.
quanto ao dx10.1 trazer desempenho, pode trazer. tão simples como teres uma instrução que corre nativamente numa placa e noutra ter de ser desdobrada em duas ou mais que seram processadas em paralelo ou não. é óbvio que não se ganha performance em jogos dx10, mas sim naqueles já dx10.1. não sei até que ponto essa difrença irá ser significativa.
se a difrença de performance entre uma e outra fosse muita, a tecnologia era irrelevante. como não é e o preço está de acordo com essa difrença isso faz com que ambas as placas sejam boas escolhas e quem pretende ter a placa durante muito tempo deve, imo, comprar uma o mais evoluida possivel. mesmo que daqui a 2 anos não corra ao máximo, corre em medium com algumas coisas em low. nem toda a gente precisa de correr jogos ao máximo. eu acabei o crysis em medium e foi bom que chegue.