Kit sem fios ou Router?

Os malditos provedores de acesso à Internet, dúvidas, problemas, comentários e porque não: sugestões

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor sopra_ti » Quinta Jan 17, 2008 0:15

shakkal Escreveu:Não te esqueças que deves comprar um router + um modem... Ou então compras um tudo em um... que é o que eu prefiro.

Confesso que não sabia desse pormenor. Daí precisar da vossa ajuda! :wink:

nunoemanuel Escreveu:
Ele vai trocar o modem da sapo, portanto nao precisa de comprar um router com modem integrado :wink:

É verdade, vou trocar o meu antigo modem por outro mais recente que já funciona em ambiente Vista.

Defunto Escreveu:Não compres os kits sem fios dos ISP's. Hoje em dia vêm quase todos, se não mesmo todos, bloqueados e se quiseres mudar de ISP, lá vão 70€ pó lixo.

Pois, comprar o kit sem fios do sapo saí muito mais caro do que comprar o router. Mas confesso que também não sabia desse detalhe. :?

shakkal Escreveu:
sopra_ti Escreveu:A intenção é ter internet no desktop através do próprio router e depois wireless para o portátil.

Se a "intenção" é esta, convém ter o modem incorporado (ou não...) no router, senão se ele pretender estar na sala com o portátil na net, vai ter que ter o desktop + o router ligado, quando bastava apenas o router. Julgo que esta é a melhor opção, mesmo para quem tem um "pcmula" sempre ligado.

O que eu queria era ter a possibilidade de ter internet em dois computadores distintos ao mesmo tempo. Se o portátil conseguir ter acesso à net sem o desktop estar ligado era excelente (tal como disseste, ter apenas o router ligado e não o desktop).

Mas fiquei um bocado confuso.

O router precisa de ter modem incorporado...ou não? :roll:

Thanks!
sopra_ti
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 15, 2004 15:43

Mensagempor GoLBiT » Quinta Jan 17, 2008 1:01

Ja me falaram que os Asus tb sao muito bons (ja agora alguem k me confirme ;) )
GoLBiT
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 20, 2004 20:16

Mensagempor Mr.OutlawZ » Quinta Jan 17, 2008 10:06

O Melhor é mesmo comprar um Modem/Router.

E dessa forma não necessitas ter o Desktop ligado para aceder ao Laptop.

Cumps
LCPower Supersilent V2 550w Rohs
AMD Athlon 64BIT X2 DUAL-CORE 5200+ Box SKAM2
Seagate Disco Rigido 250gb 16MB Sata II
Team Elite DDR2 2x1GB PC6400
Sapphire Ati HD3870 512MB DDR4 PCI-E
Asus M2A-VM HDMI AMD 690G SKAM2
Mr.OutlawZ
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Out 28, 2005 0:07

Mensagempor sopra_ti » Quinta Jan 17, 2008 11:22

Seguindo as vossas sugestões, andei a pesquisar no kuantokusta por um router.

Mas apareceram alguns modelos que depois de ler a descrição do mesmo, fiquei sem saber se já tinham modem ou não!

Houve alguns modelos, que ao ver que tinham ligação para o modem, suspeito que não tenham modem "interno". Mas e os outros que nada dizem?
sopra_ti
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Tretabyte » Quinta Jan 17, 2008 11:28

Boas,
em principio o sapo vai-te trocar o modem USB por um Ethernet (pelo menos é o que têm feito e foi o que fizeram em casa da minha mãe).
Se assim fôr então vais ter um modem ethernet ADSL razoável deixando-te assim a possiblidade de comprar um bom router wireless (atenção que agora ja existem à venda bastantes routers de norma N, NÃO ACONSELHO qualquer router de norma N, queres comprar um wireless compra-o sob a norma G)
Podes optar por um D-Link ou então um Asus que ate tem a possibilidade de ligares um disco externo (são 2 exemplos que deves de ter em conta) depois é analisar custos e escolher.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor sopra_ti » Quinta Jan 17, 2008 11:57

Tretabyte, mas dessa forma, para ter internet sem fios no portátil tenho que ter o desktop ligado...certo?
sopra_ti
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Tretabyte » Quinta Jan 17, 2008 12:02

Boas,
nop pois a tua net ira ser distribuida pelo router e nao pelo desktop :)
a tua instalação deverá ficar modem ADSL -> router -> PCs

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor shakkal » Quinta Jan 17, 2008 12:06

sopra_ti Escreveu:Tretabyte, mas dessa forma, para ter internet sem fios no portátil tenho que ter o desktop ligado...certo?

Não, basta ter o modem ethernet do sapo ligado ao router...
Mas...
1º Tens de ter a sorte de eles te mandarem esse tipo de modem, ultimamente têm mandado o sagem f@ast... que é usb mas compativél com o vista, foi o que me aconteveu a mim...

2º O moden ethernet que a sapo manda também é router, já experimentei ligar este modem/router a um router wireless, não gostei do resultado tive de andar a desligar a firewall do moden, depois desligava já não ligava... enfim, mas funciona.
shakkal
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Ago 27, 2006 13:46

Mensagempor shakkal » Quinta Jan 17, 2008 12:26

Tens alguma soluções "combinadas"...

ASUS WL-600G

D-Link DSL-924

LINKSYS WAG200G

TP-LINK TD-W8920G
shakkal
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor sopra_ti » Sexta Jan 18, 2008 1:39

segundo um email que recebi do apoio do sapo, o modem é:

"equipamento ethernet ADSL2+ speedtouch 516v6 compatível com todos os sistemas operativos."

Portanto, penso que seja um modem como o Tretabyte disse em vez de um igual ao do shakkal.

Também reparei que afinal existe uma versão sem VOIP que fica mais barata (se eu não me enganei):

Imagem

Como podem ver, o modem é um D-Link 624T. Pelo menos, a marca é boa e o pacote custa 69€.

Também existe esta opção ainda mais barata:

Imagem

Mas aqui, confesso que não sei que modem/router é.
Sei que não descobri nada mais barato...39€.

Será que devo optar por alguma destas duas opções?
O que é que vocês acham?

De referir, que neste momento tenho sapo adsl a 4mb (já me prometeram passar para 8mb sem aumento da mensalidade) e chega-me perfeitamente. Como ando a ver os famosos pacotes 3 em 1 (televisão, internet e telefone), não queria gastar nenhuma "fortuna" por um equipamento que depois deixaria de usar (caso aderisse a um desses pacotes). Além do mais, a "rede sem fios" será apenas para um desktop (XP) e um portátil (Vista).

Espero não me ter esquecido de nenhum pormenor de modo a que vocês me possam ajudar.

Obrigado!
:wink:
sopra_ti
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor shakkal » Sexta Jan 18, 2008 20:42

sopra_ti Escreveu:
Imagem

Como podem ver, o modem é um D-Link 624T. Pelo menos, a marca é boa e o pacote custa 69€.

:wink:

Parece uma boa solução tendo em conta o preço...
Ficas com uma coisa assim que é o que queres:

Imagem
shakkal
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor sopra_ti » Terça Jan 22, 2008 18:53

O de 39€ é muito mauzinho?
sopra_ti
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Bad_Cop » Terça Jan 22, 2008 20:39

esse modem speedtouch 516v6 (tenho um em casa dos meus pais) é, na minha opinião, razoável. e não dá qualquer trabalho a configurar, basta pô-lo em bridge, ligar ao router e pronto. não é complicado e fica em 5 minutos pronto a funcionar. tem firmware em português e é intuitivo quanto baste. muito mais facil que os aolink usados na clix (tenho um em minha casa), por exemplo.

se pensas em trocar de serviço, prossivelmente isp tambem, faz todo o sentido optares por um router independente e dessa forma assegurares compatibilidade futura para todos os isp's. porque uma solução combinada, para alem de mais cara, apenas te garante compatibilidade com adsl, se daqui a uns tempos quiseres passar a cabo, lá tens de comprar outro router. já para não falar do bloqueio ao operador que provavelmente trazem.

eu acho que a escolha ideal é um router aftermarket. andam aí ums asus e uns linksys baratinhos (asus wl-520gc e linksys WRT54GC) que são routers compactos e razoaveis (tenho um asus em casa dos meus pais, montei outro em casa do meu irmao e um linksys em casa da minha namorada) e acho que cumprem bem a função que lhes é destinada. convem referir que custam menos de 50€. em termos de segurança não posso avaliar, mas penso que para o comum dos mortais sao suficientes. o asus faz um ligeiro zumbir elétrico de vez em quando (embora muito raramente) pelo que se for para ficar num quarto incomoda um pouco de noite (em casa dos meus pais está no quarto onde durmo) mas se for para estar num corredor ou numa sala não imcomoda nada. o do meu irmao está na sala e ninguem dá conta (tambem pode ser o meu que tenha algum tipo de defeito, mas não creio).

acima disso arranjas melhor, o wl-500g Premium (80€) que tenho em minha casa embora ache desnecessário as portas usb bem como o "download master" e os linksys WRT54GL e WRT54GR que são versões não compactas do outro referido acima, por 60 e 70€, respectivamente..
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor sopra_ti » Quinta Fev 28, 2008 22:23

Gostei da descrição do Linksys WRT54GC e a nível de preço, é bastante atractivo.

Com este router, para ter internet no portátil, tenho que ter o desktop (onde o router vai estar ligado) ligado?
sopra_ti
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Anterior

Voltar para ISPs

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes