[GUIA] Sistemas de Watercooling - 26-12-2007

Dúvidas, experiências, resultados e entre-ajuda...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor lucky » Sexta Jan 18, 2008 13:31

Bem, se não quiseres mexer na caixa (com isto quero dizer cortar, etc), tens de te cingir aos sitio onde existem ventoinhas de 120mm e possivelmente à frontal da caixa (parte de dentro).

Eu faria algo assim:

- Reservatório Swiftech MCRES Micro Hi-Flow => 19,90€
- Bomba Laing DCC 10W => 59,90€
- Bloco CPU Swiftech Apogee GTX => 67,91€
- Bloco VGA Swiftech Mcw60 => 42,50€
- Radiador Black Ice GT Stealth 120 X-flow => 42,50€
- Radiador Black Ice GT Stealth 240 X-flow => 47,50€
- Conectores Barb 3/8 x6 => 15€
- Braçadeiras em Nylon tubo 3/8" x6 => 6€
- Tubo Tygoon 3/8 2m => 15€
- Smartcoil 3/8" Transparente => 2,75€

Fica tudo em cerca de 320€ novo. Também podes fazer como eu, fui comprando este material todo em 2ª mão e ficou por cerca de 200€.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor D@rKWolf » Sexta Jan 18, 2008 15:47

lucky Escreveu:Bem, se não quiseres mexer na caixa (com isto quero dizer cortar, etc), tens de te cingir aos sitio onde existem ventoinhas de 120mm e possivelmente à frontal da caixa (parte de dentro).

Eu faria algo assim:

- Bloco CPU Swiftech Apogee GTX => 67,91€
- Radiador Black Ice GT Stealth 120 X-flow => 42,50€
- Radiador Black Ice GT Stealth 240 X-flow => 47,50€

Fica tudo em cerca de 320€ novo. Também podes fazer como eu, fui comprando este material todo em 2ª mão e ficou por cerca de 200€.

O problema é que nunca comprei material em segunda mão :)

Muito obrigado...mas esses nomes/dados todos...para mim é 200% CHINÊS :)
Imagem
D@rKWolf
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Fev 24, 2005 9:15

Mensagempor lucky » Sexta Jan 18, 2008 15:56

Tirei isto tudo do site da Coldzero. Mas também tens a AquaPC, embora não com tanta variedade.

Para perceberes um pouco mais de wc o melhor é começares a ver os projectos de wc que existem por aí em vários fóruns e a pesquisar sobre o tipo de materiais utilizados, reservatórios, blocos, radiadores, bombas, conectores, tubos, etc...

Se tiveres dúvidas, é só dizer. ;)
Imagem

Mensagempor D@rKWolf » Sexta Jan 18, 2008 16:26

lucky Escreveu:Tirei isto tudo do site da Coldzero. Mas também tens a AquaPC, embora não com tanta variedade.

Para perceberes um pouco mais de wc o melhor é começares a ver os projectos de wc que existem por aí em vários fóruns e a pesquisar sobre o tipo de materiais utilizados, reservatórios, blocos, radiadores, bombas, conectores, tubos, etc...

Se tiveres dúvidas, é só dizer. ;)

:) Não sabia nada de OC hoje já faço ...demorei um ano...mas já faço
finalmente OC sem problemas xD

Agora vamos lá ver...o WC hehe :)

*Vou tentar mais tarde...estou aqui de directa depois continuo XD

Já agora está aqui um sistema de uma das lojas que compro material:
- BLOCO ALPHACOOL NEXXXOS XP LIGHT
- RADIADOR ALPHACOOL NEXXXOS XTREME I 120
- BOMBA ALPHACOOL AGB-EHEIM 600 STATION
- CONECTORES LEGRIS PLUG&COOL DE MONTAGEM FÁCIL E RÁPIDA
- 2M DE TUBO 8/6 PLUG&COOL TRANSPARENTE UV

"A este kit apenas precisa de juntar uma ventoinha de 120 mm para o radiador e o lí­quido para encher, e está preparado para aderir ao Watercooling !" da F12 pc :)

O que já percebi lool:

Preciso de ter uma boa bomba :) para ter um bom fluxo do liquido!
Embora existem várias... com topo em acrilico etc... o melhor és mesmo cobre certo?
TB já percebi que o interface de navegação do site da "coldzer0" precisa
é de uma renovação -__-
Editado pela última vez por D@rKWolf em Sexta Jan 18, 2008 16:53, num total de 1 vez.
Imagem
D@rKWolf
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Bad_Cop » Sexta Jan 18, 2008 16:52

não leves mal, mas acho que puseste a carroça à frente dos bois. se ias gastar 300€ em WC era imperativo escolher uma caixa adequada para um bom WC e não agora escolher um WC adequado a uma caixa. embora essa caixa seja espaçosa, uma cm690 era melhor, imo.

bom, mas já está já está. depois de googlar 5 min encontrei esta pic que dá para perceber onde por um radiador de 120:

Imagem

provavelmente a furaçao apra os tubos não está feita, vais ter de te desenrascar.

depois ficas com duas fans de 120 atrás, para pores um rad de 240.

ora num sistema com um rad de 240 e outro de 120 eu optava por o seguinte esquema:

bomba -> rad240 -> bloco cpu -> rad 120 -> bloco gpu -> reservatório -> bomba

os componentes, pegando um pco no que o lucky disse:

- Bloco CPU D-Tek Fusion => 67,91€
(é importante que seja a versão compativel com a sério 8800, caso contrário é preciso um adaptador que custa mais 7€)

bom, isto são os blocos e as tubagens. 3/8 é médio fluxo, excelente para os blocos em questão.

agora há uma coisa muito importante. pretendes silêncio ou performance? se pretendes silencio, e estou a partir do principio que queres algo virtualmente inaudivel, a melhor escolha para ventoinha são as noiseblocker xl1 por 5€ cada. são silenciosas e debitam pouco cfm pelo que tens de adaptar os radiadores a essa realidade. nesse contexto convem escolher um radiador com alguns espaçamento entre as fins. a série BI pro é do melhor que se encontra em pt para esse fim, segundo julgo.

adiciona:

- Radiador 120 Black Ice Pro - 26,90€
- Radiador 240 Black Ice Pro 2 - 26,90€
(não é erro, o preço é o mesmo)

se quiseres performance, aí aconselho umas scythe S-flex 1200rpm que custam 15€ cada uma. são mais caras mas têm mais 50% de performance face às noiseblocker xl1 e fazem um pouco (2db) mais de ruido (segundo o fan roundup do silenpcreview).

nesse contesto, já valerá a pena isto:

- Radiador Black Ice GTS-Lite 120 - 29,90€
- Radiador Black Ice GTS-Lite 240 - 34,90€ ou SWIFTECH MCR220QP - 46.95€

ou os 2 que o lucky disse embora eu não tenha ainda visto vantagens da passagem unica dos x-flow em relação aos normais de duas passagens e acho que seriam mais complicados de montar na tua caixa (por serem mais altos talvez o de 240 nao caiba atrás nas duas fans de 120).

depois a bomba e o reservatorio.

isto que o lucky te indicou é bom. adequado a médio fluxo. se quiseres algo mais barato mas tambem bom (é o que tenho):

Bomba Alphacool Eheim Station 600 12V - 59,90€ ou 44€ a versao 220v (que tem de ser ligada a uma tomada normal e não à fonte de alimentação.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor D@rKWolf » Sexta Jan 18, 2008 16:54

lucky Escreveu:Fica tudo em cerca de 320€ novo. Também podes fazer como eu, fui comprando este material todo em 2ª mão e ficou por cerca de 200€.

É o teu sistema?

EDIT:

VIVA O BADCOP! LOOL!
Imagem
D@rKWolf
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor lucky » Sexta Jan 18, 2008 17:12

D@rKWolf Escreveu:
lucky Escreveu:Fica tudo em cerca de 320€ novo. Também podes fazer como eu, fui comprando este material todo em 2ª mão e ficou por cerca de 200€.

É o teu sistema?

Exacto, mas com a diferença que eu tenho também um bloco para o chipset Swiftech MCW30.

Neste momento está tudo desmontado, fiz algumas alterações e ainda não tive paciência para montar outra vez.

Bad_Cop Escreveu:ou os 2 que o lucky disse embora eu não tenha ainda visto vantagens da passagem unica dos x-flow em relação aos normais de duas passagens e acho que seriam mais complicados de montar na tua caixa (por serem mais altos talvez o de 240 nao caiba atrás nas duas fans de 120).

A unica vantagem é exactamente o ser de passagem única, quanto menos tubagem houver para percorrer menos fluxo se perde, embora os ganhos possam ser pouco relevantes.
Imagem

Mensagempor Bad_Cop » Sexta Jan 18, 2008 17:20

sim, era isso que eu ainda não tinha visto: as difrenças de performance entre um e outro. embora a swiftech tambem diga que os seus rads são optimizados para médio e alto fluxo.

não sei é se caberá o rade de 240 x-flow atrás na caixa, dá a sensação que pode bater na fonte. mesmo um normal muito provavelmente tinha de ficar com os conectores para baixo. dendo do mesmo genero de caixa, a cooler master era mesmo melhor escolha :S. e para por à frente, tal como está na pic tambem é capaz de ser preferivel um com os conectores do mesmo lado.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor lucky » Sexta Jan 18, 2008 17:28

Sim, olhando as coisas do ponto de vista da montagem, realmente é preferível os rads terem os 2 conectores do mesmo lado, especialmente no caso do rad da frontal.
Imagem

Mensagempor D@rKWolf » Sexta Jan 18, 2008 18:51

Bad_Cop Escreveu:provavelmente a furaçao apra os tubos não está feita, vais ter de te desenrascar.

E passar todos os cabos por uma porta PCI aberta não?

Edit:
Rad = Radiador certo? lool
É assim eu posso adquirir um sistema externo é na boa :)
Sei que pode existir sistemas externos silenciosos!
Principalmente se "substituir as Vents" se for necessário :)

("que tem de ser ligada a uma tomada normal e não à fonte de alimentação.") Portanto tem que ficar externamente correcto?
A não ser que tenha uma extensão longa neste caso :P

Vou colocar aqui umas fotos ...com mais pormenores da minha nova caixa... lendo os vossos posts... até fico imenso triste por ter comprado a caixa...e eu todo contente :) -__-

Que querem saber assim em termos de imagem...sobre a caixa? vou tirar umas fotos atrás e isso :)
Imagem
D@rKWolf
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Bad_Cop » Sexta Jan 18, 2008 21:35

nao é preciso pores fotos, já fui ver 3 reviews delas para dizer o que viste.. pah, sistemas externos não valem nada, ponto. olha para a pic que eu medi, vê onde está o rad.. de certeza que os furos para os tubos não estão já feitos, vais ter que os fazer tu. deve ser a unica alteração que a caixa precisa.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor D@rKWolf » Sexta Jan 18, 2008 23:43

Bad_Cop Escreveu:nao é preciso pores fotos, já fui ver 3 reviews delas para dizer o que viste.. pah, sistemas externos não valem nada, ponto. olha para a pic que eu medi, vê onde está o rad.. de certeza que os furos para os tubos não estão já feitos, vais ter que os fazer tu. deve ser a unica alteração que a caixa precisa.

:D

Bem, não é assim tão difícil fazer furos...na caixa! :wink:

Só que decidi uma coisa...peço desculpa/ e um obrigado :)
Por me ajudarem a melhorar os meus conhecimentos em WC!

Mas pelo o que vi...com estas [2] caixas não posso começar
digamos....à "vontade" como queria :) por isso vou investir em melhor
aircooling para a ZER0 desde já :) (ainda não a testei :) )

Concluindo:

Decidi comprar melhores Ventoinhas do que WC...não fazia muito sentido depois de reflectir um bocado :) não vou fazer outra escolha errada...como comprar a ZER0---(para WC) pelos vistos não é aconselhável :) mas também ...não só estúpido ao ponto de comprar a
Zer0 à espera que fosse boa em WC a dúvida era se podia fazer um sistema...bem sim posso... o problema é que não tenho a amplitude de
personalização que queria + specs para WC :)

Perguntas:

1. Espaço/features/extras para mexer em WC em termos de caixa.....Thermal@Armor?
Gosto imenso do aspecto limpo da TAI-CHI!
Simplesmente limpo e duro!
http://www.thermaltake.com/product/Chas ... 001sna.asp
227,00 € ( ainda é possível mas só na última semana de Fevereiro :) )
ou ainda:
http://www.thermaltake.com/product/Chas ... 00lbna.asp
439,90 € (-_- fora de questão)

Ainda não existe cá certo? http://www.thermaltake.com/product/Chas ... 001bws.asp

2. Quais as melhores Ventoinhas?
Marca melhor? pode ser subjectivo mas refiro-me basicamente
a Qualidade de material, ruido minimo e performance :)

Embora que muita gente fale em ruido minimo...ou só performance :D
Eu estou mais interessado num sistema silencioso ao máximo...mas também performance adequada para OC moderado.... :)
Pk para OC extremo para isso só mesmo WC :D

Obrigado especial aos Gurus que me ajudaram!!! :)

Cumps,
Daniel Brandão :P
Imagem
D@rKWolf
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Bad_Cop » Sábado Jan 19, 2008 1:04

não te percebi bem.

é assim, a tua caixa não é má, simplesmente se tivesses escolhido a caixa já a pensar no wc outras certamente saltariam à vista.

a caixa em questao nao é propriamente má. tirando a questao do rad frontal, em que de facto tinhas de fazer 2 furos.. algo deste genero, mas na frente:

Imagem
(fonte: bit-tech)

atrás um radiador deve caber normalmente, sem alterares nada. olha para a pic a seguir, basta colocares o radiador em cima das fans.

Imagem

depois, nao é uma caixa com watercooling incluido que faz alguma coisa. normalmente sao as piores. a nao ser que vás para uma loja, tipo a coldzero, que venda caixas com sistema de watercooling pre incluido. ainda assim, nunca é tao personalizavel.

um airflow é bom, mas nao faz milagres. nao é por teres uma scythe a meter ar ao inves de teres uma noiseblocker que tens temperaturas mais baixas. em alguns casos podes ter, mas as difrenças nao sao significativas. importa sim o cooler que tu tens e isso ja tens um bom.

nao precisas de colocar grandes fans. pessoalmente eu optava por colocar uma noiseblocker xl1 na frontal, a refrigerar os discos. depois punha 2 atras a retirar o ar (ou duas xl2 se nao fores muito esquisito com o ruido). na lateral nao deve ser necessario mas ainda assim retirava duas ( a que fica sobre o tuniq que nao faz la nada e a do canto oposto) e trocava as duas que sobram por noiseblocker xl1 (assim tens uma sobre as mems e outra sobre a grafica.
contas simples, 3 fans a meter ar (uma na frente e duas na lateral) e 3 a tirar ar (uma na fonte e duas na trazeira). já agora, punha tambem uma noiseblocker x1 de 80 só para evitar que se acumulasse ar quente no topo. atençao que isto apenas se justifica se as fans que tens forem barulhentas, porque se nao forem podes simplesmente tirar as duas que disse da lateral e pores uma na frente e guardar o resto.

coolers já é outra estória.

imo, nao adianta gastar muito dinheiro em fans para airflow. interessa comprar algo barato e silencioso. se calhar outros pensam o contrário, é questao de ouvires opiniões e depois decidires.

uma coisa que convem saber, a nao ser para quad cores, nao tens grandes difrenças entre um cooler a agua e um ar. para teres uma ideia, eu tenho um sistema simples de tubo 10/8 com um bloco swiftech apogee, um rad de 240 com noiseblocker e uma bomba de 600l/h num sistema e um ultra 120 extreme noutro. digo-te que as temperaturas, com o mesmo processador e no mesmo quarto, sao basicamente as mesmas. a capacidade de oc idem. é claro que para voltagens abusadas água é sempre melhor, mas voltagens abusadas nao é saudavel para o dia a dia. para um oc do quotidiano nao há muitas difrenças entre o topo do AC e o médio do WC.

se tens dinheiro para gastar, go for wc. é mais bonito e eficiente, imo. se nao tens, nao fiques a pensar que o AC é muito inferior, porque nao é.

EDIT: já agora, talvez seja melhor optares por abrir um tópico para estas questoes.

ainda assim, encontrei isto:

Imagem

tambem é uma opção válida.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor D@rKWolf » Domingo Jan 20, 2008 3:51

Bad_Cop Escreveu:não te percebi bem.

é assim, a tua caixa não é má, simplesmente se tivesses escolhido a caixa já a pensar no wc outras certamente saltariam à vista.

a caixa em questao nao é propriamente má. tirando a questao do rad frontal, em que de facto tinhas de fazer 2 furos.. algo deste genero, mas na frente:

Imagem
(fonte: bit-tech)

atrás um radiador deve caber normalmente, sem alterares nada. olha para a pic a seguir, basta colocares o radiador em cima das fans.

Imagem

depois, nao é uma caixa com watercooling incluido que faz alguma coisa. normalmente sao as piores. a nao ser que vás para uma loja, tipo a coldzero, que venda caixas com sistema de watercooling pre incluido. ainda assim, nunca é tao personalizavel.

um airflow é bom, mas nao faz milagres. nao é por teres uma scythe a meter ar ao inves de teres uma noiseblocker que tens temperaturas mais baixas. em alguns casos podes ter, mas as difrenças nao sao significativas. importa sim o cooler que tu tens e isso ja tens um bom.

nao precisas de colocar grandes fans. pessoalmente eu optava por colocar uma noiseblocker xl1 na frontal, a refrigerar os discos. depois punha 2 atras a retirar o ar (ou duas xl2 se nao fores muito esquisito com o ruido). na lateral nao deve ser necessario mas ainda assim retirava duas ( a que fica sobre o tuniq que nao faz la nada e a do canto oposto) e trocava as duas que sobram por noiseblocker xl1 (assim tens uma sobre as mems e outra sobre a grafica.
contas simples, 3 fans a meter ar (uma na frente e duas na lateral) e 3 a tirar ar (uma na fonte e duas na trazeira). já agora, punha tambem uma noiseblocker x1 de 80 só para evitar que se acumulasse ar quente no topo. atençao que isto apenas se justifica se as fans que tens forem barulhentas, porque se nao forem podes simplesmente tirar as duas que disse da lateral e pores uma na frente e guardar o resto.

coolers já é outra estória.

imo, nao adianta gastar muito dinheiro em fans para airflow. interessa comprar algo barato e silencioso. se calhar outros pensam o contrário, é questao de ouvires opiniões e depois decidires.

uma coisa que convem saber, a nao ser para quad cores, nao tens grandes difrenças entre um cooler a agua e um ar. para teres uma ideia, eu tenho um sistema simples de tubo 10/8 com um bloco swiftech apogee, um rad de 240 com noiseblocker e uma bomba de 600l/h num sistema e um ultra 120 extreme noutro. digo-te que as temperaturas, com o mesmo processador e no mesmo quarto, sao basicamente as mesmas. a capacidade de oc idem. é claro que para voltagens abusadas água é sempre melhor, mas voltagens abusadas nao é saudavel para o dia a dia. para um oc do quotidiano nao há muitas difrenças entre o topo do AC e o médio do WC.

se tens dinheiro para gastar, go for wc. é mais bonito e eficiente, imo. se nao tens, nao fiques a pensar que o AC é muito inferior, porque nao é.

EDIT: já agora, talvez seja melhor optares por abrir um tópico para estas questoes.

ainda assim, encontrei isto:

Imagem

tambem é uma opção válida.

Então sendo assim vou abrir um novo tópico caro amigo (se é que posso dizer isso) :)

Cumps,
Daniel Brandão
Imagem
D@rKWolf
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Anterior

Voltar para Overclock e Cooling

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante