Mac help!

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mac help!

Mensagempor Joaninha » Quinta Jul 29, 2004 1:39

Ola amigos!
Venho-vos chatear com uma duvida porreira:

É o seguinte:

Tenho 2 pc's sendo um deles um portátil, são os dois recentes e não é aí que reside o meu problema! O que se passa é que o meu portátil é... normal! Isso mesmo.. tem um ecran de 15' e por isso podem ver que até é dos maiorezinhos. So que maior implica mais pesado e é aí que reside o meu problema.

Eu levo frequentemente o meu portátil para a faculdade para fazer trabalhos, relatórios e alguma edição gráfica, não, não sou aluna de informática! (para os curiosos, sou de Quimica!) Acontece que o portátil anda-me a chatear um bocado porque é um bocado... incómodo de transportar! E como tal decidi despacha-lo para os meus pais e comprar um que me fosse mais viável!

Sou completamente fã da Mac. Acho que são extremamente profissionais em tudo o que fazem e decidi adquirir um portátil deles que fosse mais viável!

Foi então que vi os PowerBook G4 e os iBook de 12'. Parecem-me o ideal!
Só que é a primeira vez que utilizo computadores da Mac e não se se me estou a meter num buraco qualquer!

Os iBook para mim são muito mais atractivos, só que a placa gráfica é deveras fraquinha e a ram é sdram enquanto nos PowerBook já é DDR!
Se existisse a possibilidade de tornar a ram mais forte e mudar a placa gráfica, ia definitivamente para o iBook mas assim não sei...

O que aconselham?

Obrigada :)
Joaninha
Novato
Novato

Registado: Quinta Jul 29, 2004 1:14

Mensagempor rfbgb » Quinta Jul 29, 2004 7:47

Tens um portatil da asus que tb é super portatil....pesa uns 1.7 Kg, não sei é o model, mas procura no site da asus.

Eu cá não gosto dos mac
rfbgb
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jun 08, 2004 7:51

Mensagempor poxexo » Quinta Jul 29, 2004 8:08

Para mim só existe uma alternativa que pelo dinheiro que ias gastar no Mac (ok, talvez um BOCADINHO mais :lol: ) e dava uma vista de olhos pelo Sony Vaio VGN-S1XP (julgo que é assim).

Vantagens:

-É lindo e alem de ser lindo é bom.
-Ah, e pesa 1,8Kg e é lindo.
-Dothan 735 e é um bocado lindo.
-Tem uma 9700 e é lindo.
-Tem um excelente monitor e é lindo.
-Já disse que era lindo?

Desvantagens:

uma com duas razões:
-é caro pq é Sony mas acho que é caro mais porque me pagam mal :P
poxexo
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Set 26, 2003 9:05

Mensagempor bcunha » Quinta Jul 29, 2004 11:04

Se for unicamente para uso profissional (trabalho) não te estás a pôr num buraco, muito por o contrário, como disses-te e bem os mac são muito profissionais. Decerto não ficaras arrependida, aliás, penso é q está a sair de um buraco (MS WIN). Porque dizes que a grafica é fraca ? O que pensas correr q faça um grande uso grafico ? Trás uma radeon 9200 32mb, não é nada mau para um portatil de trabalho. O mal deles é o preço ( mas vendo bem acho q vale 1000€)e serem pouco conhecidos por o publico, para trabalho não há melhor.

O melhor seria experimentares antes de comprar, quanto à ram tens de ter em conta que um mac não é um pc, não corre windows, por o q tenho experimentado tens mais performance num mac do que num pc com as mesmas caracteristicas (é expansivel até 1,25gb logo quantidade não é problema, velocidade o impacto não será assim tão grande de 266 nos iBook para os 333 dos PowerBook), não sei se será justo comparar visto serem arquitecturas diferentes.

Boa sorte na compra.

Cmps.
AMD64 2800+ || ASUS A8V || 2x256 OCZ 3500 || ATI 9800SE 128MB @ 9800XT || 2xSeagate 7200 80 GB sata Raid 0 || Sony DRU-500A || LG 1710S Adoro o cheiro de napalm por a manhã.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Out 02, 2002 9:26

Mensagempor djspike » Quinta Jul 29, 2004 11:31

Boas,

Eu tb andei a ver os ibook...um colega meu comprou-o primeiro que eu e depois de o experimentar desisti da compra. Não por não ser de qualidade, muito pelo contrario, são espectaculares mas têm diferenças pouco significativas mas que chateiam...Como por exemplo o rato que só tem uma tecla ou o fechar/minimizar/maximizar que está ao contrário. São coisas que com o tempo vão ao lugar mas se tiveres contacto com o windows e com os mac é uma confusão desgraçada.
Quanto ao macosx, é engraçado, tem umas engenhocas que dão jeito mas é tudo muito diferente, muito parecido com o linux para o meu gosto. Para quem não está devidamente linuxado é muito dificil instalar programas. Os programas(office) são parecidos com os do windows mas mesmo assim não me parece que sejam 100% compativeis com os pc's.
Quanto ao teres que andar com ele todos os dias olha que os ibook pesam 2.2 Kg que a comprar com os LG(2.4 Kg) não é uma diferença significativa.
Um conselho: vai a uma loja e pede para experimentar o macox

Em vez dos mac aconselhava-te os asus M5200N/S5200N, o acer 371 ou o recem chegado aopen/tsunami com ecran wide todos eles muito leves mas pecando pela gráfica.

Fica bem
djspike
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Mar 15, 2004 18:37

Mensagempor Joaninha » Quinta Jul 29, 2004 19:49

Em termos de usabilidade nunca tenho muitos, porque trabalho com diferentes sistemas operativos e até hoje me fui safando eheh acho que é mesmo uma questão de tempo!

Só que como disse, eu portátil dos ... 'normais' já tenho um compaq por isso comprar um na mesma linha é um bocado deitar dinheiro à rua!

O peso não me influencia assim muito, aliás, 50% para cada lado a par do tamanho, e os 12' do ibook e powerbook atraem-me imenso pelo tamanho! Mas lá por serem pequeninos e bonitos não implica que não sejam uma grande trampa :P

Fico só alarmada pela placa gráfica porque, apesar de não utilizar o portátil para grandes jogos (para isso tenho o pc), utilizo alguns programas de edição gráfica porque me fazem falta e pronto... Um joguinho ou outro também dá jeito às vezes :oops:
Joaninha
Novato
Novato

Mensagempor samtech » Sexta Jul 30, 2004 2:28

Bem , eu não é querer impingir a Acer , mas se queres um portatil bonito a um preço realtivamente acessivel , o 2012 ou o 2023 parecem-me ser bons para ti , tem ecrã enorme de 15,4 Widescreen , boa grafica ATI Radeon 9700 de 64 e respectivamente 128 Mb e memoria Ram DDR até 2 Gb, 60 de disco , gravador de DVD +/-R , o peso é 3 Kg , e tendo em conta o que tem valem os 3 Kg, tambem tens os LG ,, mas desses não me posso pronunciar porque nunca mexi em nehum.

Samtech
LapTop System:
Acer Aspire 2012WLMi

Central System:
Chieftec Dragon Modded
Samtech LCD Bay
AMD XP 2400+
512 Mb OCZ PC3200
Asus A7N8X-eluxe
400 Gb
samtech
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jun 07, 2004 2:24

Mensagempor wink » Quarta Ago 04, 2004 10:31

na minha opiniao, para aquilo que pretendes, o ibook n te vai desiludir.
por outro lado, plo preço dele, é mt complicado encontrares um portatil no universo pc do mesmo tamanho.
da um olhinho ao acer 370, ja que é pouco mais caro e um bocado melhor.

tive ha pouco tempo na tua situaçao, tb pensava ir para um desses. acabei por ir para um dell m60, pq o meu orçamento aumentou exponencialmente.. :D
wink
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Fev 18, 2004 20:14

Mensagempor badboi » Quarta Ago 04, 2004 10:48

Ola

Sinceramente acho que te estas a meter num buraco. Não que eu não gosto dos mac, ate me atraem muito mas sinceramente os MAC já não são uma tecnologia alternativa. É mais uma marca de um computador que é vendido com um sistema operativo diferente e é ai que vais sentir as principais dificuldades...

Prepara-te para deixares de ver o mundo do software como o conheces e desenbolsares elevadas somas de dinheiro cada vez que o teu portatil tenha um problema.

Claro que estou a exagerar mas não te supreendas se isso acontecer.

Porque as extensões de ficheiros que circulam na net que para nos é usual recebermos e vermos... (principalmente do office) pode ser uma dor de cabeça ver no MAC para quem não sabe. (Meus ricos dois cliques em cima do ficheiro para os abrir! :D )

Eu acho que MAC hoje so compensa para quem trabalhou toda a vida em MAC, não são claramente uma alternativa mas sim mais uma das alternativas e das menos viaveis.

ps: Isto é uma simples opinião de um hardcore user de PC e que usa as vezes MAC.

Sem mais,
Badboi
Este fórum é moderado pelo bom senso e é isso que se pede a todos os utilizadores.
Consulte também as regras
badboi
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Jan 15, 2003 17:36

Mensagempor Tretabyte » Sábado Ago 07, 2004 1:40

Boas,
assim so para arrematar, um pc que usa um rato com um so botao e que para abrir a drive de cdrom é preciso fazer drag do icon para o recycle bin nunca é la grande coisa no geral... ok a nivel de trabalho grafico nao existe melhor MAS vais ter mm de pensar muito em relacao ao que queres fazer com o portatil.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor rikyman » Sábado Ago 07, 2004 8:48

Na verdade o mac pode utilizar qq rato tenha ele 1, 2 ou mais botões utilizando tambem a roda do mesmo pois o mac os x utiliza os restantes botões, o mac é uma exelente maquina, o disign é fabuloso a fiabilidade muito boa, os lcd's tem muita qualidade.

E há mais, muito do software que existe para mac em alguns aspectos é mais poderoso que as mesmas versões em PC, e hoje em dia a compatibilidade entre as duas plantaformas é uma realidade, alem disso pode-se sempre correr windows xp no virtual pc se o mesmo for necessário.

Eu não sou um mac fan, tenho um powerbook de 17, e um vaio a197vp, ambos são exelentes, mas exprimentem a plantaforma mac e de certo vão ficar apaixonados pelos brinquedos da apple.

Para mim os APPLE ibook ou powerbook são maquinas técnológicamente superiores ao que podemos encontar no mundo PC.

APPLE=Simplicidade de utilização

E o mais importante, o MAC OS X PANTHER é muito superior ao Windows XP, em estabilidade coerencia, aspecto, eficiencia, multitarefa entre outros, dificilmente ficarão com ficheiros parasitas no disco, virus praticamente não existem, configurações até uma criança as pode fazer em MAC OS X.

Por isso antes de decidir Equacionem, pois não é só o hardware que faz a maquina, mas sim um conjunto de situações ou de necessidades ou mesmo qualidades.
rikyman
Novato
Novato

Registado: Quinta Jul 29, 2004 20:00

Mensagempor franciscok » Domingo Ago 08, 2004 14:53

Viva!!

Já "brinquei" com Mac's e gostei muito do interface. Achei bastante simples de usar e como diz o rikyman a incompatibilidade já não é notória. No meu local de trabalho PC's e MAc's coabitam pacificamente na mesma rede, usando os mesmos servidores e partilhando ficheiros (desde k as extensões sejam "universais": .jpg, .mp3, etc).
Para mim os únicos problemas são o preço (apesar de valerem cada euro) e a disponibilidade de software!
franciscok
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Mar 29, 2004 21:49

Mensagempor jaac » Domingo Ago 08, 2004 17:36

Os macs para mim são dos melhores computadores que existem, sem querer parecer ser fanático os mac e no caso dos portáteis, os powerbooks são o melhor que existe neste momento, tenho um powerbook de 12 e acredita não vais ficar desiludida... os mhz como cada vez mais se percebe não interessam, o panther (e dentro de pouco tempo o tiger ) são o que os so deveriam ser, acessiveis mas ao mesmo tempo muito potentes, para mim para programar não existe melhor, quanto às aplicações, para que queres dezenas de milhar de aplicações quando só usas 4 ou 5 e a única coisa que realmente queres é que não estejam sempre a crashar... um amigo meu já teve no powerbook um uptime superior a um ano e só acabou porque ficou mesmo sem bateria... nao existe melhor e quando decidires trocar o teu portátil não desvalorizou nem metade do preço que o compraste ( nos pcs talvez os sony sejam parecidos ) não hesites... mas uma coisa te digo decide por ti para não te sentires arrenpendida ( a minha opinião foi muito isenta :twisted: )
jaac
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 04, 2004 16:10

Mensagempor Joaninha » Terça Ago 24, 2004 1:15

E uma pergunta a nivel de software:

Dá para abrir documentos do office em Mac OS? Isso para mim é fundamental acima de tudo!
Joaninha
Novato
Novato

Mensagempor Tretabyte » Terça Ago 24, 2004 1:19

Boas,
da, tens office para mac os.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus