1x500GB ou 2x250GB?

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

1x500GB ou 2x250GB?

Mensagempor Quito » Sexta Jan 04, 2008 2:22

Boas pessoal!

Estou a pensar em comprar um disco, mas estou com dúvidas... 1x500GB ou 2x250GB? Que tempo vou ganhar por exemplo no arranque do sistema operativo usando o RAID 0? Posso fazer partições normalmente como se fosse apenas um disco? (no caso do RAID 0)

Obrigado e cumps!
-Thermaltake Xaser III V1000D
-ASUS P5W-DH DELUXE
-INTEL CORE 2 DUO E6400 @ THERMALTAKE BLUE ORB II
-SAPPHIRE X1900XT 256MB GDDR3 PCIe
-Geil Ultra DDR2 2x1GB PC6400 Cas4
-LC POWER 550W SILENT GIANT REV 2
Quito
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Abr 28, 2006 2:59

Mensagempor sergio.pontes » Sexta Jan 04, 2008 9:41

Pessoalmente se fosse comigo eu iria para os dois de 250Gb, mas não pelos motivos que indicas. Ou seja, eu não iria para RAID, mas sim usava-os como 2 discos independentes. A principal vantagem que eu teria, seria ter num disco o SO, mais o software + as coisas menos essenciais... No segundo disco teria uma imagem (ghost, acronis,m etc) do SO com o sofware todo instalado e configurado, e teria tambem nesse segundo disco todos os ficheiros que realmente me são essenciais, tipo documentos pessoais, fotos, videos, etc...

Principal vantagem para mim, em caso de o SO por algum motivo se engasgar, permite ter o pc a bombar em 5 minutos ou menos. Porque assim que a imagem for restaurada, os documentos realmente importantes estão no segundo disco, juntamente com a imagem...

É claro que isso implica de qualquer forma outro tipo de backups, por exemplo hdd externo, etc... Para o caso de alguma virose dar cabo dos 2 hdd's

Mas isso é a minha opinião claro, que prezo mais a segurança dos meus dados do que a performance em si. Portanto, se o que queres é velocidade, então vai para RAID
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Jun 03, 2007 23:02

Mensagempor lucky » Sexta Jan 04, 2008 11:33

sergio.pontes Escreveu:Pessoalmente se fosse comigo eu iria para os dois de 250Gb, mas não pelos motivos que indicas. Ou seja, eu não iria para RAID, mas sim usava-os como 2 discos independentes. A principal vantagem que eu teria, seria ter num disco o SO, mais o software + as coisas menos essenciais... No segundo disco teria uma imagem (ghost, acronis,m etc) do SO com o sofware todo instalado e configurado, e teria tambem nesse segundo disco todos os ficheiros que realmente me são essenciais, tipo documentos pessoais, fotos, videos, etc...

Principal vantagem para mim, em caso de o SO por algum motivo se engasgar, permite ter o pc a bombar em 5 minutos ou menos. Porque assim que a imagem for restaurada, os documentos realmente importantes estão no segundo disco, juntamente com a imagem...

É claro que isso implica de qualquer forma outro tipo de backups, por exemplo hdd externo, etc... Para o caso de alguma virose dar cabo dos 2 hdd's

Mas isso é a minha opinião claro, que prezo mais a segurança dos meus dados do que a performance em si. Portanto, se o que queres é velocidade, então vai para RAID

Podes fazer exactamente o mesmo com um único disco ou com vários discos em RAID, desde que cries partições para isso. No caso do RAID0 terias ainda a vantagem de maior performance, o único risco associado é se 1 disco se avariar ficas sem nada pois sem o RAID o que estiver no disco que não avariou é inútil, mas o mesmo se passaria se apenas tivesses 1 disco, se este se avariar perdes tudo igualmente. Penso que o ideal é ter 2 disco em RAID0 e fazer backups da informação importante para outro disco ou DVDRW ou pen usb, dependendo do tamanho dos dados.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor sergio.pontes » Sexta Jan 04, 2008 12:03

lucky Escreveu:
sergio.pontes Escreveu:Pessoalmente se fosse comigo eu iria para os dois de 250Gb, mas não pelos motivos que indicas. Ou seja, eu não iria para RAID, mas sim usava-os como 2 discos independentes. A principal vantagem que eu teria, seria ter num disco o SO, mais o software + as coisas menos essenciais... No segundo disco teria uma imagem (ghost, acronis,m etc) do SO com o sofware todo instalado e configurado, e teria tambem nesse segundo disco todos os ficheiros que realmente me são essenciais, tipo documentos pessoais, fotos, videos, etc...

Podes fazer exactamente o mesmo com um único disco ou com vários discos em RAID, desde que cries partições para isso. No caso do RAID0 terias ainda a vantagem de maior performance, o único risco associado é se 1 disco se avariar ficas sem nada pois sem o RAID o que estiver no disco que não avariou é inútil, mas o mesmo se passaria se apenas tivesses 1 disco, se este se avariar perdes tudo igualmente. Penso que o ideal é ter 2 disco em RAID0 e fazer backups da informação importante para outro disco ou DVDRW ou pen usb, dependendo do tamanho dos dados.

Lá está, eu aprendi por experiência própria o valor dos backups. Aprendei nesse mesmo dia que não gosto de partições... pelo simples facto O HDD berrou e todas a partições lá dentro juntamente com ele. Por isso com dois discos independentes sempre reduzes em 50% a probabilidade de perderes os dados por falha de hardware. Na pior das hipoteses só te avariará um disco, basta rezar que seja o que tem os dados menos importantes ;-)

Por isso backup em discos externos e DVD´s é essencial.

Um abraço
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Jun 03, 2007 23:02

Mensagempor Quito » Sexta Jan 04, 2008 17:53

Eu costumo fazer backup em dvd's, até porque já perdi todos os dados de um disco de uma vez sem o disco dar o berro... é daquelas coisas que acontecem e um gajo nem sempre sabe bem porquê, mas adiante... O meu objectivo era mesmo ficar com 500GB úteis e aproveitar a performance que eles me poderiam dar em RAID. Se for ver bem as coisas, as probabilidades de qualquer um dos disco avariar, seja ele a imagem do outro ou o externo de backup, são praticamente idênticas e como eu vou guardando os meus mais preciosos documentos e fotos...

P.S.-Para RAID os discos têm que ser iguais, ou basta apenas terem o mesmo tamanho?
-Thermaltake Xaser III V1000D
-ASUS P5W-DH DELUXE
-INTEL CORE 2 DUO E6400 @ THERMALTAKE BLUE ORB II
-SAPPHIRE X1900XT 256MB GDDR3 PCIe
-Geil Ultra DDR2 2x1GB PC6400 Cas4
-LC POWER 550W SILENT GIANT REV 2
Quito
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Abr 28, 2006 2:59

Mensagempor lucky » Sexta Jan 04, 2008 18:29

Basta serem do mesmo tamanho e claro têm de ser os 2 SATA neste caso. Mas covém que sejam idênticos para o RAID0 ficar mais optimizado, de preferência os Seagate SP ou os Western Digital RE, sõ dos que têm dado melhores resultados em RAID.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor TiMi » Terça Jan 22, 2008 17:00

Aproveito este tópico para perguntar, se ao fazer raid 0 com dois HDD 250GB, o espaço útil para dados são os 500GB, ou apenas 250GB!? Eu não percebo muito bem como é que funciona isto de raid0, etc...
Se puderem ajudar... :?
;)
NZXT Lexa
LC Power 6550GP V2.0
ASUS P5K-E WiFi/AP
Intel C2D E6550|Scythe Ninja Plus Rev.B|AS5
Team Xtreem PC8500 2x1GB DC|OCZ XTC Cooler
Seagate Barracuda 7200.11 500GB 32MB SATA2
BFG 8800GTS 320MB OC
Creative SB X-Fi XtremeMusic
LH-20A1S|SH-S203P
TiMi
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Nov 27, 2006 4:28

Mensagempor pcotter » Terça Jan 22, 2008 17:18

se ao fazer raid 0 com dois HDD 250GB, o espaço útil para dados são os 500GB, ou apenas 250GB!?

Ficas com um "unico disco logico" de 500 gb.

A parte ma do Raid 0 ou Stripe Set sem paridade, e que se um dos discos falha, perderas toda a informacao!
"Dum Spiro, Spero"
pcotter
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jan 07, 2008 9:26

Mensagempor Cardosov » Terça Jan 22, 2008 18:05

Para segurança, aconselho fazeres RAID1, mas tem a desvantagem de no caso de usares 2 discos de 250, poderes usar apenas 250 (e não os 500)
Cardosov
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jan 21, 2008 17:58

Mensagempor TiMi » Terça Jan 22, 2008 19:08

Sim, já começo a perceber a lógica... Mas quais as reais vantagens...? Como funciona em teoria o RAID 0? O porquê de ser mais rápido o acesso, etc, porquê de perderes tudo se um falhar!?
Obrigado desde já pelas respostas
;)
NZXT Lexa
LC Power 6550GP V2.0
ASUS P5K-E WiFi/AP
BFG 8800GTS 320MB OC
LH-20A1S|SH-S203P
TiMi
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Nuno_Martins » Terça Jan 22, 2008 19:13

Se a tua ideia é conheceres melhor os vários tipos de RAID e as suas caracteristicas, podes dar uma vista de olhos aqui :wink:
Toshiba Portégé M800-103
Nuno_Martins
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Fev 04, 2007 18:46

Mensagempor TiMi » Quarta Jan 23, 2008 0:54

Esclarecedor, de facto...
Então sempre que possível, RAID 0, o mais acessível ao comum utilizador... Porque a desvantagem de se 1 disco falhar, perdes tudo, é igual se não fizer RAID 0, só com um disco de 500GB por exemplo. Se este avariar, também perco tudo... :)
;)
NZXT Lexa
LC Power 6550GP V2.0
ASUS P5K-E WiFi/AP
BFG 8800GTS 320MB OC
LH-20A1S|SH-S203P
TiMi
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Bad_Cop » Quarta Jan 23, 2008 1:19

nao necessariamente. porque quanto tens dois discos a probabilidade de um avariar duplica. mas claro que depende do modelo.. é muito masi provavel estragar raid por nabice do que por erro derivado do mesmo.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes