Petição para que a lei do tabaco seja cumprida

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor HITMAN_FOX » Terça Fev 19, 2008 1:38

t-o-r-r-e-s Escreveu:
HITMAN_FOX Escreveu:
t-o-r-r-e-s Escreveu:Acho que não se vai a lado nenhum assim.
Quem tem um negocio como o meu é que sabe o que custa!

Acho giro dizerem, está a fumar, vai se chamar a policia!
Quando chegarem já ele fumou e já saiu!
Que fazes? Provas já eram, e não podes impedir o cidadão de sair, pois não sou autoridade!

A lei está mal sim e ponto final! Quer dizer, eu alem do meu trabalho tenho que andar atrás dos clientes senão lixo me? Sim a casa é minha! Eu sou um, os clientes são quantos?
Achas que posso estar de olho em todos?
Repito, quem fala assim é quem não conhece os verdadeiros problemas que esta lei tem!

Acho bem a lei, de não se poder fumar, eu já coloquei bastantes avisos no meu estabelecimento, mas aparece sempre um que entra a fumar ou que acende o cigarrito depois de almoçar! E achas que eles não sabem o que fazem? As vezes esquecem-se, e como já me apareceu um, e foi o unico caso, que me disse, "Olha chama a policia!".
Fdx... Que fazes? Nada! E de cair os tomates dum gajo ao chão!

Eu aviso! Nunca tive problemas, sempre me respeitaram tirando esse cliente, agora quem tem que andar atrás das pessoas é as autoridades competentes e não o dono do estabelecimento! Ou já agora, se eu encontrar alguem a fumar tambem posso autoar? Já agora... assim já valia a pena chatear! Podia vender menos qualquer coisa mas iria ganhar mais nas multas! Por amor de deus!

A lei não está bem!

Ao que diga chama a policia e continue a fumar , chamas a policia e fechas a porta a chave até a policia chegar .
Tudo tem solução.

8O

1º lugar, não podes prender ninguem seja em que sitio for!
2º lugar, achas que quando a policia chegasse o cigarro ainda estava por fumar?

O governo pôs essa lei que nós tambem temos que pagar a multa que é para andarmos em cima dos clientes e não deixarmos mesmo ninguem fumar! Mas está mais que provado que não resulta!
Não é um simples comerciante que tem que fazer isso! Senão não faz mais nada! É pura estupidez!

Não podes prender ninguem nem ele fumar se ele diz chama a policia e fechas a porta , foi ele quem o pediu .
A psp ou a gnr não te vão dizer nada por fazeres isso quanto a não seres ninguem para prender , fica sabendo que a lei portuguesa em certos crimes dá te o poder de deter um individuo até ser entregue as autoridades .
HITMAN_FOX
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Domingo Dez 02, 2007 18:50

Mensagempor Azarael » Terça Fev 19, 2008 1:47

Fumar não é um crime... nenhum dono de um café pode barrar a saída a um cliente por ele ter fumado, sabes isso...

"Eu concordo com a lei e nos cafés se ninguem fiscalizasse era o caos."

Típico pensamento...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor HITMAN_FOX » Terça Fev 19, 2008 11:41

Azarael Escreveu:Fumar não é um crime... nenhum dono de um café pode barrar a saída a um cliente por ele ter fumado, sabes isso...

"Eu concordo com a lei e nos cafés se ninguem fiscalizasse era o caos."

Típico pensamento...

Não pode?? Então se o outro prevarica e manda oo dono chamar a policia e depois se quer por em fuga ,não pode??
Mais faltava eu fechava a porta até á chegada das autoridades.
HITMAN_FOX
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Mensagempor Azarael » Terça Fev 19, 2008 11:47

Por amor de Deus, não é crime, não é como se estivesse a fugir sem pagar ou algo parecido.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor HITMAN_FOX » Terça Fev 19, 2008 12:10

Azarael Escreveu:Por amor de Deus, não é crime, não é como se estivesse a fugir sem pagar ou algo parecido.

Então esta a fugir do quê?Ele mandou chamar a policia enquanto goza com o comerciante a fumar o seu cigarro , então fecha se a porta as vezes as chaves avariam , até chegar a policia a fechadura fica boa .
Ou estás do lado do prevaricador?
HITMAN_FOX
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Mensagempor Azarael » Terça Fev 19, 2008 13:10

LoL, não estou do lado de ninguém.
Mas por mais incorrecto que seja o cliente, o dono não pode barrar assim a saída.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor HITMAN_FOX » Terça Fev 19, 2008 13:30

Azarael Escreveu:LoL, não estou do lado de ninguém.
Mas por mais incorrecto que seja o cliente, o dono não pode barrar assim a saída.

Não ?? Então não foi quem disse chame a policia porque vou prevaricar , ora mais que normal que espere e se for barrado a policia vai estar do lado do dono do café alêm que serve de exemplo .
Agora que não tenha coragem , lata ou seja um fraco isso é diferente.
HITMAN_FOX
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Mensagempor Azarael » Terça Fev 19, 2008 13:51

t-o-r-r-e-s, diz lá a tua justiça...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor XEDAS » Quarta Fev 20, 2008 2:22

Boas,

A LEI podia estar melhor, ms para bom entendedor meia palavra basta. Todas as leis são boas até algum xico esperto descubrir uma lacuna e pronto, já dá a volta. Ms isso é mesmo tipico nosso, do português. Se uma lacuna da lei deixa um criminoso fazer o crime está certo?

Existe uma grande hipocrisia de dizer que na lei não tá contemplado quais os sistemas de exaustão a usar, para justificar manter a casa cheia de fumo. Não digo que é fácil, ms penso que se houvesse boa vontade, as pessoas conseguiriam saber qual o sistema de ventilação necessário para manter os metros cúbicos de ar do estabelecimento sem fumo. é fazer as contas... Existem muitas pessoas prejudicadas com a LEI, sem dúvida. Mas se ela não estiver a ser cumprida, quem a cumpre é que se lixa sempre. Esta é que parece que é a única LEI cumprida neste País: "Se consegues fugir, foge. Se não quiseres, há quem queira e tu é que te lixas!"

Esta LEI prende-se com uma questão de saude publica. Não serve para proteger só os não fumadores, ms também os fumadores. Tou farto de ouvir os fumadores num estabelecimento que se pode fumar a dizer: "Este é de fumadores, se não queres fumo não entras!". Pois, ms a LEI refere-se que ambiente fechado com fumo sem um sistema de extracção eficiente é prejudicial à saude. De todos!!!!! Senão, já agora toda a gente podia usar as drogas à vontade. Tá na Lei que é proibido, ms se eu quero então posso usar!

É para o bem de todos. Eu neste momento, pela LEI, só devo inalar fumo de tabaco se o estiver a fumar. Não o fumo de outros. Pensem mais nas outras pessoas. E ja agora tb nas que morrem todos os dias por causas directas e indirectas. Quase toda a gente deve conhecer alguém nessa situação. Eu conheço... e custa ver....
AMD 64 3500+ / Zalman 7700 CU
ASUS A8V DELUXE sock 939 / 2x1GB G.SKILL ZX + 2x512 Twinmos dual
Thermaltake Shark Black / X-Alien 500 / XFX 6800 GT 256
MAXTOR 200GB serial ATA / NEC 3500A / Logitech MX-518
XEDAS
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Nov 19, 2004 15:57

Mensagempor HITMAN_FOX » Quarta Fev 20, 2008 12:18

XEDAS Escreveu:Boas,

A LEI podia estar melhor, ms para bom entendedor meia palavra basta. Todas as leis são boas até algum xico esperto descubrir uma lacuna e pronto, já dá a volta. Ms isso é mesmo tipico nosso, do português. Se uma lacuna da lei deixa um criminoso fazer o crime está certo?

Existe uma grande hipocrisia de dizer que na lei não tá contemplado quais os sistemas de exaustão a usar, para justificar manter a casa cheia de fumo. Não digo que é fácil, ms penso que se houvesse boa vontade, as pessoas conseguiriam saber qual o sistema de ventilação necessário para manter os metros cúbicos de ar do estabelecimento sem fumo. é fazer as contas... Existem muitas pessoas prejudicadas com a LEI, sem dúvida. Mas se ela não estiver a ser cumprida, quem a cumpre é que se lixa sempre. Esta é que parece que é a única LEI cumprida neste País: "Se consegues fugir, foge. Se não quiseres, há quem queira e tu é que te lixas!"

Esta LEI prende-se com uma questão de saude publica. Não serve para proteger só os não fumadores, ms também os fumadores. Tou farto de ouvir os fumadores num estabelecimento que se pode fumar a dizer: "Este é de fumadores, se não queres fumo não entras!". Pois, ms a LEI refere-se que ambiente fechado com fumo sem um sistema de extracção eficiente é prejudicial à saude. De todos!!!!! Senão, já agora toda a gente podia usar as drogas à vontade. Tá na Lei que é proibido, ms se eu quero então posso usar!

É para o bem de todos. Eu neste momento, pela LEI, só devo inalar fumo de tabaco se o estiver a fumar. Não o fumo de outros. Pensem mais nas outras pessoas. E ja agora tb nas que morrem todos os dias por causas directas e indirectas. Quase toda a gente deve conhecer alguém nessa situação. Eu conheço... e custa ver....

:x2:
HITMAN_FOX
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Mensagempor DeD » Quarta Fev 20, 2008 12:37

Boas;

Ainda não comentei este tópico e pareceu-me bem fazê-lo agora.
Há ainda alguma idefinição quanto a esta lei e há quem a afirme inconstitucional - pois o Direito à integridade física é Fundamental e o da Saúde não (art 64º), ou seja, prevalece o primeiro que mencionei. Para além disso, também há quem afirme o facto do Estado vender o tabaco e depois sancionar quem o utilize...

Todavia, apesar deste aparte que é defendido por alguns doutrinários, o espírito da lei espelha sobretudo a protecção dos não fumadores, e muitas são as pessoas que estão satisfeitas com a lei. Porém, como já alguém disse, põe-se o problema de um cidadão fumar num local proibido e o funcionário não o poder deter - pois é uma infracção administrativa e não criminal, e uma pessoa só pode ser detida por um cidadão comum quando está em flagrante delito e quando o crime corresponda a uma pena mínima de 5 anos. Este é um problema, a par de outro, que se prende com o facto de quem é passado o auto-notícia por parte da GNR/PSP - se é a ASAE ou à Direcção Geral de Saúde.

Ainda há alguma indefinição nesta Lei.
LG LW65-P4XP

Pentium-M 760J Dothan (2.0 Ghz)
1024 MB RAM (DDR2-533 Samsung)
LG LCD 15.4'' WXGA Fine Bright (1280x800)
Disco 80GB (4200 RPM Hitachi)
ATI Radeon X700 128 MB (Hyper Memory)
DeD
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Out 31, 2005 2:10

Mensagempor HITMAN_FOX » Quarta Fev 20, 2008 12:45

Dai eu dizer que o gajo entra lá armado aos cucos , puxa do cigarro e fuma enquanto bebe o café é chamado a atenção e ainda goza com o dono do café com o chame a policia , ora uma fechadura pode avariar até chegada da policia e nenhum policia que vai recriminar se fizeres isso.
Muito pelo contrario o prevaricador é que vai bater com os cornos na parede com tamanha estupidez.
Ora tu até podes deter pessoas que comentam furtos,roubos,violencia ,crimes de sangue etc , não tem de ser só a policia qualquer cidadão tem esse direito até chegada da policia de deter alguem.
HITMAN_FOX
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Mensagempor DeD » Quarta Fev 20, 2008 14:15

HITMAN_FOX Escreveu:Dai eu dizer que o gajo entra lá armado aos cucos , puxa do cigarro e fuma enquanto bebe o café é chamado a atenção e ainda goza com o dono do café com o chame a policia , ora uma fechadura pode avariar até chegada da policia e nenhum policia que vai recriminar se fizeres isso.
Muito pelo contrario o prevaricador é que vai bater com os cornos na parede com tamanha estupidez.
Ora tu até podes deter pessoas que comentam furtos,roubos,violencia ,crimes de sangue etc , não tem de ser só a policia qualquer cidadão tem esse direito até chegada da policia de deter alguem.

Sim, é isso, foi o que disse. Qualquer pessoa pode deter um criminoso se não houver autoridades por perto (255º do CPP salvo erro). O problema está no facto de fumar em local proibido não ser crime, o que faz com que o dono de um estabelecimento não o possa deter se ele quiser ir embora.
Na minha opinião, acho que deviam regulamentar esta situação, porque é uma grave lacuna que existe nesta lei.
LG LW65-P4XP

Pentium-M 760J Dothan (2.0 Ghz)
1024 MB RAM (DDR2-533 Samsung)
LG LCD 15.4'' WXGA Fine Bright (1280x800)
Disco 80GB (4200 RPM Hitachi)
ATI Radeon X700 128 MB (Hyper Memory)
DeD
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Out 31, 2005 2:10

Mensagempor sergio.pontes » Quinta Fev 21, 2008 13:34

Como Ex-fumador a minha assinatura já lá está!

Vou ajudar a divulgar por mail!

Parabens pela excelente iniciativa!
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Jun 03, 2007 23:02

Mensagempor Azarael » Sábado Fev 23, 2008 16:16

Na minha opinião, acho que deviam regulamentar esta situação, porque é uma grave lacuna que existe nesta lei.

Queres que esta lei abra uma excepção ? Ou seja, que apesar de não ser crime, uma pessoa ganhe autoridade de deter outra ?

Acho que não percebeste o sentido da coisa. O que é "necessário" será ditado pela lei mais tarde, e por quaisquer "critérios técnicos" que escolham. Ou seja, é um risco para o proprietário de um establecimento, gastar dinheiro num sistema de exaustão que apesar de até ser adequado, segundo os padrões da lei mais tarde venha dizer que não é. Sendo assim, logicamente muito mais seguro simplesmente proibir por completo. O t-o-r-r-e-s provavelmente, explica-te muito melhor que eu a coisa.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 50 visitantes