por rastiff » Quarta Fev 20, 2008 22:23
LuisFilipe Escreveu:Eu diria exactamente ao contrário visto que com mais que um prato também existe
mais que uma cabeça e deveria aplicar-se o mesmo conceito do RAID 0...
Mas isto sou eu a falar de cór.

eu não percebo muito da mecânica dos discos, mas creio que a falha na tua lógica de comparação com o conceito do RAID0 está em:
o disco de mais que 1 prato tem mais que uma cabeça, mas elas estão todas na mesma peça mecânica que se move para uma determinada posição X para ler a informação que está nessa posição X do prato nº1. no entanto, as outras cabeças estão na posição X dos outros pratos, em virtude de estarem todas numa mesma peça mecânica e de ser a peça que executa o movimento e não as cabeças. Ou seja, se tivermos uma informação XPTO que está dividida entre a posição X do prato 1 e a posição Y do prato 2, a peça mecânica vai ter que ir às duas posições, ou seja, vai ter q fazer duas movimentações, uma após a outra. E no RAID0 a informação X e Y poderá estar a ser lida ao mesmo tempo, cada uma do seu disco.
isto está um bocado confuso, e eu nem sequer tenho a certeza que não disse umas asneirolas jeitosas (:lol:), mas fica a minha ideia

Desktop: AMD Duron 1GHz, Asus A7A266-E, 1GB DDR 266MHz, Seagate 250Gb 16MB cache 7200rpm IDE, Asus V9560 (Fx5600 128mb), SB Audigy, Logitech X-530, Pioneer dvr-109, e mais umas tretas..
Monitor: HP w2207
Laptop: LW65-P4XP