Qual a diferença entre um disco de um prato, e 2 pratos?

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Qual a diferença entre um disco de um prato, e 2 pratos?

Mensagempor StreeTu » Terça Fev 19, 2008 0:03

Boas,
estava a pesquisar na net, e reparei que havia discos single plate ( podem me chamar grande noob, mas desconhecia isto), então fiquei curioso sobre estes discos....

Qual a diferença entre um disco de um prato e outro com 2 pratos?
Que marcas é que usam este sistema?

Cumps
StreeTu
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Out 01, 2006 10:37

Mensagempor SilentWalker » Terça Fev 19, 2008 5:56

boas
de um pratao esta tudo num disco, é mais rapido aler e escrver, em dois ou mais sera mai slento a info pode esatr dividida nos dois e a mecanica atrasa o processo.

a hitachi tem isso, eu tenho isso no meu sitema de 80GB, a seagate tb nos de 250GB, ee aWD nos 160 e penso que o resto das marcas tb
X2 3800+, A8N32-SLI Deluxe
2*80 raid 0 hitachi Creative 5.1, LC POWER v2 550W DVD Pioneer CDR TDK, DVD-RW Sony, Samsung 760BF, powercolor theather 550pro,
Gskil 2*1GB F1 4000 500Mhz
SilentWalker
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 15, 2004 17:22

Mensagempor LuisFilipe » Terça Fev 19, 2008 21:16

SilentWalker Escreveu:boas
de um pratao esta tudo num disco, é mais rapido aler e escrver, em dois ou mais sera mai slento a info pode esatr dividida nos dois e a mecanica atrasa o processo.

a hitachi tem isso, eu tenho isso no meu sitema de 80GB, a seagate tb nos de 250GB, ee aWD nos 160 e penso que o resto das marcas tb
Eu diria exactamente ao contrário visto que com mais que um prato também existe
mais que uma cabeça e deveria aplicar-se o mesmo conceito do RAID 0...

Mas isto sou eu a falar de cór. :roll:
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor StreeTu » Quarta Fev 20, 2008 0:31

Entao se percebi bem, os discos de um prato sao mais rapidos que os outros?
StreeTu
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Out 01, 2006 10:37

Mensagempor SilentWalker » Quarta Fev 20, 2008 1:03

LuisFilipe Escreveu:

percebo a tua ideia, mas nao é assim, caso contrario nao se tinham feito os discos de um prato...
X2 3800+, A8N32-SLI Deluxe
2*80 raid 0 hitachi Creative 5.1, LC POWER v2 550W DVD Pioneer CDR TDK, DVD-RW Sony, Samsung 760BF, powercolor theather 550pro,
Gskil 2*1GB F1 4000 500Mhz
SilentWalker
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 15, 2004 17:22

Mensagempor rastiff » Quarta Fev 20, 2008 22:23

LuisFilipe Escreveu:Eu diria exactamente ao contrário visto que com mais que um prato também existe

eu não percebo muito da mecânica dos discos, mas creio que a falha na tua lógica de comparação com o conceito do RAID0 está em:
o disco de mais que 1 prato tem mais que uma cabeça, mas elas estão todas na mesma peça mecânica que se move para uma determinada posição X para ler a informação que está nessa posição X do prato nº1. no entanto, as outras cabeças estão na posição X dos outros pratos, em virtude de estarem todas numa mesma peça mecânica e de ser a peça que executa o movimento e não as cabeças. Ou seja, se tivermos uma informação XPTO que está dividida entre a posição X do prato 1 e a posição Y do prato 2, a peça mecânica vai ter que ir às duas posições, ou seja, vai ter q fazer duas movimentações, uma após a outra. E no RAID0 a informação X e Y poderá estar a ser lida ao mesmo tempo, cada uma do seu disco.

isto está um bocado confuso, e eu nem sequer tenho a certeza que não disse umas asneirolas jeitosas (:lol:), mas fica a minha ideia :roll:
Desktop: AMD Duron 1GHz, Asus A7A266-E, 1GB DDR 266MHz, Seagate 250Gb 16MB cache 7200rpm IDE, Asus V9560 (Fx5600 128mb), SB Audigy, Logitech X-530, Pioneer dvr-109, e mais umas tretas..
Monitor: HP w2207
Laptop: LW65-P4XP
rastiff
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Ago 04, 2005 20:15

Mensagempor LuisFilipe » Quinta Fev 21, 2008 4:18

SilentWalker Escreveu:
LuisFilipe Escreveu:

percebo a tua ideia, mas nao é assim, caso contrario nao se tinham feito os discos de um prato...

Mas lá que faz sentido faz.

Assim No RAID 0 a informação é dividida entre os discos, em ultimo caso é escrito um bit em cada um dos 8 discos e mais um de paridade num 9º.
(vou só acrecentar que no mirroring demora mais a escrever mas menos a ler, deve ficar equivalente a raid 0 na leitura)

Se um disco tem um prato normalmente tem duas cabeças.

Se dividir-mos a informação pelas cabeças demora-mos metade do tempo a escrever.

No entanto se um sector fica estragado então todos os sectores de todas as faces dos pratos na mesma posição ficam estragados.

Mas de qualquer forma vou ver se encontro alguma coisa que contrarie esta teoria.
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor SkyRunner » Quinta Fev 21, 2008 12:51

Então os discos de dois pratos têm duas "agulhas" a ler..Logo uma agulha em cada prato...
A única vantagem que vejo é maior capacidade em menos espaço e consumo de energia..Ou tou enganado?
SkyRunner
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Set 23, 2004 20:25

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes