DDR3 & QUAD CORE - The time is NOW?

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

DDR3 & QUAD CORE - The time is NOW?

Mensagempor pixelsurgeon » Domingo Mar 30, 2008 1:02

Boas!

Tenho andado a ler sugestões de sistemas, a ler reviews e estou em condições de dizer que, ao contrário do que a maior parte de vós sugere, eu estou rendido às memórias DDR3. Estão boas, um pouco caras, mas acho que vale a pena fazer já a migração, pelo menos para quem monta sistemas com orçamentos acima dos 1000€.

Poderão dizer-me que é um desperdício estar a pagar tanto pelas memórias, mas na verdade sai mais caro estar a comprar agora uma plataforma DDR2 e daqui a 6 meses ver que existem memórias muito mais rápidas e mais baratas que deixem água na boca por um novo upgrade.

Há quem diga que "ah e tal, uma aposta de futuro é investir nos Quad Cores". Não está errado, mas como se sabe, a evolução do software é mais lenta que a do hardware. Ou seja, quando as aplicações tirarem partido dos 4 núcleos já as memórias estarão num patamar bem mais elevado.

Há uns dias atrás a Anandtech (site de referência na análise ao hardware) fez uma review da novíssima P5E3 Premium (chipset X48 e DDR3) e utilizou o E8500 para a testar.

Pergunto porque raio terão eles testado uma Motherboard "para o futuro", com memórias DDR3 "para o futuro" SEM o processador "do futuro"?! Não foi por não terem lá Q6600's ou Q9450's com fartura de certeza...

O que quero dizer é que acho que se devem montar sistemas Quad Core apenas e só quando já se tem a DDR3 assegurada no orçamento.

Um E8400, ou E8500, só perde para um Quad Core em 1 em cada 20 aplicações, ou tarefas e assim continuará por bastante tempo. Será que haverá por aí assim tanta gente a trabalhar regularmente em Premiere's ou em Maya's que precise de todo esse processamento, mas que só "goze" de DDR2 800? É que todas as tarefas e aplicações fazem uso da RAM e só vejo é sugerirem investimentos em Quad Cores e em DDR2.

De certeza que não faltarão opiniões discordantes, por isso queria saber qual é a vossa opinião e porquê?
pixelsurgeon
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Dez 15, 2005 1:11

Mensagempor SammySam » Domingo Mar 30, 2008 5:26

tal e qual os quad cores n tiram partido dos 4 cores com a maior parte das aplicações existente hohe em dia, também a memória DDR3 n tira, porquê, porque a velocidade de processamneto dos quad, (distribuição das tarefas) não o é feito adequadamente, tambéma a memória DDR3 n tirará proveito, se o processador n rende, de que vale memória mais rápidas?
Em comparações que já tive acesso, em testes com memória DDR2 e DDR3 a vantagem é minima ou quase nula para as DDR3 (estou a falar de meórias topo DDR2 claro).
É Óbvio que com a saída dos processadores 1333 as DDR 3 começam a ganhar vantagem até pq as DDR2 por esticadinhas que se possam esticar começam a dixar de responder, ortanto, acho bem que quem tenha tusto compre as DDR 3, é preciso é qie adquira material a condize...
É tão mau comprar memórias DDR2 com processadores que n acompanham como será concerteza mau comprar memórias que n acompanham os processadores, n sei se me fiz entender.
E qual é o processador e mobo que entende adquirir?

Cumps :roll:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor pixelsurgeon » Domingo Mar 30, 2008 14:03

Como tinha orçamento para tal, decidi apostar tanto no Q9450 como em DDR3, mas se me visse obrigado a abdicar de um destes componentes optava pelo E8400/8500 em detrimento do Quad. Não ia deixar de comprar uma mobo que suporte apenas DDR3.

Como se sabe, um E8400 chega aos 4Ghz com um stock cooler da Intel, o que deixa o pc muito bem assegurado ao nível do processamento. Quanto à board/memórias, se se optar por uma X38 e DDR3, estar-se-à preparado para daqui a uns meses poder comprar um Kit de 4Gb DDR3 2000Mhz com baixas latências, a um bom preço, sendo que, por agora, os 2Gb PC3-12800 1600Mhz da OCZ são uma pequena maravilha cifrada abaixo dos 200€.

O sistema encomendado:

Caixa: THERMALTAKE SOPRANO DX PRETO VE7000BWS
Fonte: CORSAIR HX-620W
Motherboard: ASUS P5E3 DELUXE
Processador: INTEL CORE 2 QUAD Q9450 (2.66GHZ) SKT 775 BOX
Cooler CPU: ASUS SILENT SQUARE
Memórias: OCZ PLATINUM DDR3 2GB PC3-12800 1600MHZ
Discos: 2 X WESTERN DIGITAL 320GB SATAII 16MB
Placa Gráfica: BFG 8800GTS OC 512MB DDR3 PCI-E
Drive DVD: SAMSUNG DVD/RW 20X DL BLACK BULK SATA
Teclado + Rato: LOGITECH WAVE CORDLESS DESKTOP
Monitor: HP W2207 TFT 22"
pixelsurgeon
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Serial_killer » Domingo Mar 30, 2008 14:42

De momento, vejo as DDR3 como uma boa aposta. Acredite-se ou não, enquanto não se aproximar um novo socket da Intel, a DDR3 será uma boa aposta porque quer queiram ou não, daqui a 1 ano e pico, quem comprar um sistema DDR2 vai estar a lamentar-se porque não comprou DDR3 e agora as DDR2 limitam-lhe a actualização (upgrade) para um novo processador...

Eu comprei AGP quando saiu a PCI-Express. Um ano depois, já "chorava" por não ter comprado PCI-Express e ainda hoje me arrependo de não ter investido nisso.

O componente em que mais devemos investir quando compramos um novo PC é na MOTHERBOARD, é dela que as actualizações dependem
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor pixelsurgeon » Segunda Mar 31, 2008 23:47

Então e o pessoal entendido que se farta de sugerir DDR2 e Quad Cores, não quer opinar? :D
Não acham que estamos no momento certo para começar a comprar boards exclusivamente com DD3 (orçamentos >1000€) de forma a adquirir um sistema com maior longevidade?
pixelsurgeon
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Bad_Cop » Terça Abr 01, 2008 1:29

pixelsurgeon Escreveu:Como tinha orçamento para tal, decidi apostar tanto no Q9450 como em DDR3, mas se me visse obrigado a abdicar de um destes componentes optava pelo E8400/8500 em detrimento do Quad. Não ia deixar de comprar uma mobo que suporte apenas DDR3.

é a tua opinião, é o teu dinheiro, é a tua escolha. o facto é que o ganho que tens ao passar de dual para quad é muito superior ao que tens ao passar de ddr2 para ddr3. por muitas voltas que dês ao tema, por muitas "desculpas" que as aplicações não estão optimizadas (o que até é um pouco treta porque fora do mundo dos jogos já variadissimas aplicações tiram performance de quad-core e mesmo os jogos cada vez mais tiram partido do mesmo) é inegável que um quad core trás mais vantagem, principalmente quando custa o mesmo que os dual core que referis-te.

o problema é que a malta prefere viver na crista da onda tecnológica e esquece-se que nos core 2 duo ainda há muito cpu a dar grandes cartas e que a cache, em grande parte das situações, pouco beneficio trás.

mas o x48 foi uma agradável surpresa.. embora eu tenha deixado de dar mais de 150€ por MB (desde que dei 250 pela minha p4c800 deluxe), é obvio que ter gigabyte x48 com ddr2 ao preço das x48 com ddr3 é bom.. deixa o "desiquilibrio" económico "nas mãos" das memórias. e aí começam-se a ver alguns bons preços mas continua um facto que 2gb ddr3 custam mais que 4gb ddr2.. e é obvio qual a opção mais performance (tirando pi's e tretas do genero que servem para medir exclusivamente e-penis).

outra coisa, não vi muitos e8400 a fazer 4ghz com stock cooler. e duvido mesmo que alguns o façam de forma estável. e deste mais de 200€ por uma board x38 com as gigabyte x48 e ddr3 a 250€? epá num orçamento de 1000€ mais acho isso um grande erro, ainda para mais quando já se sabe que o x38 deixa muito a desejar com quad core e escolhes-te um com multi "baixo". mais uma vez, o dinheiro é teu, eu faria e aconselho toda a gente a que façam as coisas doutra forma.

serial_killer, tens visto o preço das mems ultimamente? 60€ por mems micron d9 que numa board decente fazem 600mhz é muito? quando trocar o socket trocas de MB, vais mesmo sentir tanto a falta desses 60€? se calhar na altura até as vendes por 40 ou 50 porque o preço das ddr2 já começou a subir. "perderias" muito mais dinheiro ao dar agora 200€ por umas mems que daqui a 1 ano são ultrapassadas por umas quaisquer de 75-100€. honestamente não consigo perceber a lógica da tua escolha, principalmente ao serem 60€ de memória a limitar um upgrade de MB+CPU, mas pronto, são ideias.
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Jul 28, 2005 11:19

Mensagempor pixelsurgeon » Terça Abr 01, 2008 2:28

O que vou pagar, em princípio esta semana (estou à espera do material) pela P5E3 Deluxe são 164€ e pelo Q9450 vou pagar 220€.

O meu contacto (vendedor de hardware) arranja as boards x48 ao preço das lojas, por isso é que optei pela X38. Mas digo-te já que fico bem mais descansado com uma ASUS X38 do que com uma Gigabyte X48, que ainda por cima custa mais 100€. Depois do problema de instabilidade das P35 nas vdimms, não tinha garantia nenhuma de ter uma assistência melhor do que tiveram aqueles que esperaram meses e meses por uma nova BIOS.

Continuas a achar que devia ter encomendado o Q6600 e a GA-X48-DQ6? Eu acho que não, mesmo que o Q9450 "tenha um multi baixo". :lol:

Respeito a tua opinião e acho que fazia falta neste tópico, embora tenhas parecido um pouco "ofendido". São só opiniões. Não pretendo ser um "iluminado" dono da razão... Adiante...

Mesmo que eu não tivesse a sorte que se proporcionou ao nível de preços, acho que faz sentido apostar em boards DDR3.

Dizes que daqui a um ano as memórias estão "isto" e estão "aquilo", mas concerteza que quem compra um pc hoje quer que daqui a um ano o mesmo continue actualizado e acima de tudo "actualizável". Investindo agora na board e gastando o menos possível nas memórias, estar-se-à a facilitar o "tal" upgrade de memórias por 75-100 euros daqui a um ano (ou meio ano!), coisa que quem comprar uma board DDR2 hoje não poderá fazer.
pixelsurgeon
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Azarael » Terça Abr 01, 2008 11:35

Se for para se fazer um upgrade relativamente cedo, sim suponho que possa compensar. Mas a pensar no longo prazo é que não, pela altura em que for para fazer um novo upgrade já haverá melhores memórias DDR3 a preços provavelmente mais baixos.

PS: É o hardware que faz com que se tire mais ou menos partido de memórias DDR3, não o software. Ou seja, melhor software não fará com que as memórias DDR3 que compraram agora valham mais a pena.
Não cometam o erro de pôr o dual-core -> quad-core, e DDR2 -> DDR3 no mesmo saco.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Bad_Cop » Terça Abr 01, 2008 13:29

pixelsurgeon Escreveu:O que vou pagar, em princípio esta semana (estou à espera do material) pela P5E3 Deluxe são 164€ e pelo Q9450 vou pagar 220€.

O meu contacto (vendedor de hardware) arranja as boards x48 ao preço das lojas, por isso é que optei pela X38. Mas digo-te já que fico bem mais descansado com uma ASUS X38 do que com uma Gigabyte X48, que ainda por cima custa mais 100€. Depois do problema de instabilidade das P35 nas vdimms, não tinha garantia nenhuma de ter uma assistência melhor do que tiveram aqueles que esperaram meses e meses por uma nova BIOS.

Continuas a achar que devia ter encomendado o Q6600 e a GA-X48-DQ6? Eu acho que não, mesmo que o Q9450 "tenha um multi baixo". :lol:

Respeito a tua opinião e acho que fazia falta neste tópico, embora tenhas parecido um pouco "ofendido". São só opiniões. Não pretendo ser um "iluminado" dono da razão... Adiante...

Mesmo que eu não tivesse a sorte que se proporcionou ao nível de preços, acho que faz sentido apostar em boards DDR3.

Dizes que daqui a um ano as memórias estão "isto" e estão "aquilo", mas concerteza que quem compra um pc hoje quer que daqui a um ano o mesmo continue actualizado e acima de tudo "actualizável". Investindo agora na board e gastando o menos possível nas memórias, estar-se-à a facilitar o "tal" upgrade de memórias por 75-100 euros daqui a um ano (ou meio ano!), coisa que quem comprar uma board DDR2 hoje não poderá fazer.

eu não fico ofendido, como disse o dinheiro é teu e a escolha é tua. opiniões, temos todos.

se ficas descansado com uma asus, tudo bem. se calhar não sabes é que tambem andaram 3 meses para reparar um simples problema de bloqueio de multiplicador numa board.. a assistencia e suporte da asus é deplorável.. excepto para boards novas que aí fazem bios todas as semanas.

um pc actualizado não é um pc que tem a tecnologia da moda. tu basicamente achas que ter um pc actual é ter ddr3 e 45nm. apesar de ter as tecnologias mais recentes, há q6600 com ddr2 a ter mais performance.. quanto a achares piada ao multi baixo, tenta lá fazer oc nessa x38 e vais ver se não sentes a falta de um multi maior..

quem compra um pc não deve pensar em ter o ultimo grito tecnológico o mais tempo possivel mas sim em ter um pc com boa performance o mais tempo possivel. e isso consegue-se com ddr2 e quad core por um preço muito inferior ao que se consegue com ddr3 e dual core. quanto o socket trocar (o que já não deve faltar muito, li algures que o x48 seria o ultimo chipset para 775) então troca-se cpu e board (porque é inevitável). agora eu preferia gastar 60€ agora de que depois não tinha retorno e comprar na altura umas ddr3 baratas do que dar agora um dinheirão por uma ddr3. parece é que tá dificil compreender isso.. será que tenho de comprar tudo o que mexe?
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor pixelsurgeon » Terça Abr 01, 2008 21:45

Bad_Cop Escreveu:quem compra um pc não deve pensar em ter o ultimo grito tecnológico o mais tempo possivel mas sim em ter um pc com boa performance o mais tempo possivel. e isso consegue-se com ddr2 e quad core por um preço muito inferior ao que se consegue com ddr3 e dual core. quanto o socket trocar (o que já não deve faltar muito, li algures que o x48 seria o ultimo chipset para 775) então troca-se cpu e board (porque é inevitável). agora eu preferia gastar 60€ agora de que depois não tinha retorno e comprar na altura umas ddr3 baratas do que dar agora um dinheirão por uma ddr3. parece é que tá dificil compreender isso.. será que tenho de comprar tudo o que mexe?

Tens razão quando dizes que existe pouca diferença de desempenho entre as duas gerações de memórias - nunca disse o contrário! - o que defendo não é propriamente a DDR3, mas sim as boards que a suportam.

Isto, repito, porque para estar a dar 1000 ou mais euros por um pc, nesta altura, é recomendável que o mesmo possa ser aproveitado/melhorado daqui a uns meses quando as memórias atingirem os 2000Mhz e tiverem latências e preços mais baixos. Aí, a diferença de desempenho irá notar-se.

Não se trata de seguir as "modas" ou de acompanhar todo e qualquer avanço tecnológico. Trata-se de seguir as recomendações de muitas reviews sérias que dizem que dentro em breve a DDR3 estará muito mais evoluída, madura e barata.

Bad_Cop, quando "achei piada" à questão do multi baixo, foi porque depois de explicar as condições em que estou a comprar o Q9450 parecia-me quase ridículo não aproveitar para o fazer e optar por um Q6600. Não desconsidero essa questão, mas o overclock que tenciono fazer será bastante moderado - até porque o pc corre 24/7 - sendo que existirão características mais relevantes para mim, como as temperaturas baixas e consequente durabilidade.

Em resposta ao Azarel queria dizer que misturei DDR2/DDR3 e Dual/Quad no mesmo saco porque não só existem dúvidas em muita gente para ambas as comparações, como também se torna normalmente necessário fazer uma selecção entre os componentes mais dispendiosos de forma a poder-se construir um sistema performante com o orçamento disponível. É que se existe uma pequena diferença entre o desempenho das duas gerações de memória, também é pequena a diferença real entre um sistema Dual ou Quad Core.

Acho que são temas que merecem discussão e que tendem a ser considerados óbvios, ou verdades absolutas, quando não o são. É uma longa discussão, com uma grande divergência de opiniões.
pixelsurgeon
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Bad_Cop » Terça Abr 01, 2008 22:48

pixelsurgeon Escreveu:Tens razão quando dizes que existe pouca diferença de desempenho entre as duas gerações de memórias - nunca disse o contrário! - o que defendo não é propriamente a DDR3, mas sim as boards que a suportam.

então a nossa divergência é eu achar que o 775 nao fica entre nós o tempo suficiente para a ddr3 compensar em preço desempenho. acho que quanto isso acontecer já um novo socket e consequentemente novas MB's e cpu's são necessárias. é andar um bocado armado em maya, mas foi isso que percebi de um artigo que li à alguns tempos (embora não o tenha voltado a encontrar depois disso.

pixelsurgeon Escreveu:Bad_Cop, quando "achei piada" à questão do multi baixo, foi porque depois de explicar as condições em que estou a comprar o Q9450 parecia-me quase ridículo não aproveitar para o fazer e optar por um Q6600. Não desconsidero essa questão, mas o overclock que tenciono fazer será bastante moderado - até porque o pc corre 24/7 - sendo que existirão características mais relevantes para mim, como as temperaturas baixas e consequente durabilidade.

os core 2 duo e quad revolucionaram um bocado o conceito de oc moderado.. basicamente um oc moderado é fazer 50% de oc ou colocá-lo a 3.5ghz.. assim que faças o primeiro oc e ao verificares a estabilidade do sistema, depressa vais querer mais.. é um "aviso" :)

temperaturas baixas e durabilidade? isso é um factor revelante porquê? as temperaturas são mais baixas porque a voltagem é mais baixa porque o processo de fabrico o permite. em nada influenciam a durabilidade do cpu. um q6600, à priori, dura o mesmo que um q9450 mesmo com a difrença de temperaturas entre eles. agora o consumo (que se manifesta através do calor fundamentalmente) isso pode ser um factor revelante para muita gente e nisso de facto o q9450 ganha (juntamente com aquelas aplicações que dependem bastante da cache do sistema).

pixelsurgeon Escreveu:É que se existe uma pequena diferença entre o desempenho das duas gerações de memória, também é pequena a diferença real entre um sistema Dual ou Quad Core.

acho que não fazes ideia da difrença que é um dual core para um quad core.. lá por nos jogos não haver grande influência (e mesmo assim ainda há alguma) não quer dizer que os quad não sejam aproveitados.

http://www.techspot.com/review/36-intel-core2-quad-q6600/page6.html
Bad_Cop
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor pixelsurgeon » Terça Abr 01, 2008 23:05

Bad_Cop Escreveu:acho que não fazes ideia da difrença que é um dual core para um quad core.. lá por nos jogos não haver grande influência (e mesmo assim ainda há alguma) não quer dizer que os quad não sejam aproveitados.

http://www.techspot.com/review/36-intel-core2-quad-q6600/page6.html

Nunca tive nenhum dos dois, confesso. Ainda ando montado num P4 2.44Ghz. :oops:

Mas confirmo nessa review aquilo que já tinha lido: Os Quad compensam para edição de vídeo e renderização 3D.

Como os E8*** têm uma capacidade enorme para o OC, acho que para muito boa gente é capaz de ser uma boa opção em detrimento dos Quads.

Também já tinha lido essa questão da durabilidade semelhante entre os Q6*** e os Q9***, mas acho que contradizem as leis da termodinâmica. Um componente eléctrico mais fresco é sempre mais durável.

Mas fiquei avisado :D vai ser difícil não querer aquecê-lo mais um bocadinho. :wink:
pixelsurgeon
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor SammySam » Quinta Abr 03, 2008 19:53

Sobre o que se falou neste tópico temos aqui uma bela comparação:

http://techgage.com/article/intel_core_ ... _preview/1

:wink:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor Diltiazem » Quinta Abr 03, 2008 20:28

Investir em boards DDR3 agora para apostar no futuro? Em que futuro? Só se for muito imediato. Os Nehalem chegam já no início de 2009 se tudo correr como planeado e com eles o controlador de memória integrado... O que significa que as boards LGA775 actuais não vão ser compatíveis... A única coisa que se vai aproveitar mesmo é a memória, mas o mais provável é daqui a um ano custarem menos de metade.

Será que vale a pena investir mesmo em DDR3 ao preço que ela está? Eu partilho da opinião do Bad_Cop, mais valem 4GB de boas DDR2 que 2GB de DDR3, que ainda por cima estão bem mais caras. E quanto a futuros upgrades, quando o Nehalem chegar e a DDR3 ficar ao preço de bananas logo haverá tempo para as comprar.

Cumps.
Diltiazem
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Ago 26, 2004 21:06

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes