Recuso-me a voltar ao Vista! [RESOLVIDO]

Windows, Linux, BeOS e tudo o mais

Moderadores: Administradores, Moderadores

Recuso-me a voltar ao Vista! [RESOLVIDO]

Mensagempor Static-X » Domingo Abr 06, 2008 22:31

Boas...

Não queria estar a fazer outro post com este tipo de problemas mas não encontro solução para o meu caso.

Comprei um portátil já há quase 1ano, um Asus X50M:

AMD Turion64 MK-38 2,2GHz
MB Asus F5000M
Chipset Nvidia nforce 430/Geforce Go 6100
2x1GB DDR2 667Mhz
Hitachi 120GB 5400RPM SATA (SO:30GB/DATA:84,4GB)
Maxtor 250GB 7200RPM IDE (numa caixa externa por usb)

...e ele trazia já instalado o Windows Vista Home Premium, que usei durante uns tempos porque num tinha tempo nem paciência para tar a fazer um backup de tudo e formatar, mudando assim para o XP.
Mas agora, ja saturado do novo SO da Microsoft pelas razões óbvias, decidi formatar e mudar para o seu antecessor...a verdade é que depois de todos os drivers mais recentes e todas as aplicações básicas instaladas, o XP é bem mais rápido do que o Vista (o que se esperaria), no entanto a visionar um filme no BS player, a ouvir música no foobar, ou apenas no explorer a realizar funções básicas, ocorrem sucessivos "breaks" sem qualquer razão!8O 8O

Aquando dos breaks ocorre um pico no CPU usage, não tenho nenhuma sobrecarga de processos a correr, não tenho virus nem outro malware (formatei à muito pouco tempo e instalei logo Sygate Firewall, AVG, Lavasoft Adaware, Spyware Blaster), e ja instalei também 2 windows diferentes (ambos de 32bits, um PT e outro Inglês) logo presumo que também não seja daí...

Precisava mesmo de ajuda porque senão tenho que me render e voltar para o Vista, uma vez que, por muito estranho que pareça e por mais lento que seja noutras aplicações e jogos, em filmes e em música (aplicações que eu mais uso no portátil) o problema não ocorre. :? :?

Agradeço, desde já, se alguém tiver alguma sugestão.

Fikem :roll: :roll:
Editado pela última vez por Static-X em Quarta Abr 09, 2008 3:08, num total de 1 vez.
Static-X
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Mar 27, 2005 23:00

Mensagempor alr_tech » Domingo Abr 06, 2008 23:16

boas

qual o serviço responsável pelo problema... ?

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Static-X » Domingo Abr 06, 2008 23:46

alr_tech Escreveu:boas

cumps

desculpa mas não percebi a pergunta...ou acho que não percebi.

Se te referes ao "serviço", como a causa para o pico do precessador, são coisas casuais como abrir um programa, retroceder no explorer, actualizar as miniaturas nos ícones de ficheiros media, etc...

Nada que normalmente "puxe" muito pelo processador, e mesmo assim os "picos" não são de 100%, são de 30/40% por aí, mas que mesmo assim causam os "breaks" no sistema...

Obrigado pela resposta e espero ter esclarecido a tua questão.
Static-X
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor skorzen » Domingo Abr 06, 2008 23:56

Tem de haver um problema com o sistema operativo, e não com o portátil. Já experimentaste em GNU/Linux, por exemplo?
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Fev 06, 2006 17:02

Mensagempor Static-X » Segunda Abr 07, 2008 0:30

Sim, foi o que também pensei mas ja experimentei 2 windows XP Pro SP2 completamente distintos e o problema mantém se exactamente igual, o que é estranho.

Experimentei com o Ubuntu e aí o problema não ocorre, e usaria Linux unicamente, sem pensar 2x, se realmente não precisasse do Windows...

Não creio que seja do portátil mas que algo de errado, há.

Obrigado pelas respostas.
Static-X
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor SammySam » Segunda Abr 07, 2008 1:44

tens prá aí um driver qlq que te está a causar o problema.
tens a máq actualizda ao nível de chipset?

Eu tenho um portátil que, com o "último" driver para a placa de som onboard pura e simplesmente nao funciona bloqueia o pc etc, depois de consultar o forum da marca dscobri que o driver do som que instalei não funcionava correctamente, era a última versão disponivel, desinstalei, instalei a anterior, e voilá, até hoje, maravilha.

Boa sorte. :wink:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor Static-X » Segunda Abr 07, 2008 3:01

Pois, acho que para já vou verificar se tenho os drivers todos em condições e se estão ou não a causar conflitos porque sinceramente não vejo outra razão para o problema.

Obrigado pelas respostas e sugestões, depois comunico se ficou ou não resolvido, espero bem que sim.

Fikem bem. :wink: :wink:
Static-X
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor alr_tech » Segunda Abr 07, 2008 10:11

boas
Static-X Escreveu:
alr_tech Escreveu:...
...

desculpa mas não percebi a pergunta...ou acho que não percebi.

Se te referes ao "serviço", como a causa para o pico do precessador, são coisas casuais como abrir um programa, retroceder no explorer, actualizar as miniaturas nos ícones de ficheiros media, etc...

Nada que normalmente "puxe" muito pelo processador, e mesmo assim os "picos" não são de 100%, são de 30/40% por aí, mas que mesmo assim causam os "breaks" no sistema...

Obrigado pela resposta e espero ter esclarecido a tua questão.

Nop, refiro-me mesmo qual o serviço que provoca... ou é mesmo no explorer..
activa o task manager ou activa o procexp (googla ou encontras na MS)
quando a maq. mostrar problemas verifica lá qual o prog que fica a consumir CPU...

a MS em alguns patch que lançou em Dez e nos últimos meses trouxe alguns problemas para alguns user... (de 2k e XP)
já enviou alguns updates para o autoupdate...
mas, em alguns casos... só pesquisando na Ms e sacando o patch preciso

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Static-X » Segunda Abr 07, 2008 17:42

Boas de novo

alr_tech Escreveu:
Nop, refiro-me mesmo qual o serviço que provoca... ou é mesmo no explorer..
activa o task manager ou activa o procexp (googla ou encontras na MS)
quando a maq. mostrar problemas verifica lá qual o prog que fica a consumir CPU...

a MS em alguns patch que lançou em Dez e nos últimos meses trouxe alguns problemas para alguns user... (de 2k e XP)
já enviou alguns updates para o autoupdate...
mas, em alguns casos... só pesquisando na Ms e sacando o patch preciso

cumps

Segui o teu conselho, fui buscar o proceXP e os "breaks" pelos vistos são mesmo causados pelo explorer (é supostamente uma thread ntdll,ao observar as propriedades do explorer)...para já tenho verificado isso aquando da actualização dos ficheiros de vídeo, o PC simplesmente "pára".

E ao abrir o Everest agora também aconteceu o mesmo por isso presumo que não seja um único processo a causar o problema.

Mais alguma sugestão? :roll:
Static-X
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Azarael » Segunda Abr 07, 2008 22:05

A dos drivers, não funcionou ?
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Static-X » Terça Abr 08, 2008 0:13

Creio que tenho os drivers mais recentes mesmo.

Actualizei os drivers de:

Chipset (do site da Nvidia) - v8.26;
HD Audio (do site da Realtek) - v1.90;
VGA (do site da ASUS) - v84.64;
Wireless Atheros (do site da ASUS) - v4.2.0.384;
Webcam Syntek USB 2.0 STK-1135 (do site da ASUS) - v5.32.3.6

Mas há algo que tem acontecido apenas depois de mudar para o XP que não acontecia antes com o Vista, sem qualquer razão aparente, por diversas vezes a luz da webcam do portátil liga e desliga quando abro um programa qualquer (que não utiliza a cam), quando abro uma pasta, etc...

Por isso pergunto, é normal isso acontecer? e a webcam aparece como "USB 2.0 Webcam", não será conflito entre controladores de USB ou mesmo os drivers da cam?

Eu pergunto isto porque não consigo mesmo arranjar outros drivers para USB nem para a CAM, senão já teria testado a situação.

Se alguém souber onde os posso ir buscar ou que tenha mais alguma sugestão depois deste "update" de info, agradecia. :wink:
Static-X
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor layer » Terça Abr 08, 2008 0:24

bem, assim que me lembre... explorer... DMA? tens o DMA bom/activado?
o explorer ter picos de 30-40% ao explorar pastas é completamente normal.....
que drivers estão a controlar os canais IDE?
já agora... sem querer ferir susceptibilidades hehe eu também não peguei no vista até agora, meti-o agora quando saiu o leak do SP1, em X64 e está bastante bom, eu não tenho assim nada que me lembre de grave a assinalar.
isso da webcam... sempre podes desinstalar a gaja a ver se a luz acende por algum motivo/bug do sistema USB.

PS: tu não és obrigado a usar os drivers da ASUS(na gráfica) são mais velhos que o caraças hehehe
e os drivers da atheros também deve haver mais recentes, no meu asus estão uns quase 4 anos mais recentes que os da asus :lol:
99% RoHS
Corsair HX520W
Intel 6550
Sapphire HD3850
2x2GB DDR2 800
Seagate 250GB SP
WD 500GB
Lite-ON 20X
layer
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jan 08, 2003 1:37

Mensagempor Static-X » Terça Abr 08, 2008 1:23

layer Escreveu:bem, assim que me lembre... explorer... DMA? tens o DMA bom/activado?

Pois, sem querendo demonstrar muito a minha noobice mas, DMA?o que é e como faço?:?

layer Escreveu:o explorer ter picos de 30-40% ao explorar pastas é completamente normal.....

Exactamente, mas 100% acho que não...

layer Escreveu:que drivers estão a controlar os canais IDE?

São os da Nvidia, nforce...

layer Escreveu:já agora... sem querer ferir susceptibilidades hehe eu também não peguei no vista até agora, meti-o agora quando saiu o leak do SP1, em X64 e está bastante bom, eu não tenho assim nada que me lembre de grave a assinalar.

Eu também não, não tive nenhum problema assim "grave" com o Vista mas que é mais lento que o XP, la isso é.

layer Escreveu:isso da webcam... sempre podes desinstalar a gaja a ver se a luz acende por algum motivo/bug do sistema USB.

Eu ja a desactivei no gestor de dispositivos mas o problema manteve-se (a luz não ligou mais mas os breaks continuaram);e sem os drivers, breaks na mesma.

layer Escreveu:PS: tu não és obrigado a usar os drivers da ASUS(na gráfica) são mais velhos que o caraças hehehe
e os drivers da atheros também deve haver mais recentes, no meu asus estão uns quase 4 anos mais recentes que os da asus :lol:

Sim eu sei, mas todos os drivers para a gráfica, (tanto no site da nvidia como no guru3d) que eu tive paciência para experimentar, não funcionaram aqui, por muito estranho que pareça...aparecia uma caixa de texto que dizia algo do género "...não foi encontrado hardware compatível com os drivers que pretende instalar...".
Vou tentar encontrar mais recentes da Atheros então.
Static-X
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor layer » Terça Abr 08, 2008 2:05

DMA, se não tiveres isto ligado podes ter problemas como o que falas, podes verificar se ele está activado indo as propriedades do teu computador, gestor de dispositivos (isto ja deves saber).
vais aos controladores IDE e verificas nas propriedades deles se tens o DMA activo, não te sei especificar agora de cor como se chamam os separadores no XP onde está essa informação, as opções que podem estar é UDMA ou PIO, tem de estar em DMA, depois, tens a certeza mesmo absoluta que os drivers são da nVidia nos canais IDE? se tens a certeza, não tenhas! e tira-os, muda por outra versão etc, ou simplesmente deixa os da microsoft, PODE muito bem ser esses filhos da queria mãe deles! nem sonhas, mas nem sonhas quantas maquinas já me passaram pelas mãos e quantas horas queimei nelas por causa dos drivers da nvidia.

quanto aos drivers da gráfica, tens de os instalar em modo manual, pegas nos originais e instalas manualmente ESCOLHENDO O MODELO exactamente igual ao teu, não te sei explicar melhor, não tenho mexido em nvidias ultimamente só ATi's.
basicamente tens de ir ao gestor de dispositivos e actualizar o driver a-partir da pasta onde tens os drivers da nvidia(n sei se sabes mas os drivers dão para descomprimir com o winrar, basta fazer click direito e descomprimir)

já agora, que antivírus tens? se é que tens, firewall? sygate?? isso já está ultrapassado... sei bem o que ela é mas desde que a symantec a comprou, adeus... aconselho-t a tirares. se quiseres deixa detalhadamente o software que tens instalado. mesmo que seja uma coisa pequenina...tipo o unlocker (se é que conheces).
retira também ambos os anti-spyrware, usa o spyboot e o pack do goole.(bem eu só te estou a dar os meus conselhos, não os tens que seguir, as vezes o pessoal leva a mal hehe)

PS: estive a ver que tens o AVG... isto presta? hehe :oops: testa o kaspersky (só pa testar sempre tens 30dias grátis...)
99% RoHS
Corsair HX520W
Intel 6550
Sapphire HD3850
2x2GB DDR2 800
Seagate 250GB SP
WD 500GB
Lite-ON 20X
layer
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jan 08, 2003 1:37

Mensagempor RPereira » Terça Abr 08, 2008 7:36

Faltam 16 dias para sair o uBuntu 8.04 o que recomendo =)
A ignorância é um pesado fardo...
RPereira
Novato
Novato

Registado: Segunda Abr 07, 2008 13:40

Próximo

Voltar para Sistemas Operativos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes