Não queria estar a fazer outro post com este tipo de problemas mas não encontro solução para o meu caso.
Comprei um portátil já há quase 1ano, um Asus X50M:
AMD Turion64 MK-38 2,2GHz
MB Asus F5000M
Chipset Nvidia nforce 430/Geforce Go 6100
2x1GB DDR2 667Mhz
Hitachi 120GB 5400RPM SATA (SO:30GB/DATA:84,4GB)
Maxtor 250GB 7200RPM IDE (numa caixa externa por usb)
...e ele trazia já instalado o Windows Vista Home Premium, que usei durante uns tempos porque num tinha tempo nem paciência para tar a fazer um backup de tudo e formatar, mudando assim para o XP.
Mas agora, ja saturado do novo SO da Microsoft pelas razões óbvias, decidi formatar e mudar para o seu antecessor...a verdade é que depois de todos os drivers mais recentes e todas as aplicações básicas instaladas, o XP é bem mais rápido do que o Vista (o que se esperaria), no entanto a visionar um filme no BS player, a ouvir música no foobar, ou apenas no explorer a realizar funções básicas, ocorrem sucessivos "breaks" sem qualquer razão!8O
Aquando dos breaks ocorre um pico no CPU usage, não tenho nenhuma sobrecarga de processos a correr, não tenho virus nem outro malware (formatei à muito pouco tempo e instalei logo Sygate Firewall, AVG, Lavasoft Adaware, Spyware Blaster), e ja instalei também 2 windows diferentes (ambos de 32bits, um PT e outro Inglês) logo presumo que também não seja daí...
Precisava mesmo de ajuda porque senão tenho que me render e voltar para o Vista, uma vez que, por muito estranho que pareça e por mais lento que seja noutras aplicações e jogos, em filmes e em música (aplicações que eu mais uso no portátil) o problema não ocorre.
Agradeço, desde já, se alguém tiver alguma sugestão.
Fikem