Carreira Informatica - Dicas e Tips

Consulte aqui os tutoriais escritos pela nossa comunidade ou participe e escreva novos tutoriais!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Serial_killer » Quarta Abr 16, 2008 16:53

nunoemanuel Escreveu:Para quem ta a pensar seguir para o ensino superior e gosta do ramo das Redes Informáticas, tem tambem o curso que eu tou a tirar: Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos @ FCUP.

Fica aqui um link para o site do curso Mestrado Integrado em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos

Qualquer duvida, perguntem :D

Qual é o teu feedback? É um curso interessante... tambem já tinha pensado na FCUL (é em Lisboa, mas não deve diferenciar muito do Porto)...

As minhas duvidas estão entre:
IST - tagus park
FCUL
Faculdade de Ciencias da Universidade NOVA de Lisboa
ISEL
ISCTE

Para mim, as melhores... Até à data, tenho média para entrar à larga em todas...

Queria era o feedback de [b]todos os estudantes de rede[/b]

[/i][/u]
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor nunoemanuel » Quarta Abr 16, 2008 19:02

Em relação ao curso, e apesar de ainda estar no 1º ano, penso que seja um curso bastante completo e que nao se foca apenas na gestao de redes informaticas.
Como qualquer engenharia, tens algumas cadeiras de matemática e fisica, mas nada que com um pouco de estudo nao se fassa com relativa facilidade.
Nas cadeiras de CC(ciencia de computadores), o que te posso dizer eh que regra geral os docentes sabem mesmo ensinar programação, e sais daqui mesmo a saber programar, e a abordagem à programação é feita de uma forma adequada no meu ver.(normalmente as cadeiras de iniciação costuma-se dar C ou Java, enquanto que aqui se começa por python, que na minha opiniao é uma linguagem bem mais amigável).
Como podes ver no plano de estudos, apartir do 3º ano, as cadeiras de redes, abundam e dão-te ao mesmo tempo experiencia, pois tens laboratorios e infra-estruturas fantasticas, e conhecimentos, nao posso dizer com certeza mas este curso deve equivaler a umas tantas Certificações de Networking.

Extra curso, o ambiente é espectatular, o polo fica bastante bem situado, e existe um departamento proprio apenas para os estudantes de CC/ERSI(o que nao te impede a ir ter aulas ao outro lado da rua, a departamentos de matematica e afins:D), sendo que este está aberto 24h/dia, 7dias/semana.

Mais qualquer coisa, avisa ;p
Imagem
nunoemanuel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Mar 24, 2006 21:38

Mensagempor Mausuras » Quarta Abr 16, 2008 20:12

Parece um curso interesante tambem mas eu tenho 0 expriencia em redes porque sempre só tive um computador e tenho pena de não ter tido mais pois podia ter montado aqui umas redes malucas entre windows e windows, linux e linux e windows e linux
com que média entraste
Mausuras
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Abr 15, 2008 23:29

Mensagempor nunoemanuel » Quarta Abr 16, 2008 20:29

Mausuras Escreveu:Parece um curso interesante tambem mas eu tenho 0 expriencia em redes porque sempre só tive um computador e tenho pena de não ter tido mais pois podia ter montado aqui umas redes malucas entre windows e windows, linux e linux e windows e linux
com que média entraste

Na primeira fase o ultimo entrou com 12,1x , e na segunda o ultimo entrou com 14, qq coisa....

Podes ver isso no site do acessoaoensinosuperior.

Cumps
Imagem
nunoemanuel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Mar 24, 2006 21:38

Mensagempor _tribal_ » Quarta Abr 16, 2008 21:58

Não sei o que já foi falado aqui.
Só para dizer que estou em Informática e Gestão de Empresas no ISCTE, se quiseres alguma informação, é só pedir ;)

Num curso a ver mesmo com informática, o Técnio, é o melhor, seguindo da Nova. Isto, em Lisboa.
_tribal_
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Dez 01, 2005 14:05

Mensagempor Mausuras » Quinta Abr 17, 2008 0:23

_tribal_ Escreveu:Não sei o que já foi falado aqui.
Só para dizer que estou em Informática e Gestão de Empresas no ISCTE, se quiseres alguma informação, é só pedir ;)

Num curso a ver mesmo com informática, o Técnio, é o melhor, seguindo da Nova. Isto, em Lisboa.

Não sou nenhum entendido em Universidades, meus irmãos (burros como portas :lol: :lol:) tiveram um na universidade da beira interior e outro em miranda do douro (pior que péssimo) mas por quilo que me disseram Tecnico e Nova são muito teóricas e pouco práticas enquanto Aveiro e minho passa-se o contrário.
Posso não ser o rei da prática mas em teórica sou muito pior e tambem não quero ir viver para lisboa, não sou adepto de grandes cidades(se acham lisboa pequena comparem com a Horta que tem cerca de 5 a 7 mil pessoas e a ilha toda tem 15 mil)
Mausuras
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Serial_killer » Quinta Abr 17, 2008 15:41

Alguem anda no tagus park? Qual o feedback?
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Fenrir » Quinta Abr 24, 2008 11:27

Mausuras és da Horta?
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 20, 2004 22:33

Mensagempor Mausuras » Quinta Abr 24, 2008 17:03

Fenrir Escreveu:Mausuras és da Horta?

É verdade, porque perguntas??
Mausuras
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Fenrir » Terça Abr 29, 2008 9:22

Boas.

Porque também sou da Horta.

Cumps,
[[]]
Fenrir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Set 20, 2004 22:33

Mensagempor Serial_killer » Segunda Jul 21, 2008 12:07

Este é sem duvida um dos melhores tutoriais feitos neste forum e ajudou-me a esclarecer muita coisa.

À 2 semanas tive a oportunidade de estar a estagiar no IST do Tagus Park durante uma semana. O projecto era mais virado para a electrónica e mecânica mas deu para ver as condições da universidade e informar-me bem dos cursos.

O curso que irei seguir é o de "Engenharia de Redes e Telecomunicações"

Já ando a estudar um pouco de Cisco mas por estar a estudar só teoria e sem apoio tem sido complicado arranjar muito entusiasmo mas tenho aprendido muita coisa. Hoje já consigo perceber o que é que o cyberj queria dizer quando dizia que a malta do networking trabalha das camadas 2,3 e 4... E é exactamente ai que eu estou mais interessado.

Exige muita cabeça e a dificuldade é grande mas estou confiante que com o mestrado feito em redes vou conseguir ter bases para sair da Universidade, entrar numa boa empresa e começar a certificar-me.

Desde já queria agradecer muito ao cyberj e a promessa de que um dia, depois de eu acabar o curso, ainda nos juntamos para beber um copo e falar de trabalho mantém-se ;) Excelente trabalho e ajuda da vossa parte!

Acho que era merecido criarmos uma secção para a educação e ensino na área da infromática. Fica aqui a ideia para os administradores. Tenham em conta a enorme quantidade de estudantes que aqui andam no forum (que deve passar os 80%) e a ajuda que lhes podem dar nessa secção.

"É uma Escolha para a Vida"
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor bestpulga » Sábado Out 11, 2008 0:30

Alguem me pode dar os links de onde posso tirar os certificados?

Para saber programs e isso.

Ja agora existe algum livro de introduçao ao hardware que me ajude nisso.

Queria compra um livro que me explicasse o Hardware

cumps
bestpulga
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Jun 29, 2006 12:11

Mensagempor AndreOliveira » Sábado Out 11, 2008 22:47

Boas Pessoal....
Depois de ler tudo isto, tenho que dizer que concordo convosco.. Informática é o futuro e é por isso que escolhi o meu curso um pouco virado para essa área.
Escolhi TSI (Tecnologias e Sistemas de Informação) na Universidade de Aveiro.
O link é: http://www.ua.pt/deti/PageCourse.aspx?id=87&b=1 .
Que acham do curso? Saídas, Empregabilidade, Futuro, Remunerações, essas coisas...

Vou fazer por acompanhar este tópico regularmente.
Fiquem bem...
Abraços
André Oliveira

Imagem
AndreOliveira
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Set 04, 2006 17:34

Re: Carreira Informatica - Dicas e Tips

Mensagempor flexow » Quarta Dez 03, 2008 12:46

cyberj Escreveu:- Networking: Esta será talvez a área mais fácil de decidir, pois Networking é sinónimo de Cisco por isso quem quiser seguir esta área tem apenas um percurso a fazer, o percurso Cisco

não, não é... mas prontos, digamos que sim...
cyberj Escreveu: ou seja
CCNA
CCDA
CNP
CCVP
CCIE

CCNP e não CNP. CCDA e CCVP é tanga. CCNA, CCNP, CCIE. O resto é marketing e mais uma forma de mamar algum.
cyberj Escreveu:- Sistemas: Aqui já começa a complicar um pouco mais, temos de saber que área de sistemas queremos seguir, neste momento as escolhas vão entre Plataforma Intel ou Risc.

buhaha

oh meu amigo, esquece lá isso do Risc e do Whatever. Redes heterógeneas, sabes o que é isso? Um engenheiro de sistemas que me diga só mexo em lunix, só mexo em winblows, só mexo em slowlaris é um engenheiro da tanga.

Certificações em Linux, MS, UNIX é tudo tanga. Só comércio.
cyberj Escreveu:Outra maneira de tirar estas certificações de modo económico é o seft studi, para obter uma certificação basta realizar os respectivos exames, e cada exame apenas custa em media 150€ enquanto a formação para o respectivo exame varia entre 1000€ e 10 000€.... Com o Self studi resolve-se o problema monetário mas é preciso muito mais força de vontade.

ah, assim está melhor. Se queres um canudo que não vale porra nenhuma... então pega no material que anda aí a chuto e pontapé pela net, estuda e faz o exame. Pagar balúrdios por certificações da tanga... é que não.
cyberj Escreveu:Espero que este post vos ajude a tomarem uma decisão e que vos ajude no vosso futuro.

eh pah, aquilo que eu aconselho é tirem em primeiro lugar um curso superior. Ao longo do mesmo vão começar a perceber o quanto estas certificações valem. Quando chegarem ao fim do curso vão perceber que não sabem nada de nada, e o mesmo acontece quando tiram as certificações. A grande vantagem que vão ter é terem adquirido ao longo do curso estofo para pegar em qualquer coisa e desenrascarem-se, mal ou bem. O resto só virá com a experiência.

Ou seja, primeiro curso superior. Depois um primeiro emprego na área para concluirem o que eu disse. Terceiro algumas (poucas) certificações apenas para adquirir conhecimentos especificos. As da cisco sao boas mas atenção... também há HP, Nortel, Check Point, Juniper, etc... portanto pensem bem antes de gastarem centenas em cursos mirabolantes. Um CCNA em .pt já não arranja emprego facilmente... O que ontem era verdade hoje já não é...
flexow
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Dez 02, 2008 11:01

Mensagempor flexow » Quarta Dez 03, 2008 12:47

cyberj Escreveu:Pensa assim, na area de sistemas trabalhas da placa de rede para cima.... na area de networking trabalhas da placa de rede para baixo....

ou seja.... Olhando para o Modelo OSI, a area de sistemas trabalha na camada 5,6,7, enquanto na area de netwaorking trabahas-se principalmente na camada 2,3,4.....

hehe, mas da placa de rede para baixo só tens a camada 1. Toca a ler os livros do CCNA outra vez :D
flexow
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Dez 02, 2008 11:01

AnteriorPróximo

Voltar para Tutoriais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes