Olá a todos, gostava de saber a vossa opinião neste aspecto.
Qual é que será o melhor local para comprar um portátil? Numa grande superfície ou numa pequena loja local?
Eu gostava de comprar o Asus M50SV-AS020C, a meu ver, do que já li este portátil pelo preço é claramente excepcional. Mas ele não existe numa grande superfície, nem numa loja que eu chame de confiança, passo a explicar a seguir.
MBit
Eu conheço uma pessoa que comprou um portátil Acer (...) que fazia um barulho muito elevado e estranho sempre que acedia ao disco, e quis logo trocar o portátil quando o recebeu. Rejeitaram a troca, teve que escrever uma carta à administração da cadeia de lojas, entre outros conflitos e ginásticas, para conseguir devolver o portátil.
UPDATE: Mostrei este post à pessoa em questão, e ela confirmou-me que de facto foi na Mbit, e que também escreveu no Livro de Reclamações, e que até foi contactado pela ASAE para confirmar a queixa.
Staples
Também conheço outra pessoa que comprou o portátil no Staples, e este vinha com um defeito bizarro, era um HP que faz aquele som agradável quando se aumenta ou diminui o volume nos botões por exemplo. Só que o portátil fazia uns guinchos muito estranhos. Essa pessoa teve que quase entrar em agressão com o trabalhador que o atendeu para conseguir que lhe trocassem o portátil. Foi preciso abrir outro igual e colocar um ao lado do outro e carregar nos botões para de facto ver que havia um problema.
Fnac
Este caso aconteceu comigo: eu fui comprar um router wireless da sapo à Fnac para uma pessoa amiga. Pensava que o router que lá vinha tinha 4 portas Ethernet, era o que a pessoa precisava para casa para ligar 2 Desktops que não tinham placa wireless. Eu próprio já havia comprado antes um router wireless e este vinha com 4 portas. A Caixa da SAPO não diz qual é o modelo do router que lá vem dentro. Quando chego a casa vemos que aquele router não tinha 4 portas como eu estava à espera. Apenas tive que voltar à Fnac, dizer que não estava contente e devolvi o produto sem mais nenhum problema.
Vobis
Recentemente fui à Vobis e perguntei-lhes directamente se eles também funcionavam como a Fnac. Basta estar descontente com o produto para devolve-lo? Eles disseram que sim mas só num período de 15 dias a seguir à compra. É verdade?
Pixeis Mortos (exemplo)
Existem regras bastantes especificas a nível europeu se não me engano, e também a nível de cada fabricante sobre quando é que se pode trocar o portátil quando vem com pixeis mortos (X pixeis juntos, Z pixeis espalhados, etc...). Perguntei na Fnac já perguntei qual é a politica deles. Eles responderam que não têm, basta estar descontente com qualquer coisa no produto no mês após a compra que podia trocar ou devolver.
Que mais histórias é que acrescentam? Onde é que aconselham a malta a comprar portáteis novos?
O Asus que eu quero comprar por exemplo encontra-se à venda em várias lojas por quase apenas 1200€:
http://www.kuantokusta.pt/precos/produt ... dem=1&dmp=
O meu receio reside em qualquer defeito ou problema que o portátil possa trazer, e eu não possa trocar, ou para o fazer tenha que travar uma batalha de vontades com a loja.
No meio disto tudo ainda há outra coisa, que é politica de troca da Asus em cima. Existe uma serie de condições que fazem com que o portátil seja considerado DOA (Dead on Arrival) e que pode ser trocado nos primeiros 15 dias a seguir à compra. Isto está dependente da loja ou é directamente com a Asus que se fala?
Eu já tive um Asus e tive só dois problemas com ele. Em ambos os casos a assistência foi impecável e rapidíssima. O portátil durou-me 2 anos e pouco, e só já não o tenho porque me foi roubado! ...
Agradeço a atenção por lerem tão longo post. Espero que seja útil para alguém, aguardo respostas.