CPU Throttling

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Vtech » Domingo Jun 08, 2008 16:32

God_Like Escreveu:e se ocorrer um possivel erro ou um freeze ou falhar a luz? ha possibilidade de retentar atraves do dos, não é?

Muito provavelmente não terás 2ª hipótese, a não ser que essa MB tenha duas BIOS.
P35-Neo2FR | Q6700 | 4GB D2 800 | 8800GT |
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 08, 2005 9:12

Mensagempor God_Like » Domingo Jun 08, 2008 19:25

WoHoo!!!! Voltei aos valores de origem... ja nao mexo mais kom medo, tenho medo do meu pc, diria k tem vida propria..

entao 1º formatei o pc, tava com muito lixo, instalei o live update da msi...
fiz a autoprocura, tudo bem, procurou-me a bios, bem, segui o passos, melhor, acabou, reiniciou, erro de checksum f1 to setup, f2 to default pus f2, deois arancou o win, vou ao hw monitor armado em fancho, nada, igual, vou ao cpu-z, v3.6 da bios e eu: olha que mer**, hein! vou ligar a rede onboard, nao dava, tava a ficar f*d*d*, fui a bios tava enabled, eu: olha k k*ralho!!!, ate k m lembrei de repetir tudo de novo, o live update, estranhamente, detecta-m outra vez a bios, e repeti os passos, pronto, fui ver as temps e tada, não passam dos 80º o k para mim ja foi um passo enorme porque estava a ver-me forçado a comprar mb+cpu pk esse ia rebentar :x o throttling inda continua mas tenho medo de estragar tudo outra vez

anyway, concluo k, MSI nunca mais!!! arrre

obs- o misterio da fan do cooler é k inda o kero desfazer, pois kero k ela faça baskeiro
God_Like
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Jan 22, 2005 19:03

Mensagempor alr_tech » Domingo Jun 08, 2008 20:04

boas

de facto...
é uma daquelas histórias...

quando se faz um update à bios tem de se sempre entrar na dita e fazer um load defaults....
em alguns casos um reset à tabela de IRQs do bus das PCIs....
penso que foi isto que faltou, quando a placa de rede não funcava no win...

quanto á fan já conseguiste aumentar os rpms?
a fan pode estar a ficar queimada....
acontece......
tenta ver se a consegues lubrificar..
mesmo que pareça rodar, pode estar com dificuldades em atingir a velocidade max...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Vtech » Domingo Jun 08, 2008 20:44

Normalmente no que toca a longevidade nunca vi ventoinhas tão boas como as dos stock coolers da intel, é difícil que seja esse o problema, tenta ver a "target temp" e baixa ela, vai forçar a ventoinha a rodar mais.
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor God_Like » Segunda Jun 09, 2008 7:01

alr_tech Escreveu:boas

de facto...
é uma daquelas histórias...

quando se faz um update à bios tem de se sempre entrar na dita e fazer um load defaults....
em alguns casos um reset à tabela de IRQs do bus das PCIs....
penso que foi isto que faltou, quando a placa de rede não funcava no win...

quanto á fan já conseguiste aumentar os rpms?
a fan pode estar a ficar queimada....
acontece......
tenta ver se a consegues lubrificar..
mesmo que pareça rodar, pode estar com dificuldades em atingir a velocidade max...

cumps

tem? atao foi actualizada normalmente, entao como explicas o facto de ao fazer o update a 1ª não resolveu e a 2ª ja ter baixado pa 60? quando fiz isso nas 2vezes?

não, ainnda continua a 3360(foi o max que me atingiu ate agora), na media ta nos 3k ou 2.9k, queimada? como se continua a rodar? lubrificar, com qué?
God_Like
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor God_Like » Segunda Jun 09, 2008 7:03

Vtech Escreveu:Normalmente no que toca a longevidade nunca vi ventoinhas tão boas como as dos stock coolers da intel, é difícil que seja esse o problema, tenta ver a "target temp" e baixa ela, vai forçar a ventoinha a rodar mais.

a target temp ta nos 50, só da pa baixar até 40, vou baixar dp posto

edit- ter o pc assim não da com nada, nem me sinto a vontade pa fazzer o que quizer nele sempre com medo de a temp aumentar, a unica diferença de agora vs anttes é, agora atinge muito mais depressa os 80º temp k komeça a fazer throtle, ka pra mim isso é da rotaçao da fan do hsf

quando disse akilo da base de cobre é istoImagem
mas pessoal, seráa que ao fazer outro update a bios((o liveupdate contiinua a detecta-la)elle desce"corige" a temp outra vezz digo isto porque logo a seguir a desligar (fobia enkuanto ligado) ponho o dedo no aluminium do hsf e ta kente maas ñ a 80º nem a 60 k se pareça, ta mais diria "morno" e o cooler não deve arrefecer instantaneamente
God_Like
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor alr_tech » Segunda Jun 09, 2008 9:15

boas
God_Like Escreveu:...
tem? atao foi actualizada normalmente, entao como explicas o facto de ao fazer o update a 1ª não resolveu e a 2ª ja ter baixado pa 60? quando fiz isso nas 2vezes?

eu sempre, senti comichões em pensar fazer directamente o update pelo windows....
sei, que o processo melhorou.... mas..
bém, lembro-me de uma board onde fiz 3 updates...
fiz um primeiro update normal por dos... a máquina arrancou e em prencipio não detectei nada durante uns tempos...
depois, um dia houve uns problemas com a electrecidade e começaram a aparecer uns BSODs...
então resolvi flashar novamente... por acaso havia uma nova versão no fabricante e flashei... tive azar.... quando arranquei novamente ecran negro...
que aperto....
fiz um hard reset e consegui que a board e a gráfica ligassem....
mas apareceram-me msg de erro...
desliguei e desactivei as drives, validei a pilha e os encaixes das ligações...
tornei a arrancar e tornei a flashar....
novo arranque sem erros... entrei na bios, load default, load optimal (na altura havia esta opção...), coloquei em enable "Update ESCD" ...
a partir daí a board ainda funcou durante mais 2 anos até queimar um controlador de memória....

não, ainnda continua a 3360(foi o max que me atingiu ate agora), na media ta nos 3k ou 2.9k, queimada? como se continua a rodar? lubrificar, com qué?
pode parecer boa...
eu disse "pode estar a ficar queimada"....
as fan tem mini enrolamentos que fazem variar o campo magnético e assim estas rodam...
o problema é que tb aquecem e com o tempo o isolante dos enrolamentos pode partir gerando pequenos curtos, com a consequência de impedir a rot. max....
mas isso é fácil de validar....
ligas uma fan qq aos pinos da fan da CPU, depois ligas a fan da cpu directamente ao socket das drives .... aí a fan deve girar no max..

a bios não tem uma opção do tipo desligar o Qfan... ou equivalente?

pode ter acontecido tb... foi o diodo da temp ter pifado.. e estar dar um valor errado.. :?
pois tu dizes que podes tocar no cooler sem queimar...
o que aconteceria se estivesse a 80ºC....

é parece que de facto, alguns prescott para 775 levaram esses cooler de melhor qualidade...
o meu original era todo em aluminio...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor God_Like » Segunda Jun 09, 2008 12:34

God_Like Escreveu:...

eu sempre, senti comichões em pensar fazer directamente o update pelo windows....então o que me sugeres?
sei, que o processo melhorou.... mas..melhorou mas as rpm da fan do hsf, não me vao ao maximo agora só consigo 2678 rpm no max desde k o liguei agora, e ja foi aos 87º 8O , esse é o meu grande problema agora
bém, lembro-me de uma board onde fiz 3 updates...sim, mas como tu referes foram 2 versões diferentes, 1 com a 1ª versão, outra ias experimentar outra versao e deu barraca ao flashar e a ultima conseguiste mete-la, eu não, foi as 2 vezes com a mesma versao, e ambas as vezes consegui arrancar po windows
fiz um primeiro update normal por dos... a máquina arrancou e em prencipio não detectei nada durante uns tempos...
depois, um dia houve uns problemas com a electrecidade e começaram a aparecer uns BSODs...
então resolvi flashar novamente... por acaso havia uma nova versão no fabricante e flashei... tive azar.... quando arranquei novamente ecran negro...
que aperto....
fiz um hard reset e consegui que a board e a gráfica ligassem....
mas apareceram-me msg de erro...
desliguei e desactivei as drives, validei a pilha e os encaixes das ligações...
tornei a arrancar e tornei a flashar....
novo arranque sem erros... entrei na bios, load default, load optimal (na altura havia esta opção...) na minha aparecem tambem essas duas opções, coloquei em enable "Update ESCD" ...essa acho k ja não, pelo menos no menu principal
a partir daí a board ainda funcou durante mais 2 anos até queimar um controlador de memória....

pode parecer boa...
eu disse "pode estar a ficar queimada"....não sabia dessa, ou ta ou não ta... e a minha não ta
as fan tem mini enrolamentos que fazem variar o campo magnético e assim estas rodam...onde? dentro da fan? não me estas a sugerir pa desmonta-la, certo?
o problema é que tb aquecem e com o tempo o isolante dos enrolamentos pode partir gerando pequenos curtos, com a consequência de impedir a rot. max....como vejo isso sem desmonta-la?(abri-la)
mas isso é fácil de validar....
ligas uma fan qq aos pinos da fan da CPU,uma fan da caixa, certo? são de 3pinos e a do cpu sao 4 k ta ligado a board e ñ a um molex, eu fazia isso mas ñ posso pois a pinagem é diferente depois ligas a fan da cpu directamente ao socket das drives .... aí a fan deve girar no max..

a bios não tem uma opção do tipo desligar o Qfan... ou equivalente?como? essa opção o que faz, é k se souber o k faz, posso procurar

pode ter acontecido tb... foi o diodo da temp ter pifado.. e estar dar um valor errado.. :? se for isso, ha soluçao?
pois tu dizes que podes tocar no cooler sem queimar...quero frizar isto, O COMPUTADOR NÃO TA LIGADO, MAS EU SO TOCEI LOGO APÓS DESLIGAR e não não me queimei, só pa veres, a fonte ainda tava + quente mas ñ keimava
o que aconteceria se estivesse a 80ºC....

é parece que de facto, alguns prescott para 775 levaram esses cooler de melhor qualidade...
o meu original era todo em aluminio...

cumps

respondido
God_Like
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Vtech » Segunda Jun 09, 2008 12:42

Apenas sugeri o update pelo Windows por estares com algum receio, esse método para quem não está à vontade é bastante mais simples, pois não corres o risco de flashar com a BIOS errada e nem tens de andar a preocupar com comandos de DOS (embora muito simples) de resto o update se for feito com sucesso é indiferente se é feito pelo Windows ou em DOS, não há diferença nenhuma, se por algum motivo ficar mal feito acredita que iam dar por isso (lixo com a board) o que deve ter acontecido foi que não foste à BIOS fazer o "Load default" afinal se a BIOS foi actualizada com uma nova versão todas as tuas personalizações foram-se.

Agora de uma vez por todas não há diferenças entre actualizar pelo Windows ou DOS, se ficar bem feito tanto fica por um método como por outro, não há cá meio-bem-feito.
Vtech
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor God_Like » Segunda Jun 09, 2008 12:43

Vtech Escreveu:Normalmente no que toca a longevidade nunca vi ventoinhas tão boas como as dos stock coolers da intel, é difícil que seja esse o problema, tenta ver a "target temp" e baixa ela, vai forçar a ventoinha a rodar mais.

nada, ja pus no minimo,(40º) e continua a 61º/87º @ 2481RPM/2678RPM

+ sugestoes?
God_Like
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor alr_tech » Segunda Jun 09, 2008 15:18

boas

a opção de não usar o update do windows é minha...
há uns anos tive vários problemas com esse tipo de update...
agora sirvo-me dele só par detectar se existe uma versão nova ou não...
faço o download e flasho pelo método antigo..
volto a dizer é uma opção minha...

sim de facto acabei por usar duas versões diferentes... não muito, pois era uma "minor revision"....
bém, não interessa era apenas para explicar o que fiz....

o "Update ESCD" ou equivalente encontra-se na tab do PCI..

em relação á fan/temp...
se de facto na bios aparece uma temp tão elevada, é esquisito a fan não estar a girar á força toda...
por isso a minha ideia de alimentar a fan por outro método...
mas, pensava que esta era normal de 3 fios....
se a tua fan é de 4 fios, dois de alimentação, um do tacómetro (dá os rpms) e o último do pwm (é este que gera o sinal para a fan rodar...)
sem um gerador de pwms a fan não roda.....

será que em vez do diodo será o IC que gera o sinal...

existe alguma opção na bios para modificar o valor do pwm?

não sei agora qual é o max de rpms dessa fan da intel... sabes.... :?

mas, 2,6-3k rpms já é um bom valor...
a temp, não deveria subir tão rápido...
valida a tensão do vcore, está dentro do valor?

já referiste várias vezes que tens AS5, puseste uma camada fininha...
e uniforme não foi :?

valida se o cooler está bém fixo, sem abanar...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor God_Like » Segunda Jun 09, 2008 15:45

a opção de não usar o update do windows é minha...
há uns anos tive vários problemas com esse tipo de update...
agora sirvo-me dele só par detectar se existe uma versão nova ou não...
faço o download e flasho pelo método antigo..
volto a dizer é uma opção minha...

sim de facto acabei por usar duas versões diferentes... não muito, pois era uma "minor revision"....
bém, não interessa era apenas para explicar o que fiz....

o "Update ESCD" ou equivalente encontra-se na tab do PCI..

em relação á fan/temp...
se de facto na bios aparece uma temp tão elevada, é esquisito a fan não estar a girar á força toda...
por isso a minha ideia de alimentar a fan por outro método...
mas, pensava que esta era normal de 3 fios....
se a tua fan é de 4 fios, dois de alimentação, um do tacómetro (dá os rpms) e o último do pwm (é este que gera o sinal para a fan rodar...)
sem um gerador de pwms a fan não roda.....

será que em vez do diodo será o IC que gera o sinal...diodo? ic? o k é isso?

existe alguma opção na bios para modificar o valor do pwm?vou verificar

não sei agora qual é o max de rpms dessa fan da intel... sabes.... :? não sei mas recordo-me de no verao apresentar-se a 4.8K antiguamente

mas, 2,6-3k rpms já é um bom valor...
a temp, não deveria subir tão rápido...
valida a tensão do vcore, está dentro do valor?e kuais sao o vcore de origem po meu prescott?, mas se assim ajudar, nunca mexi nesse valor

já referiste várias vezes que tens AS5, puseste uma camada fininha...
e uniforme não foi :? apliquei o metodo de um user k postou aki, ja não sei kem foi, secalhar foste tu, usei o metodo grao de arroz

valida se o cooler está bém fixo, sem abanar...ja foi validado inumeras vezes

cumps

respondido
God_Like
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor God_Like » Segunda Jun 09, 2008 16:07

não! não vi la nada relacionado com pwm nem qfan, e o vcore, fui la verificar e tava a cinzento, e ao lado tava cinzento=default
God_Like
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor PsicoPete » Segunda Jun 09, 2008 16:10

Epá quanto a mim tens aí um bico de obra do camandro que não vai a lado nenhum com a nossa ajuda online.

Solução provavelmente mais fácil mas mais dispendiosa: compra um cooler novo (quase qualquer coisa será melhor que o stock) e instala.
Provavelmente resolverá 80% do teu problema.
Tenta falar logo na loja onde o comprares para te devolverem o € caso não estejas satisfeito.

Outra solução mais barata seria pedir um cooler emprestado a alguém mas pelos vistos aí por cima está complicado, né?

Espero que resolvas isso depressa... :wink:

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor God_Like » Segunda Jun 09, 2008 16:20

PsicoPete Escreveu:Epá quanto a mim tens aí um bico de obra do camandro que não vai a lado nenhum com a nossa ajuda online.

Solução provavelmente mais fácil mas mais dispendiosa: compra um cooler novo (quase qualquer coisa será melhor que o stock) e instala.
Provavelmente resolverá 80% do teu problema.
Tenta falar logo na loja onde o comprares para te devolverem o € caso não estejas satisfeito.

Outra solução mais barata seria pedir um cooler emprestado a alguém mas pelos vistos aí por cima está complicado, né?

Espero que resolvas isso depressa... :wink:

Cumps.

ehpah, nem me digas nada, fogo! k stresse, o pc ja ta fora de garantia, ca pa mim, é a board que esta a ler mal as temps...
God_Like
Membro Diamante
Membro Diamante

AnteriorPróximo

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes