God_Like Escreveu:e se ocorrer um possivel erro ou um freeze ou falhar a luz? ha possibilidade de retentar atraves do dos, não é?
Muito provavelmente não terás 2ª hipótese, a não ser que essa MB tenha duas BIOS.
Moderadores: Administradores, Moderadores
God_Like Escreveu:e se ocorrer um possivel erro ou um freeze ou falhar a luz? ha possibilidade de retentar atraves do dos, não é?

alr_tech Escreveu:boas
de facto...
é uma daquelas histórias...
quando se faz um update à bios tem de se sempre entrar na dita e fazer um load defaults....
em alguns casos um reset à tabela de IRQs do bus das PCIs....
penso que foi isto que faltou, quando a placa de rede não funcava no win...
quanto á fan já conseguiste aumentar os rpms?
a fan pode estar a ficar queimada....
acontece......
tenta ver se a consegues lubrificar..
mesmo que pareça rodar, pode estar com dificuldades em atingir a velocidade max...
cumps

Vtech Escreveu:Normalmente no que toca a longevidade nunca vi ventoinhas tão boas como as dos stock coolers da intel, é difícil que seja esse o problema, tenta ver a "target temp" e baixa ela, vai forçar a ventoinha a rodar mais.

God_Like Escreveu:...
tem? atao foi actualizada normalmente, entao como explicas o facto de ao fazer o update a 1ª não resolveu e a 2ª ja ter baixado pa 60? quando fiz isso nas 2vezes?
pode parecer boa...não, ainnda continua a 3360(foi o max que me atingiu ate agora), na media ta nos 3k ou 2.9k, queimada? como se continua a rodar? lubrificar, com qué?

alr_tech Escreveu:boasGod_Like Escreveu:...
tem? atao foi actualizada normalmente, entao como explicas o facto de ao fazer o update a 1ª não resolveu e a 2ª ja ter baixado pa 60? quando fiz isso nas 2vezes?
eu sempre, senti comichões em pensar fazer directamente o update pelo windows....então o que me sugeres?
sei, que o processo melhorou.... mas..melhorou mas as rpm da fan do hsf, não me vao ao maximo agora só consigo 2678 rpm no max desde k o liguei agora, e ja foi aos 87º, esse é o meu grande problema agora
bém, lembro-me de uma board onde fiz 3 updates...sim, mas como tu referes foram 2 versões diferentes, 1 com a 1ª versão, outra ias experimentar outra versao e deu barraca ao flashar e a ultima conseguiste mete-la, eu não, foi as 2 vezes com a mesma versao, e ambas as vezes consegui arrancar po windows
fiz um primeiro update normal por dos... a máquina arrancou e em prencipio não detectei nada durante uns tempos...
depois, um dia houve uns problemas com a electrecidade e começaram a aparecer uns BSODs...
então resolvi flashar novamente... por acaso havia uma nova versão no fabricante e flashei... tive azar.... quando arranquei novamente ecran negro...
que aperto....
fiz um hard reset e consegui que a board e a gráfica ligassem....
mas apareceram-me msg de erro...
desliguei e desactivei as drives, validei a pilha e os encaixes das ligações...
tornei a arrancar e tornei a flashar....
novo arranque sem erros... entrei na bios, load default, load optimal (na altura havia esta opção...) na minha aparecem tambem essas duas opções, coloquei em enable "Update ESCD" ...essa acho k ja não, pelo menos no menu principal
a partir daí a board ainda funcou durante mais 2 anos até queimar um controlador de memória....pode parecer boa...não, ainnda continua a 3360(foi o max que me atingiu ate agora), na media ta nos 3k ou 2.9k, queimada? como se continua a rodar? lubrificar, com qué?
eu disse "pode estar a ficar queimada"....não sabia dessa, ou ta ou não ta... e a minha não ta
as fan tem mini enrolamentos que fazem variar o campo magnético e assim estas rodam...onde? dentro da fan? não me estas a sugerir pa desmonta-la, certo?
o problema é que tb aquecem e com o tempo o isolante dos enrolamentos pode partir gerando pequenos curtos, com a consequência de impedir a rot. max....como vejo isso sem desmonta-la?(abri-la)
mas isso é fácil de validar....
ligas uma fan qq aos pinos da fan da CPU,uma fan da caixa, certo? são de 3pinos e a do cpu sao 4 k ta ligado a board e ñ a um molex, eu fazia isso mas ñ posso pois a pinagem é diferente depois ligas a fan da cpu directamente ao socket das drives .... aí a fan deve girar no max..
a bios não tem uma opção do tipo desligar o Qfan... ou equivalente?como? essa opção o que faz, é k se souber o k faz, posso procurar
pode ter acontecido tb... foi o diodo da temp ter pifado.. e estar dar um valor errado..se for isso, ha soluçao?
pois tu dizes que podes tocar no cooler sem queimar...quero frizar isto, O COMPUTADOR NÃO TA LIGADO, MAS EU SO TOCEI LOGO APÓS DESLIGAR e não não me queimei, só pa veres, a fonte ainda tava + quente mas ñ keimava
o que aconteceria se estivesse a 80ºC....
é parece que de facto, alguns prescott para 775 levaram esses cooler de melhor qualidade...
o meu original era todo em aluminio...
cumps

Vtech Escreveu:Normalmente no que toca a longevidade nunca vi ventoinhas tão boas como as dos stock coolers da intel, é difícil que seja esse o problema, tenta ver a "target temp" e baixa ela, vai forçar a ventoinha a rodar mais.

alr_tech Escreveu:boas
a opção de não usar o update do windows é minha...
há uns anos tive vários problemas com esse tipo de update...
agora sirvo-me dele só par detectar se existe uma versão nova ou não...
faço o download e flasho pelo método antigo..
volto a dizer é uma opção minha...
sim de facto acabei por usar duas versões diferentes... não muito, pois era uma "minor revision"....
bém, não interessa era apenas para explicar o que fiz....
o "Update ESCD" ou equivalente encontra-se na tab do PCI..
em relação á fan/temp...
se de facto na bios aparece uma temp tão elevada, é esquisito a fan não estar a girar á força toda...
por isso a minha ideia de alimentar a fan por outro método...
mas, pensava que esta era normal de 3 fios....
se a tua fan é de 4 fios, dois de alimentação, um do tacómetro (dá os rpms) e o último do pwm (é este que gera o sinal para a fan rodar...)
sem um gerador de pwms a fan não roda.....
será que em vez do diodo será o IC que gera o sinal...diodo? ic? o k é isso?
existe alguma opção na bios para modificar o valor do pwm?vou verificar
não sei agora qual é o max de rpms dessa fan da intel... sabes....não sei mas recordo-me de no verao apresentar-se a 4.8K antiguamente
mas, 2,6-3k rpms já é um bom valor...
a temp, não deveria subir tão rápido...
valida a tensão do vcore, está dentro do valor?e kuais sao o vcore de origem po meu prescott?, mas se assim ajudar, nunca mexi nesse valor
já referiste várias vezes que tens AS5, puseste uma camada fininha...
e uniforme não foiapliquei o metodo de um user k postou aki, ja não sei kem foi, secalhar foste tu, usei o metodo grao de arroz
valida se o cooler está bém fixo, sem abanar...ja foi validado inumeras vezes
cumps

PsicoPete Escreveu:Epá quanto a mim tens aí um bico de obra do camandro que não vai a lado nenhum com a nossa ajuda online.
Solução provavelmente mais fácil mas mais dispendiosa: compra um cooler novo (quase qualquer coisa será melhor que o stock) e instala.
Provavelmente resolverá 80% do teu problema.
Tenta falar logo na loja onde o comprares para te devolverem o € caso não estejas satisfeito.
Outra solução mais barata seria pedir um cooler emprestado a alguém mas pelos vistos aí por cima está complicado, né?
Espero que resolvas isso depressa...
Cumps.

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes