Greve: Portugal quase parado

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Dioguex » Quarta Jun 11, 2008 13:29

Falou-se aqui nos impostos, tudo muito certo, é o nosso dinheiro que vai para os subsídios, mas prefiro dar o meu dinheiro dos impostos para subsídios a quem trabalhar, do que para estádios do Euro, e expo98, e mais uma ponte sobre o Tejo, e etc etc…

O governo só tem que baixar o preço, que se lixe o défice, a Alemanha e a França também tem, e maior que o nosso e não querem saber, ouvi uma vez o presidente da França a dizer que o que interessa é o povo não o défice.
Dioguex
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Set 26, 2007 10:21

Mensagempor alr_tech » Quarta Jun 11, 2008 13:29

boas
Azarael Escreveu:...
Não... não ficava....
o problema é que se deixou de investir no comboio...
que no nosso caso é um sistema público...
a ideia era proporcionar negócio aos privados...

Então ficava ou não ? Estou a considerar a infraestrutura existente.
Está fora de contexto...
referia-me em meados dos anos 80...
quando começou o processo de desnacionalizações...

já na altura se falava em investir e restuturar os caminho de ferro, porque a longo prazo, seria mais benéfico (grandes distancias por comboio, interfaces locais para distribuição...).......
mas, era mais barato desinvestir e deixar terceiros a intervir
(só no fim dos anos 80 e aos solavancos se fizeram alguns investimentos... muito poucos e com intervalos de quase 8 anos)...
além de proporcionar lucros churodos a quem quisesse avançar no sector imergente dos transportes...
não sou totalmente contra...
quem investe deve receber tb a contrapartida...

o problema é que por aqui parecem cordeiros a seguir o bada-lo do eldorado...(transportes, construção, informática, etc.... é por ondas..)
desataram a aparecer dezenas de pequenas impresas....
em vez de se agreagar....
e e se desenvolverem...
e acabou por acontecer o que se está a passar...
as matérias primas sobem e não há maneira de compensar a subida...

tb não acredito na baixa de impostos para já...
criação de imposto especifico, mas com condições bém especificas e delineadas, para o pessoal e empresas que de facto necessitem de se deslocar para cumprir as suas funções....
e não para pagar o combustível que a maioria das empresas dão para os seus funcionários andarem de cu aperreado no movimento pendular casa/emprego...
para dizer a verdade, o imposto para os carros e combustivel nessa situação devia aumentar...
pois, tal existe porque permitem, assim foge-se aos impostos....
em vez de se dar um aumento tributável.... dá-se regalias sobre a forma de carro e combustível...
mas, isto é outra história...

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor alfatek » Quarta Jun 11, 2008 13:33

Portanto culpamos o governo pq ele devia ser Deus e portt devia fazer qlq coisa...

E que tal culpar quem é culpado... tipo... os especuladores, o modelo economico mundial, as petroliferas, etc?

Ou achas mesmo que o Governo deve invadir os paises produtores de petroleo e obrigá-los a vender mais barato?
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Silvergti » Quarta Jun 11, 2008 13:34

alfatek Escreveu:Se querem fazer greve ou não, estão no direito deles.

É completamente inadmissivel que andem a pressionar e ameaçar os colegas que querem trabalhar... Claramente há pessoas que n merecem a liberdade que têm. Têm liberdade para fazer greve e querem obrigar os outros a fazer também? Com que direito?

Já com os pescadores foi a mesma coisa. Para mim é impossivel simpatizar com qualquer grupo que tenha este tipo de posições, "ai n fazem greve, então vamos estragar-vos o peixe"....

Num estado de direito isto é inadmissivel. Espero que as forças da autoridade intervenham convenientemente!

E sou completamente contra haver subsidios para os combustiveis para este sector... Parece que as pessoas se esquecem que esse dinheiro sai-nos do bolso, com os nossos impostos... O estado não tem capacidade para baixar os impostos dos combustiveis, a menos que prefiram um aumento de impostos. Esta é uma questão que nem sequer se pode colocar como hipotese: o estado não tem dinheiro para isso, ponto final.

O estado n tem culpa nenhuma do preço dos combustiveis. N percebo pq é que as empresas de transportes n fazem o normal: aumentam os seus preços reflectindo o aumento do preço da matéria-prima... Já com os pescadores é a mesma coisa. Parece-me bastante básico... aumentem os preços e pronto.

Se querem realmente reclamar, metam-se à porta da refinaria da GALP e restantes operadores que se estão a aproveitar p aumentar os lucros. Essas são as únicas entidades que têm influência na situação.

De uma vez por todas temos de começar a pensar que o estado somos nós. O dinheiro do estado sai-me do bolso. Os subsidios saiem-me do bolso e portanto há que ter moderação. Qualquer governo que seja não pode fazer nada. É a economia!

P.S. - Não estou a ver o que o estado beneficia com o aumento dos combustiveis... O estado tmb n gasta combustiveis? O imposto sobre os combustiveis não é um valor fixo?

P.S.2 - Oiço tantas pessoas contra o governo, mas afinal o que é que o governo devia fazer? Qual é a solução para isto? Parece-me ser este o problema. Qualquer partido ou pessoa que esteja no governo o que é que pode fazer? Pedir aos senhores especuladores para o petroleo baixar? Nacionalizar as petroliferas?

Concordo contigo em quase tudo, menos na parte em que dizes:

"Não estou a ver o que o estado beneficia com o aumento dos combustiveis... O estado tmb n gasta combustiveis? O imposto sobre os combustiveis não é um valor fixo?"

O ISP é fixo, mas o IVA é percentual, ou seja, cada vez que os preços aumentam, irás pagar mais iva. O que o governo poderia fazer era fixar um valor de iva por litro em euros e não em percentagem. por exemplo o valor do Iva para o preço do combustível no inicio do ano.

Cumps
Linux isn't a place, a company, a person or a hotdog stand.
Silvergti
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Ago 05, 2006 10:50

Mensagempor alfatek » Quarta Jun 11, 2008 13:37

Dioguex Escreveu:O governo só tem que baixar o preço, que se lixe o défice, a Alemanha e a França também tem, e maior que o nosso e não querem saber, ouvi uma vez o presidente da França a dizer que o que interessa é o povo não o défice.

A questão do défice não é apenas para agradar à Europa... Se tiveres uma empresa que todos os anos faz défices d 3-6% diz-me quantos anos ela vai aguentar?

Controlar o défice é uma medida de elementar gestão. E infelizmente só agora o estamos a controlar (e mal, mt mal), portanto não estamos em condições de ter um ano de défice alto para ajudar a economia.

Portanto a questão é simples. Vamos baixar o imposto dos combustiveis. E agora, queres aumentar o IVA, IRC ou IRS?
alfatek
Administrador
Administrador

Mensagempor alfatek » Quarta Jun 11, 2008 13:39

Silvergti Escreveu:
alfatek Escreveu:P.S. - Não estou a ver o que o estado beneficia com o aumento dos combustiveis... O estado tmb n gasta combustiveis? O imposto sobre os combustiveis não é um valor fixo?

"Não estou a ver o que o estado beneficia com o aumento dos combustiveis... O estado tmb n gasta combustiveis? O imposto sobre os combustiveis não é um valor fixo?"

O ISP é fixo, mas o IVA é percentual, ou seja, cada vez que os preços aumentam, irás pagar mais iva. O que o governo poderia fazer era fixar um valor de iva por litro em euros e não em percentagem. por exemplo o valor do Iva para o preço do combustível no inicio do ano.

Cumps

ok. correcção feita. Mas será que o aumento do imposto compensa os gastos maiores que o estado tmb tem em combustiveis? (n faço ideia msm, estou a imaginar)
alfatek
Administrador
Administrador

Mensagempor Dioguex » Quarta Jun 11, 2008 13:40

Culpamos o governo sim, por não fazer nada, nem fazer pressão junto das petrolíferas para que as coisas se resolvam, não tem lógica os lucros que as petrolíferas têm.
Dioguex
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor ReDsOuL » Quarta Jun 11, 2008 13:40

alfatek Escreveu:Portanto culpamos o governo pq ele devia ser Deus e portt devia fazer qlq coisa...

E que tal culpar quem é culpado... tipo... os especuladores, o modelo economico mundial, as petroliferas, etc?

Ou achas mesmo que o Governo deve invadir os paises produtores de petroleo e obrigá-los a vender mais barato?

há alguém que desde há uns tempos para cá está a encher o cu de €€€€!

e o governo tem de começar a actuar sobre essas pessoas aka instituições! e não digo só o governo tuga...
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor nelugo » Quarta Jun 11, 2008 13:42

Para mim, impostos arrecadados nos transportes, no sector dos transportes deve ser investido, o principio do utilizador pagador! não vamos aproveitar o desvario dos preços para arrancar uns € extra em IVA!

Isto é culpa dos Portugueses e do governo!
O Portugues pega no seu carro para tudo, desde ir para o trabalho até ir ao café da esquina, e de preferência, parquear em frente á porta do café!

No tempo de Salazar fez-se obras em todo o lado de maneira igualitária:
Um estádio nacional em Lisboa e um igual em Braga, agora vai tudo para os grandes centros, investimentos colossais!
No tempo de Salazar a linha de caminhos de ferro foi plenamente desenvolvida e transportava muita gente!

Hoje, o dinheiro da Europa foi todo pra autoestradas(transportes) e agricultura.
No que toca a investimentos em transportes, investir so em autoestradas é muito redutor.
Querem ver um bom exemplo, vejam a Suíça! Metro, eléctricos em todo o lado... Familiares meus não precisavam de carro pra ir trabalhar... Era pra passear ao fim de semana e compraram porque era mais barato do que cá.
Bem vistas as coisas, um carro sai caro, é um investimento grande e difícil de manter para o comum Português, e o seu uso está banalizado!
Somos dos países reis em 2 coisas: numero de telemóveis e de carros por pessoa!
Isto é resultado de um sinal(política) errada do governo neste sector.

Quem tem responsabilidade pelas reformas no estado é o governo no poder, portanto, se prefere manter as coisas assim sem sequer dar um sinal que quer mudar a política de transportes a culpa é do estado!

Da maneira que as coisas estão estamos excessivamente dependentes do petróleo, o que é no mínimo causador de dependência num país que não produz nenhum!

As coisas deveriam estar organizadas de maneira a que gastá-semos menos em transportes no dia a dia e o aumento dos preços se fizesse sentir exclusivamente nos sectores dependentes do petróleo.
Dessa forma, se tive-se que haver aumentos nos transportes, que os houvesse, o peso para o comum Português não seria tão elevado!
Imagem
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Set 11, 2004 12:09

Mensagempor Dioguex » Quarta Jun 11, 2008 13:43

Alfatek, ao logo dos sucessivos governos, acabou-se com a agricultura, com as pescas, e etc, só para agradar a Europa, agora que se lixe a Europa e o défice, estamos nesta situação por causa deles, temos das melhores costas do mundo, tínhamos das melhores agriculturas, podíamos sustentar a Europa quase toda, mas não toca a dar subsídios para acabar com os campos e com as pescas, porque a Europa não quer, agora que paguemos essa factura dos erros cometidos, e a Europa que nos sustente.
Dioguex
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Silvergti » Quarta Jun 11, 2008 13:45

alfatek Escreveu:
Silvergti Escreveu:
alfatek Escreveu:P.S. - Não estou a ver o que o estado beneficia com o aumento dos combustiveis... O estado tmb n gasta combustiveis? O imposto sobre os combustiveis não é um valor fixo?

Cumps

ok. correcção feita. Mas será que o aumento do imposto compensa os gastos maiores que o estado tmb tem em combustiveis? (n faço ideia msm, estou a imaginar)

Não sei quais as reais necessidades do estado, mas julgo que não gastam o suficiente para não lucrarem com os aumentos.
Linux isn't a place, a company, a person or a hotdog stand.
Silvergti
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Ago 05, 2006 10:50

Mensagempor pagc » Quarta Jun 11, 2008 13:47

alfatek Escreveu:
Dioguex Escreveu:O governo só tem que baixar o preço, que se lixe o défice, a Alemanha e a França também tem, e maior que o nosso e não querem saber, ouvi uma vez o presidente da França a dizer que o que interessa é o povo não o défice.

A questão do défice não é apenas para agradar à Europa... Se tiveres uma empresa que todos os anos faz défices d 3-6% diz-me quantos anos ela vai aguentar?

Controlar o défice é uma medida de elementar gestão. E infelizmente só agora o estamos a controlar (e mal, mt mal), portanto não estamos em condições de ter um ano de défice alto para ajudar a economia.

Portanto a questão é simples. Vamos baixar o imposto dos combustiveis. E agora, queres aumentar o IVA, IRC ou IRS?

E que tal controlar-mos os custos em vez de procurarmos aumentar as receitas a todo o custo?

. O défice está a ser controlado pelo lado das receitas, quando o deveria ser pelo lado dos custos, para não esmagar a economia. Com impostos escondidos e à vista as PME estão a estoirar por todo o lado. Basta-me começar a trabalhar com uma empresa nova, que recebo logo uma carta das finanças a pedir o dinheiro que lhes devo. Assim é fácil ser gestor,

Fenrir Escreveu:P.s. E o que querem realmente os camionistas?Combustivel mais barato para eles?

O que "quase" toda a gente neste pais quer.
Uma excepção para si, paga obviamente, pelos outros.

Estes políticos não irão e nunca farão nada, porque cresceram no pós 25 de Abril a protestar contra tudo e contra todos.

Irem contra qualquer tipo de protesto é algo impensável para eles, mais facilmente calam esses protestos com uma excepção. Está-lhes no código genético
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor Azarael » Quarta Jun 11, 2008 13:50

Dioguex Escreveu:Culpamos o governo sim, por não fazer nada, nem fazer pressão junto das petrolíferas para que as coisas se resolvam, não tem lógica os lucros que as petrolíferas têm.

Fun Fact Number 1: Hoje em dia a maior parte das petroliferas são empresas publicas de algum estado. Aliás mais de metade das reservas mundiais estão sob o controlo de algum estado. Como não me lembro ao certo qual é a percentagem não arrisco um número, mas é muito mais que metade.

ReDsOuL Escreveu:
Porque hoje em dia há bem mais petróleo que há 20 anos atrás!

Alguém tem de fazer alguma coisa...e já nos começamos a mexer!

nem que o país pare todo...

Fun Fact Number 2: Também hoje em dia se consome muito mais petróleo que há 20 anos atrás.

Fun Fact Number 3: Hoje em dia, o custo de produção de petróleo é maior que há 20 anos atrás.

Dioguex Escreveu:Falou-se aqui nos impostos, tudo muito certo, é o nosso dinheiro que vai para os subsídios, mas prefiro dar o meu dinheiro dos impostos para subsídios a quem trabalhar, do que para estádios do Euro, e expo98, e mais uma ponte sobre o Tejo, e etc etc…

O governo só tem que baixar o preço, que se lixe o défice, a Alemanha e a França também tem, e maior que o nosso e não querem saber, ouvi uma vez o presidente da França a dizer que o que interessa é o povo não o défice.

O governo têm que baixar os impostos, ninguém questiona. Agora qualquer descida têm que ser acompanhada por uma descida de despesa. Caso contrário, é sol de pouca dura, porque aparece na mesma alguém a bater à porta com a conta. No fim do dia os impostos não desceram, apenas pedimos adiamento (que provavelmente sairá caro).

Défice = dívidas, e os défices sucessivos vão se acumulando.

O que "quase" toda a gente neste pais quer.
Uma excepção para si, paga obviamente, pelos outros.

Estes políticos não irão e nunca farão nada, porque cresceram no pós 25 de Abril a protestar contra tudo e contra todos.

Irem contra qualquer tipo de protesto é algo impensável para eles, mais facilmente calam esses protestos com uma excepção. Está-lhes no código genético

Disseste tudo agora.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor ghost_matrix » Quarta Jun 11, 2008 13:53

Azarael Escreveu:
Mas tu keres ke as forças de segurança façam o que? Carreguem sobre os grevistas num pais democratico?

Mostra-me os grevistas. Eu vejo é gente que anda a apedrejar e a incendiar camiões : http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economi ... _id=956655

Em relaçao a "obrigaçao" a greve... tem ke ser assim, pk se meia duzia se lembram de nao fazer greve, nao se notam tanta falta de bens, dps lembram-se outros de desistir e por ai a fora, chega ao fim, continua tudo na mesma.

Então estás a defender obrigar outras pessoas a fazer "greve" contra a sua vontade ?

Eu nao estou a apoiar, estou a explicar um dos possiveis pontos de vista pro ke está a acontecer.

Btw a Galp voltou a aumentar esta noite o preço da gasolina.

Enfim ai é ke reside o problema, nao sao so nos impostos ke o estado leva, o problema esta nas enormes margens de lucro das gasolineiras e do mercado especulativo. Isto nunca vai acabar, so se as gasolineiras fossem 100% publicas, ai sim podia-se mexer mta coisa.
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor Azarael » Quarta Jun 11, 2008 13:54

alr_tech Escreveu:boas
Azarael Escreveu:...
Não... não ficava....
o problema é que se deixou de investir no comboio...
que no nosso caso é um sistema público...
a ideia era proporcionar negócio aos privados...

Então ficava ou não ? Estou a considerar a infraestrutura existente.
Está fora de contexto...
referia-me em meados dos anos 80...
quando começou o processo de desnacionalizações...
(...)

Eu depois mando PM, já estamos a ficar em offtopic como é...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes