P.U.A da Netcabo

Os malditos provedores de acesso à Internet, dúvidas, problemas, comentários e porque não: sugestões

Moderadores: Administradores, Moderadores

P.U.A da Netcabo

Mensagempor sergio.pontes » Quinta Jun 19, 2008 10:48

Boas pessoal,

Como alguns já sabem, um vizinho meu (que não se quer identificar - o que eu respeito!) foi contactado por sms e por mail aos 319Gb's no dia 31 de Maio de 2008. Entretanto já mandou a netcabo com o trafego ilimitado "limitado" para as urtigas...

Na minha opinião ele fez bem...

este foi o email que ele me mostrou e recebeu um sms nos mesmos moldes:

Aviso – A utilização do seu serviço de acesso à Internet excedeu um nível razoável
De: Apoio ao Cliente [mailto:cliente@netcabo.pt]
Enviada: sex 30-05-2008 15:17
Para: xxxxxxxx; yyyyyyyy; zzzzzzzzz
Assunto: Aviso – A utilização do seu serviço de acesso à Internet excedeu um nível razoável

Estimado(a) Cliente,

Informamos que, ao abrigo da política de utilização aceitável (PUA) do serviço de acesso à Internet e tendo em consideração o seu perfil de utilização, verificámos que excedeu um nível de utilização razoável do serviço. Advertimos que, em consequência, poderá ocorrer a redução de qualidade do serviço, designadamente diminuição das velocidades de download e upload, enquanto perdurar a utilização acima do nível razoável. Para voltar a utilizar o serviço Internet sem restrições, reduza de imediato o seu consumo de tráfego.

Consulte a Política de Utilização Aceitável (PUA) do serviço de acesso Internet e para obter mais informações envie um e-mail para cliente@netcabo.pt ou contacte o Serviço de Apoio ao Cliente através dos números: 800 266 466 (rede fixa) ou 707 266 466 (rede móvel).

Cumprimentos,

Serviço de Apoio ao Cliente

Mais alguem já foi avisado pela netcabo que passou o "limite" do ilimitado? No caso dele foi aos 319Gb's
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Jun 03, 2007 23:02

Mensagempor Fresh_fruit » Quinta Jun 19, 2008 11:01

Esse teu vizinho tambem nao faz mais nadinha da vida lol ...
Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor sergio.pontes » Quinta Jun 19, 2008 11:11

Ora, ele fazer até faz, trabalha e não é pouco, deixa é o pc ligado...

Bem, mas seja como for, o essencial é que a netcabo está a anunciar um ilimitado que afinal têm limites, tenham cuidado com a netcabo!
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor sergio.pontes » Quinta Jun 19, 2008 11:24

E estive agora no forum da techzone (não sei se é permitido postar aqui nomes de outros foruns - se não for digam que eu retiro!) E há lá pelo menos mais uns 5 ou 6 casos identicos...
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Fresh_fruit » Quinta Jun 19, 2008 11:45

Não é preocupante ...

De qualquer modo o trafego continua a ser ilimitado ...

A conseguencia será esta

"poderá ocorrer a redução de qualidade do serviço, designadamente diminuição das velocidades de download e upload,"

Basta eles aplicarem um TS mais agressivo lá no teu colega.
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor LuisFilipe » Quinta Jun 19, 2008 12:18

É a tal política das letras pequenas...

Ilimitado dentro de um limite razoável. Ou como ele dizem com uma utilização responsável.

Isso existe tanto para o tráfego como para as chamadas ilimitadas para a rede tal.
Ou seja se tens telefonemas á pala e namorada nova e te penduras durante um mês ao telefone com ela BAMMMMMMM estás a incumprir as políticas de utilização responsável etc...

Agora o mais assustador é o que vem numa newsletter que costumo receber WinXPNews e que reza o seguinte
The End of the Era of "All You Can Eat" Internet?
O texto pode ser lido aqui
http://www.wxpnews.com/archives/wxpnews ... 080617.htm

Basicamente diz o seguinte
A Time Warner começou a "testar" um novo modelo de preços em Beaumont
Cobrar por Mega usado e todos disseram que em Beaumont não á muita oferta de Banda Larga e que ninguém iria usar este tipo de preços em mais lado nenhum.
Em vez disso esta semana a AT&T anunciou que eles também estavam a considerar este tipo de cobrança.

Que a Comcast Cable é conhecida pelos limites informais ou escondidos e que nem sequer conseguem ver isso escrito e que a companhia informa os utilizadores por carta que ele fizeram downloaded de grandes quantidades de dados, e alguns deles tiveram o serviço cortado por "uso excessivo".

Agora digo eu:
Claro que com banda larga (ou quase larga como a do e-escola) é muito difícil as pessoas controlarem a utilização da net.
Por exemplo o Giga do e-escola dá basicamente 1024/30 = 34 Mega por dia e isso não é quase nada ou seja temos que andar a contar K's para não rebentar com a coisa.
temos que ter em conta que 1 mn de YouTube a 314 kbit/s dá 2,3MB
Ora 34 Mega por dia dá 15 minutos de YouTube e já está.

Suka nas horas :evil:

Claro que sejamos sinceros ...
300 e tal Giga ?
Mas em quanto tempo ?
Mas o que é que fazem com tanto Giga ?

De qualquer forma acho que limites razoáveis sem trafic shaping não é mau.

Eu estou a usar a Tele2 que diz ter 50GB de trafego mensal, acho que nunca excedi mas também não tenho como controlar e dizem que eles não controlam.
50 GB dá 1,7 GB por dia e acho mais que suficiente para uma utilização bastante descontraída de internet.

Menos que isso nos dias que correm e se for controlado pelo ISP já nos vai obrigar a exercer algum tipo de controle mps download's.

Portanto não estranhem que o ilimitado tenha limite e não acreditem na publicidade porque é mentira.

É pena estar-mos a evoluir para um mundo em que tda a publicidade é enganosa mas é assim. MENTIROSOS. :evil: :evil: :evil: :roll: :roll:
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Mensagempor sergio.pontes » Quinta Jun 19, 2008 13:31

É exactamente ai que eu quero chegar. Eles estão a anunciar trafego ilimitado, mas estão concretamente a pôr limites!

Imagina o seguinte, compras um passe social, por exemplo o L123 (se é que isso ainda existe!) e utilizas esse passe todos os dias, por vezes até utilizas o passe mais do que uma vez por dia, certo? Até ao dia em que o revisor do metro vem ter contigo e te convida a sair - "desculpe mas o senhor já andou muito de metro hoje" evite abusar do passe e saia na próxima estação, sff.

É pá com que cara é que ficavas?

O mesmo se passou aqui, este rapaz disse-me que os downloads del andavam em 20 ou 30 gigas por mês - a netcabo disse: "os downloads são ilimitados", então ele começou a usar mais...

e agora isto? Por mim eu acho que ele fez muito bem, netcabo às urtigas.... Publicidade enganosa? é só o que faltava!
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor IvoMV » Quinta Jun 19, 2008 13:56

sergio.pontes Escreveu:Imagina o seguinte, compras um passe social, por exemplo o L123 (se é que isso ainda existe!) e utilizas esse passe todos os dias, por vezes até utilizas o passe mais do que uma vez por dia, certo? Até ao dia em que o revisor do metro vem ter contigo e te convida a sair - "desculpe mas o senhor já andou muito de metro hoje" evite abusar do passe e saia na próxima estação, sff.

(...)

O mesmo se passou aqui, este rapaz disse-me que os downloads del andavam em 20 ou 30 gigas por mês - a netcabo disse: "os downloads são ilimitados", então ele começou a usar mais...

e agora isto? Por mim eu acho que ele fez muito bem, netcabo às urtigas.... Publicidade enganosa? é só o que faltava!

É mais o caso de chegarem lá e dizerem que em vez de andar no metro tem de ir de autocarro ;) Mas gosto da comparação.

Por outro lado, em situações teóricas, imagina que (sei lá quantas pessoas cabem num metro) 100 pessoas decidem todas comprar um passe de metro, e "perder" um mês lá enfiados na mesma linha, cais terminal a cais terminal todos os dias (particularmente na hora de ponta) só porque lhes apetece. Num tipo de utilização nada "razoável" como essa estão a prejudicar os "normais"... Até que ponto é que isso deve ou não ser permitido? Também não andei a ler as condições do passe, mas de certeza que também têm umas cláusulas parecidas...

De qualquer modo eu não fui ver os anúncios mas nem é preciso. De certeza que eles têm letras miudinhas ou equivalente a dizer que o "ilimitado" é dentro de utilização x ou y e não me espantava se tivessem explicitamente os 320 GB escritos num documento qualquer ao qual fazem referência.

Por acaso na minha opinião (mal informada) até não está assim tão mal poder ir até 320 GB por mês e "só" lhe porem uma ligação mais lenta, no sentido que era bem pior se simplesmente lhe cortassem o acesso. Mas se ele acha que pelo que paga para isso merece 500 GB ou mais por mês a 100% da velocidade então que tente achar outro ISP (e possivelmente está a pagar bastante mesmo). A verdade é que eles não andam a trabalhar para nós, mas sim para terem lucro, por isso os outros ISPs certamente terão situações semelhante nos tarifários "ilimitados" - senão teriam de cobrar a toda a gente com tais tarifários ainda mais, para cobrir a eventualidade.

Concordo que (tanto ISPs como em qualquer tipo de serviço ou vendo) deviam ser bem mais explícitos no tipo de publicidade que podem fazer. Mas será a culpa das empresas ou da legislação que o permite? Se a Netcabo não o fizer, fazem os outros e ficaria a Netcabo em desvantagem. Pela lei do mercado têm todos de fazer o "pior" que for permitido pela lei que regulamenta a publicidade.

Em casos destes acho que era muito mais correcto dizer que tinham tráfego de 320 GB a 100% de velocidade e excedendo isso não cortavam o acesso mas reduziam a velocidade. Claro que "ILIMITADO*" fica mais bonito...

Ivo.
IvoMV
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Abr 04, 2008 15:24

Mensagempor sergio.pontes » Quinta Jun 19, 2008 14:58

Pois mas é isso mesmo que irrita, é que eles não dizem um valor concreto! Este meu vizinho mandou para lá um mail e disseram-lhe que ultrapassou o limite pois ultrapassou um perfil que a netcabo lhe "desenhou" para ele.

Ele perguntou então qual era o perfil dele e até hoje não lhe responderam. E nem vão responder, porque o que eles estão a fazer é publicidade enganosa!

A partir do momento em que anunciam ilimitado - para mim ilimitado é não ter limites (ora pelo menos é o que está escrito no dicionário) - ora ai está! A P.U.A é só por si um limite! Eu cá não concordo com isso!

Até porque ilimitado é ilimitado, faça ele 319Gb de downloads, faça 500Gb ou 20Tb's... era suposto ser ilimitado, não é o que eles dizem?
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Fresh_fruit » Quinta Jun 19, 2008 15:29

sergio.pontes Escreveu:Até porque ilimitado é ilimitado, faça ele 319Gb de downloads, faça 500Gb ou 20Tb's... era suposto ser ilimitado, não é o que eles dizem?

Mas ele pagou mais por ter feito 319GB ??

É que eu nao leio no email onde é que diz que nao é ilimitado ...
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor pm_am » Quinta Jun 19, 2008 15:38

Não ele não pagou foi é notificado caso não baixasse a taxa de download eles iriam baixar a qualidade do serviço. Isso foi quase que uma ameaça...
pm_am
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Jan 30, 2007 12:25

Mensagempor sergio.pontes » Quinta Jun 19, 2008 15:48

Até à data não lhe apareceu nada. No mytvcabo do gajo, diz que a próxima e ultima factura do rapaz que vai ser 59€ e qualquer coisa que é o que ele normalmente paga por mês (tv+net).

No forum techzone, onde estão lá mais uns 5 ou 6 iguais tambem lá deixei a pergunta, mas até agora, acho que ninguem pagou nada...
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Mercy_PT » Quinta Jun 19, 2008 15:49

Apesar de entender, ainda que parcialmente, as opiniões expressas penso que de certa as pessoas com muita facilidade se esquecem de que seja qual for o ISP existe sempre um limite para aquilo que as suas infraestruturas suportam. Ora, nenhum deles possui apenas 1 utilizador e que como tal esse possa usar todos os sistemas e larguras de banda do ISP. Sim porque todos nós se acharmos as nossas ligações demasiado lentas ou instáveis vamos ligar para o ISP a reclamar. Ora se estamos todos a "mamar" os sistemas deles até ao tutano como podem eles garantir ou sequer tentar fornecer um serviço minimo aceitável a alguém? Daí resulta a PUA. Atenção que não falo por defesa de ninguem até porque regra geral costumo lidar com trafegos na ordem dos 100gb/mes ainda que pague explicitamente por uma ligação diferente e ilimitada. Em suma, 20gb, 320gb ou 2Tb são coisas distintas e a verdade é que como utilizador "normal" é pouco provável que salvo se estiver a tentar fazer um backup de toda a internet vá necessitar de um nível de trafego deste género e continuo a dizer que há que considerar que o ISP continua a precisar fornecer o serviço de igual forma a todos os seus utilizadores e não apenas a mim.

Fiquem bem....
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor sergio.pontes » Quinta Jun 19, 2008 15:50

Ah esqueci-me de dizer, e exactamente 24 horas depois, recebeu um email a dizer que "já tinha voltado a um limite razoavel"...
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor sergio.pontes » Quinta Jun 19, 2008 15:55

Mercy_PT Escreveu:Apesar de entender, ainda que parcialmente, as opiniões expressas penso que de certa as pessoas com muita facilidade se esquecem de que seja qual for o ISP existe sempre um limite para aquilo que as suas infraestruturas suportam. Ora, nenhum deles possui apenas 1 utilizador e que como tal esse possa usar todos os sistemas e larguras de banda do ISP. Sim porque todos nós se acharmos as nossas ligações demasiado lentas ou instáveis vamos ligar para o ISP a reclamar. Ora se estamos todos a "mamar" os sistemas deles até ao tutano como podem eles garantir ou sequer tentar fornecer um serviço minimo aceitável a alguém? Daí resulta a PUA. Atenção que não falo por defesa de ninguem até porque regra geral costumo lidar com trafegos na ordem dos 100gb/mes ainda que pague explicitamente por uma ligação diferente e ilimitada. Em suma, 20gb, 320gb ou 2Tb são coisas distintas e a verdade é que como utilizador "normal" é pouco provável que salvo se estiver a tentar fazer um backup de toda a internet vá necessitar de um nível de trafego deste género e continuo a dizer que há que considerar que o ISP continua a precisar fornecer o serviço de igual forma a todos os seus utilizadores e não apenas a mim.

Fiquem bem....

Eu concordo com algumas ideias do teu ponto de vista. Mas repara, se o ISP anuncia trafego ilimitado, devia ser mesmo ilimitado, e não andarem a vender gato por lebre... é ai que eu quero chegar... Se é ilimitado, cada um faz os downloads que bem entende, sejam 5Megas ou 20 Terabytes por mês... Mais valia terem estipulado um valor de downloads concreto (ficavam mais bem vistos) - por exemplo só se pode fazer 200 gigas por mês, naquele tarifário... e pronto! Quem utrapassava já sabia que iria ter que pagar mais... Agora assim! Na minha opinião é gato por lebre!

Agora na minha opinião, a empresa que divulga aos 7 ventos que são os primeiros a dar trafego ilimitado (mentirosos, os primeiros foi a MEO) e que esse trafego é ilimitado, e depois limitam... quer dizer... Não é bom, certo?

Isso, independentemente dos cliente fazerm os downloads que fizerem, só têm um nome, É um ISP que está a mentir - trata-se de publicidade enganosa... é trafego ilimitado com "limites"!
sergio.pontes
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Próximo

Voltar para ISPs

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes