SammySam Escreveu:Quem te ouvir falar e quem não conhecer a realidade deste país até fica com a impressão de que falas da Maravilholândia, as pessoas é tomam quase sempre as iniciativas erradas.
Toda a gente sabe como são os empregos em Portugalolândia:
1º Um canudo (um bom principío) Pode ser o gajo mais estúpido á face da terra, não interessa qual a formação.
opção a) Papá autarca/governante.
opção b) Empresário
Opção c) Pessoas bem posicionadas e que movimentarm bem nos meios com influências.
Daqueles que têm a sua casinha na cidadezinha, e outra no campo (tás a vêr?)
Ou então, ter relações peviligiadas com pessoas referidas nas opções a, b ou c.
O resto é treta, conversa fiada, de pessoas que não conhecem a realidade provavelmente muito jovens e que não sabem o que dizem, e para não variar, dedcicam-se apenas e só a uma reflexão que apenas reflecte uma vivência.
Há excepções claro, como em tudo na vida.
1 - ninguem com um canudo adquirido numa universidade decente é "estupido". ou é inteligente ou trabalha minimamente porque passar com 10 em universidades conceituadas não é tão fácil quanto se calhar pensas.
2 - segundo as cunhas dão emprego de facto, sempre deram e sempre darão. aqui e em todo o lado.
3 - o problema de muita gente parece ser a inveja. eu posso dizer que tenho uma casinha no campo e que tenho uma casinha na cidade e concerteza que não sou rico nem estou em nenhuma das situaçoes acima descritas.
4 - há vários ramos em que há emprego. para as pessoas "velhas" é mais complicado mas se há coisas que a malta mais nova não se pode queixar é de falta de oportunidades. convem é esculher profissões com emprego e não profissões em que o mercado está saturado. por isso sim, a culpa em grande parte é das pessoas. dou-te um exemplo: todos os anos há noticias das centenas de professores não colocados. todos os anos em praticamente todas as universidades do país os cursos enchem. todos os anos é grande o numero de pseudo eng. civis não acreditados pela ordem no desemprego, todos os anos nos politécnicos esses cursos enchem. porquê? ser professor é um desejo de vida de assim tanta gente? não me parece.. as pessoas habituaram-se.. porque ser professor do secundário era bom.. trabalhar 4 dias por semana, muitas das vezes 4 ou 5 horas por dia e ganhar na casa dos 1000€ era muito bom, mas deixou de ser tão bom.
eu vim estudar para uma universidade que tem dado garantias de empregabilidade a uma grande parte dos seus alunos. mas a isso muito pouca gente liga. o critério a escolher uma universidade passa por: facilidades de avaliaçao, qualidade na noite, proximidade da praia, colegas conhecidos, proximidade de casa e sei lá mais o quê mas poucos alunos olham para aquilo que interessa: empregabilidade e saída profissional.
eu já estou familiarizado com essa postura de que quem discorda de ti é porque não sabe o que diz. se calhar até fazem melhor ideia do que tu só que ao invés de ler os jornais, foram procurar emprego e depararam-se com as dificuldades.
Fenrir Escreveu:Bad_cop, isso de não poder volta à minha terra porcausa da minha profissão, não culpo ninguem. Foi uma escolha minha, por escolher o curso que gostava. A empregabilidade é optima em Lx e Porto.
Bem, enfim.
Boa sorte para Portugal, e melhor sorte para os Portugueses. Só digo isso.
era isso que eu queria dizer. como tu muitos tomaram a mesma opção e eu provavelmente serei um deles tambem.