raid 0 : aumenta o desempenho em jogos?

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Nuno Baptista » Segunda Jul 28, 2008 15:07

Só mais uma questão : devo deixar o disco com 16 mb cache para os jogos e o outro de 8 mb para o sistema operativo,Word,Excel?Pelo menos de momento estão assim configurados!
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quinta Ago 18, 2005 17:53

Mensagempor NLS___87 » Segunda Jul 28, 2008 17:26

Já compraste e instalaste.

Mas IMHO, o RAID0 aumenta o desempenho nos jogos, só que, para além do Loading, não é notório se tiveres um montão de RAM e o também o Vista...

Nos jogos modernos, está-se sempre a sugar dados do disco rígido, que se for possível, vão ficar alocados na RAM e o disco fica quietinho...

Mas há medida que a RAM fica cada vez mais cheia, o disco vai ter que dar mais o corpo ao manifesto.

E o RAID0 é excelente para isso! Permite gravar e ler muito mais rapidamente...

Além disso, é notoriamente mais silencioso... Porquê? Não sei, provavelmente por estar menos tempo a ler...
NLS___87
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Jun 30, 2006 21:47

Mensagempor Nuno Baptista » Segunda Jul 28, 2008 17:55

Tenho o XP até pq me disseram que o Vista ainda tem algumas incompatibilidades com alguns jogos.Como no portátil tenho o Vista,no fixo mantenho o XP até porque não há assim uma diferença tão grande !Mas posso comprar mais tarde outro disco igual a este e então fazer o RAID 0!Logo se vê,a vantagem é que agora é mais barato porque as novas boards já trazem controlador e antigamente tinha que se comprar á parte e eram caros!
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Nuno Baptista » Segunda Jul 28, 2008 18:47

O Vista é um XP mais "arrumanhadinho" e bem organizado,porque no resto não é assim tão diferente!Só o grafismo é que é superior!
Nuno Baptista
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor SammySam » Quarta Jul 30, 2008 20:07

NLS___87 Escreveu:Já compraste e instalaste.

Mas IMHO, o RAID0 aumenta o desempenho nos jogos, só que, para além do Loading, não é notório se tiveres um montão de RAM e o também o Vista...

Nos jogos modernos, está-se sempre a sugar dados do disco rígido, que se for possível, vão ficar alocados na RAM e o disco fica quietinho...

Mas há medida que a RAM fica cada vez mais cheia, o disco vai ter que dar mais o corpo ao manifesto.

Além disso, é notoriamente mais silencioso... Porquê? Não sei, provavelmente por estar menos tempo a ler...

Posso estar enganado mas.. não é essa ideia que tenho, e também na práctica.

http://www.anandtech.com/storage/showdo ... =2101&p=10

Se tiveres mais informação, informa o ppl. :wink:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor NLS___87 » Sexta Ago 01, 2008 4:51

SammySam Escreveu:
NLS___87 Escreveu:Já compraste e instalaste.

Posso estar enganado mas.. não é essa ideia que tenho, e também na práctica.

http://www.anandtech.com/storage/showdo ... =2101&p=10

Se tiveres mais informação, informa o ppl. :wink:

Acho estranho o RAID0 não se diferenciar do raptor normal...

Mas 40 e tal segundos, em burst, provavelmente, dava o dvd inteiro! LOL! Por isso, presumo que a maioria do tempo gasto, seria em seek time (que é pior no RAID 0, porque é sempre o tempo do disco mais lento, contudo, normalmente, os discos são iguais e as agulhas fazem o mesmo deslocamento), processamento e comunicação interna dos dados, lags devido ao sistema operativo, etc... que faz com que o burst seja insignificante...

Contudo, se olharmos para o dinheiro, e metermos aí uns discos "normais" em RAID 0, acho que seria mais apetitoso...

Eu cá continuo a preferir RAID0 E recomendo a toda a gente...

E depois tem a vantagem de que em vez de termos um disco minúsculo onde vamos andar sempre á nora a tirar e a meter coisas, e se quisermos arrastar cenas duma pasta para a outra, temos que esperar que se transfira os dados de um disco para o outro, que é uma seca, temos antes um volume gigantesco com velocidade uniforme...

Contudo, há-de chegar um tempo em que isto de processamento paralelo, sistemas de ficheiros e esteja mais avançado, e possamos estar a escrever e a ler, fisicamente, ao mesmo tempo, no mesmo volume...

Há... e o RAID que nós temos, a menos que gastem aí umas boas centenas numa placa RAID, é um RAID feito por software, logo, em aplicações que puxem pelo disco, o CPU, também vai sofrer uma carga, e logo, a descompressão, alocação e mais não sei quantos... pode ser prejudicada...

Contudo, com um quad a trabalhar a 3.3Ghz, nem penso nisso : P
NLS___87
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Jun 30, 2006 21:47

Mensagempor SammySam » Sábado Ago 02, 2008 4:15

Pois, é complicado alguém dar por uma ctrl raid mais do que dá pela mobo, a não ser em casos específicos. Estamos de acordo.
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Mensagempor CrOhN » Sexta Ago 29, 2008 14:53

Presumo que, quando falam de RAID 0 estejam a falar de 2 discos, que grosso modo duplica a performance, menos uns pozinhos. E RAID 0 com mais que 2 discos? Pelo que tenho lido o ganho de performance é proporcional ao numero de discos, menos o overhead da controladora.

Portanto, pelo menos para mim, RAID all the way!

P.S. Tenho 2 WD740G em RAID 0, não tenho mais porque ainda não arranjei controladora a bom preço.
CrOhN
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jun 04, 2007 14:26

Mensagempor PsicoPete » Sexta Ago 29, 2008 19:13

CrOhN Escreveu:(...)que grosso modo duplica a performance, menos uns pozinhos. (...)

Ainda são uns pozinhos valentes. :)
Também sou RAIDista all the way e essa review da Anandtech parece-me no mínimo estranha porque no meu dia-a-dia os ganhos são absolutamente notórios com raid0 em relação a single disc.
Possívelmente quanto melhor for o disco menores serão esses ganhos, não sei.

Cumps.

PS-Crohn esse nick é por alguma razão em particular?
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor SammySam » Sábado Ago 30, 2008 1:57

Por norma o riad 0 via mobo ou ctrl South Brigde, residente na mother board é oi normal raid 0. Para raid 0 e a sério vá lá experimentr pci e CTRL p esse efeito. :wink:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Mensagempor CrOhN » Segunda Set 01, 2008 12:48

PsicoPete Escreveu:PS-Crohn esse nick é por alguma razão em particular?

Yep, Doença de Crohn desde 2003, com oclusão e ostomia, reconstruido à 3 anos. Em remissão. Ufff!
CrOhN
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jun 04, 2007 14:26

Mensagempor PsicoPete » Segunda Set 01, 2008 22:53

Cool!!! (not)
Somos companheiros de doença. :?
Bela merdice que temos...

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Anterior

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes