Browser: Google Chrome (BETA)

Todo o outro tipo de software: edição video, edição gráfica, etc

Moderadores: Administradores, Moderadores

Browser: Google Chrome (BETA)

Mensagempor NePTeR » Quarta Set 03, 2008 10:29

Visto ainda não haver nenhum tópico destinado ao assunto.. Fica aqui aberto o tópico para o mais recente produto do Google...
O Google Chrome é um browser criado para tornar a utilização da Web mais rápida, fácil e segura, com um design simples e sem obstáculos.

Uma caixa para tudo
Escreva na barra de endereços e obtenha sugestões para as páginas de pesquisa e da Web.

Miniaturas dos principais sites
Aceda às suas páginas favoritas de forma instantânea e extremamente rápida a partir de qualquer novo separador.

Atalhos para as suas aplicações
Tenha atalhos no ambiente de trabalho para iniciar as suas aplicações Web favoritas.

Site: google.com/chrome
Imagem
NePTeR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Jul 23, 2005 16:00

Mensagempor Kayn » Quarta Set 03, 2008 11:24

ja o estou a usar. gostei muito. bastante mais rápido em contraste com o firefox, principalmente quando tenho muitos sites abertos ao mesmo tempo.

Nao tem RSS, mas eu tambem nao uso.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor lucky » Quarta Set 03, 2008 11:40

Tem algumas coisas interessantes que tive a ler na review do Anandtech ( http://www.anandtech.com/showdoc.aspx?i=3398 ), especialmente o facto de o browser abrir 1 instância por cada tab, se alguma instância crashar não leva as restantes atrás, sendo que isso também trás vantagem em termos de utilização de memória, permite disponibilizar muito mais memória do que os outros browsers quando se fecham tabs.

Só achei muito mau não terem feito o teste com o Opera incluído. :roll:
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor NePTeR » Quarta Set 03, 2008 12:42

Está de facto engraçado para uma primeira versão BETA.

Durante uns primeiros tempos de utilização do mesmo.. deixo aqui mais algumas informações de que me apercebi..
- A navegação, em certos sites, parece ser ligeiramente mais rápida do que em outros browsers
- O aspecto, apesar de ser simples, acaba por ser bonito e prático
- Tal como o lucky referiu, o facto do browser abrir uma instância por cada tab.. o que evita que crashs de um lado não afectem a navegação de outras
- Tal como no Firefox, também o Chrome já tem verificação de texto
- Ainda referente ao texto, também é possível aumentar o tamanho das caixas de texto (como o caso desta caixa de fast reply)
- É possível arrastar as tabs do topo para fora.. abrindo assim uma nova janela
- Modo incógnito: ao utilizar este modo o browser não ficará com informações de histórico, cookies, etc..

Apesar de tudo, também tem as suas falhas..
- Alguns problemas de compatibilidade com certas páginas
- Parece-me também que não lida da melhor forma com flash.. pois em algumas páginas com isso crasha por momentos
- Não há suporte de RSS
- Não existe "fast scroll"
Entre outras pequenas coisas...

Relativamente ao novo "JavaScript Virtual Machine", concebido por uma empresa dinamarquesa que o Chrome utiliza, que diz tornar o conceito de Javascript mais avançado e o browser mais adaptado a websites com a tecnologia...

Fiz um teste.. e eis a conclusão:

Teste
http://wd-testnet.world-direct.at/mozilla/dhtml/funo/jsTimeTest.htm

average times
Google Chrome: 72ms
Opera 9.52: 561ms
Firefox 3.01: 418ms
IE 7: 744ms

...

Estes valores devem certamente variar por vários motivos, e se efectuarem testes devem obter resultados diferentes.. Mas a diferença entre eles é notória.

Relativamente aos testes Acid3... não estou a conseguir aceder ao site..
Imagem
NePTeR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Kayn » Quarta Set 03, 2008 14:31

ele usa varias instancias realmente, mas tentei fechar o processo de uma e ele fechou as outras todas tambem. Logo, ou isso é um bug a ser corrigido, ou nao ha vantagem nenhuma em ele criar varias instancias para efeitos de "crasha uma e nao afecta as outras"

nao foi grave, pois quando voltei a abrir ele detectou que nao foi bem encerrado da ultima vez e perguntou me se queria restaurar as janelas. Sem problemas aí.
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor gimbras » Quarta Set 03, 2008 14:50

Tmb vinha cá falar sobre o Chrome, mas vcs anteciparam-se.

Vamos ver no que dá. Ainda n experimentei, mas vcs esqueceram-se de um pormenor bem importante: código-aberto para todos poderem participar.

Chromium Escreveu:Chromium is the open-source project behind Google Chrome. We're releasing a first look at Chromium and invite you to join us in our effort to:

* Help build a safer, faster, and more stable way for all Internet users to experience the web
* Create a powerful platform for developing a new generation of web applications

Realmente, os browsers passaram a ser, de longe, os programas mais utilizados actualmente. E, portanto, qto melhores, melhor para todos.

Vou experimentar.
Cumps.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Mensagempor PsicoPete » Quarta Set 03, 2008 15:10

Interessante. Será que desta vou substituir o meu segundo browser (firefox)?

Mas é só de mim ou o google começa a a meter o bedelho em coisas a mais?
Qualquer dia não podemos navegar na net sem uma qualquer aplicação Google.

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor Silver_Razorback » Quarta Set 03, 2008 16:45

PsicoPete Escreveu:Mas é só de mim ou o google começa a a meter o bedelho em coisas a mais?

só falta fazerem pcs e laptops, e disponibilizarem acesso à net. :D
porque em conteúdo da web..they own.
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 06, 2007 17:49

Mensagempor Thergothon » Quarta Set 03, 2008 17:01

NePTeR Escreveu:- Modo incógnito: ao utilizar este modo o browser não ficará com informações de histórico, cookies, etc..

Não encontro a forma de activar esse modo.

Quanto aos plugins, estou a experimentar o flash para ver a Sic Online e até agora não anda aos soluços, o que acontece com o FF e IE +/- de 5 em 5 minutos.

Uma desvantagem é que não há forma de bloquear plugins flash por exemplo, como o NoScript no FF.
Thergothon
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Dez 06, 2004 15:38

Mensagempor jotoa » Quarta Set 03, 2008 17:19

Estou a experimentar.
É agradável visualmente.
Com apenas uma tab nesta mesma página do HCP, está com 3 processos abertos: 16MB, 17MB e 33MB. O Opera com a mesma página, tem um processo com 45MB.
Mas parece-me bastante rápido.
Para uma versão beta não está mal, pois já cheguei a testar betas de outros e tinham mais falhas.

De qualquer maneira acho que ninguém me tira o Opera. :P
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor NePTeR » Quarta Set 03, 2008 17:32

Thergothon Escreveu:
NePTeR Escreveu:- Modo incógnito: ao utilizar este modo o browser não ficará com informações de histórico, cookies, etc..

Não encontro a forma de activar esse modo.

Quanto aos plugins, estou a experimentar o flash para ver a Sic Online e até agora não anda aos soluços, o que acontece com o FF e IE +/- de 5 em 5 minutos.

Uma desvantagem é que não há forma de bloquear plugins flash por exemplo, como o NoScript no FF.

Clica em CTRL + Shift + N

Ou então, no primeiro icon com formato de página ao lado da barra de navegação.. e "Nova janela sem registo" ou, em inglês, "New incognito window" :wink:

Relativamente ao flash.. e depois de mais algum tempo à volta disto.. parece que a situação tende a acontecer no que diz respeito a pubs.. como algumas daquelas mais pesadas que estão por aqui no HCP.. :roll:
Imagem
NePTeR
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Kayn » Quarta Set 03, 2008 19:51

por acaso nao tenho problema nenhum com os pubs do HCP. ficou bastante lento quanto tava a ver um filme flash manhoso e me lembrei de o pausar e andar pra tras e pra frente com o scroll. mas empancar esporadicamente nessas situacoes nao era exactamente nada transcendente e muito menos nada de admirar com os outros browsers, por isso...
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Mensagempor skorzen » Quarta Set 03, 2008 23:02

Estou à espera que lancem oficialmente a versão para GNU/Linux. Já me inscrevi na mailing list deles para ir recebendo as notícias dos devs.
skorzen
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Fev 06, 2006 17:02

Mensagempor TheRza » Quinta Set 04, 2008 1:56

jotoa Escreveu:...De qualquer maneira acho que ninguém me tira o Opera. :P

acredita!! :wink:

tou de tal forma habituado a este browser que usar outro nem que seja para experimentar/testar ja faz alguma confusao!

fikem bem! 8)
Imagem
TheRza
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Abr 26, 2005 2:51

Mensagempor gimbras » Quinta Set 04, 2008 9:10

Epá, eu gosto do Opera e tudo, mas... é uma beca lento à pala das verificações de segurança.

Já instalei o Chrome. Têm a certeza que é versão beta?

Pontos negativos:
- n permite escolher a pasta onde o queremos instalar. Eu quero sempre poder controlar isso.
- escolhi especificamente a versão em English, mas ficou instalada a versão portuguesa;
- n tem a seta nos botões de avançar / retroceder q mostre as páginas acabadas de visitar;
- n tem opção para limpar histórico automaticamente qdo s fecha o browser.

Pontos positivos:
- É rápido, agradável;
- dá para redimensionar as caixas de texto;
- já descobri uma cena fixe: no menu do botão da página tem lá uma opção chamada programador, se escolherem Gestor de Tarefas podem ver as estatísticas da memória a ser usada. Inclusive indica tmb as dos outros browsers ao mmo tempo.

Cumps.
gimbras
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 02, 2005 21:55

Próximo

Voltar para Outro Software

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes