Discos Multimédia

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Discos Multimédia

Mensagempor sopra_ti » Quarta Set 24, 2008 13:17

Boas.

Pretendo comprar um disco multimédia para armazenamento de filmes, mp3 e fotos.

Penso que é preferivel comprar um disco multimédia a um disco externo "convencional".

Que discos multimédia me recomendam?

obrigado!
sopra_ti
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 15, 2004 15:43

Mensagempor zinko_pt » Quarta Set 24, 2008 14:31

Depende...
1º Vais querer apenas armazenar ou que a caixa do disco também tenha a possibilidade de fazer TV-out com descodificação?

2º Que formato têm as fotos? Algumas fotos tiradas com resolução alta não passam em muitos MediaPlayers (não o do Windows, mas como designação deste tipo de caixas), porque a resolução máxima suportada por estas é inferior à resolução das fotos.
Além disto, os MediaPlayers têm muitas restricções quanto à codificação de vídeo. As excepções são Tvix, PopCornHour e mais umas poucas, que custam uns bons dinheiros.
http://www.tvix.co.kr/eng/
http://www.popcornhour.com/onlinestore/.

3º Querendo fazer TV-out dos conteúdos (MediaPlayer) vais querer portabilidade (levar para férias, por exemplo)? Tens caixas nos formatos convencionais 2,5" e 3,5", para além dis "tijolos" maiores.

MP3 é aquilo que te vai dar menos dores de cabeça, porque qualquer MediaPlayer suporta.
Se responderes a estas perguntas, é mais fácil responder à tua.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor sopra_ti » Quarta Set 24, 2008 19:02

zinko_pt Escreveu:Depende...
1º Vais querer apenas armazenar ou que a caixa do disco também tenha a possibilidade de fazer TV-out com descodificação?

O que pretendo é ver os filmes que tenho armazenados no disco na televisão.

zinko_pt Escreveu:2º Que formato têm as fotos? Algumas fotos tiradas com resolução alta não passam em muitos MediaPlayers (não o do Windows, mas como designação deste tipo de caixas), porque a resolução máxima suportada por estas é inferior à resolução das fotos.
Além disto, os MediaPlayers têm muitas restricções quanto à codificação de vídeo. As excepções são Tvix, PopCornHour e mais umas poucas, que custam uns bons dinheiros.
http://www.tvix.co.kr/eng/
http://www.popcornhour.com/onlinestore/.

As fotos são praticamente todas .JPG.

zinko_pt Escreveu:3º Querendo fazer TV-out dos conteúdos (MediaPlayer) vais querer portabilidade (levar para férias, por exemplo)? Tens caixas nos formatos convencionais 2,5" e 3,5", para além dis "tijolos" maiores.

Confesso que gostava gostava que fosse de 2,5" e com alimentação atraves de usb. Mas televisões com entrada usb já existem?
Assim sendo, não me posso importar em ter que andar com um 3,5" e respectivo "transformador" e cabo electrico.

zinko_pt Escreveu:MP3 é aquilo que te vai dar menos dores de cabeça, porque qualquer MediaPlayer suporta.
Se responderes a estas perguntas, é mais fácil responder à tua.

Será que consegui esclarecer-te?
Espero que sim.

Obrigado pela tua ajuda!
:wink:
sopra_ti
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor zinko_pt » Quinta Set 25, 2008 9:08

O que pretendo é ver os filmes que tenho armazenados no disco na televisão.
Então queres um MediaPlayer ou MediaBox. Tem vários nomes, mas querem dizer o mesmo: uma caixa com capacidades multimédia, com um disco lá dentro. As ligações possíveis são Vídeo composto, vídeo componente, VGA, DVI e HDMI. As primeiras são as mais comuns, sendo que as DVI e HDMI, normalmente estão nas caixas capazes de debitar HD (720p) e/ou FHD (1080p).
Também têm USB e algumas acrescentam rede 10/100 e/ou 802.11 b/g.

As fotos são praticamente todas .JPG.

Isso não é problema. O maior problema é a resolução das fotos. Por exemplo, eu testei uma caixa que não lia os JPG, porque estes estavam a 2560x1900, creio. De qualquer das formas, a caixa tinha limitações ao nível da resolução e as fotos não passavam. As únicas maneiras que eu conheço de contornar estas limitações são:
1 - converter as fotos para resoluções mais baixas, o que para mim não é prático;
2 - Usar uma MediaBox/Player que suporte resoluções mais elevadas, o que também pode ter um custo mais elevado
3 - Usar um MediaCenter, que aí suporta tudo o que lhe meteres dentro, mas também custa mais caro, embora possa custar tanto como as boas MediaBoxes/Players.

Confesso que gostava gostava que fosse de 2,5" e com alimentação através de usb. Mas televisões com entrada usb já existem?
Assim sendo, não me posso importar em ter que andar com um 3,5" e respectivo "transformador" e cabo electrico.

Qualquer que seja o formato, vai ter alimentação externa. Porque não são apenas caixas de armazenamento, mas também multimédia.
Sim, existem TVs que suportam USB-legacy e podem ler conteúdos em discos ou PENs USB. Mas estás a confundir as coisas.
1 - A descodificação do conteúdo está dentro da MediaBox, pois basta ligá-la a qualquer TV e vês o conteúdo.
2 - TVs capazes de ler ficheiros multimédia, em caixas/PENs USB, fazem elas a descodificação.
3 - Normalmente as TVs têm capacidades de descodificação limitadas. Quer dizer que são capazes de ler poucos formatos de ficheiros e com restrições na resolução.

Como nota final, normalmente as caixas de 3,5" têm mais capacidades de descodificação que as de 2,5" e os "caixotes" são os que passam praticamente tudo.
Portanto, se queres uma de 2,5", prepara-te para teres uma seca a converter fotos e filmes...

Qual é o teu limite orçamental?
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor sopra_ti » Quinta Set 25, 2008 14:42

Antes de mais, obrigado pela tua ajuda.

zinko_pt Escreveu:Qual é o teu limite orçamental?

Tive a ver uns discos e existem alguns abaixo dos 100€ com uma capacidade de 500GB.

Portanto, o limite ronda os 100€...

...será que chega?
sopra_ti
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor zinko_pt » Quinta Set 25, 2008 15:22

Numa palavra: não.
Se não quiseres fazer muitas conversões para poderes visualizar o conteúdo.

Sim, se não te importares de fazer conversões dos ficheiros para que possam passar na Media Box/Player.

100€ ...
Em 2.5" não deves conseguir nada, mas no eBay existem uns quantos ... sem disco.
Em 3,5", é pouco mais do que o custo do disco, por isso também não podes esperar larga flexibilidade na leitura dos formatos/codificações.
Só para teres uma ideia, os PopCornHour rondam os 250€ em Espanha. E pertencem aos grupo do que lê tudo.
Vi uns Tvix por 400€ ... e por esse valor fazes um bom MC.
Os Conceptronics e Iomega são bastante populares devido ao preço. Mas, para mim, têm muitas limitações.
Eu testei este e achei razoável
http://www.digitus.info/en/products/mul ... 160&p=4977
E dos mais acessíveis, estes também não são maus:
http://www.memup.pt/MEDIADISK-TWX-SERIE ... !_a64.html
http://www.memup.pt/MEDIA-DISK-MX-Entre ... o_a51.html
Este já deve ter bastante mais limitações...
http://www.memup.pt/MEDIADISK-SX-SERIES ... !_a61.html

Uma coisa é certa, todas as caixas que têm processador da Sigma Designs, dá algura garantia de qualidade. Este fabricante de CPUs é o mesmo que fornece as Tvix e a PopCornHour. Mas existem uns mais rápidos e outros mais lentos...
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor ReDsOuL » Quinta Set 25, 2008 23:35

boas

se puderes dá uma vista de olhos na pro-teste deste mês

e tem uma coisa em atenção antes de comprares o disco, muitos dos discos multimedia, se forem formatados em NTFS, não dão para reproduzir ligados à TV! ou seja, ficam "limitados" como discos só de armazenamento!

e como deves saber...FAT e FAT32 tem limitações no tamanho dos ficheiros que se podem transferir!

andava com ideias de comprar um disco multimedio, mas depois de ver um artigo sobre eles desisti um pouco da ideia, no meu ver as partes "más" são muitas!
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Mensagempor zinko_pt » Sexta Set 26, 2008 9:44

ReDsOuL Escreveu:boas

se puderes dá uma vista de olhos na pro-teste deste mês

e tem uma coisa em atenção antes de comprares o disco, muitos dos discos multimedia, se forem formatados em NTFS, não dão para reproduzir ligados à TV! ou seja, ficam "limitados" como discos só de armazenamento!

e como deves saber...FAT e FAT32 tem limitações no tamanho dos ficheiros que se podem transferir!

andava com ideias de comprar um disco multimedio, mas depois de ver um artigo sobre eles desisti um pouco da ideia, no meu ver as partes "más" são muitas!

Subscrevo!
Antes de montar o MediaCenter, andei a fazer uma pesquisa exaustiva acerca das MediaBoxes/Players. E testei uns quantos também.
A minha opção foi comprar... nenhuma!
Um MediaCenter é de longe e incomparavelmente mais flexível e future-proof!
Uma MediaBox poderá apenas "ganhar" em "tempo até play". Um MC é um PC e sempre precisa de fazer boot, que demorará sempre mais do que o boot de uma MediaBox/Player.
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor sopra_ti » Domingo Set 28, 2008 21:29

sopra_ti
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor zinko_pt » Segunda Set 29, 2008 9:17

zinko_pt Escreveu:Numa palavra: não.
Se não quiseres fazer muitas conversões para poderes visualizar o conteúdo.

http://www.danedigital.com/UserFiles/Da ... 0jan08.pdf

E não passa nada de 1080p. Claro que para quem não tem e não virá a ter uma TV FHD, não faz diferença.
Mas normalmente o débito de 1080p está indexado à "potência" de descodificação.

Mas não deixa de ser uma excelente pechincha de 99€. E como eu disse mais acima, 60€ para HD e 39€ para a caixa. O que não deixa antever uma boa qualidade para ambos....
Nem sei se o HD é IDE ou Sata...
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor sopra_ti » Sexta Out 03, 2008 14:44

bem, então o que eu percebi é:

para televisões "grandes", não vou ter grande resolução.
É preferivel ver no ecra do computador...

É isso?
sopra_ti
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor zinko_pt » Domingo Out 05, 2008 20:58

Vês bem.

Vai a uma grande superfície, que permita a troca em 15 dias e traz uma.
Se não estiveres satisfeito, trocas por outra coisa.
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor jorge mota » Domingo Out 05, 2008 21:30

eu tenho 1, e estou bastante satisfeito com ele, é obvio que não é nenhuma maquina ( isto tambem porque já o tenho a bastante tempo ), mas para o que quero serve-me perfeitamente, se fores ver filmes em ".avi" e ler legendas em ".srt", dá perfeitamente, em alguns filmes tens de ajustar a resoluçao do ecrã no proprio disco, eu ando a seguir algumas series que ainda não sairam em portugal, e até hoje não tive problemas, apenas tens de juntar as legendas e ele fica a funcionar que é uma beleza. o que eu tenho é um igual a este este http://www.multiloja.pt/noticias/iomega ... -de-500-gb .

tem um valor que te vai agradar o unico senão é ser de 500 gigas podia ser maior
jorge mota
Novato
Novato

Registado: Quarta Jan 09, 2008 0:20

Indecisão (disco multimédia)

Mensagempor pelication » Quinta Out 16, 2008 0:00

Boa noite pessoal,

Sou novo neste forum, tenho acompanhado os vossos posts, e neste momento estou indeciso na compra de um disco multimédia.
As minhas condições são:

A existência de portas usb e porta ethernet;
Gravação de conteúdos da tv;

Estou a ponderar entre 3 discos. O 1 seria o EMTEC R100 ou o R700(semelhantes) o 2 Popcorn hour a-100 (já a pensar no futuro) e a 3 LC-PRO-35B-MPHD(penso que será a melhor opção ).

Queria uma opinião vossa, já ando neste dilema à meses ... o facto de ler ficheiros de HD não é relevante, pois não tenho tv de alta definição.

Obrigado
pelication
Novato
Novato

Registado: Quarta Out 15, 2008 23:50

Re: Indecisão (disco multimédia)

Mensagempor ReDsOuL » Quinta Out 16, 2008 3:00

pelication Escreveu:Boa noite pessoal,

Sou novo neste forum, tenho acompanhado os vossos posts, e neste momento estou indeciso na compra de um disco multimédia.
As minhas condições são:

A existência de portas usb e porta ethernet;
Gravação de conteúdos da tv;

Estou a ponderar entre 3 discos. O 1 seria o EMTEC R100 ou o R700(semelhantes) o 2 Popcorn hour a-100 (já a pensar no futuro) e a 3 LC-PRO-35B-MPHD(penso que será a melhor opção ).

Queria uma opinião vossa, já ando neste dilema à meses ... o facto de ler ficheiros de HD não é relevante, pois não tenho tv de alta definição.

Obrigado

eu acho que deves ter em consideração o HD, porque um dia vais ter uma TV HD, tanto pode ser já amanha, como daqui a 5 anos!
e assim já estavas preparado!

de qualquer forma, para quem pensa num disco multimédia, eu aconselho juntar uns trocos e comprar um média center!

andei bastante tempo com a ideia de comprar um disco multimédia, mas quando li um artigo sobre eles mudei logo de ideias!
Imagem
ReDsOuL
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Out 09, 2006 21:10

Próximo

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes