about: Magalhães

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Azarael » Sábado Set 27, 2008 16:54

l2k Escreveu:É mais do que evidente que existiu um aumento mas quem é passou a dispor desse acesso? As crianças desta faixa etária? Não me parece.

Huh ? Houve um aumento ? Aonde ? Até descerem o grau de dificuldade neste ultimos anos, as notas tem sido mediocres.
E depois estás-me a dizer que só começando de cedo é que os pcs têm efeito ?

l2k Escreveu:Embora seja essencial saber utilizar um pc hoje em dia, não é só isso que conta. Tal como referi no post anterior, o importante aqui são as capacidades a desenvolver, e olha que aprender sozinho a usar um computador nessa requer algum esforço e dedicação.

E claro que é necessário acompanhamento, ou não é essa a tarefa dos pais?

Acho que não estás a entender o que estou a escrever. Estava a falar de coisas que é suposto aprender naquelas idades, como conceitos matemáticos fundamentais, e escrever português decentemente. Coisas que não se aprendem sozinhas. Daí o meu comentário "por alguma razão vão e vais à escola no primeiro lugar".

l2k Escreveu:Vamos lá ver, o estado actual do ensino tem várias causas e ao longo dos anos tenho tido a oportunidade de as presenciar. Desde os pais/encarregados de educação e a sua posição face à educação dos filhos (na esmagadora maioria dos casos é difícil encontrar um meio termo entre o desinteresse ou a intervenção errada e em demasia que por vezes têm), os professores, os alunos e a política de educação.

Visto isto, começar por tentar melhorar as capacidades dos alunos já me parece um bom começo.

Maior aptidão para trabalhar com pcs não resolve isso. Tu começas por descrever problemas tangiveis como é que passas daí para um portatil?

l2k Escreveu:Se não tiver é obvio que será mais díficil desenvolve-las mas não é por ter que as vai desenvolver só por si. O conhecimento não cai do céu mas também não podemos estar dependentes dos outros para o obter, é portanto preciso criar meios para o conseguirmos obter autonomamente. E é isso que eu vejo no Magalhães.

Se essa lógica auto-didacta não têm funcionado assim tão bem até agora, porque é que agora vai ser diferente ?
E estendê-las só é relevante quando dominam conhecimentos no primeiro lugar.

l2k Escreveu:Sim, vamos por os miúdos a brincar na escola e procurar ensinar-lhes as coisas mais simples possíveis!

Se o fizerem já não é mau. É para isso que serve a primária, para lhes dar conhecimentos simples, como escrever portuguẽs, fazer contas matemáticas, dar-lhes um cheiro do mundo que existe à sua volta, etc. Agora interessa é que estes conhecimentos fiquem assentes e sejam dominados por quêm sai. Claro que a "estupidificação" do ensino é má, mas não é disso que estamos a falar. Falamos dos putos aprenderem as coisas básicas em tempo útil.
Que lhes interessa saberem trabalhar com um portatil se algo tão simples como a tabuada não sabem ? Não é assim que se vai para a frente.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Azarael » Sexta Out 03, 2008 17:43

Sou coordenador TIC do meu Agrupamento de Escolas e fui convocado para me deslocar ao parque tecnológico de Cantanhede para receber formação sobre o tão propalado portátil Magalhães. Lá fui eu para dois dias de trabalho, cujo programa era, em 90%, composto pela expressão « jornada de trabalho com a Intel»
(...)
Pelas reacções que tinha lido nos fóruns relativamente às mesmas sessões de Porto e Lisboa, já ia a contar que aquilo não seria o que eu esperava; mas longe de mim imaginar que iria assistir a uma coisa absolutamente surreal.

http://paulocarvalhotecnologias.wordpre ... aes%C2%BB/

Se não tiverem paciência para ler, vejam pelo menos o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=YJ_kLTRfRJ0 - :lol: :lol: :lol:
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor banido » Sexta Out 03, 2008 22:28

Azarael Escreveu:
Sou coordenador TIC do meu Agrupamento de Escolas e fui convocado para me deslocar ao parque tecnológico de Cantanhede para receber formação sobre o tão propalado portátil Magalhães. Lá fui eu para dois dias de trabalho, cujo programa era, em 90%, composto pela expressão « jornada de trabalho com a Intel»
(...)
Pelas reacções que tinha lido nos fóruns relativamente às mesmas sessões de Porto e Lisboa, já ia a contar que aquilo não seria o que eu esperava; mas longe de mim imaginar que iria assistir a uma coisa absolutamente surreal.

Se não tiverem paciência para ler, vejam pelo menos o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=YJ_kLTRfRJ0 - :lol: :lol: :lol:

lol. Nao há muito mais a dizer, isto encerra esta discussão. :lol:

Só um ultima nota, mais abaixo na mesma pagina:
Em Lisboa durante a apresentação às crianças esteve como convidado o Carlos Cruz. 8O

Edit: Se a Intel fizesse Prof´s... isso é que era! :wink:
Editado pela última vez por banido em Sexta Out 03, 2008 22:30, num total de 3 vezes.
banido
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Jul 01, 2005 23:18

Mensagempor Nelson_ » Sexta Out 03, 2008 22:29

Enfim, já todos percebemos o que é este Magalhães...

E para isso basta tentar responder à pergunta: qual o benefício que uma criança de 6 anos tem em possuir um portátil?

Cumps
Core 2 Quad Q6600 2,40Ghz @ 3.24Ghz
Termalright ultra 120 Extreme ed. @ silenx
Gigabyte Ga P35-DQ6
Transcend aXe DDR2 2x1Gb@1200Mhz 5-5-5-15
E-VGA 8800GTX
SB X-Fi Elite Pro
Be Quiet 700W
Stacker 832
Nelson_
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jan 05, 2005 10:09

Mensagempor banido » Sábado Out 04, 2008 9:57

Sociedade - 26-09-2008
Estudo: Pais portugueses são dos que menos acompanham filhos na internet

Os pais portugueses não sabem o que os filhos fazem na Internet. É a principal conclusão de estudo europeu, divulgado hoje, e onde se pode ler também que Polónia acompanha Portugal na tendência de falta de vigilância ao que as crianças fazem online.

Link
banido
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Fresh_fruit » Terça Out 07, 2008 10:59

A empresa que produz o computador Magalhães é arguida num processo de fraude e fuga ao IVA que terá lesado o Estado, no total, em mais de cinco milhões de euros.

Além da JP Sá Couto, é também arguido um dos seus administradores, João Paulo Sá Couto. O administrador e a empresa são acusados da prática dos crimes de associação criminosa e de fraude fiscal, juntamente com outros 39 arguidos.

A acusação é confirmada pelo juiz de instrução no despacho de pronúncia, não tendo, pois, os arguidos conseguido produzir prova capaz de pôr em causa os factos de que vinham acusados pelo Ministério Público, durante uma fase do processo que lhes permitiria ainda ter impedido a ida a julgamento.

A empresa responsável pelo mini-portátil Magalhães e o seu administrador fazem parte de uma lista de 41 arguidos acusados de se terem associado para a prática de uma mega fuga e fraude ao IVA, no ramo da informática. Um esquema vulgarmente designado por “fraude Carrossel” e que consiste em transmissões sucessivas dos mesmos bens, em círculo, entre diversos operadores sedeados em, pelo menos, dois estados da União Europeia e se caracteriza pela não entrega do valor do IVA devido por, pelo menos, um operador no seu país.

Os factos ocorreram entre 1998 e 2001. Segundo pode ler-se na acusação, foi por iniciativa de João Paulo Sá Couto que a empresa que fabrica o computador Magalhães assumiu a posição de elo final no “circuito carrossel”, tendo como contrapartida um lucro de cerca de 4% sobre o valor da mercadoria facturada. As condições das compras e das vendas seriam estabelecidas pela organização. A JP Sá Couto limitava-se a receber e reencaminhar as mercadorias.

Esta é uma acusação que os arguidos rejeitam, na sua contestação, argumentando que a acusação está construída com base em meras presunções, sem factos que a suportem.

Acoplado à acção penal, está um pedido civil: pelos danos do crime, o Estado português pede cinco milhões, cento e trinta e seis mil e novecentos e cinquenta e sete euros (o equivalente ao enriquecimento ilícito das empresas e ao consequente empobrecimento do Estado), acrescido dos respectivos juros de mora.

AC/Marina Pimentel

Board Intel Workstation S5000XVN
2 x Processador Intel Xeon Dual Core 5160 8MB@6Ghz
4 x 2GB Memoria HP DDR2 667 C/ ECC REG
PNY Nvidia Quadro FX 4600 PCIE 768 MB GDDR3
2 x 300GB 15000 Rpm SAS 3.5 SP - Raid 0
Monitor TFT HP 24" LP2465
Fresh_fruit
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Abr 26, 2005 15:29

Mensagempor Mamil0s » Quarta Out 08, 2008 11:34

Nada nunca presta para certa gente...

Se não há, é porque não há, se há, é porque há...

Enfim...
Imagem
Mamil0s
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Set 13, 2005 16:04

Mensagempor Azarael » Quarta Out 08, 2008 13:39

Mamil0s Escreveu:Nada nunca presta para certa gente...

Enfim...

Temo que não seja o caso.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor Mamil0s » Quarta Out 08, 2008 13:56

Azarael Escreveu:
Mamil0s Escreveu:Nada nunca presta para certa gente...

Enfim...

Temo que não seja o caso.

Não, não... Eu percebo...
Aliás, perfeitamente.

O PC do Sócrates o tal de "Magalhães" (que nome foleiro, não é??), é uma tentativa deste governo se manter no poder.
O "Magalhães" possui métodos de passar mensagens de propaganda pró-Sócrates de forma subliminar...

Por exemplo, aquele wallpaper todo engraçado, tem uma mensagem escondida que diz:

"Quando fizeres 18 anos, vota no Sócrates!".

Quando sai sons por aquelas colunas foleiras sai também uma voz posta ao contrário que diz:

"Vota PS!"

Percebo-te perfeitamente... Aliás, louvo o trabalho que fazes cá no fórum.
O que mais queremos, é pessoas que lutem pela liberdade! Sinto saudades é do Paulo Portas e do Santana Lopes... Esses sim... Esses é que estavam a levar o país para a frente.
Imagem
Mamil0s
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor tntnt » Quarta Out 08, 2008 15:32

Azarael, esqueceste-te de citar isto:

Nota: O Magalhães é um excelente equipamento e, mesmo sem aposta na formação e com esta atabalhoada distribuição, julgo ser uma mais valia efectiva para a modernização do caquéctico ensino do 1º ciclo em Portugal.

Só naquela.

cumps
-Asus P5K Pro / Q6600 @ 2400 / 4Gb Kingston HyperX 1066MHz / HD3850 256Mb
-Asus A8N-SLI / A64 X2 3800 @ 2500 @ AC Freezer / 2Gb @ 208 / X1900XT 512Mb @ Accelero X2
http://laestoueuadivagar.blogspot.com/
tntnt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Mar 18, 2006 1:13

Mensagempor Azarael » Quarta Out 08, 2008 16:24

@Mamil0s
E eu acho-te engraçado. :)
Para começar, vens aqui e dizes logo: "ah e tal, nunca presta para certa gente". Temos alguma razão ? Algum argumento ? Nah, "nunca presta para certa gente". E acabou, não é preciso pensar mais. É giro...

PS: Leste na "diagonal" o tópico ?

tntnt Escreveu:Azarael, esqueceste-te de citar isto:

Nota: O Magalhães é um excelente equipamento e, mesmo sem aposta na formação e com esta atabalhoada distribuição, julgo ser uma mais valia efectiva para a modernização do caquéctico ensino do 1º ciclo em Portugal.

Só naquela.

cumps

Estava a ver que nunca mais alguém ia pôr isso. :lol:
Eu pus o link mais para o undivided, que disse que isto era tudo "pensado". Bem, isto pareceu-me uma prova que não é bem assim.
E depois, dizer que o equipamento é bom, não é dizer muito já que o que vai interessar é o software e o próprio uso que lhe será realmente dado.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor Mamil0s » Quarta Out 08, 2008 16:37

Azarael Escreveu:@Mamil0s
E eu acho-te engraçado. :)

Tu também és um garanhão giríssimo... :oops:

Para começar, vens aqui e dizes logo: "ah e tal, nunca presta para certa gente". Temos alguma razão ? Algum argumento ? Nah, "nunca presta para certa gente". E acabou, não é preciso pensar mais. É giro...

PS: Leste na "diagonal" o tópico ?

Li... Na diagonal, na horizontal, na vertical... Sabes como é... Tento ver de várias perspectivas para ver se alguns "argumentos" fazem algum sentido, sem ser no contexto de oposição política...

Nunca vai prestar... Se o PC fosse 100% nacional era porque era nacional e não prestava...
Na realidade, o lugar de origem é aquele que certos partidos da oposição tanto adoram... É da Intel e da Microsoft...
Vê lá tu que encontrei gente que pensava que isto era 100% nacional, e criticavam o tal "Magalhães", porque era propaganda do Sócrates...
Quando essas mesmas pessoas souberam que o produto era "Made in USA", um lugar tão por eles amado, calaram-se logo e pensaram em arranjar outros argumentos para dizer mal...
Até já encontrei gente que pega com o nome "Magalhães"... Só com o nome, não sei porquê...

Quando começou o tal programa, hoje bastante popular chamado de "e-escola", onde se pode comprar um portátil por 150€ e um acesso à net a custo reduzido por três anos, também disseram a mesma coisa... Não prestava, não havia formação, que a côr das calças do Sócrates não combinava com a camisa, etc...
Hoje, vê lá como deu resultado...

E a formação... A formação hoje já existe... mas também não presta...

Voltando ao Magalhães:

E a JP Sá Couto? Está envolvida num escândalo financeiro... Que Sócrates mau...
Só é pena que a JP Sá Couto não tenha nada a ver com o governo...
O "Magalhães" é um dos produtos, um dos resultados daquele "choque tecnológico", que este governo fez com a Microsoft e com a Intel.
O governo não tem nada a ver com a JP Sá Couto... Nenhum contrato...
A JP Sá Couto tem um contrato com a aliança Intel-Microsoft, uma vez que esta aliança escolheu tal empresa para montar os PCs em solo nacional.
Que relevância tem a JP Sá Couto ter um processo em tribunal e o que é que isso tem a ver com o governo? Não foi o governo que escolheu a JP Sá Couto... Foi a aliança Intel-Microsoft...

O "Magalhães" é um PC para crianças... Não precisa de ser uma máquina com SLi ou XFire, com 6GB de RAM...
É feito para uso escolar, como material escolar para o século XXI. É um projecto piloto que existe não só em Portugal, mas também em Espanha e em outros países...

É por isso que digo... Para certas pessoas, nunca irá prestar... Se não há é porque não há, se há é porque há...
Imagem
Mamil0s
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Azarael » Quarta Out 08, 2008 16:52

Sei que é flamebait, sei que provavelmente vamos entrar em flamewars, mas pronto...

Mamil0s Escreveu:Li... Na diagonal, na horizontal, na vertical... Sabes como é... Tento ver de várias perspectivas para ver se alguns "argumentos" fazem algum sentido, sem ser no contexto de oposição política...

Isso é um não ?

Mamil0s Escreveu:Hoje, vê lá como deu resultado...

Desenvolve aí.

Mamil0s Escreveu:A JP Sá Couto tem um contrato com a aliança Intel-Microsoft, uma vez que esta aliança escolheu tal empresa para montar os PCs em solo nacional.

Aonde leste isso ? Estou a tentar nem dizer que sim nem que não, apenas que como isto é tudo um programa do governo, acho muito esquisito que este não tenha tido palavra na decisão de quem iria montar os pcs.

PS: Não leste mesmo o tópico, pois não ?
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor banido » Quarta Out 08, 2008 20:44

@Mamil0s

não acrescentaste nada de novo ao tópico.
Pegaste por onde te interessou, sem argumentos, e lançaste as tuas flames.
Dás a entender, que és parte interessada no processo.
Ou a nivel partidário, ou a nivel empresarial.

Um dos argumentos que gostaria de ver aqui... e que tu debatesses, independentemente de ser Socrates ou Santana, ou JPSC, ou outra empresa... é o que está mal ou bem nesse processo.

Por exemplo:
Sociedade - 26-09-2008
Estudo: Pais portugueses são dos que menos acompanham filhos na internet

Os pais portugueses não sabem o que os filhos fazem na Internet. É a principal conclusão de estudo europeu, divulgado hoje, e onde se pode ler também que Polónia acompanha Portugal na tendência de falta de vigilância ao que as crianças fazem online.

Link

Ou ainda...

(...)

A máquina, pode ser uma grande ideia, mas é sustentavel? Ou vem cá para fora, pq a Intel e a microsoft e a JP, precisam de volume de negocio?
banido
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor jovem.fabrice » Quarta Out 08, 2008 20:57

@ sr. mamil0s : mas entao afinal indique lá os pontos positivos e negativos que acha que o magalhães tem. é que só vi opiniao puramente destrutiva e nao tirou qualquer tipo de conclusão sem ser dizer mal das opinões dos outros..

acha que se fala mal do magalhaes por causa do hardware ? ( é que eu considero que qualquer polémica que possa ter a ver com o magalhães nao se prende com o hardware, mas sim aos seus possiveis beneficios/prejuizos no desevolvimento cognitivo e social das crianças de 6/10 anos)

(e agora só uma flamezita: santana lopes??? wtf? :roll:)
jovem.fabrice
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Jun 25, 2008 17:59

AnteriorPróximo

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes