l2k Escreveu:É mais do que evidente que existiu um aumento mas quem é passou a dispor desse acesso? As crianças desta faixa etária? Não me parece.
Huh ? Houve um aumento ? Aonde ? Até descerem o grau de dificuldade neste ultimos anos, as notas tem sido mediocres.
E depois estás-me a dizer que só começando de cedo é que os pcs têm efeito ?
l2k Escreveu:Embora seja essencial saber utilizar um pc hoje em dia, não é só isso que conta. Tal como referi no post anterior, o importante aqui são as capacidades a desenvolver, e olha que aprender sozinho a usar um computador nessa requer algum esforço e dedicação.
E claro que é necessário acompanhamento, ou não é essa a tarefa dos pais?
Acho que não estás a entender o que estou a escrever. Estava a falar de coisas que é suposto aprender naquelas idades, como conceitos matemáticos fundamentais, e escrever português decentemente. Coisas que não se aprendem sozinhas. Daí o meu comentário "por alguma razão vão e vais à escola no primeiro lugar".
l2k Escreveu:Vamos lá ver, o estado actual do ensino tem várias causas e ao longo dos anos tenho tido a oportunidade de as presenciar. Desde os pais/encarregados de educação e a sua posição face à educação dos filhos (na esmagadora maioria dos casos é difícil encontrar um meio termo entre o desinteresse ou a intervenção errada e em demasia que por vezes têm), os professores, os alunos e a política de educação.
Visto isto, começar por tentar melhorar as capacidades dos alunos já me parece um bom começo.
Maior aptidão para trabalhar com pcs não resolve isso. Tu começas por descrever problemas tangiveis como é que passas daí para um portatil?
l2k Escreveu:Se não tiver é obvio que será mais díficil desenvolve-las mas não é por ter que as vai desenvolver só por si. O conhecimento não cai do céu mas também não podemos estar dependentes dos outros para o obter, é portanto preciso criar meios para o conseguirmos obter autonomamente. E é isso que eu vejo no Magalhães.
Se essa lógica auto-didacta não têm funcionado assim tão bem até agora, porque é que agora vai ser diferente ?
E estendê-las só é relevante quando dominam conhecimentos no primeiro lugar.
l2k Escreveu:Sim, vamos por os miúdos a brincar na escola e procurar ensinar-lhes as coisas mais simples possíveis!
Se o fizerem já não é mau. É para isso que serve a primária, para lhes dar conhecimentos simples, como escrever portuguẽs, fazer contas matemáticas, dar-lhes um cheiro do mundo que existe à sua volta, etc. Agora interessa é que estes conhecimentos fiquem assentes e sejam dominados por quêm sai. Claro que a "estupidificação" do ensino é má, mas não é disso que estamos a falar. Falamos dos putos aprenderem as coisas básicas em tempo útil.
Que lhes interessa saberem trabalhar com um portatil se algo tão simples como a tabuada não sabem ? Não é assim que se vai para a frente.