Sistema de ingresso no ensino superior

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Sistema de ingresso no ensino superior

Mensagempor forbid » Quarta Nov 12, 2008 17:18

Boas

Ora, com este tópico o que pretendo saber é o que acham do sistema de ingresso no Ensino Superior.

Acham que é um sistema justo? Acham que é funcional?

Devia levar alguma alteração?

Devia ser outro sistema como noutros países da UE?

Digam de vossa justiça.

A meu ver acho que é um pouco antiquado e desacuado.

Por exemplo, uma pessoa que queira entrar em medicina tem que fazer neste momento o exame de Biologia e Geologia. O que é que Geologia tem a ver com Medicina? E acho que a média é pouco importante, o facto de ter uma média de 19, não quer dizer que vá ser um bom médico. As médias não definem se uma pessoa é bom ou mau aluno ou diz se uma pessoa é boa para uma área ou não, e o que há mais é casos em que isso é visível.

Cumps
Me... God... What's the difference?!

ASUS M3N78-VM
3x1GB DDR2 800 TwinMos
AMD Athlon 7750 Dual-Core 2.70 GHz
NVidia XFX GeForce 8600GT
Sound Blaster Audigy 2 with Creative Inspire 5.1 P580
Disco SATAII Maxtor 250 GB
Disco SATAII Samsung 300GB
forbid
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Out 03, 2004 16:25

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Quarta Nov 12, 2008 17:23

A partir do momento em que deixa de ser preciso exame a matemática para entrar em Engenharia, não comento mais. E de facto, com toda a vaselina espalhada por quase todos os cursos, essa média para medicina começa a ser absurda.

Pontos positivos: Houve um aumento de para aí 40% de gajas em Engenharia, logo os engenheiros f*dem mais.

Cumprimentos,

KrIaX.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
P IV 1.7 | 1 GB | 120 GB | GF4000 | SB5.1 | TFT Merd*so
TEL: voipcheap
Send Pr0n to:kria@iol.pt
Urls Inuteis: blog
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 01, 2005 17:38

Mensagempor forbid » Quarta Nov 12, 2008 17:28

Sim, mas mesmo assim, penso que este sistema por médias não é o mais correcto.

ASUS M3N78-VM
3x1GB DDR2 800 TwinMos
forbid
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Quarta Nov 12, 2008 17:31

forbid Escreveu:Sim, mas mesmo assim, penso que este sistema por médias não é o mais correcto.

Eu julgo que a média "perfeita" dos alunos de medicina tem uma componente psicologica associada, eles "não cometem erros". Não quer dizer que não se possa ser muito bom médico com uma média de entrada menor, mas a política faz parte duma gestão de risco. Absurdo é permitirem a médicos estrangeiros exercer em Portugal, quando as suas médias de entrada (e presumo, as finais) não se aproximam das nossas.

Cumprimentos,

KrIaX.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor forbid » Quarta Nov 12, 2008 17:46

Bem...

Eu quanto a isso, posso dizer exactamente o contrário.

Tenho conhecimento de ditos médicos de boas médias, e são uma vergonha.

Achas bem um médico não fazer exactamente nada para salvar uma pessoa que tinha entrado em paragem cardio-respiratória há 3 minutos (muito recuperável) devido a bocados de comida "entalados" na via-aérea e apenas dizer para os enfermeiros não fazerem nada porque a pessoa estava supostamente morta à mais de meia-hora? E como se isso não bastasse, chega ao pé da filha desse senhor e diz: "Era só para dizer que o seu pai morreu, e que o devia ter ensinado a comer mais devagar!".

De certeza que as médias não têm nada a ver com isso, e ela errou, e como esse caso, conheço mais... muitos mais...

Não são as médias o mais importante, é a parte humana, é o gosto pela profissão, o gosto pela área.

De médicos estrageiros, curiosamente, as queixas são menos..

Tenho dito..

ASUS M3N78-VM
3x1GB DDR2 800 TwinMos
forbid
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor KrIaXPaTaLa » Quinta Nov 13, 2008 17:28

Eu disse que o critério faz parte de uma gestão de risco. Médias altas refletem empenho, inteligência e força de vontade. Não filtram filhos da p*ta. E depois há um outro factor a ter em conta, ser-se filho da put* não quer dizer que não se seja excelente no que se faz. Essa situação que descreveste apenas espelha o pior cenário (espero eu).

Em relação aos estrangeiros, não os acho maus médicos, simplesmente se existe falta de médicos por causa das médias de entrada, faria-me mais sentido contratar portugueses com médias um pouco menores, do que estrangeiros na mesma situação.

Cumprimentos,

KrIaX.
hardware.com.pt
#HCP @ PTNET
KrIaXPaTaLa
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor lnogueir » Quinta Nov 13, 2008 18:29

Olá a todos.

Do que li aqui concordo com parte mas têm que ter mais uma pequena informação. A culpa das médias de medicina serem altas não é um exigência de ninguém reflete apenas o número de vagas nas faculdades. Podemos é discutir se as vagas são as suficientes. Eu penso que no passado não o eram mas neste momento são. Cerca de 1000 médicos por ano é o suficiente para as necessidades do país... se forem bem geridos e aproveitados. E formar um médico sai a cerca de 6000 euros ano ao estado, durante os 6 anos de curso, fora a especialização segundo as últimas estatísticas. E tal como a maioria das faculdades do país praticam a propina máxima (este valor gasto é já descontando as propinas).

E posso garantir que as faculdades estão a "rebentar pelas costuras"! 6 alunos a assistirem uma consulta é mau para os alunos, os formadores e os pacientes.

Logo a seguir fala-se que se o estado não pode abram-se faculdades privadas. Contra isso tenho apenas 2 argumentos: Fiscalize-se profundamente a qualidade de formação e moderem-se por decreto as mensalidades (ou apenas os ricos poderiam ser médicos). Não tenho dúvidas que se hoje as mensalidades em medicina dentária rondam os 700 euros em medicina ultrapassariam os 1500 euros. E já agora gostaria de saber em que hospitais seriam formados os alunos dado que praticamente todos os hospitais centrais têm protocolos com faculdades.

Mas voltando ao tema, as médias não sendo a melhor opção são das que me apresentaram a menos má! Poderemos discutir as percentagens dos exames nacionais e da média do secundário. Quanto a isso há 2 problemas - se se aumenta a percentagem da médica do secundária facilita-se ainda mais a entrada a todos aqueles que estudam em alguns externatos privados (que têm professores extremamente caridosos :) a dar notas. E conheço vários casos. Posso mesmo dizer que no ano que entrei 50 alunos na minha faculdade eram de um só externato quando a maioria das escolas não tinham mais que 1 ou 2 alunos. Por outro lado aumentar a percentagem dos exames nacionais podem prejudicar alunos que simplesmente tiveram um dia mau.

Por uma questão de igualdade penso que o sistema actual não é mau. Podem falar em testes psicotécnicos mas isso é de tal modo subjectivo que não faz qualquer sentido ser aplicado.

Agora desde que este governo pegou o leme do país a educação é o facilitismo TOTAL. É 9º ano por saber escrever no word entre outras histórias. E nas faculdades igual: entrar em engenharia sem matemática? concorrer a medicina com português? mas está tudo louco?

Desculpem aqui o testamento! :)

PS - Cabrões há em todo o lado. :)
lnogueir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 16, 2006 13:29

Mensagempor Azarael » Quinta Nov 13, 2008 19:35

lnogueir, acho que não deixaste nada de fora. :p

forbid Escreveu:Sim, mas mesmo assim, penso que este sistema por médias não é o mais correcto.

O que propões ?
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Mercy_PT » Quinta Nov 13, 2008 20:22

Não há sistemas perfeitos é um facto. Também é real que as médias para medicina são absurdas, mas se por um lado se pretende um filtro natural dos futuros médicos também parte destes valores se deve ao racio procura/oferta. E claro a questão já aqui exposta da gestão de risco e redução de erros. Sinceramente prefiro assim do que algo que fosse do género daquilo que se ve acontecer por exemplo nos EUA onde se concorre a Universidade A ou B e estes depois aceitam ou não. Sistema no qual proliferam cunhas e favores, e a existir cá era um nunca mais acabar de aldrabices. Do mal o menos e ser avaliado por uma prova escrita, seja ela de desenho ou matemática sempre será mais fiável do que não ter nada de restritivo.
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor Azarael » Quinta Nov 13, 2008 20:30

Sistema no qual proliferam cunhas e favores, e a existir cá era um nunca mais acabar de aldrabices.

Hmm... conheces uma coisa chamada "Ordem dos Médicos" ? :lol:

Além que a nível de formação desconfio que médicos americanos terão mais... mas pronto... OFFTOPIC o que interessa é o nosso sistema...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor lnogueir » Quinta Nov 13, 2008 20:38

Azarael Escreveu:lnogueir, acho que não deixaste nada de fora. :p

O que propões ?

Olá! Se leres com atenção vês que refiro que não é o mais correcto mas é o menos mau de todos os que conheço!
lnogueir
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Azarael » Quinta Nov 13, 2008 22:02

lnogueir Escreveu:
Azarael Escreveu:lnogueir, acho que não deixaste nada de fora. :p

O que propões ?

Olá! Se leres com atenção vês que refiro que não é o mais correcto mas é o menos mau de todos os que conheço!

E li com atenção... não percebo o teu post...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor lnogueir » Quinta Nov 13, 2008 22:20

Peço desculpa se não fui claro.

"Mas voltando ao tema, as médias não sendo a melhor opção são das que me apresentaram a menos má!"

Com esta frase o que pretendo é dizer que de todas as possíveis opções que conheço a utilização de uma média de ingresso que reflete as notas do secundário + a dos exames nacionais é a menos má! É a mais objectiva e a que permite fugir ao factor CUNHA muito usado em Portugal (embora exista quem contorne isto, mas pelo menos é muito mais difícil). Podemos é discutir se deve valer mais a média do secundário ou a nota dos exames nacionais!

Espero ter sido mais claro!
lnogueir
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Mercy_PT » Quinta Nov 13, 2008 22:25

Azarael Escreveu:
Sistema no qual proliferam cunhas e favores, e a existir cá era um nunca mais acabar de aldrabices.

Hmm... conheces uma coisa chamada "Ordem dos Médicos" ? :lol:

Além que a nível de formação desconfio que médicos americanos terão mais... mas pronto... OFFTOPIC o que interessa é o nosso sistema...

Conheço essa e umas outras quantas....todas "ordenadas"...

Mas estavamos a discutir o processo de ingresso no curso superior e não o funcionamento do mundo pós-curso.....

Se fossemos entrar por ai.....tinhamos conversa até a reforma.
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor forbid » Quinta Nov 13, 2008 22:45

Boas

O sistema em França penso que seja mais justo.

Em França, todos entram na Faculdade.

Sem provas de ingresso. A prova é no curso, que não se pode chumbar a nenhuma cadeira. Se se chumbar a alguma cadeira o ano tem que ser repetido, caso chumbem novamente, são expulsos do curso.

Claro, lá há grandes diferenças. A presença nas aulas são obrigatórias, não há festas durante o ano, a falta às aulas implica o pagamento de uma verba e a reposição da aula perdida.

Penso que deste modo iria ser melhor em vários aspectos, foco um em especial que seria o de dar pelo menos uma hipotese a todos de entrar no curso pretendido.

Cumps

ASUS M3N78-VM
3x1GB DDR2 800 TwinMos
forbid
Membro de Prata
Membro de Prata