Sistema de ingresso no ensino superior

Forum de conversa geral, provavelmente não relacionada com hardware. Apesar de ser treta, mensagens sem interesse serão moderadas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor lnogueir » Quinta Nov 13, 2008 22:51

Forbid não conhecendo o método francês parece-me algo difícil de praticar. Por exemplo se todos quisessem ir para um determinado curso onde têm instalações para tanta gente? Onde colocarias em Portugal todos os alunos que pretendessem entrar em medicina? (Nas urgências dos hospitais :) ?
Deve existir algo mais nesse método. Notas mínimas talvez? Não?

Vou lançar mais umas questões:

- Concordam com a possível selecção por testes psicoténicos + média do secundário (que chegou a ser falado)?

- Concordam com o sistema de cotas para alunos das regiões autónomas, desportistas de alta competição ou militares?

- E o possível estabelecimento de cotas nas faculdades? (Ainda à pouco tempo se falou em cotas para rapazes em medicina dado que cada vez mais é um curso dominado por raparigas, dado que sua fisiologia as leva a ter uma maturidade superior aos rapazes nas idades de acesso) (no meu ano entraram 200 alunos na minha faculdade 160 raparigas e 40 rapazes)

Exprimam as vossas opiniões!
lnogueir
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 16, 2006 13:29

Mensagempor forbid » Quinta Nov 13, 2008 23:00

Penso que os psicotécnicos mais a média do secundário seria melhor do que o sistema actual.

Pelo menos mais viável do que o sistema de exame nacional.

Porque um aluno no secundário pode-se andar a esforçar os 3 anos no secundário, chegar ao exame nacional e correr mal e estragar completamente a média.
Me... God... What's the difference?!

ASUS M3N78-VM
3x1GB DDR2 800 TwinMos
AMD Athlon 7750 Dual-Core 2.70 GHz
NVidia XFX GeForce 8600GT
Sound Blaster Audigy 2 with Creative Inspire 5.1 P580
Disco SATAII Maxtor 250 GB
Disco SATAII Samsung 300GB
forbid
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Out 03, 2004 16:25

Mensagempor Serial_killer » Quinta Nov 13, 2008 23:10

lnogueir Escreveu: Onde colocarias em Portugal todos os alunos que pretendessem entrar em medicina? (Nas urgências dos hospitais :) ?

Ai não, já estão a abarrotar de doentes :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

lnogueir Escreveu:cada vez mais é um curso dominado por raparigas, dado que sua fisiologia as leva a ter uma maturidade superior aos rapazes nas idades de acesso) (no meu ano entraram 200 alunos na minha faculdade 160 raparigas e 40 rapazes)

Exprimam as vossas opiniões!

A minha opinião é a de que tens de me dizer onde é que é a tua faculdade :lol: :lol: :lol: :lol:

Psicotécnicos é peta forbid.... Então olha, eu por exemplo quero ir para redes e telecomunicações. Se me começarem a puxar perguntas muito fundas sobre o assunto, afundo logo.... Se me quiserem analisar as competencias dá tudo menos para isso... Eu tenho desenvolvido mais a electronica, a fisica etc para criar bases para depois então poder começar redes e telecomunicações a sério...
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor Serial_killer » Quinta Nov 13, 2008 23:12

Já agora, qual é o vosso feedback a nivel da qualidade das alunas de medicina? :lol: :lol: É que sempre pensei assim: a universidade de Medicina é a melhor para escolher mulher para casar... Que todas as que lá estão são inteligentes, é uma garantia... Agora gostava de saber como é que é o ambiente e a média fisica :lol: :lol:
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor Azarael » Quinta Nov 13, 2008 23:18

lnogueir Escreveu:Peço desculpa se não fui claro.

"Mas voltando ao tema, as médias não sendo a melhor opção são das que me apresentaram a menos má!"

Com esta frase o que pretendo é dizer que de todas as possíveis opções que conheço a utilização de uma média de ingresso que reflete as notas do secundário + a dos exames nacionais é a menos má! É a mais objectiva e a que permite fugir ao factor CUNHA muito usado em Portugal (embora exista quem contorne isto, mas pelo menos é muito mais difícil). Podemos é discutir se deve valer mais a média do secundário ou a nota dos exames nacionais!

Espero ter sido mais claro!

Não, não era isso... Não percebi foi o porquê... O "O que propões?" não era para ti... não sei se terá sido isso que fez confusão...

Mercy_PT Escreveu:Conheço essa e umas outras quantas....todas "ordenadas"...

Mas estavamos a discutir o processo de ingresso no curso superior e não o funcionamento do mundo pós-curso.....

Se fossemos entrar por ai.....tinhamos conversa até a reforma.

Bem, estava mais a ir para como gostamos muito de olhar para os outros quando temos também falhas igualmente graves ou piores...

Mas desenvolvendo melhor, continua a ser dentro do período de formação de um médico.
E depois a parte da Ordem, já entra na parte da "especialização"...

forbid Escreveu:Penso que os psicotécnicos mais a média do secundário seria melhor do que o sistema actual.

Pelo menos mais viável do que o sistema de exame nacional.

Porque um aluno no secundário pode-se andar a esforçar os 3 anos no secundário, chegar ao exame nacional e correr mal e estragar completamente a média.

Há uns tempos não fizeste já um post parecido ?

1. Testes psicotécnicos são bastante faliveis, além de não dizerem nada sobre a capacidade de esforço e trabalho.

2. Estás a assumir que todas as escolas têm o mesmo grau de exigência. Claramente não é o caso. O sistema aí é que seria completamente pervertido, já que um aluno que andasse numa escola mais exigente seria automaticamente penalizado em relação a um aluno que andasse numa menos exigente.

3. Se o exame correr mal, têm o recurso. Se esse correr mal, temos pena... mas é uma situação que se repetirá no mundo real...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor jim-lamego » Sexta Nov 14, 2008 2:13

forbid Escreveu:

Na minha opinião era haver psicotécnicos como existem nas forças armadas , adaptados claro a cada curso ( não iamos por os médicos a atravessar uma vala ou a saltar um muro ).
E os exames nacionais deviam de valer BEM MAIS.....

Durante o secundário para conseguir tirar um 14 vi me negro...
E a algumas disciplinas era tudo currido a 11 e a 10.
Tive colegas que mudaram de escola para conseguirem entrar em medicina. havia bastantes professores que não davam mais que 16.

Senao repara:
Matemática--- 10 ( não tive uma única positiva no 12º ano)
Portugues --- 11
Psicologia ---- 11
Alemão------ 14

Exames nacionais :
Matemática --- 15
Portugues ---- 17
Psicologia ----- 16
Alemão ------- 16

O que se passou?? fiquei esperto de repente ?? fiz algum upgrade ao meu CPU e memórias ??
A alemão tive 19.6 no primeiro teste e 17.4 no segundo apareceu me 14 na pauta final !!!!

è que nos exames nacionais não interessa se és branco ou preto , se és filho de ministro ou filho do trolha , se gostas ou não da disciplina , se o professor gosta de ti ... etc etc etc ...

pena n ser sempre "anónima" a tua avaliação. :wink:
Se não os consegues vencer , [(não te juntes a eles)] ....nem sequer tentes.
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 14, 2005 14:01

Mensagempor DJTDias » Sexta Nov 14, 2008 11:34

Eu acho bem o sistema de exames nacionais.

Sinceramente. Entrei em medicina este ano na minha bela da primeira opção foi um dos momentos mais felizes da minha vida! Foi o culminar de um caminhar no secundário. Correu bem.

Os três exames supostamente fazem com que "pelo menos" tenhas algum método de estudo, (nao tinha mas acho q estou a ganhar), com que domines três áreas(matematica era desnecessário, pois só mesmo utilizo-a em biomat e é com o SPSS). De resto acho mt mt bem como está o ensino.

E sinceramente espero q nao abram mais vagas para medicina: | já há suficientes. As faculdades estão a abarrotar(as clássicas pelo menos).
DJTDias
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Abr 10, 2005 12:33

Anterior

Voltar para Conversa da treta

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes