Ejectar eSATA

Discos rígidos e tudo o mais que seja armazenamento...

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ejectar eSATA

Mensagempor zinko_pt » Sexta Nov 14, 2008 11:11

Se calhar a pergunta está mal formulada, mas como remover seguramente um HD ligado por eSATA?

Cenário:
1 PC e 1 HTPC com eSATA
Windows Vista x86 e x64
Caixa HD SATAII externo USB/eSATA

Não vejo nada para remover o HW, tal como acontece com a ligação USB. O processo que tenho usado é o botão da caixa OFF. Mas não me parece "saudável" para o HD...

Já pesquisei e parece que as opiniões não são consensuais e concentram-se em demasiado na marca/modelo da mobo do que no processo no Windows.

Algumas dicas?
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor lucky » Sexta Nov 14, 2008 12:35

Também já tinha lido algumas coisas sobre isso à uns tempos e parece-me que tem mesmo a ver com o modelo/marca da motherboard, mas também li que não haveria problema em desligar no botão, nesse tipo de motherboards em que não aparece na tray para remover, o que também acontece é se ligares o disco ao esata já com o Win aberto ele não é detectado, tem de se reiniciar o Win para detectar.
Imagem

Registado: Quinta Jan 27, 2005 12:58

Mensagempor zinko_pt » Sexta Nov 14, 2008 15:19

Não me parece que tenha a ver com a marca/modelo da Mobo.
Estou a usar uma P5B Deluxe e uma GA-MA78G-S2H e em ambos os OS (Vista Ultimate) não existe nada para "remover hardware em segurança".

E mesmo na Asus estou a usar Sata tipo IDE e na outra como AHCI. Portanto também não é disto.

Acho que tem mesmo a ver com o processo dentro do OS. Por exemplo, em Mac basta arrastar o HD para o lixo, seja uma PEN, HD, ODD, etc. É independente da ligação.

Cheira-me que isto são coisas à lá M$
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor zinko_pt » Sexta Nov 14, 2008 16:33

E não preciso de reiniciar o Windows para que o HD eSATA seja reconhecido.

Mesmo com os últimos drivers Jmicron (controlador eSATA na P5B Deluxe) http://www.jmicron.com/Driver.htm não consigo ter qualquer opção.

Aliás, a mensagem no arranque da aplicação JMicron é que não suporta AHCI ou IDE, o que é um bocado... bamos lá... parbo...

Ainda para mais se o driver é este ftp://driver.jmicron.com.tw/jmb36x/Win2 ... _eSATA.zip ou ftp://driver.jmicron.com.tw/jmb36x/Win2 ... _eSATA.zip que como os links mencionam, suportam eSATA. Mas talvez só em modo RAID, não sei.

O Intel Matrix Storage também não faz nada a não ser mostrar o estado do strip RAID. Ora como o HD eSATA não está em nenhum strip RAID... batatas.
Editado pela última vez por zinko_pt em Sexta Nov 14, 2008 21:24, num total de 1 vez.
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor zinko_pt » Sexta Nov 14, 2008 16:42

Resolvido:
Instalei estes drivers ftp://driver.jmicron.com.tw/jmb36x/Win2 ... _eSATA.zip
Apesar da aplicação JMB36X Raid Configurer não arrancar (JMB36X Raid Device is not found), aparece um ícone de "remover com segurança" na barra do Windows.

Espero que sirva de lição para quem tem/teve a mesma dúvida. Pelos vistos, nem os drivers Asus, nem M$ ajudam.

Edit: Sem os drivers correctos e o "botão" para "remover com segurança..." não estamos a usar a capacidade hot swap, como confirmei em alguns foruns. Só e apenas, segundo a tonelada de texto que li, quando o HW pode ser removido em segurança é que está em conformidade com o hot swap.
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Silver_Razorback » Sábado Nov 15, 2008 19:41

Tens sempre a possibilidade de encerrar o pc, desligar o disco e voltar a ligar.

penso eu que numa ligação esata não há necessidade da função 'desligar disco' pois eu uso HDDs externos por usb e esata, e sendo muito diferentes duma pen (pouco espaço), eles gravam automaticamente as alterações feitas ((no caso das pens se não fizeres assim podes perder as alterações e até avariar a mesma com o 'curto-circuito' por cortar abruptamente a alimentação eléctrica)).

portanto essa opção iria servir apenas para assumir que o disco já não estará presente/disponível, o que no caso do esata não é válido, pois a ligação está feita indirectamente à mobo.

e a questão de usares o botão off não te parecer saudável...ele foi feito para esse efeito. eu desligo-os dessa forma.
cumps
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 06, 2007 17:49

Mensagempor zinko_pt » Segunda Nov 17, 2008 18:20

Silver_Razorback Escreveu:Tens sempre a possibilidade de encerrar o pc, desligar o disco e voltar a ligar.
É exactamente isso que quero evitar, por causa da cache que é gerada, prefetechs e afins. Podes nunca ter problemas por desligar assim, mas estás a por-te a jeito.

Silver_Razorback Escreveu:penso eu que numa ligação esata não há necessidade da função 'desligar disco' pois eu uso HDDs externos por usb e esata, e sendo muito diferentes duma pen (pouco espaço), eles gravam automaticamente as alterações feitas ((no caso das pens se não fizeres assim podes perder as alterações e até avariar a mesma com o 'curto-circuito' por cortar abruptamente a alimentação eléctrica)).
Mas para HDs tens dois tipos de perfis: Desempenho ou Remoção Rápida. E isto tem impacto na cache gerada. E mesmo se calha a haver alguma actualização de AV, Windows ou outra coisa qq, vais potencialmente danificar o software alvo de update, porque estava a escrever ou ler no HD externo.

Silver_Razorback Escreveu:portanto essa opção iria servir apenas para assumir que o disco já não estará presente/disponível, o que no caso do esata não é válido, pois a ligação está feita indirectamente à mobo.
Não é assim tão simples. Tenho duas mobos, uma com Jmicron (na mobo) a controlar o eSATA e outra com SB700 (AMD e na mobo) a controlar o eSATA. Nenhuma das duas tem ligação indirecta à mobo. Mesmo se usares um bracket "simples" para passares uma ligação SATA interna para externa (eSATA), tens sempre uma ligação directa à mobo. Podes é não ter AHCI e aí não tens mesmo hot swap.

Silver_Razorback Escreveu:e a questão de usares o botão off não te parecer saudável...ele foi feito para esse efeito. eu desligo-os dessa forma.
Sim, o botão off foi feito para desligar, mas não é de qualquer maneira, como bem sabes. Senão temos por aí carradas de users a queixarem-se dos seus HDs, porque estavam a copiar um ficheiro de 4GB para o disco e, como queriam parar, desligaram o botão. :lol:

Mas isto é só a minha opinião. Como disse mais acima, parece não haver consenso nesta matéria, a não ser no site do AHCI.
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Silver_Razorback » Segunda Nov 17, 2008 21:03

sim, reconheço que tens razão..

para alguem desligar o switch on/off do hdd enquanto transfere para lá ou de lá ficheiros...isso é atitude de 'uber nOOb'..

mas sim há processos mais subtis como o AV estar a verificar essa unidade e de repente ela desaparecer... ou ter uma simples pasta aberta desse hdd..

agora como 'ejectar' um disco por esata...será equivalente a fazer o mesmo com um ligado por IDE..o melhor que vejo será criar um 'script' para desligar o disco do SO..mas se for necessário voltar a activar só mesmo reiniciando..esta é uma boa questão, vou informar-me no google mais perto de mim. :D

ps - é possível fazer o mesmo efeito usando o regedit, criando duas chaves, uma para desactivar a unidade pretendida, outra para activar. assim já n seria necessário um script. mas n sei se é bem isto que se pretende.

cumps
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 06, 2007 17:49

Voltar para Discos Rígidos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes