Silver_Razorback Escreveu:Tens sempre a possibilidade de encerrar o pc, desligar o disco e voltar a ligar.
É exactamente isso que quero evitar, por causa da cache que é gerada, prefetechs e afins. Podes nunca ter problemas por desligar assim, mas estás a por-te a jeito.
Silver_Razorback Escreveu:penso eu que numa ligação esata não há necessidade da função 'desligar disco' pois eu uso HDDs externos por usb e esata, e sendo muito diferentes duma pen (pouco espaço), eles gravam automaticamente as alterações feitas ((no caso das pens se não fizeres assim podes perder as alterações e até avariar a mesma com o 'curto-circuito' por cortar abruptamente a alimentação eléctrica)).
Mas para HDs tens dois tipos de perfis: Desempenho ou Remoção Rápida. E isto tem impacto na cache gerada. E mesmo se calha a haver alguma actualização de AV, Windows ou outra coisa qq, vais potencialmente danificar o software alvo de update, porque
estava a escrever ou ler no HD externo.
Silver_Razorback Escreveu:portanto essa opção iria servir apenas para assumir que o disco já não estará presente/disponível, o que no caso do esata não é válido, pois a ligação está feita indirectamente à mobo.
Não é assim tão simples. Tenho duas mobos, uma com Jmicron (na mobo) a controlar o eSATA e outra com SB700 (AMD e na mobo) a controlar o eSATA. Nenhuma das duas tem ligação indirecta à mobo. Mesmo se usares um bracket "simples" para passares uma ligação SATA interna para externa (eSATA), tens sempre uma ligação directa à mobo. Podes é não ter AHCI e aí não tens mesmo hot swap.
Silver_Razorback Escreveu:e a questão de usares o botão off não te parecer saudável...ele foi feito para esse efeito. eu desligo-os dessa forma.
Sim, o botão off foi feito para desligar, mas não é de qualquer maneira, como bem sabes. Senão temos por aí carradas de users a queixarem-se dos seus HDs, porque estavam a copiar um ficheiro de 4GB para o disco e, como queriam parar, desligaram o botão.
Mas isto é só a minha opinião. Como disse mais acima, parece não haver consenso nesta matéria, a não ser no site do AHCI.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".