Juntar 2 processadores?!

Novidades, dúvidas, respostas, problemas sobre Processadores, Chipsets, Motherboards, Memórias e assuntos relacionados

Moderadores: Administradores, Moderadores

Juntar 2 processadores?!

Mensagempor artroscopia » Domingo Nov 30, 2008 2:46

Boas!

Para a semana vão-me oferecer um p4 3.0 (uma vez que ia para o lixo, mas em casa ainda me pode dar jeito), e assim passo a ter de lado um p4 2.0 + p4 3.0!

Então lembrei-me de uma coisa no mínimo parva, uma vez que gosto de inventar com material velho: é possível juntar os processadores, de modo a terem uma performance melhor? Tipo imagine-se um p4 5.0 xD
Algo me leva a querer que isso não deve ser tarefa fácil (caso seja possível), e era para saber o que vocês acham sobre este assunto.

Cumps.
artroscopia
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Ago 04, 2008 20:18

Mensagempor jotoa » Domingo Nov 30, 2008 9:46

Se ainda fossem dois processadores que pudessem ser usados em Dual CPU, com uma motherboard preparada para o efeito, mas como não é o caso...

Ah, e meter um em cima do outro não dá :wink:
Imagem
Capitão Moura: Justo! Honesto! Coerente! Imparcial!
O meu computador
jotoa
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Registado: Sábado Jun 17, 2006 18:27

Mensagempor alr_tech » Domingo Nov 30, 2008 11:09

boas

havia para aí..
umas dougther boards que permitiam colocar 2 CPUs...

a board era colocada no mesmo sitio da CPU original....
mas, acho que tinham de ser iguais.....

não sei se isso ainda está disponível....

cumps

Ps: voçês são uns brincalhões.. :P
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor PsicoPete » Domingo Nov 30, 2008 12:49

Fds vocês dão respostas destas e depois admiram-se que este fórum esteja uma merd@. Já nasceram todos ensinados e saber ler e escrever.
Não há perguntas idiotas apenas respostas idiotas e a vossas levam o prémio (excepção feita a ti alr_tech e ao jotoa).

@artroscopia
Juntar fisicamente dois CPU's é de facto tarefa impossível (pelo menos para o comum dos mortais). Se de facto arranjasses uma board como a que fala o alr_tech talvez pudesses por isso a funciona, mas mesmo assim era apenas talvez porque tal como ele tenho ideia que apenas suportava CPUs iguais.

O meu conselho é pores o 3.0 no lugar do 2.0 que sempre tiras mais algum desempenho da máquina. No entanto não esperes que faça milagres.

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor SilentWalker » Domingo Nov 30, 2008 15:48

tenho plena noção que a minha resposta foi o que foi

mas, mesmo nigume noa nascendo ensinado, bantando olhar para uma qualquer board, memso que por mais antiga que seja, da para notar, mesmo em ultiimo caso que nada da para ligar dois fios e ja esta

era o que ei keria dizer
X2 3800+, A8N32-SLI Deluxe
2*80 raid 0 hitachi Creative 5.1, LC POWER v2 550W DVD Pioneer CDR TDK, DVD-RW Sony, Samsung 760BF, powercolor theather 550pro,
Gskil 2*1GB F1 4000 500Mhz
SilentWalker
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 15, 2004 17:22

Mensagempor CryptorX » Domingo Nov 30, 2008 18:27

PsicoPete Escreveu:"Fds vocês dão respostas destas e depois admiram-se que este fórum esteja uma merd@. Já nasceram todos ensinados e saber ler e escrever.
Não há perguntas idiotas apenas respostas idiotas e a vossas levam o prémio..."

E que tál um pingo de humor?... Não?

Não há perguntas idiotas? Por dois processadores a trabalhar conjuntamente é uma cena, agora juntá-los! Querem fazer o quê? Por um brinco em cada um e fazer uma fusão?... Mesmo que isso fosse possivél sabes a quantidade de conhecimentos que iriam ser precisos para uma proeza dessas para não falar de material que certamente dava para vender e comprar uns bons Bugattis. Mas ficando-me só pela parte dos conhecimentos eu posso não ter a certeza mas acho que se ele já tivesse visto um CPU não se dava ao trabalho de perguntar. E em relação ao fórum estar uma mer**, eu pelo menos nunca me queixei, se te estás a referir a membros activos, o que eu te digo é que só queria todos tivessem a mesma dedicação e estima pelo HCP que eu tenho mesmo só sendo membro há dez dias. Agora essa do não há perguntas idiotas ficou-me atravessada na garganta...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 20, 2008 7:35

Mensagempor Mercy_PT » Domingo Nov 30, 2008 18:32

Isso que queres não existe, no max terias dual-cpu mas teriam que ser 2 procs identicos. Até porque salvo erro esses cpu's não tiveram suporte pra dual e desde logo não haverá boards que suportem isso (mas não tenho a certeza agora).

Seja como for o que poderias fazer para usar ambos seria construir um cluster, isto não tanto para criar um p4 5.0 mas mais na onda de um servidor redundante ou um cluster gráfico por exemplo. Claro que também depende do objectivo até porque não com uns next,next,next que metes um cluster em cima. Mas fica a ideia.

Fiquem bem...

MercyPT
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor Silver_Razorback » Domingo Nov 30, 2008 19:32

CryptorX Escreveu:Querem fazer o quê? Por um brinco em cada um e fazer uma fusão?...

rapaz..do que te foste lembrar.... :D :D :D

anyway, caso haja uma board Xeon para esse socket, penso ser a solução que se pretende...agora fundir os 2 num só...essa nem o Neo consegue...e olha que ele teve 3 filmes para o conseguir :twisted:
(under construction)

Imagem

(under construction)
Silver_Razorback
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 06, 2007 17:49

Mensagempor CryptorX » Domingo Nov 30, 2008 19:40

Mercy_PT Escreveu:"...salvo erro esses cpu's não tiveram suporte pra dual..."

Eu não sou nenhum engenheiro informático e os meus conhecimentos de arquitectura de sistemas são bastante limitados mas se não estou em erro a unica coisa mais parecida com "Dual Core" que se pode conseguir com esses CPU's é mesmo só mantendo o Hyper Threading activo que serve para simular dois cores e mesmo assim acho que só o P43.0ghz é que suporta isso... Agora colocá-los numa board para dois cpu's está fora de questão uma vez que têm velocidades diferentes (2.0Ghz/3.0Ghz) o que até pode ser corrigido pela bios, mas tambem têm FSB's diferentes (533Mhz/800Mhz), e isto para não falar da memória de cache (L2) que é 512k no P42.0 e 1Mb no P43.0 se utilizar um nucléo Prescott, o que já não acontece com os Northwood que têm tambem 512k de cache...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor Mercy_PT » Domingo Nov 30, 2008 20:07

CryptorX Escreveu:
Mercy_PT Escreveu:"...salvo erro esses cpu's não tiveram suporte pra dual..."

Eu não sou nenhum engenheiro informático e os meus conhecimentos de arquitectura de sistemas são bastante limitados mas se não estou em erro a unica coisa mais parecida com "Dual Core" que se pode conseguir com esses CPU's é mesmo só mantendo o Hyper Threading activo que serve para simular dois cores e mesmo assim acho que só o P43.0ghz é que suporta isso... Agora colocá-los numa board para dois cpu's está fora de questão uma vez que têm velocidades diferentes (2.0Ghz/3.0Ghz) o que até pode ser corrigido pela bios, mas tambem têm FSB's diferentes (533Mhz/800Mhz), e isto para não falar da memória de cache (L2) que é 512k no P42.0 e 1Mb no P43.0 se utilizar um nucléo Prescott, o que já não acontece com os Northwood que têm tambem 512k de cache...

Exacto. O que eu pretendia dizer era que ou muito me engano ou P4 "normais" não tiveram suporte para dual-cpu em nenhum. Mas claro que mesmo que tivesse os cpu's teriam que ser identicos, ou seja no caso daria no mesmo.

Deixem de querem inventar a roda. Fusão...soldem um por cima do outro a ver se dá...:D:D

Isso é ou por cluster ou mais nada. Dependendo do objectivo um 3.0 ou até um 2.0 inda dá pras curvas. um htpc, um file server algo assim inda se aguentam a bronca.
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor PsicoPete » Domingo Nov 30, 2008 20:38

CryptorX Escreveu:Agora essa do não há perguntas idiotas ficou-me atravessada na garganta...

"E que tál um pingo de humor?... Não?"

-----

Se quando chegaste cá tivesses sido recebido assim já não devias cá andar, digo eu...

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor CryptorX » Domingo Nov 30, 2008 21:55

PsicoPete Escreveu:Se quando chegaste cá tivesses sido recebido assim já não devias cá andar, digo eu...
Cumps.

Percebo perfeitamente o que queres dizer e até te dou razão... Mas acho que deu perfeitamente para perceber que eu estava na brincadeira.... Simplesmente brinquei com a ideia de modo a dar a entender que não era possivél e nunca tive como intenção de hostilizar ou ofender alguém coisa que não fiz... Todos nós temos ideias parvas de vez em quando e quando isso acontece este tipo de reacções são de esperar... O que a gente tem a fazer é rirmos-nos de nós próprios com a disposição em alta, cagar nisso e seguir para a próxima... Isso é normal, mas á medida que vamos aprendendo começamos a saber distinguir o possivel do ridiculo. Eu pessoalmente aconselho fortemente o artroscopia a manter-se como membro do HCP porque parece que está a precisar de aprender umas coisitas e quem sabe daqui as uns tempos já está a ensinar... E entretanto pelo menos com o meu apoio pode contar para as duvidas que tiver no processo...
Imagem
CryptorX
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor SammySam » Segunda Dez 01, 2008 3:21

PsicoPete Escreveu:Fds vocês dão respostas destas e depois admiram-se que este fórum esteja uma merd@. Já nasceram todos ensinados e saber ler e escrever.
Não há perguntas idiotas apenas respostas idiotas e a vossas levam o prémio (excepção feita a ti alr_tech e ao jotoa).

@artroscopia
Juntar fisicamente dois CPU's é de facto tarefa impossível (pelo menos para o comum dos mortais). Se de facto arranjasses uma board como a que fala o alr_tech talvez pudesses por isso a funciona, mas mesmo assim era apenas talvez porque tal como ele tenho ideia que apenas suportava CPUs iguais.

O meu conselho é pores o 3.0 no lugar do 2.0 que sempre tiras mais algum desempenho da máquina. No entanto não esperes que faça milagres.

Cumps.

Valha-nos a teoria do "nada é impossível". pelo menos normalmente.
Á marretada tudo é de facto possível, e fds, também eu digo. :roll:
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor skyruner » Segunda Dez 01, 2008 4:06

CryptorX Escreveu:
PsicoPete Escreveu:"Fds vocês dão respostas destas e depois admiram-se que este fórum esteja uma merd@. Já nasceram todos ensinados e saber ler e escrever.
Não há perguntas idiotas apenas respostas idiotas e a vossas levam o prémio..."

E que tál um pingo de humor?... Não?

Não há perguntas idiotas? Por dois processadores a trabalhar conjuntamente é uma cena, agora juntá-los!
Acredita que pior que fazer uma pergunta" estúpida", é dar uma uma resposta do mesmo nível ou então pior!
E não se trata de um pingo de um humor, mas sim, de bom-senso e boa educação. Até porque se fosse eu que recebesse uma resposta daquelas, a primeira reacção que tinha, caso não passasse por cá muito tempo, era não meter cá mais os pés!
Até porque de facto, há muitos membros por cá, que pensam que por ter mais tempo de registo, e meia dúzia de posts, sabem mais que outros, que andam por cá há dois dias!
Eu próprio tenho admito que tenho outro user registado neste fórum, e já me deparei com isso! Cometi uma pequena "gafe" e caíram-me logo em cima (e diga-se de passagem que não eram as melhores pessoas para o fazer)!

E para não me alongar mais no off-topic, estou mais do que de acordo com o Pete...

E quando ele fala em junta-los, certamente, será um a trabalhar a par do outro!

Não é fisicamente impossível, como já foi referido.
O problema será arranjar board, e caso sejam do mesmo socket, penso que o FSB teria de ser mesmo, cache e afins. Pois, CPUs desses com multiplicador desbloqueado é para esquecer, logo das duas uma, ou FSB era o mesmo (e neste caso a board apenas baixaria o multiplicador ao mais rápido), ou a própria board trataria de os sincronizar!

Mas com board apenas com um socket (um encaixe para o CPU), é impossível fazer milagres! ;)
Satellite A200-1GB | HTC Magic | SE K750i | 360 Elite + Regza AV 32"
Imagem
Imagem
skyruner
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Dez 25, 2004 20:59

Mensagempor artroscopia » Segunda Dez 01, 2008 14:33

Não fiquei nada ofendido, e as respostas foram basicamente as que estava à espera :lol:
Perguntei mais para saber se alguém tinha feito, ou já visto alguma coisa do tipo, porque pelo que pesquisei é no mínimo... vá, digamos "complicado" fazer estas brincadeiras eheheh.
Devo acabar mas é a usar os processadores para testar a minha técnica a fazer OC, depois logo se vê.
artroscopia
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Ago 04, 2008 20:18

Próximo

Voltar para Processadores, Chipsets e Motherboards

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes