Carreira Informatica - Dicas e Tips

Consulte aqui os tutoriais escritos pela nossa comunidade ou participe e escreva novos tutoriais!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor flexow » Quarta Dez 03, 2008 12:51

cyberj Escreveu:Na area de Sistemas e Networking acaba por ser mais importante as certificações e experiencia do que a licenciatura....

eu diria experiência :wink:
flexow
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Dez 02, 2008 11:01

Mensagempor flexow » Quarta Dez 03, 2008 12:51

Serial_killer Escreveu:Que livros recomendam para começar? (para evitar comprar livros desactualizados)

eh pah, os da "mula" são muito bons.
flexow
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Cyrus3v » Quarta Dez 03, 2008 12:55

CCDA não é tanga. Já leste a matéria? Já estudas-te para dizer isso? É que só por acaso um dos conselhos da Cisco para tirar o CCDA é primeiro fazer um exame do CCNP.
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Mar 23, 2007 19:18

Mensagempor flexow » Quarta Dez 03, 2008 12:55

n3m Escreveu:Facto 100% veridico hoje em dia as certificações valem mais que os canudos, falo por mim sou licenciado na area das telecomunicações e antes disso tinha o curso técnico profissional de electrónica.

isso é verdade se quiseres ser técnico toda a vida. Se quiseres progressão na carreira tens de ser licenciado. Quantos tipos com o 12º ano tens como chefes de equipa por exemplo numa sonae? Eu digo-te... nenhum. Quantos técnicos tens com o 12º? Eu digo-te... 85%.

n3m Escreveu:Hoje posso dizer que um CCIE da cisco em portugal não tem problemas de emprego literalmente, e a media de remunerações ronda os 3000 eur /mes. Obviamente que é algo extremamente dificil de atingir. Pralém da Licenciatura tenho o CCNA, que frequentei a formação na minha opinião é extremamente boa. Tenho como objectivo tirar o CCVP mas atravez do self-study, eventualmente o CCIE mas este é um objectivo que so se consegue se tivermos uma empresa que aposte sériamente em nós
pois o Topo da pirâmide pralém de ser dificil de atingir tambem é extremamente caro.

Certo, concordo. O CCNA apesar de ser um ponto de entrada é bom. O resto só por exame... pagar as certificações é loucura e para dumb people.
flexow
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor flexow » Quinta Dez 04, 2008 0:14

Cyrus3v Escreveu:CCDA não é tanga. Já leste a matéria? Já estudas-te para dizer isso? É que só por acaso um dos conselhos da Cisco para tirar o CCDA é primeiro fazer um exame do CCNP.

Recomendado pela Cisco? Ahhh, sim... claro! então é um argumento válido! Poupa-me. A Cisco também recomenda o CCENT!!! Come on, é preciso começar a abrir os olhinhos.

O percurso é mais ou menos CCENT -> CCDA -> CCNA -> CCNA Security/CCNA Voice/CCNA Wireless -> CCNP -> etc

Sabes quem normalmente tira o CCDA? Comerciais, pessoal das vendas... sim, aquele pessoal que não sabe fazer um show ip route... esse mesmo.

Relativamente ás certificações da Cisco, que por acaso são das melhorzinhas que por aí andam, só vale a pena fazer o CCNA, o CCNP e CCIE (escolham o sabor). O CCNA vale a pena pagar a formação se não lidarmos com Ciscos no nosso dia a dia (até porque é barata), caso contrário é estudar sozinho e fazer o exame. CCNP e CCIE definitivamente estudar sozinho. Sim, espero que não haja nenhum maluquinho a pensar fazer o CCIE sem mexer em Cisco todos os dias.
flexow
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Cyrus3v » Quinta Dez 04, 2008 8:28

CCDA comerciais e pessoal de vendas? Ah sim ok, deve falar quem já fez um. Engraçado é a parte em que o comando show ip route aparece diversas vezes no manual :lol: além de outros comandos do IOS. E já nem falo na parte do desenho de IP's, Routing Protocols, WAN etc. É tudo assunto que pessoal que nem sabe fazer um show ip route conhece e domina perfeitamente.

Poupa-me mas é a mim. Primeiro informa-te daquilo que estás a falar, existe uma razão pela qual a Cisco recomenda aquilo e só por esse comentário vê-se o quanto sabes do assunto.

Mas pronto é a tua opinião e eu respeito isso. :)
Imagem
Imagem
Cyrus3v
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Mar 23, 2007 19:18

Mensagempor cyberj » Quinta Dez 04, 2008 10:47

flexow... Não digas asneiras...

Até porque a maior parte das coisas que dizes são verdade... mas depois metes os pés pelas mãos em algumas coisas....

Para começar, a formação para comercial cisco é a certificação CSE (Cisco Sales Expert).

A Certificação CCDA é uma certificação paralela à certificação CCNA...

A Certificação CCDA é uma certificação de design, enquanto a certificação CCNA é uma certificação de implementação.... mas a materia é quase a mesma.

Em relação ao que a CISCO aconcelha... é pá, eu sei o que falo, e como as coisas são extruturadas...

Para teres uma ideia, por exemplo para uma empresa de TI chegar a Premier Partner da cisco é obrigado a ter 3 pessoas certificadas....

1x Account Manager (Comercial) -- CSE
1x System Engineer - CCDA
1x Field Engineer - CCNA

Claro que estas pessoas alem destas certificação obrigatorias necessitam de fazer mais exames de especialização.
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Jul 19, 2006 10:01

Mensagempor cyberj » Quinta Dez 04, 2008 10:56

flexow Escreveu:
cyberj Escreveu:Pensa assim, na area de sistemas trabalhas da placa de rede para cima.... na area de networking trabalhas da placa de rede para baixo....

ou seja.... Olhando para o Modelo OSI, a area de sistemas trabalha na camada 5,6,7, enquanto na area de netwaorking trabahas-se principalmente na camada 2,3,4.....

hehe, mas da placa de rede para baixo só tens a camada 1. Toca a ler os livros do CCNA outra vez :D

Caso não saibas ler.... foi exactamente o que eu disse... em relação a ler o manual de CCNA outra vez.... realmente já vão uns aninhos que o li pela ultima vez... no entanto que diz que a certificação em VOZ Cisco é Markting... merece a credebilidade que merece...

Não sei quem és... mas acho que é arrogante... e com a mania que sabes mais que os outros...

Amigo... 90% das pessoas deste forum têm conhecimentos de networking limitados, e vêm ao forum para aprender e informar-se, não para serem rebaixadas.. por isso tenta muderar um pouco o que escreves...

Em relação ao que dizes sobre o que eu escrevi... não tenho comentarios.... principalmente quando falas em certificações HP em Networking...
"Algo só é impossível, até que alguém duvide, e resolva provar o contrario...." Albert Einstein
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor flexow » Quinta Dez 04, 2008 11:51

Cyrus3v Escreveu:CCDA comerciais e pessoal de vendas? Ah sim ok, deve falar quem já fez um. Engraçado é a parte em que o comando show ip route aparece diversas vezes no manual :lol: além de outros comandos do IOS. E já nem falo na parte do desenho de IP's, Routing Protocols, WAN etc. É tudo assunto que pessoal que nem sabe fazer um show ip route conhece e domina perfeitamente.

BINGO. Usaste a palavra certa... DESENHO. Acendeu-se alguma luz para esses lados?

Cyrus3v Escreveu:Poupa-me mas é a mim. Primeiro informa-te daquilo que estás a falar, existe uma razão pela qual a Cisco recomenda aquilo e só por esse comentário vê-se o quanto sabes do assunto.

Bem, estamos a desconversar certo? Eu não sei do que falo mas tu é que disseste para fazer CCNP antes de CCDA... por favor, se tivesses noção do que dizes... não dizias era mais nada. Obviamente a Cisco não recomenda fazer CCNP antes de CCDA, leste mal e queres-te manter na ignorância.

Cyrus3v Escreveu:Mas pronto é a tua opinião e eu respeito isso. :)

pode não parecer mas eu também te respeito.
flexow
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor flexow » Quinta Dez 04, 2008 11:58

cyberj Escreveu:flexow... Não digas asneiras...

niguém é perfeito :D

cyberj Escreveu:Para começar, a formação para comercial cisco é a certificação CSE (Cisco Sales Expert).

eu disse o contrário? eu só disse que quem fazia (em grande parte) a CCDA eram comerciais, e isso é de facto verdade.

cyberj Escreveu:A Certificação CCDA é uma certificação paralela à certificação CCNA...

paralela com sabor a prévia... mas há quem nesta thread afirme a pés juntos que é pós CCNP ;)

cyberj Escreveu:A Certificação CCDA é uma certificação de design, enquanto a certificação CCNA é uma certificação de implementação.... mas a materia é quase a mesma.

bingo, daí eu dizer que quem a faz não sabe fazer um show ip route e daí eu dizer que não vale a pena ser feita (já que a matéria é quase a mesma).

cyberj Escreveu:Em relação ao que a CISCO aconcelha... é pá, eu sei o que falo, e como as coisas são extruturadas...

Para teres uma ideia, por exemplo para uma empresa de TI chegar a Premier Partner da cisco é obrigado a ter 3 pessoas certificadas....

ui, queres saber em quantos gold e silver partners já trabalhei?
flexow
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor flexow » Quinta Dez 04, 2008 12:10

cyberj Escreveu:
flexow Escreveu:
cyberj Escreveu:Pensa assim, na area de sistemas trabalhas da placa de rede para cima.... na area de networking trabalhas da placa de rede para baixo....

ou seja.... Olhando para o Modelo OSI, a area de sistemas trabalha na camada 5,6,7, enquanto na area de netwaorking trabahas-se principalmente na camada 2,3,4.....

hehe, mas da placa de rede para baixo só tens a camada 1. Toca a ler os livros do CCNA outra vez :D

Caso não saibas ler.... foi exactamente o que eu disse...

hehe, eu li "na area de networking trabalhas da placa de rede para baixo"... eh pah, da placa de rede para baixo só tens o cabo... e isso é layer 1... mas pronto, estava só a tentar brincar.

cyberj Escreveu:em relação a ler o manual de CCNA outra vez.... realmente já vão uns aninhos que o li pela ultima vez...

não leves a peito, foi só uma brincadeira.

cyberj Escreveu:no entanto que diz que a certificação em VOZ Cisco é Markting... merece a credebilidade que merece...

não, é quem usa um @cisco.com que tem mais credibilidade quando fala dos produtos. Não entres por esse caminho, não vale a pena.

cyberj Escreveu:Não sei quem és... mas acho que é arrogante... e com a mania que sabes mais que os outros...

sou arrogante e idiota, mas não tenho a mania que sei mais que os outros, pelo contrário. Apenas tenho o meu feitio, há quem goste há quem não goste.

cyberj Escreveu:Amigo... 90% das pessoas deste forum têm conhecimentos de networking limitados, e vêm ao forum para aprender e informar-se, não para serem rebaixadas.. por isso tenta muderar um pouco o que escreves...

eh pah, nunca foi minha intenção rebaixar ninguém... se os teus argumentos são esses leva a taça. De qualquer das formas peço desculpa se ofendi alguém. Apenas apresentei factos ou contrariei afirmações.

cyberj Escreveu:Em relação ao que dizes sobre o que eu escrevi... não tenho comentarios.... principalmente quando falas em certificações HP em Networking...

hmm, mas então tu és funcionário da cisco e não sabes que os Pro Curve da HP correm uma versão OEM do IOS??? Ou seja, HP e Cisco são exactamente a mesma coisa só que HP é mais barato? A HP paga um X pela versão OEM à Cisco... faz-me confusão quando dizem que Cisco e HP são coisas diferentes... mas vindo de um comercial não me admiro ;)

Um abraço e desculpa a minha arrogância, não é nada de pessoal e eu até tenho enorme apreço pela Cisco e reconheço que são o número 1 em networking... mas não o são em segurança (onde aliás estão muito longe do top 5 - isto referindo-me a outra thread onde falamos das ASA).
flexow
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor cyberj » Sábado Dez 06, 2008 23:13

flexow Escreveu:hmm, mas então tu és funcionário da cisco e não sabes que os Pro Curve da HP correm uma versão OEM do IOS??? Ou seja, HP e Cisco são exactamente a mesma coisa só que HP é mais barato? A HP paga um X pela versão OEM à Cisco... faz-me confusão quando dizem que Cisco e HP são coisas diferentes... mas vindo de um comercial não me admiro Wink

Um abraço e desculpa a minha arrogância, não é nada de pessoal e eu até tenho enorme apreço pela Cisco e reconheço que são o número 1 em networking... mas não o são em segurança (onde aliás estão muito longe do top 5 - isto referindo-me a outra thread onde falamos das ASA).

Em 1º Lugar - sim sou funcionario cisco e sei perfeitamente que os Procurve NÃO TÊM IOS.

Em 2ºLugar - Aqui o comercial como lhe chamas.... é MCSE NT4, W2K, W2003.... Novell CNE 4, 5, 6, CLE Suse, ASE Pro em Proliant Servers, ASE em Storage, e CSE, CCNA, CCDA.

Como podes ver a unica coisa que tenho de comercial é mesmo o CSE cisco....

10 Anos de experiencia, em implementação se sistemas, e gestão de projectos pouco tem de comercial.

Já agora.... por acaso gostava de saber em que parceiro cisco Silver é que trabalhas-te... porque em portugal não existe nenhum!
cyberj
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor bestpulga » Domingo Dez 07, 2008 10:22

Ola pessoal alguem me poderia dizer que curso superior e que devo tirar numa universidade em lisboa?
Queria uma coisa mais destinada a sistemas e sem muita programaçao e tambem ja agora que certificados tirar?

cumps
bestpulga
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Jun 29, 2006 12:11

Mensagempor flexow » Segunda Dez 08, 2008 11:54

cyberj Escreveu:Em 1º Lugar - sim sou funcionario cisco e sei perfeitamente que os Procurve NÃO TÊM IOS.

versão OEM do IOS, informa-te primeiro e não faças essa figura num fórum público :D

cyberj Escreveu:Em 2ºLugar - Aqui o comercial como lhe chamas.... é MCSE NT4, W2K, W2003.... Novell CNE 4, 5, 6, CLE Suse, ASE Pro em Proliant Servers, ASE em Storage, e CSE, CCNA, CCDA.

sou camionista, sou o maior... caro José, o que interessa não são os titulos mas o que sabemos fazer com eles. Além disso formação superior a sério... nem vê-la. Em que universidade é que andaste mesmo? Ahhh, és um daqueles engenheiros que não sabe fazer um integral. Posto isto, não me faças ir mais longe, ok?

Depois não me venhas dizer que eu sou arrogante e mal educado. "Ei pessoal, eu tenho 30 certificações da tanga tão a ver? Sou o maior!".

cyberj Escreveu:10 Anos de experiencia, em implementação se sistemas, e gestão de projectos pouco tem de comercial.

valha-me nossa senhora, queres mesmo entrar por aí? vais acabar por te arrepender.

cyberj Escreveu:Já agora.... por acaso gostava de saber em que parceiro cisco Silver é que trabalhas-te... porque em portugal não existe nenhum!

ahah, nem existiu? estás há um anito e meio na cisco, ainda és um novato, é natural que não saibas destas coisas.

Melhor parar por aqui. Um abraço.
flexow
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor flexow » Segunda Dez 08, 2008 12:06

bestpulga Escreveu:Ola pessoal alguem me poderia dizer que curso superior e que devo tirar numa universidade em lisboa?

em lx eu ia para o IST.

bestpulga Escreveu:Queria uma coisa mais destinada a sistemas e sem muita programaçao e tambem ja agora que certificados tirar?

tens várias opções, dá uma vista de olhos no site do IST e depois analisa o programa de cada opção. Há também umas revistas, que encontras em qualquer tabacaria, onde encontras todos os cursos e todas as universidades portuguesas. Se ainda não sabes o que queres devias passar os olhos pela dita revista e depois visitar a página de cada universidade à procura dos programas curriculares.

Quanto a certificações já expressei a minha opinião aqui. Basicamente há certificações interessantes, há outras que definitivamente são uma forma de mamar dinheiro. Estas certificações destinam-se sobretudo a quem não tem formação superior. Há algumas especializações que fazem algum sentido, como é o caso das certificações Cisco e de outros fabricantes. Já certificações em NT, Novell, SuSE, e outras do género, enfim... é só rir.

Ou seja, se tens possibilidade tira um curso superior. Não pelo que lá vais aprender mas pelas portas que te vai abrir e pela capacidade de resolução de problemas que vais adquirir, passando por capacidade de trabalho, capacidade de lidar com stress, entre outros. Além disso é uma experiência única, é como ir à tropa... só pode falar quem por lá passou :)
flexow
Aprendiz
Aprendiz

AnteriorPróximo

Voltar para Tutoriais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes